TRANSPORTE MARÍTIMO VANTAGENS E DESVANTAGENS




TRABALHO ELABORADO POR FLUSIL MOMENT (JOSÉ CARLOS SIMÕES)






TRANSPORTE MARÍTIMO VANTAGENS E DESVANTAGENS






O transporte marítimo é o que utiliza como vias de passagem os mares abertos, para o transporte de mercadorias e de passageiros. O transporte fluvial usa os lagos e rios. Como o transporte marítimo representa a grande maioria do transporte aquático, muitas vezes é usada esta denominação como sinônimo.

Com o desenvolvimento da indústria automóvel e da aviação a importância do transporte marítimo decresceu ou seja foi reduzido, mas ainda assim é eficaz para curtas viagens ou passeios de lazer, Os navios já há muito que são utilizados para efeitos militares, tanto para formação, invasões, bombardeamentos, transporte de armamento e recursos como por exemplo os Porta-aviões.

O transporte marítimo pode englobar todo o tipo de cargas desde químicos, combustíveis, alimentos, areias, cereais, minérios a automóveis e por ai adiante. A carga chamada carga geral é transportada em caixas, paletes, barris, contentores etc. Um dos meios de empacotamento de carga mais utilizados e que mais contribuiu para o desenvolvimento do transporte marítimo desde a década de 1960 é o uso de contentores. Existentes em tamanhos padronizados permitem o transporte de carga de uma forma eficiente e segura, facilitando o transporte e arrumação da carga dentro dos navios. Existem softwares especializados para o carregamento de contentores, divulgando informação sobre como e de que forma dispor a carga dentro dos contentores, optimizando espaço e cumprindo regras de transporte, por exemplo cargas leves em cima de cargas pesadas.

O Transporte Marítimo é uma das modalidades dos transportes aquáticos (ou aquaviários) que ocorrem nos mares e oceanos por meio de embarcações (barcos, navios, caravelas, transatlânticos), sendo muito utilizado para o transporte de pessoas e cargas a curtas e longas distâncias.
De tal modo, é o principal tipo de transporte internacional para a comercialização de diversos produtos, donde cerca de 90% das mercadorias são transportadas por vias marítimas. Nesse sentido, vale lembrar que o transporte marítimo é uma das modalidades mais antigas, de forma que foi muito importante desde a Antiguidade para o transporte de pessoas, bem como para o desenvolvimento do comércio.

HISTÓRIA

A navegação marítima nas épocas antigas, medieval e moderna (figura 2), foi o mais importante meio de difusão comercial e cultural. Foi pelo mar que os portugueses descobriram novos mundos, que os viquingues fizeram as suas conquistas e muito mais. A história do barco é tão antiga quase como a do homem, antes de trabalhar a pedra o homem descobre que um tronco suficientemente grande é capaz de o fazer flutuar, depois com o evoluir da civilização, quem sabe cem, mil ou cem mil anos depois vai aprendendo maneiras de mudar a forma desse tronco tornando-o mais estável e melhor, chegando mais tarde a barcos e caravelas (Gomes, 2004).

Têm-se verificado inúmeros avanços na tecnologia de navegação desde a idade média, quando os navegadores mediam a altura (ângulo em relação à linha do horizonte) da estrela polar (no hemisfério norte) para saber a latitude usando o astrolábio, passando pelo advento do relógio utilizado para medir a longitude, até os dias de hoje, em que avançadas tecnologias, tais como o GPS e comunicação via satélite, são utilizadas para saber a localização e orientação de navios com precisão em qualquer hora ou situação meteorológica.

Um dos canais naturais mais longos e importantes para a travessia entre os oceanos Atlântico e Pacifico é o Estreito de Magalhães, descoberto em 1520 por Fernão de Magalhães, mas com a evolução da indústria e exigências cada vez maiores pelo mercado são necessárias infra-estruturas cada vez mais sofisticadas, por exemplo os portos, como a construção de canais e diques para a uma mais rápida travessia de navios, um desses exemplos é o Canal do Panamá.

O Canal do Panamá(figura 1) é talvez o canal de ligação entre oceanos mais importante do mundo, tem 77 km de extensão interligando os oceanos Pacifico e Atlântico. Foi inaugurado a 15 de Agosto de 1914 e representou um triunfo estratégico e militar importantíssimos para os Estados unidos, visto que serviu de apoio à primeira guerra mundial. Revolucionou ainda os padrões do transporte marítimo até então utilizados e serve agora como uma das principais ligações marítimas entre Nova York e Califórnia, outrora feita pelo Estreito de Magalhães que era uma rota longa e perigosa.

CLASSIFICAÇÃO

De acordo com o itinerário realizado, o transporte marítimo pode ser:
·         Cabotagem: Também chamado de “Transporte Costeiro”, esse tipo de transporte é doméstico, posto que é realizado somente entre os portos do território nacional.
·         Internacional: Também chamado de “Transporte de Longo Percurso”, o nome já indica que a distância é maior, sendo esse transporte realizado entre portos nacionais e internacionais.

VANTAGENS E DESVANTAGENS

A despeito de ser um transporte lento, o transporte marítimo é muito utilizado para o transporte de cargas, uma vez que suporta grande quantidade e variedades de produtos, por um custo relativamente baixo, em relação a outros meios de transporte, por exemplo, o aéreo.

No tocante as desvantagens do transporte marítimo, podemos citar o tempo elevado de entrega de mercadorias, posto que passa pelos portos e alfândegas, distantes dos centros de produção e muitas vezes congestionados, além das chances de danos nas cargas transportadas.

Vantagens: permite deslocar cargas de maior tamanho, com menores custos se comparado aos outros;

Desvantagens: baixa velocidade, distância dos portos até os grandes centros; estragos ou perda de carga; pouca flexibilidade da carga;

Outras Vantagens e desvantagens do transporte marítimo

Apesar de ser o meio de transporte mais antigo, o transporte marítimo é utilizado até hoje. Os portos representam uma grande fonte de enriquecimento para os países, já que podem ser entremeios de itinerário, recebedores ou enviadores de cargas. Por isso, usa-se muito o transporte marítimo até mesmo como tratado de diplomacia entre os países. Confira quais são as vantagens de seu uso:

– Baixo custo de frete;
– Capacidade de transporte muito superior aos outros (terrestre e aéreo);
– Segurança maior aos tripulantes.

E as desvantagens:

– Baixa velocidade na viagem;
– Tempo maior de descarga, devido aos portos e alfândegas;
– Grandes distâncias;
– Possíveis estragos nas cargas.

Para ter uma ideia, os navios hoje em dia podem aguentar cargas que vão até 500 mil toneladas, enquanto, no século XVIII, eles aguentavam no máximo 1000 toneladas. A tecnologia que move o transporte marítimo também evoluiu muito, em seu princípio era movido a remo ou a vela, depois por carvão e petróleo (o que causou muita poluição aos mares do mundo) – e hoje já existem tecnologias atômicas para movimentar as navegações.

Um dos grandes problemas que envolvem o transporte marítimo é a ineficiência portuária que, muitas vezes, causa congestionamentos e a perda de grande contingente de produtos, devido à demora na alfândega e burocracias que envolvem o transporte. Vale ressaltar que qualquer tipo de transporte deve ser muito bem fiscalizado, pois pode ser utilizado de forma indevida, seja para carregar produtos falsificados, contrabandeados e até mesmo ilegais, como drogas e armas que são de uso exclusivo da polícia e do exército.

Hoje em dia, o transporte marítimo não tem mais tanta serventia para transportar pessoas, a não ser em viagens turísticas feitas pelos cruzeiros, sua maior importância como transporte vem do fato de poder carregar a longas distâncias uma grande quantidade de produtos. Por isso, pode-se dividir o transporte marítimo em duas vertentes: a de viagens internacionais (ou longo curso) e também as costeiras (ou de cabotagem, que são feitas ao longo da costa marítima de um país, continente ou território).

– Navegação em longo curso: também conhecida como navegação internacional, é destinada para o transporte de importações e exportações, ou seja, para o comércio entre os países que os mantêm. A navegação internacional depende diretamente da infraestrutura dos portos nacionais e internacionais para determinar a sua qualidade, pois, muitas vezes, os portos são tão precários que há inúmeros riscos em se transportar uma carga até ele, o que desmotiva o exportador de fazê-lo.

– Navegação de cabotagem: é a navegação costeira, ela é muito útil para países que têm longas faixas de territórios à beira do mar, facilitando o processo de transporte das suas cargas para um mesmo território, porém, sem a necessidade de transportá-la via terrestre, o que acaba encarecendo os custos e muitas vezes deteriorando o material. Também pode envolver países costeiros de um mesmo continente, como o Brasil e o Uruguai.

Vantagens: Permite deslocar cargas de maior tamanho e em maior quantidade com menores custos associados em comparação com o transporte aéreo ou terrestre para deslocações intercontinentais; custo do frete.

Desvantagens:

·         Pouca flexibilidade da carga
·         Baixa velocidade de transporte
·         Necessidade dos produtos transitarem nos portos/alfândega, implica um maior tempo de descarga
·         Distância dos portos aos centros de produção

·         Estragos ou perdas de carga. (carvalho, 2002, p. 194).


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