MANUFACTURADOS

MANUFATURADOS
Neste artigo você vai aprender tudo sobre manufatura, este importante conceito industrial e que está voltando com força total aos mercados. Vai descobrir o que a palavra significa, quando foi sua origem, suas fases e como a manufatura moderna tem se desenvolvido.
Manufatura é um sistema de produção com técnica de produção artesanal e divisão do trabalho.
Conceito
Manufatura é um sistema de produção onde a técnica de produção ainda é artesanal, porém com organização e divisão do trabalho mais complexa, não identificada no modo artesanal. Exceto em casos específicos nas relações metrópole/colônias, a produção das manufaturas era geralmente voltada a atender o mercado local. Neste processo pode ser usado somente as mãos, como era feito antes da Revolução Industrial ou com a utilização de máquinas como passou a ocorrer após a Revolução Industrial.
Significado de Manufaturados
O que é Manufatura:
Manufatura significa obra feita à mão. Manufaturar é produzir com trabalho manual. No processo manufatureiro vigora a divisão do trabalho, onde cada operário realiza uma operação utilizando instrumentos individuais. A manufatura sucedeu o artesanato, no século XV, como forma de produção e organização de trabalho.
Manufatura é um estabelecimento fabril em que a técnica de produção é artesanal, mas o trabalho é desempenhado por grande número de operários, que devem cumprir uma jornada de trabalho com hora para iniciar e terminar, sob a direção de um patrão.
Embora o termo “manufatura” tenha sua origem nas "oficinas manuais", hoje a expressão é usada para fazer referência às fábricas ou a um grande estabelecimento industrial. O termo “produto manufaturado” é usado para nominar os bens produzidos nas indústrias.
A história da manufatura
Antes de partirmos diretamente para a história da manufatura em si na humanidade, vamos clarear as ideais a respeito do que ela diz respeito. A palavra manufatura significa algo que foi produzido com as mãos ou como alguma máquina caseira. Ao mesmo tempo, também é sinônimo de produção fabril ou ainda, a própria fábrica em si.
O conceito de manufatura portanto, expandiu-se e atualmente diz respeito também a todo e qualquer produto desenvolvido em uma fábrica. Por isso, diz em economia, que as manufaturas podem ser compradas, exportadas e importadas. Por este motivo, é preciso avaliar o contexto no qual a palavra é utilizada a fim de compreender melhor qual é o seu sentido em determinada sentença.
Agora que você já compreende o que a palavra e o conceito de manufatura significam, podemos finalmente começar a contar a história dela em nossa civilização. Segundo historiadores, a manufatura começou com a própria evolução das sociedades, nas quais era preciso desenvolver produtos para a realização de tarefas. De forma geral, a produção manufatureira era feita de forma totalmente manual e foi a sucessora do artesanato.

Com o desenvolvimento humano, este trabalho foi mudando, e as pessoas passaram a utilizar máquinas e ferramentas para a produção dos produtos. Assim, surgia também a produção em série a divisão do trabalho, na qual cada operário tem um papel e uma atividade distinta em todo o processo.
Mas a grande evolução da manufatura aconteceu durante a Revolução Industrial, período que teve seu início no século XIX. Neste momento da história, homens ricos e poderosos começaram a reunir um grande número de operários em galpões e através de máquinas desenvolvidas exclusivamente para a fabricação de produtos, entregava matéria-prima e depois realizava o pagamento por produto.
Foi neste período que a fabricação em série começava a dar seus primeiros passos, já que descobriu-se que era possível produzir mais em um menor espaço de tempo se cada operário tivesse um papel dentro de todo o trabalho.
O principal objetivo da manufatura era o lucro e buscava portanto a produção máxima, com baixo custo. Neste período, houve a criação das máquinas a vapor, além de outros equipamentos que revolucionaram a indústria, como por exemplo as máquinas de fiar e afins.
Depois deste momento, a indústria manufatureira jamais parou de evoluir, e foi passando por diversas fases, até chegar à produção totalmente tecnológica que conhecemos nos dias de hoje. A seguir, veja algumas das fases mais importantes da manufatura e como foi se dando o seu desenvolvimento durante a passagem dos anos.
Fases da manufatura na história
Como você aprendeu anteriormente, a manufatura vem acompanhando a evolução das sociedades e da produção fabril. A princípio ela se dava através do uso das mãos ou de máquinas que precisavam exclusivamente da ação do homem para funcionar.
Porém, com o passar do tempo, a indústria foi evoluindo e desenvolvendo equipamentos que passaram a produzir cada vez mais, melhor e num menor espaço de tempo. A manufatura também acompanha os momentos políticos e sociais e precisa se adaptar aos momentos para continuar sobrevivendo.
As principais fases da manufatura na história, até agora, são:
1.      Revolução industrial
2.      Manufatura enxuta
3.      Maquinofatura
4.      Manufatura reversa
Sobre a revolução industrial você já aprendeu e descobriu que foi durante este período que a manufatura passou a ganhar uma importância inda maior. Surgiram as máquinas e o trabalho em série e a produção em grande escala.

Durante muitos anos tudo se manteve muito parecido, com a introdução de cada vez mais máquinas e cada vez mais operários para estarem a frente delas. Até que a Segunda Guerra Mundial surgiu e a mão de obra se tornou bastante escassa.
Assim surgiu o conceito de manufatura enxuta, criado no Japão, para competir com indústrias de todo o mundo. A ideia era reduzir os custos, os gastos e os desperdícios para conseguir o máximo em produtividade e lucro. Além disso, busca-se atender os clientes na hora certa em sua demanda atual.
Em seguida, mais uma evolução tecnológica trouxe a maquinofatura, com o uso cada vez maior de máquinas e menos humanos. Isso aumentou ainda mais a velocidade, a quantidade de produtos e diminuiu os custos para os empresários. Esta etapa continua em constante evolução.
Atualmente, as empresas tem pensado também na manufatura reversa, que tem como objetivo recuperar produtos e insumos descartados como lixo para a produção de novos. Assim, recupera-se o que já foi utilizado e ainda é possível proteger o meio ambiente e seus recursos naturais.
A manufatura moderna continua em constante evolução e surgem novas formas de aumentar a produtividade, reduzir os custos e atender cada vez mais clientes.
A manufatura na Revolução Industrial
Durante a Revolução Industrial, houve grande avanço no modo de produção. O trabalho que antes era somente manual, passou a ser feito por máquinas, o que gerou uma maior produção em menor tempo. Além da utilização das máquinas, a manufatura passou a ter como marcante característica a utilização de um modo de trabalho em série, isso quer dizer que era feito etapa por etapa, e especializado, cada trabalhador tinha sua especialização numa área.Isso a diferencia do artesanato, pois no mesmo o processo inteiro é feito por apenas uma pessoa.
No século XIX, os homens de negócio passaram a reunir trabalhadores em grandes galpões, fornecendo a eles a matéria-prima necessária e remunerando seu serviço. Nela, a oficina e as ferramentas pertencem ao capitalista e ocorre uma divisão do trabalho. Para obter um maior volume de produção é aplicada a técnica da divisão do trabalho. Desta maneira são economizados materiais, com aplicação de movimentos específicos, repercutindo assim numa maior velocidade de produção. A manufatura, podemos dizer, foi a forma mais desenvolvida de organização da produção que superou as Corporações de ofício no processo histórico de transição do modo de produção feudal para o modo de produção capitalista.
Manufatura Enxuta
Manufatura enxuta é uma filosofia operacional criada no Japão após a II Guerra Mundial, especificamente na fábrica da Toyota, com a finalidade de eliminar desperdícios e se tornar competitiva diante das empresas automobilísticas americanas.

A produção enxuta visa uma manufatura flexível, com estoques baixos, com a redução de quebras e falhas, layouts enxutos, a identificação das atividades que agregam valor ao produto etc. O objetivo primordial é atender às necessidades dos clientes no tempo certo.
Manufatura reversa
Manufatura reversa é uma inovação tecnológica que permite recuperar materiais e matérias primas que fazem parte do chamado lixo eletrônico, seguindo o princípio de perder menos e preservar mais, de desconstruir para reconstruir.
Com o princípio da sustentabilidade, essa tecnologia permite recuperar produtos sucateados como refrigeradores, eletroeletrônicos, celulares, baterias, informática, catalizadores, entre outros, que após um processo de triagem, são desmontados, classificados, triturados, compactados e encaminhados para novo processo produtivo, na forma de matéria prima.
Maquinofatura
Maquinofatura é a indústria mecanizada, que surgiu com a evolução das manufaturas, com a introdução de motores a vapor para movimentar as máquinas que dependiam da força humana, dos animais, dos ventos ou da água.
O uso da máquina aumentou a velocidade e o volume da produção, o trabalhador passou a produzir uma quantidade muito maior de produtos em tempo bastante menor, se comparado à manufatura, foi o começo da indústria moderna. O trabalhador passou a alimentar a máquina, controlar sua velocidade e zelar por sua manutenção.

Sem comentários:

Enviar um comentário