COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL


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INSTITUTO SUPERIOR TÉCNICO DE ANGOLA
ISTA






COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL






VARIÁVEIS QUE INTERFEREM NA COMUNICAÇÃO



















BENGO/2018








INSTITUTO SUPERIOR TÉCNICO DE ANGOLA

ISTA




COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL






Grupo nº 05                                   
Turma: Única
Sala: 04
4º Ano:
Período: Tarde
Curso: Psicologia do Trabalho

Trabalho realizado e apresentado noInstitutoSuperior Técnico de AngolaBengo, para avaliação na cadeira deComportamento Organizacional, orientado pelo Dr.Jacob Marcio.




Docente

____________________
Jacob Marcio



Bengo/2018






























Agradecimento

Primeiramente agradecemos a Deus todo poderoso, por ter nos concedido a vida, saúde e paz. Aos Docentes do Instituto Superior Técnico de Angola (ISTA) pelos conselhos, sugestões e atenção ao trabalho, pelo seu profissionalismo e simpatia na transmissão dos conteúdos, particularmente ao Dr. David Mendes, tudo quanto de forma profissional e direitamente contribuiu para atingirmos este grande nossa formação.


























I
 
 

Dedicatória

Dedicamos este trabalho primeiramente aos nossos familiares, que tanto sofrem connosco durante este período da nossa formação e aos colegas, amigos que de forma direita ou indireita têm nos acompanhado e dando forças, ao Dr. David Mendes, que consiste em grande sacríficio para o melhoramento da nossa formação.


























II
 
 


SUMÁRIO


 

 

 

 

 








1-INTRODUÇÃO

A comunicação assume um papel determinante na vida de toda e qualquer pessoa, como tal, é um aspecto que não devemos descuidar. É a partir deste processo que estabelecemos uma relação “boa” ou “má” com quem comunicamos.
O objectivo primordial deste trabalho é frisar alguns aspectos a ter em conta ao estabelecermos uma comunicação. Esses aspectos muitas vezes nos passam despercebidos, fazendo assim com que o processo de comunicação não seja efectivo e/ou eficaz. Assim sendo, os interlocutores deparam-se com variáveis que restringem essa comunicação.
Este também é um ponto que se torna relevante analisar. Consequentemente, para que as pessoas possam tornar as suas comunicações “comunicações de sucesso”, é necessário encontrarmos soluções para essas variáveis. Em suma, este trabalho pretende ajudar os interlocutores a beneficiar da sua interacção com os outros de modo a que, ao estabelecerem uma comunicação, esta seja mais produtiva.













A palavra comunicar deriva do latim comunicare que significa: Pôr em comum entrar em relação com associar Comunicar é transmitir uma ideia. Os grupos com os quais queremos ser identificados. As nossas expressões faciais. coisas imateriais.
O vestuário ou farda de certa e determinada pessoa poderá também transmitir-nos a profissão que esta exerce.

Variáveis à Comunicação nas Relações Interpessoais demonstram os nossos gostos. O ser humano está em constante comunicação. um conceito. um enfermeiro. Todos estes sinais têm o objectivo de nos transmitir uma mensagem. poderão transmitir uma mensagem e assumirem uma forma de comunicaçãoa nossa postura e até mesmo um silêncio. entre muitos outros. vestuário ou adornos.
Sons e sinais de fumo.

Exemplos: pinturas. Como os povos e culturas diferem entre si. Desde sempre que o homem sentiu necessidade de comunicar, tornando-se assim eficazes no meio em que vivem.
Quando a comunicação não é eficaz, devemos observar quais são os fatores que estão interferindo nesse processo. Conheça agora alguns fatores que podem interferir no processo comunicativo.

Habilidades comunicadoras: Incluem a capacidade de ouvir, de falar, ler e pensar o objeto da comunicação – o que chamamos de codificação e decodificação da mensagem. Essas habilidades implicam o uso de um vocabulário adequado, entonações que evidenciam a intenção do emissor e o domínio de estruturas gramaticais.As intenções do emissor devem ficar claras para o receptor, uma vez que se tenha consciência dos elementos do processo de comunicação vistos anteriormente

Níveis de conhecimento: Diz-se do domínio dos elementos do processo comunicativo. Por meio dele, o emissor pode fazer a escolha do tipo de linguagem que deve ser utilizado e o canal pelo qual a mensagem deverá ser expressa. Sem tal domínio, as habilidades comunicativas não serão eficientes para o entendimento do receptor.

Nível sociocultural: A posição sociocultural do receptor influi na comunicação. Pessoas de culturas diferentes comunicam-se de forma particular, seja pelos objetivos perseguidos ou pela escolha das palavras que representam cada região (dialetos).Ressalta-se também a importância da “bagagem cultural”, tanto do emissor, quanto do receptor para o entendimento da mensagem e para manter o nível da comunicação. Por isso, deve-se buscar constantemente o conhecimento.

Você já viu que uma das variáveis que interferem na comunicação é a capacidade das pessoas ouvirem as outras. Infelizmente, nem todos sabem fazer isso, porque é preciso calar-se para ouvir o que o outro tem a nos dizer.De acordo com Mckenna (2002), gastamos 80% de cada dia escutando. Escutar é nossa habilidade de comunicação mais utilizada, apesar de sentirmos constantemente que isso não requer esforço de nossa parte.
·         Faça uma auto-avaliação respondendo às perguntas a seguir:

·         Será que avalio a coerência das coisas que ouço?
·         Será que presto atenção no que estão me falando?

·         Eu olho diretamente para a pessoa com quem estou conversando?

·         Quando não concordo com alguma opinião, será que não interrompo a fala dessa pessoa?

A comunicação é compreendidacomo um processo de compreender,compartilhar mensagens enviadas erecebidas, sendo que a própria mensageme o modo como se dá seu intercambio exercem influência no comportamentodas pessoas nela envolvidos

 Limitação do Receptor
·         Falta de capacidade de concentração da atenção
·         Imposição do esquema de valores
·         Pressuposição da compreensão
·         Ausência de linguagem comum.


Para que a interação com o pacientese torne terapêutica a enfermeira tem de tentar ou se esforçar para perceber aexperiência do outro como ele a vivencia.Quando esta percepção do mundo dooutro ocorre, podemos dizer que estáocorrendo a empatia.



• Verbal o Directa o Indirecta

Não verbal Escrita A linguagem utilizada e o modo como comunicam vai de encontro às necessidades específicas de cada povo ou cultura. também o modo e os meios de comunicação utilizados por estes são diferentes.

Não o fez apenas através da oralidade e daí terem surgidos os mais diferentes sinais. e sempre será um processo de evolução humana. variaveis à Comunicação nas Relações Interpessoais Podemos assim afirmar que muitas vezes comunicamos inconscientemente e com esta afirmação concluímos que não podemos não comunicar.
Entre eles destacamse os mais relevantes que são:

O Emissor é um elemento imprescindível ao processo de comunicação. o barulho ambiental. Ruído É tudo aquilo que afecta a transmissão de informação. Receptor É também um elemento imprescindível neste processo. Por vezes não é a fonte quem emite a mensagem. manchas de tinta cobrindo algumas palavras. Exemplo: uma voz excessivamente baixa.

Exemplo:

um padre ao rezar uma missa está a emitir a mensagem. devido ao facto de ser quem recebe a mensagem. uma vez que é este quem emite a mensagem. uma articulação deficiente.

Variáveis à Comunicação nas Relações Interpessoais. Quais são os Elementos base da Comunicação?

No processo de comunicação existem vários elementos.
Mensagem - é o resultante da codificação de uma ideia pelo emissor. uma vez que. as intenções e a necessidade de comunicar. fazendo deste um elemento fundamental. Este é um elemento chave deste processo. é o que possui as ideias. É um conjunto de sinais com significado que circula entre emissor e receptor.

Fonte é a origem da comunicação. erros ortográficos ou uma caligrafia pouco legível. sem mensagem não existe comunicação. o conteúdo da comunicação.

Feedback é o retorno da informação. O canal mais vulgar é o ar. o telefone. o livro. ou seja. Trata-se de um elemento determinante Código É um conjunto de sinais com significado.É o suporte da mensagem.A resposta ao comunicador de algum indício do efeito do comunicado sobre o destinatário. a TV, a rádio, o meio por onde a mensagem circula.

Mais exemplos: a carta. isto é, fax, e-mail, etc.

Assimum processo que mantém o emissor permanentemente informado acerca do “sucesso” da sua comunicação. revelar o mesmo sentimento. ou da variação do ritmo da fala. de mímica. a sua forma ou a própria transmissão através de.

Neste caso é algo espontâneo ou solicitado. a sua audiência poderá rir ou não. O feedback não é mais que a reacção que o receptor irá demonstrar à mensagem que lhe é transmitida. permitindo-lhe efectuar os ajustes significativos. poderá obter uma resposta ou não.
·         Se um indivíduo mudar completamente o seu visual. Também pode assumir um carácter verbal e. por exemplo. isto significa: modificar o seu conteúdo. Torna-se.

·         Um aumento de segurança para o emissor. um vocabulário melhor adaptado à compreensão do receptor. ou da alteração do tom de voz. de atitudes. As pessoas com que ele lida poderão opinar ou não. Estes ajustes. acerca da recepção e da eficaz descodificação da mensagem por parte do receptor.


Podemos afirmar que aquilo que o emissor pretende comunicar deve ser exactamente igual ao que comunica. O que o interlocutor compreende. O que o receptor ouviu deve ser exactamente igual ao que o emissor pretendia comunicar. Aquilo que o receptor compreendeu deve ser exactamente igual ao que o emissor comunicou.Dinâmica do processo de comunicação O processo de comunicação é dinâmico e constante resumindo-se em quatro distintas fases:

1.    O que pretendemos dizer.

2.    O que o interlocutor escuta. A=B B=C C=D D=A=B=C Teorias da Comunicação
3.    Quando bem sucedida. Como na sua vida pessoal.

A boa comunicação é um factor determinante no desempenho e sucesso de uma empresa. não desperdiçar tempo. Neste exemplo. não será só a perda de tempo o único inconveniente. Sem que existam variáveis no seu percurso e descodificação. daí a tão conhecida expressão “Tempo é dinheiro”. Esta situação poderá assumir um carácter bastante prejudicial no desempenho e sucesso Teorias da Comunicação.


Todos nós somos confrontados com variáveis à comunicação.Uma conversa com alguém que não fale nem claramente nem pausadamente de modo a que o receptor não consiga entender a mensagem que o outro tenta transmitir de maneira que não conseguimos nem ouvir mas a nossa atenção estar direccionada para outros campos. nem entender aquilo que nos tentavam transmitir frequentemente.

·         Alguém tentar transmitir-nos uma mensagem. Temos vários exemplos de situações bastante comuns no nosso dia-adia em que nos deparamos com um processo de comunicação deficiente.
·         Uma consulta médica em que o Doutor aplique termos técnicos ou até mesmo esse processo não se chegar a realizar:

·         Uma chamada telefónica em que não conseguimos entender o que a pessoa do outro lado nos dizia. dos quais o paciente não tem conhecimento do seu significado. Os ruídos ou interferências. imensa gente a falar ao mesmo tempo. música muito alta. Todos estes possuem um papel bastante negativo no processo de comunicação fazendo assim com que quem se sinta desconfortável.

 Quando somos nós a falar temos a sensação de que quem está do outro lado não nos está a ouvir e muito menos a entender buzinas de automóveis poderá trazer algum desconforto para um deles.

Esta variáveis dificulta imenso a correcta interpretação da mensagem por parte do receptor.Esta variáveis não se verifica quando apenas se trata de uma grande distância.
Exemplo: imaginemos que estamos numa reunião e nesse local a iluminação é péssima (intensa ou bastante fraca). O emissor está a transmitir uma mensagem e é bastante conveniente para este que possa visualizar as expressões de quem está a receber a mensagem.

Quando estasvariáveis se deve ao facto da distância ser demasiado reduzida devemos então aumentá-la.De seguida apresento os modos de ultrapassar/contornar os dois tipos de Barreiras apresentados anteriormente.

O receptor - A separação é uma barreira demasiado frequente nos atendimentos ao público. Não nos restando outra opção teremos de aprender a lidar com esta barreira.Como ultrapassar as variáveis. Para que o processo de comunicação seja eficaz é fundamental saber evitar e/ou ultrapassar as

Quando a comunicação não é eficaz, devemos observar quais são os fatores que estão interferindo nesse processo. Conheça agora alguns fatores que podem interferir no processo comunicativo.

Habilidades comunicadoras: Incluem a capacidade de ouvir, de falar, ler e pensar o objeto da comunicação – o que chamamos de codificação e decodificação da mensagem. Essas habilidades implicam o uso de um vocabulário adequado, entonações que evidenciam a intenção do emissor e o domínio de estruturas gramaticais.

            As intenções do emissor devem ficar claras para o receptor, uma vez que se tenha consciência dos elementos do processo de comunicação vistos anteriormente

Níveis de conhecimento: Diz-se do domínio dos elementos do processo comunicativo. Por meio dele, o emissor pode fazer a escolha do tipo de linguagem que deve ser utilizado e o canal pelo qual a mensagem deverá ser expressa. Sem tal domínio, as habilidades comunicativas não serão eficientes para o entendimento do receptor.

Nível sociocultural: A posição sociocultural do receptor influi na comunicação. Pessoas de culturas diferentes comunicam-se de forma particular, seja pelos objetivos perseguidos ou pela escolha das palavras que representam cada região (dialetos).

Ressalta-se também a importância da “bagagem cultural”, tanto do emissor, quanto do receptor para o entendimento da mensagem e para manter o nível da comunicação. Por isso, deve-se buscar constantemente o conhecimento.

Você já viu que uma das variáveis que interferem na comunicação é a capacidade das pessoas ouvirem as outras. Infelizmente, nem todos sabem fazer isso, porque é preciso calar-se para ouvir o que o outro tem a nos dizer.De acordo com Mckenna (2002), gastamos 80% de cada dia escutando. Escutar é nossa habilidade de comunicação mais utilizada, apesar de sentirmos constantemente que isso não requer esforço de nossa parte.
·         Faça uma auto-avaliação respondendo às perguntas a seguir:

·         Será que avalio a coerência das coisas que ouço?
·         Será que presto atenção no que estão me falando?

·         Eu olho diretamente para a pessoa com quem estou conversando?
A comunicação é compreendida como um processo de compreender, compartilhar mensagens enviadas e recebidas, sendo que a própria mensagem e o modo como se dá seu intercambio exercem influência no comportamento das pessoas nela envolvidos


·         Falta de capacidade de concentração da atenção
·         Imposição do esquema de valores
·         Pressuposição da compreensão
·         Ausência de linguagem comum.


Movimentos corporais Vimos no ponto anterior a importância e as vantagens que o gesticular poderá trazer a uma comunicação. poderá também dificultá-la quando mal interpretada. uma vez que estas não provocam encandeamento. Quando esta não é possível deve optar-se por lâmpadas fluorescentes. o que consiste em não ser nem demasiado forte nem demasiado fraca.
Para ultrapassar estasvariáveis há que evitar no processo de comunicação tudo aquilo que faz com que não nos sintamos à-vontade. o melhor a fazer será adiar a comunicação para uma altura em que o interlocutor se encontre com capacidade para manter essa comunicação.
Não é pelo facto do seu estatuto social ser inferior ao nosso que essa pessoa é menos humana ou sinta menor necessidade de comunicar que nós. mas ter em atenção que deve existir um feedback para que o interlocutor se possa certificar que a mensagem está a ser descodificada e interpretada de forma correcta.
A concentração deste encontra-se reduzida e limitada. e ser algo de inadiável. Na minha opinião. ao falarmos com uma pessoa de elevado estatuto social sentiremos receio e não apreciaremos um diálogo em que não nos sentimos à vontade para com essa pessoa. Para ultrapassarmos estasvariáveis o ideal seria mesmo o interlocutor não se encontrar nem doente nem cansado.
Adoptar uma posição favorável uma vez que.
·         Não perder o contacto com o interlocutor.
·         Evitar falar com rapidez excessiva.
·         Controlar o seu sistema de respiração.
·         Adaptar-se ao nível intelectual do interlocutor.
·         Regular a distancia com o interlocutor.













Com este trabalho pude concluir que apesar da comunicação ser algo tão banal na vida de todos nós. traz-nos imensas vantagens tanto a nível profissional como a nível pessoal. Teorias da Comunicação . este é um processo bastante complexo. por vezes descurem um pouco a sua interacção com os outros indivíduos.
O facto dos interlocutores banalizarem tanto a comunicação faz com que estes o que poderá dar origem às variaveis à Comunicação.
Na minha opinião este é um trabalho de interesse geral. ou pelo menos deveria ser. como tal. Pude concluir também que uma comunicação eficaz é uma mais valia na vida de todos nós e. variaveis à Comunicação nas Relações Interpessoais VI. uma vez que se todas as pessoas estivessem bem mais conscientes deste tema e dos “pequenos grandes aspectos” que fazem toda a diferença na comunicação. existiria certamente menos Barreiras a interferir neste processo.













• KEENAN. Brasília. Lisboa. • MONTEIRO. Lisboa. 1992. • KATZ.Barreiras à Comunicação nas Relações Interpessoais VII. Uma história de Comunicação Social.
LOURENÇO. Edições ASA. Joaquim Amândio da Conceição. Introdução ao Estudo da Comunicação. Presença. Carlos Humberto. Bernard. Fevereiro de 2003. Terramar. Clássica Editora. Comunicação – Poder da Empresa. M. 1996. Edições Sílabo. Ana Cristina. Mauro. Kate. Jeanneney. CAETANO.Ana Correia 36661 41.
Martins. Edições Rumo. Publicações Europa – América. Rio Tinto. Psicologia das Relações interpessoais. Texto Editora. 2006. Lisboa. Odete. J. 1º Volume.
• JEAN-NOËL. • WOLF. Eufrasio.
• LAMPREIA. Novembro de 1993. Fundamentos da Comunicação. Lisboa.
• FISKE. Teorias da Comunicação . Dicas Úteis para… Comunicar. Março de 1993. Lisboa. Agosto de 1997. Lisboa.Um resumo sobre Mauro Wolf. Técnicas de Comunicação – Publicidade Propaganda Relações Públicas. 1996. Teorias da Comunicação. Lisboa.
• PRATES. BIBLIOGRAFIA • FACHADA. John. João Maria. MARQUES. Teorias da Comunicação .




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