INTRODUÇÃO AO PLANO DE NEGÓCIOS

O Plano de Negócios é um documento de planejamento que irá descrever seu negócio, os objetivos dele e os passos que devem ser dados para alcançá-los. Nele, é possível demonstrar a viabilidade do seu empreendimento sob diversos pontos de vista – estratégico, mercadológico, operacional e financeiro, por exemplo. Basicamente, o seu Plano de Negócio será seu mapa no qual os caminhos a serem percorridos para que sua empresa dê certo estarão representados.

Mas cuidado! Um Plano de Negócio não é apenas um conjunto de ideias e especulações! É um documento que deve ser escrito a partir de pesquisa e análise de mercado, com informações e dados reais que irão te auxiliar no momento da criação do empreendimento.

QUAL A IMPORTÂNCIA DE UM PLANO DE NEGÓCIOS

Pense no seguinte: Se você teve uma ideia, já passou pelo processo de identificação de oportunidade e resolveu que é hora de tocar o projeto, é melhor saber se o empreendimento é viável ou inviável antes de precisar fechar as portas e perder seu investimento, certo? É exatamente nesse especto que o Plano de Negócio irá te ajudar.

Como este instrumento de planejamento, você vai ter uma noção prévia de como a empresa vai funcionar dentro da lógica do mercado, das questões técnicas necessárias para o funcionamento, do investimento e projeção de retorno financeiro e muitos outros aspectos.

QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS FUNÇÕES DA GESTÃO

Há muitas funções que os gestores têm que desempenhar para serem eficazes e eficientes. Se selecionarmos as mais importantes, temos o planeamento, a organização, a liderança e o controlo. Estas quatro funções representam um ciclo contínuo.

A fase do planeamento envolve a definição de objectivos para a organização e a forma como estes objectivos devem ser atingidos. Grande parte da informação necessária para completar esta etapa provém do exterior, onde se procuram oportunidades e ameaças. No interior da organização, analisam-se forças e fraquezas. A visão e a missão da organização sintetizam os objectivos gerais, a partir dos quais são definidos os objectivos específicos.

A organização e a liderança ocupam a maior parte do tempo das funções de gestão. Nestas, os gestores decidem a melhor forma para afectar os recursos. Sejam recursos humanos, recursos financeiros ou mesmo recursos intangíveis. Estas funções garantem a execução eficaz das operações da organização.

O controlo é a função que assegura que os objectivos estão a ser cumpridos. Para tal, mede os resultados e compara-os com as metas propostas. Também faz parte das funções do controlo a análise de desvios e a introdução de medidas correctivas.

IMPORTANCIA DO PLANEAMENTO, ORÇAMENTO, POUPANÇA E LIDERANÇANOS NEGOCIOS
 
O planejamento é o processo que determina os objetivos e avalia melhor as formas de alcançá-los, proporciona direção, reduz o impacto das mudanças, minimiza desperdícios e estabelece padrões para facilitar o controle. é uma das ações mais importantes realizada na empresa, é através dele que o líder e sua equipe estabelecem os parâmetros que vão direcionar a empresa a obter bons resultados em sua administração, pois o objetivo do planejamento é fornecer aos líderes e suas equipes informações para a gestão, antecipando-se às mudanças que ocorrem no mercado.

Orçamento

A prática do orçamento empresarial é uma das técnicas administrativas mais utilizadas pelas grandes instituições empresariais, nacionais e multinacionais e tem se tornado cada vez mais presente na administração de empresas de pequeno e médio porte, sendo utilizado até mesmo em microempresas.
Sem a realização do orçamento de médio e longo prazo, trabalha-se pensando somente no mês (facturamento) e não é muito raro as equipes de gerentes e supervisores, não conhecerem os objetivos e as metas da empresa, o que leva a um desalinhamento estratégico, onde cada um faz o que “entende como melhor para empresa”, desta Planejamento5forma não contribuindo para que organização alcance seus objetivos estratégicos.

Poupança 

é um investimento normalmente destinado às pessoas que possuem recursos tados e aversão ao risco. Esse mínimo risco possui como paradoxo o fato de o dinheiro ao o do tempo perder o seu valor, já que sua rentabilidade não acompanha o índice cenário do país. kenberg (1999)afirma que “a reserva de emergência é a formação de uma poupança a ir da decisão de não gastar tudo o que se ganha. saco da poupança é considerado porque conta com o Fundo Garantidor de Crédito (FGC), se compromete com as aplicações de até R$ 250 mil, no caso de falência da instituição financeira. A rentabilidade mensal é de 0,5% podendo ser acrescida pela taxa do governo, TR

Importância da liderança

Nos empreendimentos coletivos, a figura de um líder empreendedor pode fazer a diferença para o sucesso. O líder empreendedor deve ser capaz de desenvolver os talentos e as competências do grupo na busca dos objetivos comuns que se pretendem alcançar. Ele desperta no grupo ou na comunidade o ideal coletivo e mobiliza-a para, juntos, concretizá-lo, ajudando as pessoas a identificarem as próprias necessidades e a unirem forças em torno de objetivos comuns.

Os líderes atuam em territórios, em setores, em empresas e em comunidades onde existem grupos minimamente organizados. Procuram assumir sua função na gestão do coletivo, baseando-se nos princípios da cooperação e promovendo a integração das equipes para alcançar os seus objetivos comuns e os propósitos do grupo.

Além disso, incentivam as pessoas a adotarem novas posturas na convergência de ideias, na convivência com opiniões divergentes e nos seus atos, buscando o atendimento das necessidades e objetivos comuns. Com isso, os integrantes das organizações coletivas sabem que podem contestar e validar opiniões livremente, sem qualquer possibilidade de rejeição e retaliação.

O líder também articula as forças em torno dos objetivos comuns do grupo, associando recursos e integrando competências para que, todos juntos, unindo forças, possam fazer mais e melhor com menos.

Cada perfil de liderança influencia de modos distintos o ambiente de trabalho, o comportamento dos profissionais e o desenvolvimento das atividades profissionais.

Liderança se constrói no dia a dia. As experiências cotidianas com a equipe e cada um dos profissionais melhoram a capacidade do gestor em conhecer os perfis e potenciais.
Ser líder significa ter vocação e talento para resolver problemas. Há dois tipos de líderes, que se revelam especialmente em tempos de crise: os desesperadores e os inspiradores. Qual dos dois é você?

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem