CONSTITUIÇÃO DO ECOSSISTEMA


Sigla da republica.jpg
REPÚBLICA DE ANGOLA
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA
DIRECÇÃO PROVINCIAL DA EDUCAÇÃO DO BENGO
ESCOLA DO Iº E IIº CICLO Nº 29



Caixa de texto: TRABALHO DE GEOGRAFIA

Caixa de texto: TEMA: A CONSTITUIÇÃO DO  ECOCISTEMA
welwitcha000_e1.jpg

NOME: ISABEL SALVADOR DOMINGOS SEBASTIÃO
17
SALA 2
TURMA B
CLASSE:
PERIODO: NOTURNO



                                                                                                      O DOCENTE:
 _____________________________



JUNHO/2019

ÍNDICE




















1-INTRODUÇÃO

 

Os ecossistemas são caracterizados pela existência de diversos factores que se relacionam. Quando o assunto é Ecologia, frequentemente utilizamos a palavra ecossistema. Apesar de fazer parte do nosso vocabulário, muitas pessoas não compreendem o real significado desse termo.
Podemos definir ecossistema como um conjunto de organismos que vivem em determinado local e interagem entre si e com o meio, formando um sistema estável. Cada ecossistema é formado por várias populações de espécies diferentes, constituindo, assim, uma comunidade. Estes factores ou componentes são divididos em bióticos e abióticos.



















2- ENQUADRAMENTO DO TEMA


2.1- Componentes bióticos


São todos os seres vivos que actuam num determinado ecossistema como, por exemplo, os animais e vegetais.

2.1.2- Estes componentes podem ser divididos em dois grupos:


Seres autótrofos: também conhecidos como organismos produtores, são aqueles que possuem a capacidade de produzir o próprio alimento. Este processo ocorre através da fotossíntese e quimiossíntese.

·         Exemplos: plantas angiospermas e algas aquáticas fotossintetizantes.

Seres heterótrofos: são os organismos consumidores e decompositores de um ecossistema. Como não possuem a capacidade de produzir o próprio alimento, se alimentam de outros seres (animais e vegetais).

Os seres consumidores podem ser classificados em: primários (se alimentam de produtores. Exemplo: herbívoros); secundários (se alimentam de herbívoros. Exemplo: cobra); terciários ( se alimentam dos secundários. Exemplo: águia).

Os seres decompositores são aqueles que se alimentam de organismos mortos. Exemplos: bactérias e fungos.

2.1.3- Componentes Abióticos


São os factores físicos e químicos de um ecossistema. Estes factores interagem entre si e com os factores bióticos, garantindo o perfeito funcionamento dos ecossistemas em nosso planeta.
Os componentes Abióticos: por sua vez, são aqueles factores não vivos, como a luz, a temperatura, os nutrientes, o solo e a água. Apesar de não darmos muita importância aos factores abióticos quando pensamos em um ecossistema, eles são fundamentais para a sobrevivência dos organismos. Dentre esses componentes, podemos destacar a radiação solar, que permite o processo de fotossíntese pelos seres fotossintetizantes. Além disso, a água e a temperatura também exercem um importante papel na sobrevivência de organismos.
Para facilitar a compreensão e o ensino, frequentemente os ecossistemas são divididos em dois grupos: os aquáticos e os terrestres. Dentre os ecossistemas terrestres, podemos citar as florestas, desertos, campos, savanas, entre outros. Como exemplos de ecossistemas aquáticos, podemos citar rios, mares, oceanos e lagos.

Exemplos de componentes Abióticos:

1.    - Luz solar (fator físico)
2.    - Radiação solar (fator físico)
3.    - Calor (fator físico)
4.    - Umidade do ar (fator físico)
5.    - Chuvas (fator físico)
6.    - Nutrientes existentes na água e na terra (fator químico).

2.1.4- Classificação dos Ecosistemas

 

Os componentes bióticos (seres vivos), são representados em vários níveis, eles estão classificados da seguinte forma:
Produtores – ex.: autótrofos – são seres vivos capazes de produzir seu próprio alimento através de substâncias inorgânicas, como, por exemplo, as plantas que realizam a fotossíntese através da luz solar.
Consumidores – ex.: heterótrofos – são seres que se alimentam de outros seres, pois, ao contrário dos autótrofos, não são capazes de produzir seu próprio alimento. Dentro desta classificação, incluem-se todos os animais, a maioria dos fungos e algumas plantas.
Decompositores – ex.: saprófitos – organismos que se alimentam de outros organismos em estágio de decomposição. Dentre eles estão os fungos e as bactérias.

2.1.5- Ciclo


É importante sabermos que dentro desta classificação, um organismo depende o outro, pois, após passar por seu “último ciclo”, os compostos orgânicos são utilizados dentro do ecossistema como nutriente para os produtores, iniciando-se assim, um novo ciclo.














CONCLUSÃO


Ecossistema é uma comunidade de organismos que interagem entre si e com o meio ambiente ao qual pertencem. Podemos citar como exemplo de meio ambiente: lago, floresta, savana, tundra, etc.



Sem comentários:

Enviar um comentário