APOSTO VOCATIVO E COMPLEMENTO DETERMINATIVO




ESCOLA DE FORMAÇÃO DE TÉCNICO DE SAÚDE











APOSTO VOCATIVO E COMPLEMENTO DETERMINATIVO














CAXITO/2017
  














ÍNDICE

















INTRODUÇÃO


Neste trabalho temos como tema Aposto e vocativo e Complemento Determinativo, é um termo que não possui relação sintática com outro termo da oração não pertence, portanto, nem ao sujeito nem ao predicado. É o termo que serve para chamar, invocar ou interpelar um ouvinte real ou hipotético. Por seu caráter, geralmente se relaciona à segunda pessoa do discurso.

















 



APOSTO E VOCATIVO E COMPLEMENTO DETERMINATIVO


Difinição do Aposto e Vocativo

Aposto e vocativo são termos que compõem uma oração, o aposto explica, esclarece e acrescenta algo ao sujeito; o vocativo serve para invocar o receptor da mensagem.
Aposto é o termo que, acrescentado a outro termo da oração, explica ou esclarece o sentido de um nome; aparece geralmente separado por vírgulas ou depois de dois pontos.
O aposto pode ser:

Explicativo: Alexandre, presidente do clube, fez a premiação.
Enumerativo: Tocaram duas músicas: um samba e um forró.
Recapitulativo (resumidor): Os atabaques, os tamborins, as cuícas, tudo ficou lá.
Comparativo: A inflação, monstro devorador dos salários, é sempre uma ameaça.
Especificativo (esse tipo não se separa por pontuação do nome a que se refere): A escritora Lygia Fagundes Telles lançou mais um conto.


Vocativo é um termo descolado sintaticamente da oração, não pertence nem ao sujeito, nem ao predicado. Ele serve para invocar o receptor da mensagem.
Ex: a vida, Luzia, dura só um dia. (João de Barro), vocativo

APOSTO

Primeiramente, vejamos o que é aposto. Observe a frase a seguir manuel, português casado com minha prima, é um ótimo engenheiro, veja que o trecho português casado com minha prima está explicando quem é o sujeito da oração Manoel”. Esse trecho é o aposto da oração.

OBSERVE A PRÓXIMA

Foram eles, os meninos, que jogaram a bola no seu quintal ontem, mais uma vez temos um trecho (aposto) “os meninos” explicando um termo anterior: Foram eles.
 Eles quem?
Os meninos.
Podemos concluir que o aposto é uma palavra ou expressão que explica ou que se relaciona com um termo anterior com a finalidade de esclarecer, explicar ou detalhar melhor esse termo.


HÁ ALGUNS TIPOS DE APOSTOS


• Explicativo: usado para explicar o termo anterior: Gregório de Matos, autor do movimento barroco, é considerado o primeiro poeta brasileiro.

• Especificador: individualiza, coloca à parte um substantivo de sentido genérico: Cláudio Manuel da Costa nasceu nas proximidades de Mariana, situada no estado de Minas Gerais.

• Enumerador: sequência de termos usados para desenvolver ou especificar um termo anterior: O aluno dever ir à escola munido de todo material escolar: borracha, lápis, caderno, cola, tesoura, apontador e régua.

• Resumidor: resume termos anteriores: Funcionários da limpeza, auxiliares, coordenadores, professores, todos devem comparecer à reunião.

VOCATIVO OBSERVE AS ORAÇÕES

1. Amigos, vamos ao cinema hoje?
2. Lindos, nada de bagunça no refeitório? 

Os termos amigos e lindos são vocativos, usados para se dirigir a quem escuta de formas ou intenções diferentes, como nos períodos anteriores: a utilização de um substantivo na primeira frase e de um adjetivo na segunda. Podemos concluir que:

Vocativo: é a palavra, termo, expressão utilizada pelo falante para se dirigir ao interlocutor por meio do próprio nome, de um substantivo, adjetivo (característica) ou apelido.
O vocativo não controla a concordância com o verbo e surge isolado do resto da frase através da vírgula. 


Exemplos
Explicação: O vocativo é constituído por expressões nominais
O mãe, posso sair?

João, vai arrumar o quarto
Há, quanto tempo, Ana!
Que fiz eu, ó meu Deus






COMPLEMENTO DETERMINATIVO


Difinição do Complemento Determinativo 
O complemento determinativo é um complemento do nome. Trata-se de uma expressão constituída por um substantivo, ligado pela preposição de a outro substantivo, caracterizando-o mediante relações de posse, parentesco, tempo, matéria.
Exemplos: A mochila da Joana é nova. (c. d. de posse), A Rita é prima do Manuel. (c. d. de parentesco), O meu irmão teve um exame de 90 minutos. (c. d. de tempo), Comprei um vestido de algodão. (c. d. de matéria),
O atributo é um adjectivo que se junta ao nome para o caracterizar:  
Exemplo: Estas lindas flores foram-me oferecidas pelo João.
Complemento Determinativo, funções sintácticas podem ser desempenhadas por palavras ou expressões que surjam integradas no sujeito ou no predicado. Atributo É todo o adjectivo que se junta a um nome para o caracterizar.
Ex: Gosto de contos populares, O meu avô conta histórias fantásticas e maravilhosas, Estas lindas serras estão desabitadas.
Complemento determinativo É constituído por um nome ou equivalente, o qual se liga a outro nome ou a um adjectivo por meio da preposição de pode estabelecer diversas relações com o nome determinado, particularizando a sua idéia.
O Complemento determinativo pode ser de posse o rodado do carro via-se nitidamente no chão de parentesco A prima da Cristinaé enfermeira É o elemento que se acrescenta a um nome, a um pronome ou a um equivalente destes, para os completar com uma explicação suplementar. É o nome ou expressão equivalente que se chama ou invoca Geralmente, é isolado por vírgula ou vírgulas, e a frase contém, em muitos casos, o ponto de exclamação, ou mesmo a interjeição Pode aparecer no princípio, no meio ou no fim da frase.
COMPLEMENTO DETERMINATIVO
Tenho dificuldade em distinguir o complemento determinativo (de matéria) do complemento circunstancial de matéria.
Na gramática tradicional, onde estas designações se encaixam, a grande distinção entre complemento determinativo e complemento circunstancial consiste no facto de o complemento determinativo se relacionar directamente com um nome, enquanto o complemento circunstancial se pode associar a um verbo ou estar ligado directamente à frase. Encontra essa distinção no quadro da página 230 da gramática de António Borregana.




CONCLUSÃO


            Em suma do aposto vocativo nos livros didáticos analisados, está claramente sendo ministrado de modo que o tema em questão esteja o mais próximo possível da realidade do aluno. Isso ocorre por meio de exemplos práticos e do uso de gêneros textuais variados, o que torna o aprendizado mais simples e favorece a compreensão. 



























REFERENCIA BIBLIOGRÁFICA


VILARINHO, Sabrina."Aposto e Vocativo"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/gramatica/aposto-vocativo.htm>. Acesso em 30 de outubro de 2017.














 

Sem comentários:

Enviar um comentário