INSTITUTO
SUPERIOR TÉCNICO DE ANGOLA
ISTA
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
VARIÁVEIS QUE INTERFEREM NA
COMUNICAÇÃO
BENGO/2018
INSTITUTO
SUPERIOR TÉCNICO DE ANGOLA
ISTA
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Grupo
nº 05
Turma:
Única
Sala:
04
4º
Ano:
Período:
Tarde
Curso:
Psicologia do Trabalho
Trabalho realizado e
apresentado noInstitutoSuperior Técnico de AngolaBengo, para avaliação na
cadeira deComportamento Organizacional, orientado pelo Dr.Jacob Marcio.
Docente
____________________
Jacob
Marcio
Bengo/2018
Agradecimento
Primeiramente agradecemos a
Deus todo poderoso, por ter nos concedido a vida, saúde e paz. Aos Docentes do
Instituto Superior Técnico de Angola (ISTA) pelos conselhos, sugestões e
atenção ao trabalho, pelo seu profissionalismo e simpatia na transmissão dos
conteúdos, particularmente ao Dr. David Mendes, tudo quanto de forma
profissional e direitamente contribuiu para atingirmos este grande nossa
formação.
|
Dedicatória
Dedicamos
este trabalho primeiramente aos nossos familiares, que tanto sofrem connosco
durante este período da nossa formação e aos colegas, amigos que de forma
direita ou indireita têm nos acompanhado e dando forças, ao Dr. David Mendes,
que consiste em grande sacríficio para o melhoramento da nossa formação.
|
SUMÁRIO
1-INTRODUÇÃO
A
comunicação assume um papel determinante na vida de toda e qualquer pessoa,
como tal, é um aspecto que não devemos descuidar. É a partir deste processo que
estabelecemos uma relação “boa” ou “má” com quem comunicamos.
O
objectivo primordial deste trabalho é frisar alguns aspectos a ter em conta ao
estabelecermos uma comunicação. Esses aspectos muitas vezes nos passam
despercebidos, fazendo assim com que o processo de comunicação não seja
efectivo e/ou eficaz. Assim sendo, os interlocutores deparam-se com variáveis
que restringem essa comunicação.
Este
também é um ponto que se torna relevante analisar. Consequentemente, para que
as pessoas possam tornar as suas comunicações “comunicações de sucesso”, é
necessário encontrarmos soluções para essas variáveis. Em suma, este trabalho
pretende ajudar os interlocutores a beneficiar da sua interacção com os outros
de modo a que, ao estabelecerem uma comunicação, esta seja mais produtiva.
A
palavra comunicar deriva do latim comunicare que significa: Pôr em comum entrar
em relação com associar Comunicar é transmitir uma ideia. Os grupos com os
quais queremos ser identificados. As nossas expressões faciais. coisas
imateriais.
O
vestuário ou farda de certa e determinada pessoa poderá também transmitir-nos a
profissão que esta exerce.
Variáveis
à Comunicação nas Relações Interpessoais demonstram os nossos gostos. O ser
humano está em constante comunicação. um conceito. um enfermeiro. Todos estes
sinais têm o objectivo de nos transmitir uma mensagem. poderão transmitir uma
mensagem e assumirem uma forma de comunicaçãoa nossa postura e até mesmo um
silêncio. entre muitos outros. vestuário ou adornos.
Sons
e sinais de fumo.
Exemplos:
pinturas. Como os povos e culturas diferem entre si. Desde sempre que o homem sentiu
necessidade de comunicar, tornando-se assim eficazes no meio em que vivem.
Quando
a comunicação não é eficaz, devemos observar quais são os fatores que estão
interferindo nesse processo. Conheça agora alguns fatores que podem interferir
no processo comunicativo.
Habilidades comunicadoras:
Incluem a capacidade de ouvir, de falar, ler e pensar o objeto da comunicação –
o que chamamos de codificação e decodificação da mensagem. Essas habilidades
implicam o uso de um vocabulário adequado, entonações que evidenciam a intenção
do emissor e o domínio de estruturas gramaticais.As intenções do emissor devem
ficar claras para o receptor, uma vez que se tenha consciência dos elementos do
processo de comunicação vistos anteriormente
Níveis de conhecimento:
Diz-se do domínio dos elementos do processo comunicativo. Por meio dele, o
emissor pode fazer a escolha do tipo de linguagem que deve ser utilizado e o
canal pelo qual a mensagem deverá ser expressa. Sem tal domínio, as habilidades
comunicativas não serão eficientes para o entendimento do receptor.
Nível sociocultural: A
posição sociocultural do receptor influi na comunicação. Pessoas de culturas
diferentes comunicam-se de forma particular, seja pelos objetivos perseguidos
ou pela escolha das palavras que representam cada região (dialetos).Ressalta-se
também a importância da “bagagem cultural”, tanto do emissor, quanto do
receptor para o entendimento da mensagem e para manter o nível da comunicação.
Por isso, deve-se buscar constantemente o conhecimento.
Você
já viu que uma das variáveis que interferem na comunicação é a capacidade das
pessoas ouvirem as outras. Infelizmente, nem todos sabem fazer isso, porque é
preciso calar-se para ouvir o que o outro tem a nos dizer.De acordo com Mckenna
(2002), gastamos 80% de cada dia escutando. Escutar é nossa habilidade de
comunicação mais utilizada, apesar de sentirmos constantemente que isso não
requer esforço de nossa parte.
·
Faça uma auto-avaliação
respondendo às perguntas a seguir:
·
Será que avalio a coerência
das coisas que ouço?
·
Será que presto atenção no
que estão me falando?
·
Eu olho diretamente para a
pessoa com quem estou conversando?
·
Quando não concordo com
alguma opinião, será que não interrompo a fala dessa pessoa?
A
comunicação é compreendidacomo um processo de compreender,compartilhar
mensagens enviadas erecebidas, sendo que a própria mensageme o modo como se dá
seu intercambio exercem influência no comportamentodas pessoas nela envolvidos
Limitação do Receptor
·
Falta de capacidade de
concentração da atenção
·
Imposição do esquema de
valores
·
Pressuposição da compreensão
·
Ausência de linguagem comum.
Para
que a interação com o pacientese torne terapêutica a enfermeira tem de tentar
ou se esforçar para perceber aexperiência do outro como ele a vivencia.Quando
esta percepção do mundo dooutro ocorre, podemos dizer que estáocorrendo a
empatia.
• Verbal o Directa o
Indirecta
Não
verbal Escrita A linguagem utilizada e o modo como comunicam vai de encontro às
necessidades específicas de cada povo ou cultura. também o modo e os meios de
comunicação utilizados por estes são diferentes.
Não
o fez apenas através da oralidade e daí terem surgidos os mais diferentes
sinais. e sempre será um processo de evolução humana. variaveis à Comunicação
nas Relações Interpessoais Podemos assim afirmar que muitas vezes comunicamos
inconscientemente e com esta afirmação concluímos que não podemos não comunicar.
Entre
eles destacamse os mais relevantes que são:
O
Emissor é um elemento imprescindível ao processo de comunicação. o barulho
ambiental. Ruído É tudo aquilo que afecta a transmissão de informação. Receptor
É também um elemento imprescindível neste processo. Por vezes não é a fonte
quem emite a mensagem. manchas de tinta cobrindo algumas palavras. Exemplo: uma
voz excessivamente baixa.
Exemplo:
um
padre ao rezar uma missa está a emitir a mensagem. devido ao facto de ser quem
recebe a mensagem. uma vez que é este quem emite a mensagem. uma articulação
deficiente.
Variáveis
à Comunicação nas Relações Interpessoais. Quais são os Elementos base da
Comunicação?
No processo de comunicação existem
vários elementos.
Mensagem
-
é o resultante da codificação de uma ideia pelo emissor. uma vez que. as
intenções e a necessidade de comunicar. fazendo deste um elemento fundamental.
Este é um elemento chave deste processo. é o que possui as ideias. É um
conjunto de sinais com significado que circula entre emissor e receptor.
Fonte
é a origem da comunicação. erros ortográficos ou uma caligrafia pouco legível.
sem mensagem não existe comunicação. o conteúdo da comunicação.
Feedback
é o retorno da informação. O canal mais vulgar é o ar. o telefone. o livro. ou
seja. Trata-se de um elemento determinante Código É um conjunto de sinais com
significado.É o suporte da mensagem.A resposta ao comunicador de algum indício
do efeito do comunicado sobre o destinatário. a TV, a rádio, o meio por onde a
mensagem circula.
Mais
exemplos: a carta. isto é, fax, e-mail, etc.
Assimum
processo que mantém o emissor permanentemente informado acerca do “sucesso” da
sua comunicação. revelar o mesmo sentimento. ou da variação do ritmo da fala.
de mímica. a sua forma ou a própria transmissão através de.
Neste
caso é algo espontâneo ou solicitado. a sua audiência poderá rir ou não. O
feedback não é mais que a reacção que o receptor irá demonstrar à mensagem que
lhe é transmitida. permitindo-lhe efectuar os ajustes significativos. poderá
obter uma resposta ou não.
·
Se um indivíduo mudar
completamente o seu visual. Também pode assumir um carácter verbal e. por
exemplo. isto significa: modificar o seu conteúdo. Torna-se.
·
Um aumento de segurança para
o emissor. um vocabulário melhor adaptado à compreensão do receptor. ou da
alteração do tom de voz. de atitudes. As pessoas com que ele lida poderão
opinar ou não. Estes ajustes. acerca da recepção e da eficaz descodificação da
mensagem por parte do receptor.
Podemos
afirmar que aquilo que o emissor pretende comunicar deve ser exactamente igual
ao que comunica. O que o interlocutor compreende. O que o receptor ouviu deve
ser exactamente igual ao que o emissor pretendia comunicar. Aquilo que o
receptor compreendeu deve ser exactamente igual ao que o emissor
comunicou.Dinâmica do processo de comunicação O processo de comunicação é
dinâmico e constante resumindo-se em quatro distintas fases:
1. O
que pretendemos dizer.
2. O
que o interlocutor escuta. A=B B=C C=D D=A=B=C Teorias da Comunicação
3. Quando
bem sucedida. Como na sua vida pessoal.
A
boa comunicação é um factor determinante no desempenho e sucesso de uma
empresa. não desperdiçar tempo. Neste exemplo. não será só a perda de tempo o
único inconveniente. Sem que existam variáveis no seu percurso e
descodificação. daí a tão conhecida expressão “Tempo é dinheiro”. Esta situação
poderá assumir um carácter bastante prejudicial no desempenho e sucesso Teorias
da Comunicação.
Todos
nós somos confrontados com variáveis à comunicação.Uma conversa com alguém que
não fale nem claramente nem pausadamente de modo a que o receptor não consiga
entender a mensagem que o outro tenta transmitir de maneira que não conseguimos
nem ouvir mas a nossa atenção estar direccionada para outros campos. nem
entender aquilo que nos tentavam transmitir frequentemente.
·
Alguém tentar transmitir-nos
uma mensagem. Temos vários exemplos de situações bastante comuns no nosso
dia-adia em que nos deparamos com um processo de comunicação deficiente.
·
Uma consulta médica em que o
Doutor aplique termos técnicos ou até mesmo esse processo não se chegar a
realizar:
·
Uma chamada telefónica em
que não conseguimos entender o que a pessoa do outro lado nos dizia. dos quais
o paciente não tem conhecimento do seu significado. Os ruídos ou interferências.
imensa gente a falar ao mesmo tempo. música muito alta. Todos estes possuem um
papel bastante negativo no processo de comunicação fazendo assim com que quem
se sinta desconfortável.
Quando somos nós a falar temos a sensação de
que quem está do outro lado não nos está a ouvir e muito menos a entender
buzinas de automóveis poderá trazer algum desconforto para um deles.
Esta
variáveis dificulta imenso a correcta interpretação da mensagem por parte do
receptor.Esta variáveis não se verifica quando apenas se trata de uma grande
distância.
Exemplo:
imaginemos que estamos numa reunião e nesse local a iluminação é péssima
(intensa ou bastante fraca). O emissor está a transmitir uma mensagem e é
bastante conveniente para este que possa visualizar as expressões de quem está
a receber a mensagem.
Quando estasvariáveis se
deve ao facto da distância ser demasiado reduzida devemos então aumentá-la.De
seguida apresento os modos de ultrapassar/contornar os dois tipos de Barreiras
apresentados anteriormente.
O
receptor - A separação é uma barreira demasiado frequente
nos atendimentos ao público. Não nos restando outra opção teremos de aprender a
lidar com esta barreira.Como ultrapassar as variáveis. Para que o processo de
comunicação seja eficaz é fundamental saber evitar e/ou ultrapassar as
Quando
a comunicação não é eficaz, devemos observar quais são os fatores que estão
interferindo nesse processo. Conheça agora alguns fatores que podem interferir
no processo comunicativo.
Habilidades
comunicadoras: Incluem a capacidade de ouvir, de falar, ler
e pensar o objeto da comunicação – o que chamamos de codificação e
decodificação da mensagem. Essas habilidades implicam o uso de um vocabulário
adequado, entonações que evidenciam a intenção do emissor e o domínio de
estruturas gramaticais.
As intenções do emissor devem ficar claras para o
receptor, uma vez que se tenha consciência dos elementos do processo de
comunicação vistos anteriormente
Níveis
de conhecimento: Diz-se do domínio dos elementos do processo comunicativo. Por
meio dele, o emissor pode fazer a escolha do tipo de linguagem que deve ser
utilizado e o canal pelo qual a mensagem deverá ser expressa. Sem tal domínio,
as habilidades comunicativas não serão eficientes para o entendimento do
receptor.
Nível
sociocultural: A posição sociocultural do receptor influi na comunicação.
Pessoas de culturas diferentes comunicam-se de forma particular, seja pelos
objetivos perseguidos ou pela escolha das palavras que representam cada região
(dialetos).
Ressalta-se
também a importância da “bagagem cultural”, tanto do emissor, quanto do
receptor para o entendimento da mensagem e para manter o nível da comunicação.
Por isso, deve-se buscar constantemente o conhecimento.
Você
já viu que uma das variáveis que interferem na comunicação é a capacidade das
pessoas ouvirem as outras. Infelizmente, nem todos sabem fazer isso, porque é
preciso calar-se para ouvir o que o outro tem a nos dizer.De acordo com Mckenna
(2002), gastamos 80% de cada dia escutando. Escutar é nossa habilidade de
comunicação mais utilizada, apesar de sentirmos constantemente que isso não
requer esforço de nossa parte.
·
Faça uma auto-avaliação
respondendo às perguntas a seguir:
·
Será que avalio a coerência
das coisas que ouço?
·
Será que presto atenção no
que estão me falando?
·
Eu olho diretamente para a
pessoa com quem estou conversando?
A
comunicação é compreendida como um processo de compreender, compartilhar
mensagens enviadas e recebidas, sendo que a própria mensagem e o modo como se
dá seu intercambio exercem influência no comportamento das pessoas nela envolvidos
·
Falta de capacidade de
concentração da atenção
·
Imposição do esquema de
valores
·
Pressuposição da compreensão
·
Ausência de linguagem comum.
Movimentos
corporais Vimos no ponto anterior a importância e as vantagens que o gesticular
poderá trazer a uma comunicação. poderá também dificultá-la quando mal
interpretada. uma vez que estas não provocam encandeamento. Quando esta não é
possível deve optar-se por lâmpadas fluorescentes. o que consiste em não ser
nem demasiado forte nem demasiado fraca.
Para
ultrapassar estasvariáveis há que evitar no processo de comunicação tudo aquilo
que faz com que não nos sintamos à-vontade. o melhor a fazer será adiar a
comunicação para uma altura em que o interlocutor se encontre com capacidade
para manter essa comunicação.
Não
é pelo facto do seu estatuto social ser inferior ao nosso que essa pessoa é
menos humana ou sinta menor necessidade de comunicar que nós. mas ter em
atenção que deve existir um feedback para que o interlocutor se possa
certificar que a mensagem está a ser descodificada e interpretada de forma
correcta.
A
concentração deste encontra-se reduzida e limitada. e ser algo de inadiável. Na
minha opinião. ao falarmos com uma pessoa de elevado estatuto social sentiremos
receio e não apreciaremos um diálogo em que não nos sentimos à vontade para com
essa pessoa. Para ultrapassarmos estasvariáveis o ideal seria mesmo o
interlocutor não se encontrar nem doente nem cansado.
Adoptar uma posição
favorável uma vez que.
·
Não perder o contacto com o
interlocutor.
·
Evitar falar com rapidez
excessiva.
·
Controlar o seu sistema de
respiração.
·
Adaptar-se ao nível
intelectual do interlocutor.
·
Regular a distancia com o
interlocutor.
Com
este trabalho pude concluir que apesar da comunicação ser algo tão banal na
vida de todos nós. traz-nos imensas vantagens tanto a nível profissional como a
nível pessoal. Teorias da Comunicação . este é um processo bastante complexo.
por vezes descurem um pouco a sua interacção com os outros indivíduos.
O
facto dos interlocutores banalizarem tanto a comunicação faz com que estes o
que poderá dar origem às variaveis à Comunicação.
Na
minha opinião este é um trabalho de interesse geral. ou pelo menos deveria ser.
como tal. Pude concluir também que uma comunicação eficaz é uma mais valia na
vida de todos nós e. variaveis à Comunicação nas Relações Interpessoais VI. uma
vez que se todas as pessoas estivessem bem mais conscientes deste tema e dos
“pequenos grandes aspectos” que fazem toda a diferença na comunicação.
existiria certamente menos Barreiras a interferir neste processo.
• KEENAN. Brasília. Lisboa.
• MONTEIRO. Lisboa. 1992. • KATZ.Barreiras à Comunicação nas Relações
Interpessoais VII. Uma história de Comunicação Social.
LOURENÇO. Edições ASA.
Joaquim Amândio da Conceição. Introdução ao Estudo da Comunicação. Presença. Carlos
Humberto. Bernard. Fevereiro de 2003. Terramar. Clássica Editora. Comunicação –
Poder da Empresa. M. 1996. Edições Sílabo. Ana Cristina. Mauro. Kate. Jeanneney.
CAETANO.Ana Correia 36661 41.
Martins. Edições Rumo.
Publicações Europa – América. Rio Tinto. Psicologia das Relações interpessoais.
Texto Editora. 2006. Lisboa. Odete. J. 1º Volume.
• JEAN-NOËL. • WOLF.
Eufrasio.
• LAMPREIA. Novembro de
1993. Fundamentos da Comunicação. Lisboa.
• FISKE. Teorias da
Comunicação . Dicas Úteis para… Comunicar. Março de 1993. Lisboa. Agosto de
1997. Lisboa.Um resumo sobre Mauro Wolf. Técnicas de Comunicação – Publicidade
Propaganda Relações Públicas. 1996. Teorias da Comunicação. Lisboa.
• PRATES. BIBLIOGRAFIA •
FACHADA. John. João Maria. MARQUES. Teorias da Comunicação .
Enviar um comentário