O SUCESSO E INSUCESSO ESCOLAR



Introdução

            Ao longo desta temática vou abordar sobre sucesso e insucesso escolar . Assim, são os factores de natureza  cognitiva, comportamental e interpessoal, focados no aluno, que apresentam  maior potencial de mudança. Estas são ainda variáveis dinâmicas e passivas de  serem intervencionadas à luz dos modelos psicológicos. Daqui, resultam duas  importantes implicações.

             A primeira diz respeito à necessidade de perceber qual  o valor preditor destes mecanismos sobre o fracasso, isto é, quais os fatores que  mais contribuem para explicar o início e a manutenção do processo de desvinculação do aluno face à escola, assim como o seu peso diferencial, de acordo com o momento desenvolvimental em que se manifestam (a rejeição por parte dos pares, por exemplo, não terá o mesmo impacto com os do Iº Ciclo do IIº Ciclo aluno.



SUCESSO ESCOLAR

            O sucesso escolar, da mesma forma que o seu oposto, o insucessoescolar, é uma matéria que preocupa todos os agentes do sistemaeducativo e inquieta grande parte da nossa sociedade, sendo tema deinteresse para investigadores, sociólogos e pedagogos.

            Contudo, e apesardo grande interesse que desperta esta temática, os conceitos de sucessoe insucesso são complexos, já que, dependendo dos intervenienteseducativos, o significado que lhes é atribuído é diverso. Referem que osucesso é concebido como a razão entre o que se pretende conseguir(objetivos) e o que efetivamente se conseguiu (os resultados).

            Sucesso e Insucesso Escolar: sucesso escolar surge quando um aluno realiza um determinado percursoescolar com maior ou menor dificuldade. O insucesso escolar era“ antigamente”encarado como um problema do aluno ou da sua família como refere Cabral (1995),“o insucesso escolar era, e ainda é, muitas vezes, visto como um problema doaluno, jamais, ou muito raramente como um fenómeno que possa envolver aorganização e as práticas escolares. As adequações do currículo, das metodologias,da própria estrutura organizativa às características do aluno, raramente sãodiscutidas ou postas em causa.

            Comportamentos típicos de crianças com insucesso escolarPara enfrentar o insucesso escolar, a criança deve ter confiança em si esentir-se segura. Para que a sua autoestima se desenvolva é importante teruma boa relação com os pais, familiares, professores ou outras pessoas quea rodeiam. Um clima emocional estável reduz a ansiedade, a agitação, odesassossego. A criança precisa saber em quem pode confiar, o que podeou não fazer e ter limites bem definidos.

            Como ajudar a criança com Insucesso. Quando se pensa em quem pode ajudar a criança, surgem logo os pais,a família. Os pais devem encorajar o seu filho a expressar os seussentimentos e pensamentos; elogiar pelos seus progressos e pelo esforçoque tem feito para ultrapassar as suas dificuldades (mesmo que nãoestejam totalmente ultrapassadas); explicar que os erros e as dificuldadesfazem parte do nosso crescimento.


Sem comentários:

Enviar um comentário