Introdução
Ao longo desta temática vou abordar
sobre sucesso e insucesso escolar . Assim, são os factores de natureza cognitiva, comportamental e interpessoal, focados
no aluno, que apresentam maior potencial
de mudança. Estas são ainda variáveis dinâmicas e passivas de serem intervencionadas à luz dos modelos psicológicos.
Daqui, resultam duas importantes
implicações.
A primeira diz respeito à necessidade de
perceber qual o valor preditor destes
mecanismos sobre o fracasso, isto é, quais os fatores que mais contribuem para explicar o início e a
manutenção do processo de desvinculação do aluno face à escola, assim como o
seu peso diferencial, de acordo com o momento desenvolvimental em que se manifestam
(a rejeição por parte dos pares, por exemplo, não terá o mesmo impacto com os
do Iº Ciclo do IIº Ciclo aluno.
SUCESSO ESCOLAR
O sucesso escolar, da mesma forma
que o seu oposto, o insucessoescolar, é uma matéria que preocupa todos os
agentes do sistemaeducativo e inquieta grande parte da nossa sociedade, sendo
tema deinteresse para investigadores, sociólogos e pedagogos.
Contudo, e apesardo grande interesse
que desperta esta temática, os conceitos de sucessoe insucesso são complexos,
já que, dependendo dos intervenienteseducativos, o significado que lhes é
atribuído é diverso. Referem que osucesso é concebido como a razão entre o que
se pretende conseguir(objetivos) e o que efetivamente se conseguiu (os
resultados).
Sucesso e Insucesso Escolar: sucesso
escolar surge quando um aluno realiza um determinado percursoescolar com maior
ou menor dificuldade. O insucesso escolar era“ antigamente”encarado como um
problema do aluno ou da sua família como refere Cabral (1995),“o insucesso
escolar era, e ainda é, muitas vezes, visto como um problema doaluno, jamais,
ou muito raramente como um fenómeno que possa envolver aorganização e as
práticas escolares. As adequações do currículo, das metodologias,da própria
estrutura organizativa às características do aluno, raramente sãodiscutidas ou
postas em causa.
Comportamentos típicos de crianças
com insucesso escolarPara enfrentar o insucesso escolar, a criança deve ter
confiança em si esentir-se segura. Para que a sua autoestima se desenvolva é
importante teruma boa relação com os pais, familiares, professores ou outras
pessoas quea rodeiam. Um clima emocional estável reduz a ansiedade, a agitação,
odesassossego. A criança precisa saber em quem pode confiar, o que podeou não
fazer e ter limites bem definidos.
Como ajudar a criança com Insucesso.
Quando se pensa em quem pode ajudar a criança, surgem logo os pais,a família.
Os pais devem encorajar o seu filho a expressar os seussentimentos e
pensamentos; elogiar pelos seus progressos e pelo esforçoque tem feito para
ultrapassar as suas dificuldades (mesmo que nãoestejam totalmente
ultrapassadas); explicar que os erros e as dificuldadesfazem parte do nosso
crescimento.
Sem comentários:
Enviar um comentário