O CONTINENTE ASIATICO

O maior continente do globo terrestre, a Ásia abrange uma área de 44.397.460 km², compreende, incluindo o Oriente Próximo, a Península Arábica, o Oriente Médio e o Oceano Índico,  43 países e tem como limites:
HIDROGRAFIA
As principais bacias hidrográficas asiáticas são:
  • ÁSIA MERIDIONAL E ORIENTAL - Ganges (o mais importante rio da região com 3.700 km); Indo (3.180 km), banhando simultaneamente a Índia e o Paquistão, drenando o trecho mais seco de toda a área, onde se localiza o mais extenso deserto da porção meridional do continente: o de Thar; Bramaputra (2.900 km), afluente do Ganges e o mais importante rio de Bangladesh.
  • NORTE - Huang Ho (Rio Amarelo); Yang Tsé-Kiang (Rio Azul); Heilong Jiang (Rio Amur) e o Si Jiang (Rio do Oeste).
  • PENÍNSULA DA INDOCHINA - Mekong.
O relevo e o clima exercem forte influência na hidrografia do continente asiático, na região central do continente encontramos as maiores altitudes e é nesta área que originam-se os principais rios.
Os grandes rios da Vertente do Ártico permaneceram maior parte do ano devido as altas altitudes e invernos rigorosos.
Na vertente do Pacífico, encontramos rios os regimes mistos, abastecidos pelo derretimento da neve no inverno pelas chuvanas provocadas de monções. Principais rios: Yang-Tsé (Rio Azul) – 3.797 km, e o Hoang – Ho (Rio Amarelo) com 4.555 km de extenção.
A Usina das Três Gargantas como é conecido, encontra-se no rio Yang-Tsé Kiang, conhecido como Rio Azul, é a maior usina em capacidade instalada no mundo, cuja obra foi concluída em 2006.
A construção da barragem trouxe como impacto ambiental um lago com 600 KM de extensão, e inundou terras férteis levando o governo chinés a deslocar mais de 1,3 milhão de pessoas para outra áreas.
O governo Chinés pretende produr mais energia, pois a demanda industrial do país é enorme.
RELEVO
O continente asiático compreende as seguintes paisagens físicas:
  • OESTE - litoral de contorno regular e com pequenas enseadas;
  • LESTE - litoral caracterizado por deltas, lagunas e pântanos;
  • NORTE - Cordilheira do Himalaia e o Planalto do Decã;
  • NOROESTE A NORDESTE - Planície Indo-Gangética
  • O PLANALTO DO DECÃ E A PLANÍCIE INDO-GANGÉTICA - formam os altiplanos Ghatts Ocidentais (na costa oeste) e Orientais (na costa leste)
  • PONTO MAIS ELEVADO - o Monte Kanshenjunga (8.598m)
CLIMA
A maior parte do território asiático está situada entre o Trópico de Câncer e o Círculo Polar Ártico, áreas caracterizadas pelo clima temperado, que se estende pela China, Coreia do Norte e a do Sul, Japão, Nepal, Butão, parte do Paquistão e da Índia, Afeganistão, Irã, Iraque, Síria, Jordânia, Israel, Líbano, Turquia, parte da Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Catar, Kuwait, Bahrein e todo território da Rússia Asiática. Entretanto, outros tipos climáticos, em escala menor, aparecem no continente:
POLAR OU GLACIAL - extremidade setentrional.
FRIO DE MONTANHA - no Himalaia, onde ocorre a presença de neves eternas.
ÁRIDO E SEMIÁRIDO - no deserto de Gobi (China); as áreas desérticas que bordejam o Mar Cáspio a leste, e o deserto da Arábia.
EQUATORIAL - no sul e sudoeste asiático, apresentando temperaturas e pluviosidade elevadas.

TROPICAL - caracterizado, em sua maior parte, por chuvas de verão e ventos de "monções"; já no extremo sul, a tropicalidade tende a um clima equatorial, apresentando, por conseguinte temperaturas mais levadas; no nordeste do continente temos uma variante árida da tropicalidade e, no norte, a influência de elevações montanhosas. Em toda sua extensão, a zona tropical compreende: Filipinas, Vietnã, Camboja, Laos, Tailândia, Mianmar, Bangladesh, boa parte do território da Índia, Sri Lanka, Iêmen, Indonésia, Malásia, Cingapura e Brunei.

Sem comentários:

Enviar um comentário