MINISTÉRIO DO ENSINO SUPERIOR
ESCOLA SUPERIOR PEDAGÓGICA DO BENGO
(ESP-BENGO)
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS
O SISTEMA DE INFLUÊNCIAEDUCATIVAS
Estudante: António
Fernando Francisco Manuel
Curso: Psicologia
1º Ano
Período: Pós-Labora
Docente: Profº.: PHD. Isaias
Simão
BENGO – CAXITO
2018
ESCOLA SUPERIOR PEDAGÓGICA DO BENGO
O SISTEMA DE INFLUÊNCIA EDUCATIVAS
Trabalho do Curso Psicologia apresentado como exigência
para a obtenção de uma nota em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Escola
Superior Pedagógica do Bengo, sob orientação do Profº.: Drº. Isaias
BENGO – CAXITO
2018
RESUMO
A relação entre a escola e a família tem
despertado um crescente interesse dado a sua importância para a educação e o
desenvolvimento humano. Os aspectos positivos do envolvimento da família com a
escola são apresentados neste trabalho teórico e empírico, pois impactam directamente
a aprendizagem e o desenvolvimento do aluno. Também são apresentadas reflexões
a respeito das implicações negativas da falta de interação entre esses
contextos. A presente pesquisa foi realizada em uma escola pública da cidade de
Caxito, Bairro Mifuma e teve como instrumento de coleta de dados: - a
entrevista, feita com dois professores do primário; e o questionário. A
pesquisa investigou a compreensão sobre o sistema de influências educativas e a
relação existente entre a família e a escola e como esses pais e as professoras
encaram o papel que cada um desenvolve.
Palavras-chave: Sistemas; Influências; Educação; Escola; Família;
Participação; Relação FamíliaEscola.
SUMÁRIO
RESUMO.........................................................................................................................I
1.
INTRODUÇÃO
No presente trabalho abordarei sobre o sistema
de influências educativas. A escola é uma instituição pública ou privada onde
se a ministra o ensino, e deve ser um espaço que propicie ao aluno
oportunidades para aprender de maneira criterioso, segura, confortável,
saudável e desenvolver o processo de produção cultural, tendo em vista uma
participação activa histórico, social, politico, económico e científico. O
professor é a pessoa que ensina para tal ele tem de ser formado para
desempenhar a sua profissão com eficácia. A formação do professor implica o
desenvolvimento de competência e capacidade para a sua vida profissional.
Na maioria dos sistemas educativos
contemporâneos do mundo, o ensino secundário compreende a educação formal, que
ocorre durante a adolescência. Caracteriza-se pela transição e abrangente
tipicamente obrigatório o ensino primário para menores, à, opcional selectiva
terciário, "pós-secundário", ou " maior educação " (por
exemplo, universidade, escola profissional) para adultos.
Dependendo do sistema, escolas para esse
período, ou uma parte dela, pode ser chamado secundárias ou colégios, ginásios,
liceus, escolas de ensino médio, faculdades ou escolas profissionais. O
significado exacto de qualquer uma destas condições vária de um sistema para
outro.
O limite exato entre a educação primária
e secundária também varia de país para país e mesmo dentro delas, mas é
geralmente em torno do sétimo para o décimo ano de escolaridade. O ensino
secundário ocorre principalmente durante a adolescência.
1.1-IMPORTANCIA
DO ESTUDO
Quando se fala em Educação, vêem-nos
logo a ideia clara que ela é um direito humano e uma ferramenta essencial para
o alcance dos objectivos de igualdade, desenvolvimento e paz.O sistema de
educação é integral, pela correspondência entre os objectivos da formação e os
do desenvolvimento do País e que se materializam através da unidade dos
objectivos, conteúdos e métodos de formação, garantindo a articulação
horizontal e vertical permanente dos subsistemas, níveis e modalidades de
ensino.
1.2- Problema Científico
Como contribuir com o tema ao desenvolvimento dos
novos sistemas de influências educativas?
1.3- Objecto de Investigação
Falar sobre processo e
passos sobre o sistema de influências educativas.
1.4- Campo de Acção
Os passos metodológicos
para a relevânciasobre Sistema de influências educativas na disciplina de Pedagogia
nas escolas, famílias e sociedade em geral.
1.5-
OBJECTIVOS:
Gerais
·
Levantar dados
acerca das contribuições da relação pais-escola, e conhecer como ela pode
influenciar o desempenho escolar dos alunos.
·
Analise a
relação entre a escola e a família do ponto de vista dos professores e dos
pais, apontando o quanto essa relação é fator significante para o desempenho
escolar do aluno.
Específicos
·
Desenvolver as
capacidades de expressão, de comunicação, de imaginação criadora e estimular a
actividade lúdica da criança.
·
Educar a
juventude e outras camadas sociais de forma a adquirirem hábitos e atitudes
necessários ao desenvolvimento da consciência nacional.
1.6- Ideia a Defender
Pensando
no desafio de vivenciar a pesquisa, desenvolver a reflexão e, levando-se em
conta a importância que a pesquisa assume na formação crítica de um cidadão.
1.7-
Caracterização da escola em Estudo:
Localização da escola
Ø A
escola está localizada no bairro do Mifuma, município do Dande, província do
Bengo. Cidade de Caxito, ao lado Igreja Adventista do 7º dia, uma área
aproximadamente com 25km2.
1.8- Hipótese
A família possui uma grande influência
na vida escolar dos alunos. Desta forma, uma boa relação pode influenciar
positivamente no desempenho escolar do aluno, mas uma má relação pode
influenciar negativamente esse desempenho.
1.9- JUSTIFICATIVA
E OBJECTIVO
As discussões que envolvem as relações
que a escola estabelece com a família têm sido cada vez mais discutidas no meio
educacional. Desta forma é essencial compreender como elas acontecem e se
desenvolvem para que se inicie uma discussão com a finalidade de melhorar o
ambiente escolar, assim como as próprias relações entre os seus sujeitos. Este
trabalho tem como objectivo entender como são estabelecidas as relações dentro
do ambiente escolar no âmbito dos relacionamentos entre os pais e a escola, e
compreender quais são as expectativas assumidas por ambos os lados no cotidiano
escolar.
1.10- METODOLOGIA
DE PESQUISA
Este é um trabalho de caráter
exploratório, cuja parte empírica foi desenvolvida por meio do levantamento de
dados pelas entrevistas semiestruturadas com dois professores de uma escola
pública localizada no bairro da Mifuma, do primeiro ano do ensino fundamental,
gravadas e transcritas e por meio de um questionário elaborado com questões
abertas e fechadas, respondido pelos pais dos alunos desses mesmo ano escolar.
Assim, o trabalho se caracteriza como um estudo teórico-exploratório.
2.FUNDAMENTAÇÃO
TEORICA
O sistema de Influências Educativas, realiza-se
através de um sistema unificado, constituído pelos seguintes subsistemas de
ensino:
a) Subsistema de educação pré-escolar;
b) Subsistema de ensino geral;
c) Subsistema de ensino técnico-profissional;
d) Subsistema de formação de professores;
e) Subsistema de educação de adultos;
f) Subsistema de ensino superior.
O sistema de educação estrutura-se em três níveis:
a) Primário;
b) Secundário;
c) Superior.
No domínio da formação de quadros para
vários sectores económicos e sociais do País, sob a responsabilidade dos
subsistemas do ensino técnico-profissional e da formação de professores, a
formação média, técnica e normal, corresponde ao 2º ciclo do ensino secundário,
com a duração de mais um ano dedicado a profissionalização, num determinado
ramo com carácter terminal.
2.1- O Sistema de Influências Educativas
O sistema de Influências Educativasé o
conjunto de meios pelo qual se concretiza o direito à educação.
Educação: É um fenômeno observado em
qualquer sociedade e nos grupos constitutivos destas, responsável pela sua
manutenção e perpetuação a partir da transposição, às gerações que se seguem,
dos modos culturais de ser, estar e agir necessários à convivência e ao
ajustamento de um membro no seu grupo ou sociedade.
2.1.2- Organigrama do Sistema de influências educativas
1-
Educação Publica -Para falarmos da
educação pública teremos que tocar em aspetos como, a educação ambiental, educação
formal e informal, educação moral e cívica, as formas de convivência.
2
Educação Formal "Sistema Educativo"
altamente institucionalizada, cronologicamente graduado e hierarquicamente
estruturado, que se estende da escola primária até à universidade.
3.
Educação Informal Processo pelo qual, durante toda a vida, as pessoas adquirem e acumulam conhecimentos,
habilidades, atitudes e comportamentos através das suas experiências diárias e
a sua relação com o meio ambiente.
4-
Educação moral, aquela
entendida como a arte de formar caracteres, a que incute hábitos, a que forma o
conjunto de ações de hábitos adquiridos, não pode deixar de ser lembrada quando
da avaliação da criança e mesmo quando da forma que se deve tratar cada um
daqueles pequeninos que nos são atribuídos educar.
5-
A educação pública ela pode ser
ministrada de diversas maneiras, por meio da comunicação social, cartazes e
placas publicitarias espalhadas nas diferentes áreas de uma cidade e muito
mais.
2.3.1- Pré-escola
Pré-escolas oferecem educação até a
idade entre 4 e 8, quando as crianças entram na educação primária. Também
conhecida como creches e como o jardim-de-infância, exceto nos EUA, onde o
jardim-de-infância é um termo usado para o ensino
2.3.2- Primário.
Educação pré-escolar é importante porque
pode dar a uma criança a borda em um mundo competitivo e clima educação.
[carece de fontes?] Enquanto as crianças que não recebem os fundamentos durante
os seus anos de pré-escola será ensinado o alfabeto, contagem, formas e cores e
desenhos quando eles começam sua educação formal estarão atrás das crianças que
já possuem esse conhecimento.
2.1.4- O papel da Escola
A escola é um espaço que proporciona ao
aluno condições propício para a apreender e aprender os conhecimentos. Segundo
Ivan Illich (1973), através da sua obra, exige a descolarização da sociedade e
mais claramente para o professor crítico educacional John Halte (1973), através
da sua obra exige igualmente uma sociedade sem escola.
2.4.2- Função da escola
A escola está ao serviço do indivíduo e
da sociedade segundo Cabana em (1989) nos diz que as funções individuais da
mesma são, promover o desenvolvimento integral da personalidade levando o
sujeito a uma antiguidade humana.
2.1.5- As influências do contexto social e do processo educativo na complexidade param a formação do cidadão crítico
Para iniciar essa discussão, precisamos
situar que o homem e a mulher, antes de fazer parte de um conjunto social menor
que é a família, são seres que estão em processo constate de aprendizagem por
sua natureza inconclusa. Para estes autores o mundo social é “filtrado” para o
indivíduo. Assim, a criança das classes inferiores não somente absorvem uma
perspectiva da classe inferior a respeito do mundo social, mas absorve esta
percepção com a colaboração particular que lhe é dada por seus pais. (1985, p.
176).
3.A INFLUÊNCIA DA FAMÍLIA NA ESCOLA PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
A família e a escola são as duas
principais organizações que afetam a criança em desenvolvimento e os aspectos
culturais influenciam bastante, podendo facilitar ou até dificultar a evolução
do ser humano. Como os pais têm um importante papel instrucional, pois são os
agentes primários do desenvolvimento infantil, destaca-se a sua visão sobre o
papel da família no processo educacional. A importância e a influência da
família como agente educativo são inquestionáveis.
3.3.1- A Família e o Desempenho Escolar
É inegável que o ambiente familiar,
assim como suas inserções com o aprendizado escolar mostra-se um campo de pouca
exploração, todavia muito significativo para o desenvolvimento e aprendizagem
das crianças.
3.3.2- A Escola Actual
A educação das classes populares
ocasionou um amplo e demorado debate acerca de como organizar o sistema
nacional de ensino, tal sistema tinha por meta organizar o ensino básico de
modo mais racionalizado e padronizado com a finalidade de atender muitas
crianças já que a ocasião pedia uma escola apropriada para a escolarização em
massa, pois a escola era um emblema da formação de uma nova ordem.
3.3.3- A Família na Aprendizagem Escolar
A atuação educacional entre família e
escola pode possuir especificidades qualificadas e ser diversa nos seus
conteúdos, métodos, sentimentos e emoções, todavia, as duas têm como finalidade
o êxito escolar confiando que este processo dará possibilidade de melhores
condições para a inserção social. As famílias devem acolher seus filhos em um
ambiente estável, provedor e afetivo.
3.3.4- A Função Familiar
A família modificou-se ao longo da
história, porém ainda é um sistema de vínculos de afetividade no qual se dá
todo o processo de humanização do ser humano. Sendo assim, um ambiente familiar
durável e carinhoso parece colaborar positivamente para o bom desempenho
escolar da criança. Um lar com problemas, sem estrutura social e econômica, só
favorece para o mau comportamento escolar das crianças.
4- RECOMENDAÇÕES
Com base naquilo que foi abordado e da
análise feita sobre o assunto defende-se a escolarização da sociedade, como já
se fez a referência a escola e o professor no sistema educativo são uns dos
factores indispensáveis para a educação das crianças. É sabido que o
desenvolvimento de uma nação depende da educação.
5- CONCLUSÃO
Depois de uma análise minuciosa sobre o
tema, sistema de Influências educativas, dessejeito, sugere-se que a escola
sinta-se provocada a repensar a prática pedagógica, analisando que os
estudantes são crianças/adolescentes que descrevem características singulares e
que se faz necessário manter um trabalho em sociedade com as famílias, pois, se
a escola deseja ter uma visão total dos conhecimentos vividos pelos alunos,
buscando desenvolver o prazer pelo conhecimento, é indispensável reconhecer que
deve exercer o bem-estar, conglomerando os diversos calibres
do ser afetuoso.
O presente trabalho trouxe questões
ligadas aos factores que influenciam o desempenho escolar dos alunos em uma
visão dos professores e também dos pais. Dessa forma foi possível compreender
de uma maneira mais clara o que um espera do outro. Essa pesquisa teve a
intenção de contribuir para que os professores e os pais reflitam sobre novas
possibilidades de relação entre as duas instituições, família e escola.
Segundo Faria Filho (2000), “os
professores e os gestores das unidades escolares alimentam, ainda, a ilusão de
uma maior participação dos pais na escola, que seria resultado de uma ação
formativa da escola em relação à família.” (p.44). Por outro lado, a família
espera uma abertura maior por parte da escola a fim desse contato.
Independente de qualquer coisa, a escola
tem a função de assumir a responsabilidade sobre a educação da criança. Paro
(2007) afirma que “a alegação da falta de interesse do aluno como justificativa
para o mau desempenho escolar precisa ser combatida de forma radical porque ela
implica a própria renúncia da escola a uma de suas funções mais essenciais.”
(p.13).
Não é adequado que a escola coloque a
culpa nas outras instituições e nos próprios alunos. É necessário que haja uma
parceria efetiva entre escola e família, e cabe a escola estimular essa parceria,
pois a família tem a responsabilidade de participar da vida escolar do aluno,
participando das reuniões escolares, ajudando nas lições de casa. A Educação no seu sentido geral é uma forma
de aprendizagem em que o conhecimento, habilidades e hábitos de um grupo de
pessoas são transferidas de uma geração para a outra através do ensino,
formação ou pesquisa. Educação frequentemente ocorre sob a orientação de outras
pessoas, mas também pode ser autodidata.
O sistema de Influências educativas
desenvolve-se através de um conjunto organizado de estruturas e de acções
diversificadas, por iniciativa e sob a responsabilidade de diferentes
instituições e entidades, públicas e privadas.Em Angola o sistema educativo, de
acordo com a Lei de Bases (Lei n°13/31 de Dezembro), compreende os subsistemas
de educação pré-escolar, de educação escolar e de educação extraescolar,
complementados com actividades de animação cultural e desporto escolar numa
perspectiva de integração.
6- REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
1. Lei 13/31 de Dezembro de 2001, lei de base do
sistema educativo Angolano
•2. INID Angola/Organigrama do ministério da
educação 2010
ABREU, Maria C. & MASETTO, M.T. O professor
universitário em aula.São Paulo: MG Editores Associados, 1990.
BOECHAT, Ivone. A
Família no Século XXI. 2ª ed. Rio de Janeiro: Reproarte,
2003.
ECA. Estatuto
da Criança e do Adolescente. Lei nº 8069, de julho de 1990.
CAMPOS, J.C. CARVALHO, Hilza A. A Psicologia do desenvolvimento:
influência da família. São Paulo: EDICOM, 1983.
ALENCAR, Chico, 2001, cinco engano e a cidade
democrática, em João Batista
Bastos, Gestão Democrática, Rio de Janeiro:
DP&a.
BORGES. Pedro F. O professor da década de 90. Artigo
apresentado no simpósio
BRANDÃO, C. Rodrigues. O que é educação, São Paulo:
Abril Cultura; Brasiliense, 1985.
BRASIL, Constituição da República do Brasil, 1988.
BRASIL, Estatuto da Criança e do Adolescente.
Organização dos textos, notas remissivas e índices por Juarez de Oliveira, 3 a.
Edição, São Paulo: Saraiva, 1993.
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