República de Angola
Ministério da Educação
Governo da Província do Bengo
Escola de Magistério
Kimamuenho/Bengo
Metodologia de Ensino de
Expressões
Objectivos Instrutivos
Grupo nº 03
Turma: G
12ª Classe
Sala 2.7
Período: Tarde
Especialidade:
Instrução Primária
O Docente
___________________
Bengo / 2019
Índice
Introdução
A seleção dos objetivos de ensino é considerada um
elemento fundamental no processo de planejamento da prática educativa, pois dá
segurança ao educador, orientando a sua atuação pedagógica, ajudando-o na
seleção dos meios mais adequados para a realização de seu trabalho.
Podemos definir objetivos educacionais como os
resultados que o educador espera alcançar por meio de uma ação educativa
intencional e sistemática.
2.1 Conceitos
Objetivo é o propósito de realizar algo, é aonde se
quer chegar. É ele que fornece a direção do que se deseja e deve fazer, e serve
como guia para que o sonho seja finalmente realizado.
Segundo Castanho, 1996, os objetivos da educação são
os resultados buscados pela ação educativa: comportamentos individuais e
sociais, perfis institucionais, tendências estruturais. Em outras palavras, são
mudanças esperadas como conseqüência da ação educativa nas pessoas e grupos
sociais, nas instituições de âmbito mais largo responsáveis por políticas
educacionais.
Libâneo1991 – 120-130, afirma que:
Os objetivos de ensino são importantes no
desenvolvimento do trabalho docente, pois o facto de que a prática educativa é
socialmente determinada, respondendo às exigências e expectativas dos grupos e
classes sociais existentes na sociedade, cujos propósitos são antagônicos em
relação ao tipo de homem a educar e às tarefas que este deve desempenhar nas
diversas esferas da vida prática.
Os objetivos educacionais descrevem o que os alunos
devem saber ou fazer ao final de uma disciplina e que antes de ingressarem na
mesma ainda não sabiam ou não eram capazes. Esses objetivos estão relacionados
ao desempenho dos alunos e não devem ser abstratos ou específicos demais.
Procuramos destacar, especialmente, que a prática
educativa actua no desenvolvimento individual e social dos indivíduos,
proporcionando-lhes os meios de apropriação dos conhecimentos e experiências
acumuladas pelas gerações anteriores, como requisito para a elaboração de
conhecimentos vinculados a interesses da população majoritária da sociedade.
Os objetivos educacionais podem ser divididos em
gerais e específicos.
·
Objectivos Gerais
Os objetivos gerais devem contemplar os objetivos da
sociedade de acordo com seus valores e ideais, os da instituição de ensino
através do seu projeto político-pedagógico e finalmente os do professor em
relação à disciplina.
Objetivos Gerais expressam propósitos mais amplos
acerca do papel da escola e do ensino, diante das exigências postas pela
realidade social e diante do desenvolvimento da personalidade dos alunos.
Os objetivos gerais são explicitados em três níveis de
abrangência, do mais amplo ao mais específico:
a) pelo sistema escolar, que expressa as finalidades
educativas de acordo com ideais e valores dominantes na sociedade;
b) pela escola, que estabelece princípios e diretrizes
de orientação do trabalho escolar com base num plano pedagógico-didático que
represente o consenso do corpo docente em relação à filosofia da educação e à
prática escolar; (Projeto Político Pedagógico)
c) pelo professor, que concretiza no ensino da matéria
a sua própria visão de educação e de sociedade.
Ao considerar os objetivos gerais e suas implicações
para o trabalho docente em sala de aula, o professor deve conhecer os objetivos
estabelecidos no âmbito do sistema escolar oficial, seja no que se refere a
valores e ideais educativos, seja quanto às prescrições de organização
curricular e programas básicos das matérias. “Isto significa que não se trata
simplesmente de copiar os objetivos e conteúdos previstos no programa oficial,
mas de reavaliá-los em função de objetivos sócio-políticos que expressem os
interesses do povo, das condições locais da escola, da problemática social
vivida pelos alunos, das peculiaridades sócio-culturais e individuais dos
alunos”. (Libanêo, 1991)
·
Objectivos Específicos
Objetivos Específicos de Ensino determinam exigências
e resultados esperados da actividade dos alunos, referentes a conhecimentos,
habilidades, atitudes e convicções cuja aquisição e desenvolvimento ocorrem no
processo de transmissão / assimilação activa das matérias de estudo. Estes
devem ser vinculados aos objetivos gerais sem perder de vista a situação
concreta (escola, matéria, alunos) em que serão aplicados. Norteiam, de forma
mais direta, o processo ensino aprendizagem.
Na redação dos objetivos específicos, o professor
transformará tópicos das unidades de ensino, em proposição (afirmação), onde se
expresse o resultado esperado, que deve ser atingido por todos os alunos ao
final daquela unidade. Os resultados podem ser de:
-
Conhecimentos (conceitos,
fatos, princípios, teorias, interpretações, idéias organizadas, etc.).
-
Habilidades (o que o aluno
deve aprender para desenvolver suas capacidades intelectuais: organizar seu
estudo ativo e independente; aplicar formulas em exercícios; observar, coletar
e organizar informações sobre determinado assunto; raciocinar com dados da
realidade; formular hipóteses; usar materiais e instrumentos como, dicionários,
mapas, réguas, etc.).
-
Atitudes, Convicções e Valores
que se deve desenvolver em relação à matéria, ao estudo, ao relacionamento
humano, à realidade social (atitude cientifica, consciência critica
responsabilidade, solidariedade, etc.)
Orientações que se deve observar ao formular objetivos
específicos:
· Formular
objetivos consiste em descrever os conhecimentos a serem assimilados, as
habilidades, os hábitos e as atitudes a serem desenvolvidos, ao final do estudo
dos conteúdos de ensino.
· Os
objetivos devem ser redigidos com clareza, realidade, expressando tanto o que o
aluno deve aprender como os resultados de aprendizagem possíveis de serem
alcançados.
Três são as referências para formulação dos objetivos
educacionais:
- Os valores e ideais proclamados na legislação
educacional e que expressam os propósitos das forças políticas dominantes no
sistema social.
- Os conteúdos básicos das ciências, produzidos e
elaborados no decurso da prática social da humanidade.
- As necessidades e expectativas de formação cultural
exigidas pela população majoritária da sociedade, decorrentes das condições
concretas de vida e de trabalho e das lutas pela democratização.
Essas referências estão interligadas e sujeitas a
contradições, não podendo ser tomadas isoladamente, pois, por exemplo, os
conteúdos escolares estão em contradição não somente com as possibilidades reais
dos alunos em assimilá-los como também com os interesses majoritários da
sociedade, na medida em que podem ser usados para disseminar a ideologia de
grupos e classes minoritárias.
Segundo Libâneo, 1991, os professores que não tomam
partido de forma consciente e crítica, ante as contradições sociais, acabam
repassando para a prática profissional valores, ideais, concepções sobre a
sociedade contrária aos interesses da população majoritária da sociedade.
Em vários momentos do nosso estudo temos feito
referência à importância dos objetivos no trabalho docente. Nos capítulos
iniciais examinamos, detidamente, o fato de que a prática educativa é
socialmente determinada, pois responde às exigências e expectativas dos grupos
e classes sociais existentes na sociedade, cujos propósitos são antagônicos em
relação ao tipo de homem a educar e as tarefas que este deve desempenhar nas
diversas esferas da vida prática. Assim sendo, os objetivos educacionais são
uma exigência indispensável para o trabalho docente, requerendo um
posicionamento ativo do professor em sua explicitação, seja no planejamento
escolar, seja no desenvolvimento das aulas.
Dessas considerações podemos concluir que a prática educacional
se orienta, necessariamente, para alcançar determinados objetivos, por meio de
uma ação intencional e sistemática. Os objetivos educacionais expressam,
portanto, propósitos definidos explícitos quanto ao desenvolvimento das
qualidades humanas que todos os indivíduos precisam adquirir para se
capacitarem para as lutas sociais de transformação da sociedade. O caráter
pedagógico da prática educativa está, precisamente, em explicitar fins e meios
que orientem tarefas da escola e do professor para aquela direção. Em resumo,
podemos dizer que não há prática educativa sem objetivos.
ARISTÓTELES. Ética
a Nicômaco. São Paulo, Abril, 1984.(Coleção Os Pensadores – Aristóteles II)
livro I, capítulo 1.
CASTANHO, M. E.; CASTANHO, S. E. M. Didática: o Ensino e suas Relações.
Campinas, SP. Papirus. pg. 53-75.
CASTANHO, Maria Eugenia, “Os Objetivos Educacionais”. In. VEIGA, Ilma P. Alencastro(coord.).
Repensando a Didática. Campinas, SP, Editora Papirus, 1989. pg. 53-64.
HAIDT, Regina Célia Cazaux. Curso de Didática Geral
São Paulo, Editora Ática, 1999. pg.112-125
LIBÂNIO, José Carlos. Didática. São Paulo, Editora Cortez, 1991.
MERCHÁN, Paloma Arroyo. Teorias del Aprendizaje. Madrid, España, Taymar Reprografia S.L,
2000. pg. 37-38
MARTINS, Pura Lucia Oliver. “Objetivos de Ensino”. In. Didática Teórica – Didática Prática para
além do confronto. São Paulo, Editora Loyola,1989. pg.23-30.
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