Metodologia de Ensino de Expressões

República de Angola
Ministério da Educação
Governo da Província do Bengo
Escola de Magistério Kimamuenho/Bengo


                                           
Metodologia de Ensino de Expressões


Objectivos Instrutivos


Grupo nº 03
Turma: G
12ª Classe
Sala 2.7
Período: Tarde
Especialidade: Instrução Primária


O Docente

___________________








Bengo / 2019


Índice














 


Introdução

A seleção dos objetivos de ensino é considerada um elemento fundamental no processo de planejamento da prática educativa, pois dá segurança ao educador, orientando a sua atuação pedagógica, ajudando-o na seleção dos meios mais adequados para a realização de seu trabalho.

Podemos definir objetivos educacionais como os resultados que o educador espera alcançar por meio de uma ação educativa intencional e sistemática.


























2.1 Conceitos

Objetivo é o propósito de realizar algo, é aonde se quer chegar. É ele que fornece a direção do que se deseja e deve fazer, e serve como guia para que o sonho seja finalmente realizado.

Segundo Castanho, 1996, os objetivos da educação são os resultados buscados pela ação educativa: comportamentos individuais e sociais, perfis institucionais, tendências estruturais. Em outras palavras, são mudanças esperadas como conseqüência da ação educativa nas pessoas e grupos sociais, nas instituições de âmbito mais largo responsáveis por políticas educacionais.

Libâneo1991 – 120-130, afirma que:

Os objetivos de ensino são importantes no desenvolvimento do trabalho docente, pois o facto de que a prática educativa é socialmente determinada, respondendo às exigências e expectativas dos grupos e classes sociais existentes na sociedade, cujos propósitos são antagônicos em relação ao tipo de homem a educar e às tarefas que este deve desempenhar nas diversas esferas da vida prática.


Os objetivos educacionais descrevem o que os alunos devem saber ou fazer ao final de uma disciplina e que antes de ingressarem na mesma ainda não sabiam ou não eram capazes. Esses objetivos estão relacionados ao desempenho dos alunos e não devem ser abstratos ou específicos demais.

Procuramos destacar, especialmente, que a prática educativa actua no desenvolvimento individual e social dos indivíduos, proporcionando-lhes os meios de apropriação dos conhecimentos e experiências acumuladas pelas gerações anteriores, como requisito para a elaboração de conhecimentos vinculados a interesses da população majoritária da sociedade.




Os objetivos educacionais podem ser divididos em gerais e específicos.

·         Objectivos Gerais

Os objetivos gerais devem contemplar os objetivos da sociedade de acordo com seus valores e ideais, os da instituição de ensino através do seu projeto político-pedagógico e finalmente os do professor em relação à disciplina. 

Objetivos Gerais expressam propósitos mais amplos acerca do papel da escola e do ensino, diante das exigências postas pela realidade social e diante do desenvolvimento da personalidade dos alunos.

Os objetivos gerais são explicitados em três níveis de abrangência, do mais amplo ao mais específico:

a) pelo sistema escolar, que expressa as finalidades educativas de acordo com ideais e valores dominantes na sociedade;
b) pela escola, que estabelece princípios e diretrizes de orientação do trabalho escolar com base num plano pedagógico-didático que represente o consenso do corpo docente em relação à filosofia da educação e à prática escolar; (Projeto Político Pedagógico)
c) pelo professor, que concretiza no ensino da matéria a sua própria visão de educação e de sociedade.

Ao considerar os objetivos gerais e suas implicações para o trabalho docente em sala de aula, o professor deve conhecer os objetivos estabelecidos no âmbito do sistema escolar oficial, seja no que se refere a valores e ideais educativos, seja quanto às prescrições de organização curricular e programas básicos das matérias. “Isto significa que não se trata simplesmente de copiar os objetivos e conteúdos previstos no programa oficial, mas de reavaliá-los em função de objetivos sócio-políticos que expressem os interesses do povo, das condições locais da escola, da problemática social vivida pelos alunos, das peculiaridades sócio-culturais e individuais dos alunos”. (Libanêo, 1991)


·         Objectivos Específicos

Objetivos Específicos de Ensino determinam exigências e resultados esperados da actividade dos alunos, referentes a conhecimentos, habilidades, atitudes e convicções cuja aquisição e desenvolvimento ocorrem no processo de transmissão / assimilação activa das matérias de estudo. Estes devem ser vinculados aos objetivos gerais sem perder de vista a situação concreta (escola, matéria, alunos) em que serão aplicados. Norteiam, de forma mais direta, o processo ensino aprendizagem.

Na redação dos objetivos específicos, o professor transformará tópicos das unidades de ensino, em proposição (afirmação), onde se expresse o resultado esperado, que deve ser atingido por todos os alunos ao final daquela unidade. Os resultados podem ser de:

- Conhecimentos (conceitos, fatos, princípios, teorias, interpretações, idéias organizadas, etc.).

- Habilidades (o que o aluno deve aprender para desenvolver suas capacidades intelectuais: organizar seu estudo ativo e independente; aplicar formulas em exercícios; observar, coletar e organizar informações sobre determinado assunto; raciocinar com dados da realidade; formular hipóteses; usar materiais e instrumentos como, dicionários, mapas, réguas, etc.).

- Atitudes, Convicções e Valores que se deve desenvolver em relação à matéria, ao estudo, ao relacionamento humano, à realidade social (atitude cientifica, consciência critica responsabilidade, solidariedade, etc.)

Orientações que se deve observar ao formular objetivos específicos:

·           Formular objetivos consiste em descrever os conhecimentos a serem assimilados, as habilidades, os hábitos e as atitudes a serem desenvolvidos, ao final do estudo dos conteúdos de ensino.

·           Os objetivos devem ser redigidos com clareza, realidade, expressando tanto o que o aluno deve aprender como os resultados de aprendizagem possíveis de serem alcançados.



Três são as referências para formulação dos objetivos educacionais:

- Os valores e ideais proclamados na legislação educacional e que expressam os propósitos das forças políticas dominantes no sistema social.

- Os conteúdos básicos das ciências, produzidos e elaborados no decurso da prática social da humanidade.

- As necessidades e expectativas de formação cultural exigidas pela população majoritária da sociedade, decorrentes das condições concretas de vida e de trabalho e das lutas pela democratização.

Essas referências estão interligadas e sujeitas a contradições, não podendo ser tomadas isoladamente, pois, por exemplo, os conteúdos escolares estão em contradição não somente com as possibilidades reais dos alunos em assimilá-los como também com os interesses majoritários da sociedade, na medida em que podem ser usados para disseminar a ideologia de grupos e classes minoritárias.

Segundo Libâneo, 1991, os professores que não tomam partido de forma consciente e crítica, ante as contradições sociais, acabam repassando para a prática profissional valores, ideais, concepções sobre a sociedade contrária aos interesses da população majoritária da sociedade.


Em vários momentos do nosso estudo temos feito referência à importância dos objetivos no trabalho docente. Nos capítulos iniciais examinamos, detidamente, o fato de que a prática educativa é socialmente determinada, pois responde às exigências e expectativas dos grupos e classes sociais existentes na sociedade, cujos propósitos são antagônicos em relação ao tipo de homem a educar e as tarefas que este deve desempenhar nas diversas esferas da vida prática. Assim sendo, os objetivos educacionais são uma exigência indispensável para o trabalho docente, requerendo um posicionamento ativo do professor em sua explicitação, seja no planejamento escolar, seja no desenvolvimento das aulas.

Dessas considerações podemos concluir que a prática educacional se orienta, necessariamente, para alcançar determinados objetivos, por meio de uma ação intencional e sistemática. Os objetivos educacionais expressam, portanto, propósitos definidos explícitos quanto ao desenvolvimento das qualidades humanas que todos os indivíduos precisam adquirir para se capacitarem para as lutas sociais de transformação da sociedade. O caráter pedagógico da prática educativa está, precisamente, em explicitar fins e meios que orientem tarefas da escola e do professor para aquela direção. Em resumo, podemos dizer que não há prática educativa sem objetivos.

























ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. São Paulo, Abril, 1984.(Coleção Os Pensadores – Aristóteles II) livro I, capítulo 1.

CASTANHO, M. E.; CASTANHO, S. E. M. Didática: o Ensino e suas Relações. Campinas, SP. Papirus. pg. 53-75.

CASTANHO, Maria Eugenia, “Os Objetivos Educacionais”. In. VEIGA, Ilma P. Alencastro(coord.). Repensando a Didática. Campinas, SP, Editora Papirus, 1989. pg. 53-64.

HAIDT, Regina Célia Cazaux. Curso de Didática Geral São Paulo, Editora Ática, 1999. pg.112-125

LIBÂNIO, José Carlos. Didática. São Paulo, Editora Cortez, 1991.

MERCHÁN, Paloma Arroyo. Teorias del Aprendizaje. Madrid, España, Taymar Reprografia S.L, 2000. pg. 37-38

MARTINS, Pura Lucia Oliver. “Objetivos de Ensino”. In. Didática Teórica – Didática Prática para além do confronto. São Paulo, Editora Loyola,1989. pg.23-30.
















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