Código de ética deontologia Profissional no sector da educação


TRABALHO ELABORADO POR FLUSIL MOMENT






ESCOLA SUPERIOR PEDAGÓGICA DO BENGO



Código de ética deontologia
 Profissional no sector da educação



                                                                                  Docente
                                                                                    ________________________




 Novembro – 2015

2º Ano Académico
Sala: 09
Turma: Única
Turno: Manhã
Curso: Psicologia Geral
Disciplina: Ética e Deontologia Profissional
Nome: Bernardo Cesar


















INDICE






















Dedicatória

Dedico esta pesquisa a todos os alunos e pesquisadores da ESP e em geral a todos os pesquisadores sem importar a instituição escolar em que estudam. E que sirva de ajuda na pesquisa de temas do género.


















 



Agradecimento


Agradeço primeiramente ao Deus Todo-Poderoso que sem ele nós nem teríamos forças para investigar nem concluir esta pesquisa, e também o professor que inteligentemente pensou neste grandioso e pertinente tema e a todos que nos ajudaram à encontrar as informações.
À todos vocês que incondicionalmente têm nos ajudado a não desistir do caminho que escolhemos, o nosso muito obrigado




















IMPORTÁNCIA DO TEMA

A importância deste tema justifica-se na medida que sendo este um problema atual e preocupante no seio da sociedade que vê os professores como guardiões não só do saber mas também dos valores sociais. Julgamos também que com estas reflexões se possa entender melhor este fenómeno e contribuir para a redução e abandono do mesmo.


















RESUMO

O objetivo do artigo é fazer uma reflexão e disculção sobre o código de ética deontologia profissional no sector da educação, professor universitário e o papel da universidade na realidade angolana. A universidade e posta como um espaço privilegiado para o confronto de ideias de trocas de conhecimentos e experiencias, de convivência e de contradições em busca de soluções dos diferentes problemas sociais.
Neste contexto a missão do professor e transmitir o conhecimento cientifico, como também valores e experiencias culturais, e cumprir com as normas e princípios éticos e deontológicos na sua atividade e nas suas relações interpessoais.  















INTRODUÇÃO

A humanidade desde os seus primórdios se manteve numa interação entre as pessoas que a configuram. Somente uma vivência e convivência sã pode a segurar uma compreensão, espirito de ajuda e cooperação entre as pessoas. Isso significa que o homem pela sua natureza deve viver em comunidade onde poderá fazer a troca de pontos de vista e manifestar a sua forma de viver.
Para esta vivência e convivência exige-se ao homem o cumprimento de determinadas normas, princípios e regras. Estes procedimentos resumem-se nas normas de conduta que cada ser vivo deve respeitar pois as mesmas estão estabelecidas pela própria sociedade na qual se encontra inserido.
O homem que por qual quer razão não cumpre com os princípios de boa conduta, estaria naturalmente a violar os pressupostos sociais, sobre pena de assumir comportamentos incorretos que possam merecer um sancionamento social e judicial.
De um modo, com maior ou menor incidência, todos sentimos os efeitos maus e bons do exercício de qualquer profissão no zelo e respeito durante tal exercício, e podemos avaliar bem ou mal o profissional que nos atende na prestação de serviços, nas diferentes dimensões e categorias. I isso tem haver com a ética e a deontologia profissional.
Abordar, por assim dizer a questão da ética e deontologia profissional no sector da educação em Angola e no contexto de formação de professores constitui-se em desafia. Um desafio maior ainda se se considerar que se trata de um sector chave para a vida sã e regulada do servido publico e dos cidadãos.









Codigo de Etica Deontologia Profissional no Sector da Educacao

Nesta prespectiva que com o presente trabalho intitulado codigo de ética deontologia profissional no sector da educação, pretendemos trazer ilações em torno deste assunto actual, crusado varias ideias de autores interessados nesta matéria. Pretendemos também analisar algumas manifestações do fenómeno corrupção entre os professores de diferentes níveis e institucoes de formacao em angola.
A questão que se coloca em volta deste fenómeno e a manifestação, corrupção praticada pelo servidor publico na educação, particularmente nas instituições de formacao de professores sera originada pela inexistência ou desconhecimento da etia e da deontologia profissional. Assim cada profissional esta sujeito a uma deontologia própria a regular o exercício de sua profissão, conforme o codigo de ética de sua categoria, os códigos de ética e deontologia profissional tem por objetivos estabelecer os principios éticos-morais pelos quais os profissionais devem seguir e aplicar, o codigo de ética e um documento de texto com diversas diretrizes que orientam as pessoas quanto as suas posturas e atitudes ideiais, moralmente aceitas.
Um codigo deontológico e um conjunto de normas, comportamentos e obrigações que devem pautar a atuação do profissicional na sua pratica diária. Em todas as profissões devera haver um codigo de ética, que pautara a atuação dos profissionais de forma a defender os interesses da comunidade, salvaguardar o profissional e honrar a profissão.
Existem códigos deontológicos com caracter normativo e vinculativo, ou seja que obrigam os profissionais determinadas actividades a comprir com rigor os principios estabelecidos.por outro lado a códigos deontológicos cuja função principal sera a regulação profissional sendo exclusivamente um instrumento consultivo. Os códigos tenhem de ser de acordo com a declaração universal dos direitos humanos, de modo a garantir que não haja, ao abrigo de códigos deontológicos, perigo de abusos por parte de determinado grupo sobre a sociedade em geral.
Os princípios éticos constituem-se enquanto directrizes, pelas quais o homem rege o seu comportamento, tendo em vista uma filosofia moral dignificante. Os códigos de ética são dificilmente separáveis da deontologia profissional, pelo que não é pouco frequente os termos ética e deontologia serem utilizados indiferentemente.

O termo Deontologia surge das palavras gregas “déon, déontos” que significa dever e “lógos” que se traduz por discurso ou tratado. Sendo assim, a deontologia seria o tratado do dever ou o conjunto de deveres, princípios e normas adoptadas por um determinado grupo profissional.
A deontologia é uma disciplina da ética especial adaptada ao exercício da uma profissão.Existem inúmeros códigos de deontologia, sendo esta codificação da responsabilidade de associações ou ordens profissionais.
 Regra geral, os códigos deontológicos têm por base as grandes declarações universais e esforçam-se por traduzir o sentimento ético expresso nestas, adaptando-o, no entanto, às particularidades de cada país e de cada grupo profissional.
 Para além disso, estes códigos propõem sanções, segundo princípios e procedimentos explícitos, para os infractores do mesmo. Alguns códigos não apresentam funções normativas e vinculativas, oferecendo apenas uma função reguladora. A declaração dos princípios éticos dos psicólogos da Associação dos Psicólogos Portugueses, por exemplo, é exclusivamente um instrumento consultivo.
 Embora os códigos pretendam oferecer uma reserva moral ou uma garantia de conformidade com os Direitos Humanos, estes podem, por vezes, constituir um perigo de monopolização de uma determinada área ou grupo de questões, relativas a toda a sociedade, por um conjunto de profissionais.












Obrigacoes do Professor

Os professores são encarregados de apresentar uma responsabilidade significativa que transcende o currículo na sala de aula. Eles precisam criar um ambiente propício para a aprendizagem. Também são os responsáveis por desenvolver habilidades críticas importantes para a vida de seus alunos e nutrir um relacionamento com os estudantes baseado em honestidade, justiça e respeito
É de conhecimento geral que os professores devem produzir planos de aula de acordo com as exigências da escola. Um professor deve esforçar-se em envolver os alunos através da criatividade de ensino. Os professores são os encarregados em ajudar os estudantes a desenvolver o pensamento crítico, assim como em prepará-los para os exames. Debates em sala de aula e apresentações que exponham diferentes ideias precisam ser encorajados.
Muitos dos problemas do ensino Angolano estão relacionados ao professor. Mas cuidado com julgamentos apressados. Este profissional, que tem o papel de assegurar às crianças e adultos ao direito de aprender, não é vítima do sistema.
Tao pouco é o único responsável pelos baixos índices educacionais do país. "O educador precisa ser visto como um profissional competente, que se preparou para exercer sua função" o direito básico do profissional é ser valorizado - o que significa ter acesso à formação e planos de carreira, entre outros.
Tudo isso depende de uma política educacional, ainda uma realidade distante para Angola. "Falta quase tudo à Educação angolana. Precisamos de uma ampla reforma".
Um ambiente seguro
Os professores são responsáveis em manter a segurança em sala de aula. É necessário estar alerta e consciente dos sinais de abuso ou negligência,isso inclui sintomas físicos e emocionais. Professores devem identificar mudanças de comportamento e sinais de depressão, isolamento ou raiva.
Também é dever do professor preocupar-se com conflitos entre alunos e perceber qualquer incidência de bullying. Se um professor tomar conhecimento de um problema, é obrigação dele reportá-lo e procurar uma solução apropriada.


Avaliação e orientação
Professores têm como dever acompanhar o progresso de cada estudante ao longo do ano escolar. As notas devem ser dadas como reflexo do desempenho do aluno, resultados de avaliações e execução das tarefas de casa.
 É preciso explicar aos estudantes os motivos por trás das notas atribuídas e fornecer orientação.
Caso um estudante não esteja alcançando bons resultados, o professor tem a obrigação de tentar determinar as razões e oferecer encorajamento e apoio.
Trabalho em equipe
Professores precisam trabalhar uns com os outros e com a administração da escola, garantindo a segurança e o progresso dos estudantes a cada nota que recebem, os professores nunca devem trabalhar isoladamente.
O trabalho deve ser cooperativo com outros membros da equipe escolar, dessa forma, os professores estarão expostos a diferentes perspectivas que ajudarão a deixá-los mais em harmonia quanto às necessidades dos alunos.
























INTRODUÇÃO

O presente trabalho  retratarei sobre  Uma Ètica e Deontológica para o Profissionais da Educação,valores,direitos nornas para guiar todos os membros da educação,quer sejam investigadores ou profissionais que actuam em qualquer área profissional da educação;serviço direito,administrativo,supervisão,gestor escolar,professor consultório,revisão de artigos ou objectos,actividades editorial,investigações cientificas ou péritos da educação;mais especialmente ao quadro docente que vamos abordar,como ele deve exercer a sua actividade didáctica-pedagógica dentro da Ètica Deontológica  Profissional.  



















CÓDIGO ÉTICO E DEONTOLÓGICO PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO

Etimologicamente a palavra deriva- se do vocabulario grego ethos que significa modo de ser ou caracter moral e do vocaem viver em sociedade humanabulario latim éthike que significa ciencia relativa aos costumes. A etica é a arte do bem viver em sociedade humanao.
Os termos deontololgia provem do vocabulario grego deondeonta que significa deveres e logos estudo, tratado ou ciencia. Porem a deontologia é o conjunto de deveres principais e normas adaptadas por um derteminado grupo profissional instituicional.
Codigo dentologico é o conjunto de regras com caracter ético que regulam os execicios de uma actividade profissional.
Leis ou principios eticos são valores e normas que servem para guiar ou orientar todos os membros da sociedade, quer seja investigadores ou profissionais que actuam em qualquer campo da actividade profissional. Elas constituem as normas e as diretrizes e orientam o comportamnto do hoem na dosociedade.
ELABORAÇÃO DE UM CODIGO ÉTICO DEONTOLOGICO PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO
Todas actividades profissinais são orientadas, mediante a lei geral dotrabalho, apropriado e públicado no diário da República de Angola  e pela casa dasleis-Assembleia Nacional       e  fornecida nos outro ministério e pelo MAPESS.
Nestes regulamentos encontramos as exigencias de treino desenvolvimento do conhecimento destreza, normas, métodos práticos proofissionais que orientam as nossas actividades diárias.
Neste contexto, cabe a responsabilidade pessoal de cada trabalhador assinar um termo de responsabilidade ou contracto com a sociedade em se insire. Esse contrato é baseado em atitudes de respeito mútuo e confiaça pelo trabalho que exerce na sociedade.
 Um codigo etico deontologico profissional é elborado em função dos membros de um grupo social profissionalozado, com finalidade de dar a conhecer ao grupo social que o constitui, a desempenhar o seu papel social com maior eficiencia profissional, defender e superar os valores morais e as normas de conduta aceitaveis pela sociedade.
Em qualquer sociedade ou pais existe uma lei geral de trabalho que orientam todas as actividade profissionais no contexto geral.
Os nossos pais não foge a regra temos também a lei geral do trabalho, isto é, a lei 2/ 00 publicado no diario da republica de angola número 6/00, 1º serie. Surge a nescessidade a nivel nacional cumprir com as mesmas exigencias profissionais.
Porem, a cada ministerio tem a sua lei interna ou especifica estiada com base o principio geral do trabalho em função das necessidades locais da instituição.
Os profissionais no sector da educação têm a sua lei especifica a lei de base, número 13/01/31 de Dezembo, essa lei 10 que Angola deseja almejar e ombrear com outros paises do mundo no que tanje a reforma educativa no setor da educação.
É fruto das experiencias pedagogicas educacinais obtidas pelos paises desenvolvidos isto é a realidade da comunidade europeia, surgindo assim a necessidade do governo apegar – se nos aspectos positivos que correspondem a nossa realidade local e banir os aspectos negativos dessa lei. Realmemnte as leis ou principios mencionados em epigrafe e de outras fontes anonimas pesquisadas de base para a elaboração do codico ético deontologico dos profissionais da educação, mas especialmente o professor pedagogico:

REGRAS E DEVERES ESTABELECIDOS PARA O PROFESSOR

Possuir um contracto de trabalho com a entidade empregadoara e não violar os regulamentos internos e externos da instituição;
-Posssuir contracto de aprendizagem e de estagio profissional, participando activamente nos seminarios ou refrescamento profissional de capacitação pedagogica para a obtenção de uma formação e experiencia profissionais e obtenção do agregado pedagogico, refletindo a sua compentencia na area do asber;
      -Respeitar o horario do trabalho isto é ser assiduo e pontual no local do trabalho;
-Falar com naturalidade com propriedade com convição com competencia a fim de provocar paz no local de serviço;
O prpfesso nãõ deve praticar qualquer tipo de injustiça;corrupção,ssedio sexual na escola
 - O rofessor deve respeitar horário do trabalho
       -Oprofessor não deve praticar a fofoca, e nem usr lingagem obsenas.
-  Valorizar o espirito de cooperação e solidariedade 
-Exercer o seu trabalho com gosto,zelo,liberdade,respeito,e dignidade
-Não permitir qualqer acto de vandalismo na escola
-Afilhar-se numa associação de trabalhadores A:P.A.SINPROF
-Desepenhar-se na tecnologia ;possuir um perfil Pedagógico
-Possuir uma boa aparencia e postura fisica
-Possuir um perfil pedagogico
-Ser exemplar em todos e a todos
-Interessar – se ao bem estr publico
-Não fazer ao outro aquilo que não gostas
-Exercer a actividade docente, pedagogicamente de uma forma didatizada com zelo e dedicação;
-Contribuir para a macificação recuperação dos valores moraris perdidos na sociedade;
-Desempehnar o papel profissinal com responsabilidade e maior eficiencia profissional.
OS DIREITOS DEONTOLÓGICOS PARA O PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO
O profissional no sector da educação tem os direitos a:
-Direto a martenidadeica profissional
-Direito de férias
-Direito a promoção de categoria ou a reatualizção de carreira tecnica profissional
-Direito a remoneração adecuada
-Direito a subssidio de féria
-Direito a premio de exame
-Direito de capacitação pedagica
-Direito de condições de trabalho isto é condição no local de trabalho:
-Higiene, apetrechamento de moveis e imoveis na sala de aula etc.
PERSPECTIVAS E DESAFIOS DEONTOLÓGICOS E PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
Perspectivas angola daseja almejar e ombrear com outros paises do mundo no que tanje a reforma educativa no sector da educaçã
O governo prtende apegar – se nos aspectos positivo que correspondem a nossa realidade local e banir os aspectos negativos dessa lei
Criar a capacidade colectiva de imaginar uma angola sensivelmente que concorrem as competencias universais e apelar para coragem colectiva em função de sustentar esta visão
Essa esperança pode ser encontrada nas vozes dos professores, administradores que tem o poder de levar avante a mudança; também em pesquisa que respeitam a deontologia ética profissional que procuram compreende – las no contexto mais amplo.
Desafios os desafios da deontologia profissional, devem pontuar – se em alguns dos maiores desafios enfrentados pela população angolana quanto ao acesso a uma educação de qualidade. Comprendida como direito humano
Desenvolver harmoniosamente as capacidades fisicas, intelectuais, morais, civicas, esteticas e laborais da jovem geração de maneira continua e sistematica e elevar o seu nível cientifico tecnologico afim de contribuir para o desenvolvimento socio economico do pais
Formar um individuo capaz de compreender os problemas nacionai regionais e internacionais de forma critica e construtiva para sua participação na social a luz dos principios democraticos
Promover o desenvolvimento da consciencia pessoal e social dos individuos em geral e das jovens geração em particular a respeito pelos valores e simbolos nacionais pela dignidade humana pela tolerancia e cultura de paz a unidade nacional a preservação do ambiente e a consecuente melhoria da qualidade de vida dos profissionais da educação
Fomentar o respeito devido aos outros individuos e aos superiores interessses da nacção angolana na promoção de direito e respeito a vida a liberdade e a integridade pessoal
Por fim desenvolver o respeito da solidariedade entre os povos em actidudes de respeito pela diferença de outrem  e pernitindo uma saudavel integração nomundo.









CONCLUSÃO
Todos profissionais devem fazer tudo o que estiver ao seu alcance, mais desde que vai de acordo com o comportamento ético correcto a exercer a sua profissão. Porém, deve colocar em premio lugar os interesses da sociedade e do publico em geral. Isso é uma grande responsabilidade social do professor e de outros da socieddade. Profissaão













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Bibliografia

 Nota Ducumental Elaborado pela comissão de Ética e Deontologia da APORT: Paulo P.P Machado (coordenador),Rui Abrunhosa  Gonçalves,José Bernardo Keating e outros.
Lei geral do trabalho nº 2/00 do MAPESS Ministério da administração Pública,Emprego e Seguança Social. Públicado no diário da República de Angola nº 6/00 Iª Série.



























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