INTRODUÇÃO
O presente trabalho visa desenvolver o tema relacção
escola-comunidade de acordo com o projeto que realizamos, onde analisamos a
educação, compreendendo as situações vividas nas escolas e nas salas de aula,
envolvendo professores, pais e alunos. A pesquisa realizada investigou a
realidade das escolas acima referida. Foi proposta uma interacção de toda a
Comunidade Escolar, ou seja, professores, funcionários, pais e alunos.
Segundo Paulo Freire, o problema da Educação esta
inserido dentro dos mecanismos sociais. Não é a educação que forma a sociedade,
mas a sociedade que estrutura a Educação em função dos interesses de quem tem o
poder, encontra na educação um factor fundamental para a preservação desse
poder.
O objectivo dessa pesquisa foi contribuir com as
discussões sobre a relacção entre as escolas envolvidas e as famílias dos
alunos que estudam nas instituições. Analisamos a forma de interacção com o
intuito de pensarmos em como melhorar o relacionamento entre alunos,
professores e pais na escola e na comunidade visando um grupo bastante
diversificado de sujeitos, concebendo e colocando em circulação a temática
relacionada aos problemas que os alunos enfrentam com os pais em casa, pois
muitas vezes, já chegam à escola frustrados devido às dificuldades que muitas
vezes enfrentam devido à vida precária que tem que suportar.
CAPÍTULO
I-A RELAÇÃO ESCOLA-FAMÍLIA
A relacção entre a escola e a família é sobretudo nos
dias de hoje, uma das mais palpitantes questões discutidas por pesquisadores e
ou gestores dos sistemas e unidades de ensino em quase todo o mundo. Este fato
é evidenciado, por um lado, pelo expressivo número de pesquisas e publicações
especializadas sobre o assunto, e, por outro, pela preocupação manifestada nos
mais diversos fóruns de reuniões escolares a fóruns nacionais e internacionais
pelos profissionais responsáveis por gerir simples unidades escolares ou
complexos sistemas nacionais de ensino.
Segundo Montandon e Perrenoud, “de uma maneira ou de
outra, onipresente ou discreta, agradável ou ameaçadora, a escola faz parte da
vida cotidiana de cada família”. A Relação escola- família tem trazido muitas
discussões entre os intelectuais da época, pois é um fato que tem que ser
discutido com muita precisão, sendo imprescindível para toda a clientela
escolar.
Todavia, é fundamental a participação da família na
escola, pois ela restaura muitos pontos que muitas vezes, os educadores não
conseguem fazer sozinhos. Entretanto, as condições de vida
precária que é imposta à maioria da população faz com que
tenhamos um
A acção da família é, no entanto, uma acção complementar
à da Escola e a ela subordinada, porque se desconfia da competência da família
para bem educar; na verdade, no mais das vezes, afirma-se que a família não
consegue mais educar os seus filhos. A esse respeito, o grande problema,
detectado nas páginas das revistas e dos jornais, é que os pais não se
interessam em particular, pela escola, pois dela estão afastadas.
É impossível educar nas escolas quando os pais de nossos
alunos são eles próprios mal-educados; por conseguinte, qualquer tentativa
nossa para educar estas crianças as poriam em atrito com os pais e parentes e,
por meio destes, conosco, educadores. Para termos uma sociedade educada, é preciso
em primeiro lugar, educar os pais, para que esse entendimento já venha
registrado desde casa, porque não é possível educar os filhos se os pais não
forem educados.
Educação não se confunde com escolarização, pois a escola
não é o único lugar onde a educação acontece. A educação também se dá onde não
há escolas. Em todo lugar, existem redes e estruturas sociais de transferência
de saber de uma geração para outra. Mesmo nos lugares onde não há sequer a
sombra de algum modelo de ensino formal e centralizado, existe educação. A
família, por exemplo, é o primeiro elemento social que influi na educação. Sem
a família, a criança não têm condições de subsistir. Tal necessidade não é
apenas de sobrevivência física, mas também psicológica, intelectual, moral e espiritual.
A família, no entanto, encontra uma série de problemas, na sua missão de
educar. A falta de preparo de muitos pais para exercer integralmente essa
função, é o principal problema.
1.1- A
Relação Escola e Comunidade
Os pais que apóiam os seus filhos na escola, contribuem
para ela seja uma instituição bem sucedida.
Segundo Mizukami, esse tipo de sociedade mantém um
sistema de ensino baseado na educação bancária (tipologia mais aproximada do
que se entende por ensino nessa abordagem), ou seja, uma educação que se
caracteriza por depositar no aluno conhecimento, informações sobre os fatos,
etc. Pode se afirmar que as tendências englobadas por este tipo de abordagem
possuem uma visão individualista de processo educacional não possibilitando na
maioria das vezes, trabalhos e cooperação nos quais o futuro cidadão possa
experimentar a convergência do esforço.
A educação e o diálogo na medida em que não é
transferência do saber, mas um encontro de sujeitos interlocutores que buscam
as significações dos significados. Na prática o processo da educação, durante o
período em que o aluno freqüenta a escola, ele se confronta com modelos que lhe
puderam ser úteis no decorrer de sua vida durante e após a escola. A educação
está intimamente ligada a transmissão cultural. É quase impossível de o
estudante descobrir por si mesmo qualquer parte substancial da sabedoria de sua
cultura.
1.2-A
Escola e a Família
De acordo com a revista Nova Escola, a escola e a família
têm os mesmos objetivos, fazer a criança se desenvolver em todos os aspectos e
ter sucesso na aprendizagem. Todos aprendem com essa parceria.
Os pais, por sua vez, acusam a escola de negligente,
quando não tacha o próprio filho de irresponsável. Nessa briga – nada saudável
-, a única vítima é o aluno. “Família e escola devem ter princípios gerais, não
negociáveis, que serviram de parâmetro para a elaboração das regras.
O professor também não deve se sentir como único
responsável pela formação de valores. Porém é fundamental considerar os que são
trazidos de casa pelos estudantes e contribuir para fortalecer princípios
éticos, o segredo de uma boa relacção é saber ouvir, respeitar as culturas e
trabalhar junto.
A família é o primeiro grupo com o qual a pessoa convive
e seus membros para a vida. No que diz respeito à educação, se essas pessoas
demonstrarem curiosidade em relação o que acontece em sala de aula e reforçarem
a importância em que está sendo aprendido, estarão dando uma enorme
contribuição para o sucesso de aprendizagem.
1.4-A Interação Entre Escola
e Comunidade
Para
que aconteça a interacção entre a escola e a comunidade, é preciso buscar
formas para que a escola esteja mais presente no dia-a-dia da comunidade e
também o inverso, isto é, a escola. De modo que a escola e os estudantes e
professores possam se envolver em atividades voltadas para o bem-estar de sua
comunidade.
O
convívio escolar é decisivo na aprendizagem de valores sociais e o ambiente
escolar é o espaço de atuação mais imediato para os alunos. Assim, é preciso
salientar a sua importância. (Idem Nova Escola). É desejável a comunidade
escolar refletir conjuntamente sobre o trabalho, sobre os objetivos que se
pretende atingir e sobre as formas de conseguir, esclarecendo o papel de cada
um nessa tarefa.
Para
que esse trabalho possa atingir essa amplitude, é necessário que toda a
comunidade escolar assuma esses objetivos, pois eles se concretizarão em
diversas ações que envolverão todos, cada um na sua função vida em sociedade
façam parte, com clareza, da organização curricular, levando a ética ao centro
da reflexão e do exercício da cidadania.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Apois
uma reflexão candente sobre este tema que é de extrema importância, possamos
assim concluir Encontram-se aqui reunidos os principais resultados da pesquisa
que realizamos e, que demonstram algumas implicações quanto à relação escola e
comunidade.
Dadas
as limitações que cercam esta pesquisa, as considerações finais são
necessariamente parciais e, provavelmente polêmicas, representando antes de
tudo, linhas de reflexão.
A
comunidade-escola em seu currículo, sendo que a maioria de seus alunos possui
uma realidade diversificada de outras já vistas no cotidiano escolar. Que a
participação dos pais na escola é de vital importância, porque sem a participação
deles, o desempenho escolar seria um fracasso, por que precisa caminhar
paralelamente com parcerias entre professores/pais/alunos, levando-se em conta
a comunicação que é a melhor forma de interagirmos com a comunidade.
A
comunidade escolar precisa conhecer as condições de vida do aluno, pois só
assim poderá atingir seus objetivos.
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS
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Sociedade. (Orgs.) MOREIRA, Antonio Flávio Barbosa; SILVA, Tomaz Tadeu da.
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D. André
Revista Nova Escola.
www.novaescola.org.br junho/julho de 2006
Parâmetros Curriculares
Nacionais – PCNs: terceiro e quarto ciclos: apresentação dos temas
transversais/Secretaria de Educação Fundamental.- Brasília: MEC/SEE, 1998
PAREDES, Eugênia
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PILETTI, Claudino.
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