UM NOVO CAMINHO
Momento de síntese de pensamentos radicados numa
cultura técnica e esportiva diversa. O material oferecido é um instrumento
didático para um aprendizado duradouro, que se impõe por sua originalidade,
renovação e valor educativo. O mini vôlei é revelado como um caminho dos mais
promissores para a prática da Educação Física no sistema escolar.
DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES
Planejadas com bases técnicas, desenvolvem-se em
situações naturais, espontâneas e prazerosas, explorando vivências corporais
através de brincadeiras, jogos, diversos brinquedos e materiais. No futuro, o
aluno precisará ser criativo, crítico, agir com autonomia e competência, saber
transformar seus conhecimentos em soluções para resolver problemas e desafios.
Enfim, tornar-se apto a trabalhar em equipe.
PROGRESSÃO DO CAMPO DE JOGO
Já produzi textos sobre a prática metodológica e
pedagógica (ver Categoria “Metodologia e Pedagogia”). O Professor
terá sempre em mente que as dimensões das quadras de jogo (largura e
profundidade) não são rígidas, mas que devem oferecer melhores condições de
desenvolvimento aos alunos nas respectivas fazes de seu aprendizado.
Naturalmente, dependendo também das condições físicas e de equipamento.
CARACTERÍSTICAS E REGRAS
O minivôlei é um jogo coletivo praticado por duas
equipes com dois ou mais jogadores num campo medindo 12m x 5m. Nas competições
pode-se jogar com 2 contra 2 (2×2), 3 contra 3 (3×3),
e eventualmente, 4 contra 4 (4×4). As pequenas regras que o
professor vai a pouco e pouco introduzindo deve ser conversada com os próprios
alunos que indicarão o melhor caminho. É interessante que desde o início
aprendam a executar o “saque por baixo” a fim de evitar erros e pequenos
acidentes; além disso, é mais provável um jogo com maiores ralys.
INTERESSE E COLORIDO EMOCIONAL
Se um mestre quer que algo seja bem assimilado deve
preocupar-se em torná-lo interessante. Somos do ponto de vista que a velha
escola era antipsicológica, uma vez que era igualmente desinteressante. A
memória funciona de modo mais intenso e melhor naqueles casos em que é
envolvida e orientada por certo interesse. Entende-se interesse como um
envolvimento interior que orienta todas as nossas forças no sentido do estudo
de um objeto. Os psicólogos comparam o papel do interesse na memorização com o
do apetite na assimilação do alimento. O interesse produz o mesmo efeito
preparatório sobre o nosso organismo durante a assimilação de uma nova reação.
Toda pessoa sabe que efeito inusitadamente aumentativo exerce o interesse sobre
o psiquismo.
AULAS: JOGOS E EXERCÍCIOS
O papel seguinte do interesse consiste na função
unificadora que ele exerce em relação aos diferentes elementos de assimilação
do material. O interesse cria um encaminhamento permanente no curso da
acumulação da memorização e acaba sendo um órgão de seleção em termos de
escolha das impressões e sua união em um todo único. Por isso é de suma
importância o papel desempenhado pela atitude racional da memorização em função
do interesse. Por que então não incluir pequenos jogos ou até mesmo jogos
populares como a peteca nas aulas? No dia a dia da escola pode tornar-se
prática comum nos recreios.
APRENDER BRINCANDO E JOGANDO
Exercícios lúdicos, na forma de contestes, atraem
muito mais adeptos para as brincadeiras e o próprio jogo. A participação maciça
da classe facilitada por múltiplas tarefas, promove a integração entre os
alunos, professores e seus responsáveis. Podem e devem participar meninos e
meninas. Para manter o interesse e atrair mais gente para nossas aulas,
vale até a utilização de um paraquedas; as aulas tornam-se mais atraentes e
divertidas. Esta é uma técnica empregada na cooptação: uma novidade sempre tem
o seu lugar no imaginário dos alunos.
2. DEFINIÇÃO •
De acordo com o
"Dicionário das Ciências da Educação" A pedagogia científica ou
experimental é a tentativa de fundamentar a pedagogia em observações rigorosas
sob a aplicação do método científico.
DIMENSÃO METODOLÓGICA
• Defende o
conhecimento científico do aluno e está preocupado com a eficácia do processo
educacional através do estudo científico dos elementos que intervêm nele.
RESTRUCTURANDO O E-A
• Promove a construção
de um método objetivo, baseado em pressupostos científicos, defendendo a
observação científica dos fatos.
3. A origem da
pedagogia experimental, está localizada nos Estados Unidos durante o ano de
1822, graças à coordenação de JC Stanley ao longo do primeiro seminário
pedagógico, que visava a criação de uma pedagogia científica que incentivasse o
desenvolvimento de investigações com orientação prática. Outros citam J. M.
Rice como o pai da pedagogia experimental, em virtude de suas contribuições
para exercícios sistemáticos no domínio da ortografia. O termo como tal foi
cunhado na Alemanha por JM Lay e E. Meumann em 1905, que publicaram juntos um
documento publicado "Pedagogia Experimental" com o objetivo de
estudar a criança em todos os seus aspectos, coletando dados sobre pedagogia,
psicologia, psicopatologia, anatomia e fisiologia. Eles demonstraram contra o
experimento pedagógico no ambiente normal da sala de aula.
ANTECEDENTES
PEDAGOGIA EXPERIMENTAL
H. A. Simon, A. Binet E. Claparede Laboratório de psicologia escolar
Laboratório escolar e publicou sua famosa escala de inteligência Publicou seu
trabalho bem conhecido sobre pedagogia experimental
5.
Metodológico-pedagógico evolutivo metodológico
ETAPAS NA CONSTITUIÇÃO
DA PEDAGOGIA EXPERIMENTAL
6. A pedagogia
experimental está relacionada com a preocupação de estabelecer uma sólida base
empírica para a educação, a incorporação do método experimental no campo das
ciências humanas e o vínculo inicial com a psicologia científica. Além de proporcionar
uma forma de trabalhar, o estabelecimento de estudos psicopedagógicos,
instrumentos de medição, testes objetivos e o estabelecimento como foco de
interesse para a criança.
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