O SISTEMA DE INFLUÊNCIA EDUCATIVAS



MINISTÉRIO DO ENSINO SUPERIOR
ESCOLA SUPERIOR PEDAGÓGICA DO BENGO
(ESP-BENGO)
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS





O SISTEMA DE INFLUÊNCIAEDUCATIVAS







Estudante: António Fernando Francisco Manuel
Curso: Psicologia
1º Ano
Período: Pós-Labora


 Docente: Profº.: PHD. Isaias Simão



BENGO – CAXITO 2018

ESCOLA SUPERIOR PEDAGÓGICA DO BENGO





O SISTEMA DE INFLUÊNCIA EDUCATIVAS










Trabalho do Curso Psicologia apresentado como exigência para a obtenção de uma nota em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Escola Superior Pedagógica do Bengo, sob orientação do Profº.: Drº. Isaias






BENGO – CAXITO 2018
RESUMO

A relação entre a escola e a família tem despertado um crescente interesse dado a sua importância para a educação e o desenvolvimento humano. Os aspectos positivos do envolvimento da família com a escola são apresentados neste trabalho teórico e empírico, pois impactam directamente a aprendizagem e o desenvolvimento do aluno. Também são apresentadas reflexões a respeito das implicações negativas da falta de interação entre esses contextos. A presente pesquisa foi realizada em uma escola pública da cidade de Caxito, Bairro Mifuma e teve como instrumento de coleta de dados: - a entrevista, feita com dois professores do primário; e o questionário. A pesquisa investigou a compreensão sobre o sistema de influências educativas e a relação existente entre a família e a escola e como esses pais e as professoras encaram o papel que cada um desenvolve. 
Palavras-chave: Sistemas; Influências; Educação; Escola; Família; Participação; Relação FamíliaEscola.





















1. INTRODUÇÃO


No presente trabalho abordarei sobre o sistema de influências educativas. A escola é uma instituição pública ou privada onde se a ministra o ensino, e deve ser um espaço que propicie ao aluno oportunidades para aprender de maneira criterioso, segura, confortável, saudável e desenvolver o processo de produção cultural, tendo em vista uma participação activa histórico, social, politico, económico e científico. O professor é a pessoa que ensina para tal ele tem de ser formado para desempenhar a sua profissão com eficácia. A formação do professor implica o desenvolvimento de competência e capacidade para a sua vida profissional.
Na maioria dos sistemas educativos contemporâneos do mundo, o ensino secundário compreende a educação formal, que ocorre durante a adolescência. Caracteriza-se pela transição e abrangente tipicamente obrigatório o ensino primário para menores, à, opcional selectiva terciário, "pós-secundário", ou " maior educação " (por exemplo, universidade, escola profissional) para adultos.
Dependendo do sistema, escolas para esse período, ou uma parte dela, pode ser chamado secundárias ou colégios, ginásios, liceus, escolas de ensino médio, faculdades ou escolas profissionais. O significado exacto de qualquer uma destas condições vária de um sistema para outro.
O limite exato entre a educação primária e secundária também varia de país para país e mesmo dentro delas, mas é geralmente em torno do sétimo para o décimo ano de escolaridade. O ensino secundário ocorre principalmente durante a adolescência.











1.1-IMPORTANCIA DO ESTUDO

Quando se fala em Educação, vêem-nos logo a ideia clara que ela é um direito humano e uma ferramenta essencial para o alcance dos objectivos de igualdade, desenvolvimento e paz.O sistema de educação é integral, pela correspondência entre os objectivos da formação e os do desenvolvimento do País e que se materializam através da unidade dos objectivos, conteúdos e métodos de formação, garantindo a articulação horizontal e vertical permanente dos subsistemas, níveis e modalidades de ensino.

1.2- Problema Científico

Como contribuir com o tema ao desenvolvimento dos novos sistemas de influências educativas?

1.3- Objecto de Investigação

Falar sobre processo e passos sobre o sistema de influências educativas.

1.4- Campo de Acção

Os passos metodológicos para a relevânciasobre Sistema de influências educativas na disciplina de Pedagogia nas escolas, famílias e sociedade em geral.

1.5- OBJECTIVOS:

Gerais

·         Levantar dados acerca das contribuições da relação pais-escola, e conhecer como ela pode influenciar o desempenho escolar dos alunos. 
·         Analise a relação entre a escola e a família do ponto de vista dos professores e dos pais, apontando o quanto essa relação é fator significante para o desempenho escolar do aluno.

Específicos

·         Desenvolver as capacidades de expressão, de comunicação, de imaginação criadora e estimular a actividade lúdica da criança.
·         Educar a juventude e outras camadas sociais de forma a adquirirem hábitos e atitudes necessários ao desenvolvimento da consciência nacional.

1.6- Ideia a Defender

Pensando no desafio de vivenciar a pesquisa, desenvolver a reflexão e, levando-se em conta a importância que a pesquisa assume na formação crítica de um cidadão.


1.7- Caracterização da escola em Estudo:

Localização da escola
Ø  A escola está localizada no bairro do Mifuma, município do Dande, província do Bengo. Cidade de Caxito, ao lado Igreja Adventista do 7º dia, uma área aproximadamente com 25km2.

1.8- Hipótese

A família possui uma grande influência na vida escolar dos alunos. Desta forma, uma boa relação pode influenciar positivamente no desempenho escolar do aluno, mas uma má relação pode influenciar negativamente esse desempenho.

1.9- JUSTIFICATIVA E OBJECTIVO


As discussões que envolvem as relações que a escola estabelece com a família têm sido cada vez mais discutidas no meio educacional. Desta forma é essencial compreender como elas acontecem e se desenvolvem para que se inicie uma discussão com a finalidade de melhorar o ambiente escolar, assim como as próprias relações entre os seus sujeitos. Este trabalho tem como objectivo entender como são estabelecidas as relações dentro do ambiente escolar no âmbito dos relacionamentos entre os pais e a escola, e compreender quais são as expectativas assumidas por ambos os lados no cotidiano escolar.













1.10- METODOLOGIA DE PESQUISA


Este é um trabalho de caráter exploratório, cuja parte empírica foi desenvolvida por meio do levantamento de dados pelas entrevistas semiestruturadas com dois professores de uma escola pública localizada no bairro da Mifuma, do primeiro ano do ensino fundamental, gravadas e transcritas e por meio de um questionário elaborado com questões abertas e fechadas, respondido pelos pais dos alunos desses mesmo ano escolar. Assim, o trabalho se caracteriza como um estudo teórico-exploratório.






















2.FUNDAMENTAÇÃO TEORICA


O sistema de Influências Educativas, realiza-se através de um sistema unificado, constituído pelos seguintes subsistemas de ensino:

a) Subsistema de educação pré-escolar;
b) Subsistema de ensino geral;
c) Subsistema de ensino técnico-profissional;
d) Subsistema de formação de professores;
e) Subsistema de educação de adultos;
f) Subsistema de ensino superior.
O sistema de educação estrutura-se em três níveis:
a) Primário;
b) Secundário;
c) Superior.

No domínio da formação de quadros para vários sectores económicos e sociais do País, sob a responsabilidade dos subsistemas do ensino técnico-profissional e da formação de professores, a formação média, técnica e normal, corresponde ao 2º ciclo do ensino secundário, com a duração de mais um ano dedicado a profissionalização, num determinado ramo com carácter terminal.

2.1- O Sistema de Influências Educativas

O sistema de Influências Educativasé o conjunto de meios pelo qual se concretiza o direito à educação.
Educação: É um fenômeno observado em qualquer sociedade e nos grupos constitutivos destas, responsável pela sua manutenção e perpetuação a partir da transposição, às gerações que se seguem, dos modos culturais de ser, estar e agir necessários à convivência e ao ajustamento de um membro no seu grupo ou sociedade.

2.1.2- Organigrama do Sistema de influências educativas

1- Educação Publica -Para falarmos da educação pública teremos que tocar em aspetos como, a educação ambiental, educação formal e informal, educação moral e cívica, as formas de convivência.
2 Educação Formal "Sistema Educativo" altamente institucionalizada, cronologicamente graduado e hierarquicamente estruturado, que se estende da escola primária até à universidade.
3. Educação Informal Processo pelo qual, durante toda a vida, as pessoas adquirem e acumulam conhecimentos, habilidades, atitudes e comportamentos através das suas experiências diárias e a sua relação com o meio ambiente.
4- Educação moral, aquela entendida como a arte de formar caracteres, a que incute hábitos, a que forma o conjunto de ações de hábitos adquiridos, não pode deixar de ser lembrada quando da avaliação da criança e mesmo quando da forma que se deve tratar cada um daqueles pequeninos que nos são atribuídos educar.
5- A educação pública ela pode ser ministrada de diversas maneiras, por meio da comunicação social, cartazes e placas publicitarias espalhadas nas diferentes áreas de uma cidade e muito mais.

2.3.1- Pré-escola

Pré-escolas oferecem educação até a idade entre 4 e 8, quando as crianças entram na educação primária. Também conhecida como creches e como o jardim-de-infância, exceto nos EUA, onde o jardim-de-infância é um termo usado para o ensino

2.3.2- Primário.

Educação pré-escolar é importante porque pode dar a uma criança a borda em um mundo competitivo e clima educação. [carece de fontes?] Enquanto as crianças que não recebem os fundamentos durante os seus anos de pré-escola será ensinado o alfabeto, contagem, formas e cores e desenhos quando eles começam sua educação formal estarão atrás das crianças que já possuem esse conhecimento.

2.1.4- O papel da Escola

A escola é um espaço que proporciona ao aluno condições propício para a apreender e aprender os conhecimentos. Segundo Ivan Illich (1973), através da sua obra, exige a descolarização da sociedade e mais claramente para o professor crítico educacional John Halte (1973), através da sua obra exige igualmente uma sociedade sem escola.

2.4.2- Função da escola

A escola está ao serviço do indivíduo e da sociedade segundo Cabana em (1989) nos diz que as funções individuais da mesma são, promover o desenvolvimento integral da personalidade levando o sujeito a uma antiguidade humana.

2.1.5- As influências do contexto social e do processo educativo na complexidade param a formação do cidadão crítico

Para iniciar essa discussão, precisamos situar que o homem e a mulher, antes de fazer parte de um conjunto social menor que é a família, são seres que estão em processo constate de aprendizagem por sua natureza inconclusa. Para estes autores o mundo social é “filtrado” para o indivíduo. Assim, a criança das classes inferiores não somente absorvem uma perspectiva da classe inferior a respeito do mundo social, mas absorve esta percepção com a colaboração particular que lhe é dada por seus pais. (1985, p. 176).

3.A INFLUÊNCIA DA FAMÍLIA NA ESCOLA PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO

A família e a escola são as duas principais organizações que afetam a criança em desenvolvimento e os aspectos culturais influenciam bastante, podendo facilitar ou até dificultar a evolução do ser humano. Como os pais têm um importante papel instrucional, pois são os agentes primários do desenvolvimento infantil, destaca-se a sua visão sobre o papel da família no processo educacional. A importância e a influência da família como agente educativo são inquestionáveis.

3.3.1- A Família e o Desempenho Escolar

É inegável que o ambiente familiar, assim como suas inserções com o aprendizado escolar mostra-se um campo de pouca exploração, todavia muito significativo para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças.

3.3.2-  A Escola Actual

A educação das classes populares ocasionou um amplo e demorado debate acerca de como organizar o sistema nacional de ensino, tal sistema tinha por meta organizar o ensino básico de modo mais racionalizado e padronizado com a finalidade de atender muitas crianças já que a ocasião pedia uma escola apropriada para a escolarização em massa, pois a escola era um emblema da formação de uma nova ordem.

3.3.3-  A Família na Aprendizagem Escolar

A atuação educacional entre família e escola pode possuir especificidades qualificadas e ser diversa nos seus conteúdos, métodos, sentimentos e emoções, todavia, as duas têm como finalidade o êxito escolar confiando que este processo dará possibilidade de melhores condições para a inserção social. As famílias devem acolher seus filhos em um ambiente estável, provedor e afetivo.

3.3.4- A Função Familiar

A família modificou-se ao longo da história, porém ainda é um sistema de vínculos de afetividade no qual se dá todo o processo de humanização do ser humano. Sendo assim, um ambiente familiar durável e carinhoso parece colaborar positivamente para o bom desempenho escolar da criança. Um lar com problemas, sem estrutura social e econômica, só favorece para o mau comportamento escolar das crianças.









4- RECOMENDAÇÕES

Com base naquilo que foi abordado e da análise feita sobre o assunto defende-se a escolarização da sociedade, como já se fez a referência a escola e o professor no sistema educativo são uns dos factores indispensáveis para a educação das crianças. É sabido que o desenvolvimento de uma nação depende da educação.
























5- CONCLUSÃO


Depois de uma análise minuciosa sobre o tema, sistema de Influências educativas, dessejeito, sugere-se que a escola sinta-se provocada a repensar a prática pedagógica, analisando que os estudantes são crianças/adolescentes que descrevem características singulares e que se faz necessário manter um trabalho em sociedade com as famílias, pois, se a escola deseja ter uma visão total dos conhecimentos vividos pelos alunos, buscando desenvolver o prazer pelo conhecimento, é indispensável reconhecer que deve exercer o bem-estar, conglomerando os diversos calibres do ser afetuoso.
O presente trabalho trouxe questões ligadas aos factores que influenciam o desempenho escolar dos alunos em uma visão dos professores e também dos pais. Dessa forma foi possível compreender de uma maneira mais clara o que um espera do outro. Essa pesquisa teve a intenção de contribuir para que os professores e os pais reflitam sobre novas possibilidades de relação entre as duas instituições, família e escola.
Segundo Faria Filho (2000), “os professores e os gestores das unidades escolares alimentam, ainda, a ilusão de uma maior participação dos pais na escola, que seria resultado de uma ação formativa da escola em relação à família.” (p.44). Por outro lado, a família espera uma abertura maior por parte da escola a fim desse contato.
Independente de qualquer coisa, a escola tem a função de assumir a responsabilidade sobre a educação da criança. Paro (2007) afirma que “a alegação da falta de interesse do aluno como justificativa para o mau desempenho escolar precisa ser combatida de forma radical porque ela implica a própria renúncia da escola a uma de suas funções mais essenciais.” (p.13).
Não é adequado que a escola coloque a culpa nas outras instituições e nos próprios alunos. É necessário que haja uma parceria efetiva entre escola e família, e cabe a escola estimular essa parceria, pois a família tem a responsabilidade de participar da vida escolar do aluno, participando das reuniões escolares, ajudando nas lições de casa.  A Educação no seu sentido geral é uma forma de aprendizagem em que o conhecimento, habilidades e hábitos de um grupo de pessoas são transferidas de uma geração para a outra através do ensino, formação ou pesquisa. Educação frequentemente ocorre sob a orientação de outras pessoas, mas também pode ser autodidata.
O sistema de Influências educativas desenvolve-se através de um conjunto organizado de estruturas e de acções diversificadas, por iniciativa e sob a responsabilidade de diferentes instituições e entidades, públicas e privadas.Em Angola o sistema educativo, de acordo com a Lei de Bases (Lei n°13/31 de Dezembro), compreende os subsistemas de educação pré-escolar, de educação escolar e de educação extraescolar, complementados com actividades de animação cultural e desporto escolar numa perspectiva de integração.

6- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


1. Lei 13/31 de Dezembro de 2001, lei de base do sistema educativo Angolano
•2. INID Angola/Organigrama do ministério da educação 2010
ABREU, Maria C. & MASETTO, M.T. O professor universitário em aula.São Paulo: MG Editores Associados, 1990.
BOECHAT, Ivone. A Família no Século XXI. 2ª ed. Rio de Janeiro: Reproarte, 2003.
ECA. Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei nº 8069, de julho de 1990.
CAMPOS, J.C. CARVALHO, Hilza A. A Psicologia do desenvolvimento: influência da família. São Paulo: EDICOM, 1983.
ALENCAR, Chico, 2001, cinco engano e a cidade democrática, em João Batista
Bastos, Gestão Democrática, Rio de Janeiro: DP&a.
BORGES. Pedro F. O professor da década de 90. Artigo apresentado no simpósio
BRANDÃO, C. Rodrigues. O que é educação, São Paulo: Abril Cultura; Brasiliense, 1985.
BRASIL, Constituição da República do Brasil, 1988.
BRASIL, Estatuto da Criança e do Adolescente. Organização dos textos, notas remissivas e índices por Juarez de Oliveira, 3 a. Edição, São Paulo: Saraiva, 1993.












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