TRABALHO ELABORADO POR FLUSIL MOMENT
1. INTRODUÇÃO
A sociedade actual
convive diariamente com inovações tecnológicas, tais mudanças são constantes e em velocidade considerável. Esses eventos não são só percebidos em Angola, eles estão presentes no
mundo todo e influenciam todas as áreas, como a
educação, por exemplo. Com a informática na
educação não é diferente, o avanço tecnológico chegou também nas salas de aula.
Mais do que a evolução da
informática na educação, a presente pesquisa pretende
demonstrar a importância do uso da informática na educação, ressaltando os principais tipos de software e sua
utilização, bem como seu papel como ferramenta na educação especial. Tal tema
justifica-se pela importância da informática na sociedade moderna, tanto na vida social, como profissional, e a
escola como formadora de indivíduo e do
conhecimento não pode ficar excluída dessa
realidade.
A informática deve ser vista como uma ferramenta primordial
para a educação. Hoje ela exerce papel de grande importância e merece ser
tratada de tal forma. Contudo para que a informática na educação possa alcançar resultados satisfatórios e suprir a necessidade que a sociedade actual exige, o novo professor
deve ser um profissional com muitos atributos. Seu papel é fundamental na inclusão da informática na educação.
O objectivo deste
trabalho é apresentar a importância da
informática na educação, por meio de pesquisa bibliográfica baseada em artigos e livros voltados para a
informática na educação.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
2.1 Informática na Educação
Segundo Marcon et al.
(2009, p.116), os processos comunicativos devem ser a base de sustentação dos
processos educacionais. Assim, a escola, como meio público de ensino da sociedade e legítimo espaço de
educação popular, deve ser o alicerce na formação de cidadãos conscientes e
preparados para viver na sociedade contemporânea.
A informática como disciplina da Educação Básica faz-se necessária a partir do momento em que necessitamos de conhecimentos em softwares
para a vida em sociedade. Como o que notamos na contemporaneidade. Diante a
tanta modernidade tecnológica, vemos a
necessidade de inserir a informática no
contexto educacional em diversas disciplinas a fim de construir conhecimento
para o uso das diversas ferramentas e linguagens no contexto escolar e também no dia-a-dia, (Lacerda, 2012, p. 4).
Para Santos (2008),
quando surge uma nova tecnologia, a primeira atitude é de desconfiança e de rejeição. Aos poucos, a tecnologia começa a fazer
parte das actividades sociais da linguagem e a escola acaba por incorporá-la em suas práticas pedagógicas. Após a inserção, vem o estágio da normalização, definido por Chambers e Bax (2006, p.465) como um
estado em que a tecnologia se integra de tal forma ás práticas pedagógicas que deixa de ser vista como cura milagrosa
ou como algo a ser temido. “A educação é e sempre foi um processo complexo que utiliza a
medida de algum tipo de meio de comunicação como complemento ou apoio à acção do professor em sua interacção pessoal e
directa com os estudantes”. (BELLONI,
1999. p.54).
Para Valente (2006, p.
44), cabe ao professor interagir com o aluno e criar condições para levar o
aluno ao nível da compreensão, como por
exemplo, propor problemas para serem resolvidos e verificar se o problema foi
resolvido correctamente. O professor, nesse caso, deve criar situações para o
aluno manipular as informações recebidas de modo que ela possa ser transformada
em conhecimento e esse conhecimento possa ser aplicado correctamente na
resolução de problemas significativos para o aluno.
Por outro lado, a análise da actividade de programar o computador
usando uma linguagem de programação tem permitido identificar diversas acções
que o aluno realiza e que são de extrema importância na aquisição de novos
conhecimentos e na compreensão do que o aluno faz (Valente 1993).
2.1.1 Objectivos da
Informática na Educação
A aplicação da informática é visto sob
dois enfoques:
Pedagógico: onde a informática é usada como ferramenta para
complemento de disciplina e para projectos educacionais. Nessa área o sucesso também depende do grau de habilidade que os alunos possuem, uma vez que se
estiverem inseguros com relação ao software
utilizado não terão o
mesmo rendimento;
Social: pode ser descrita
a preocupação da escola em transmitir conhecimento tecnológico para o aluno, por exemplo, como utilizar
caixas electrónicos, fazer pesquisas na Web,
bem como as ferramentas como livros digitais, actividades que ultrapassam a
sala de aula, mas que são úteis na vida
social dos alunos. (TAJRA, 2001, p. 59).
Temos hoje casos
diferenciados nesta questão, o professor precisa usar uma carga de horário mínimo no
ambiente de informática ou usar conforme a sua
necessidade, (TAJRA, 2001, p. 58). Essa utilização é classificada em duas formas:
Sistematizada: quando a
escola define previamente para os professores, os horários e os dias de uso para o preparo das aulas aos alunos;
Não sistematizado:
depende do interesse e da necessidade do professor. O uso do ambiente de informática é livre; agenda
seu horário conforme necessidade.
A tecnologia deve fazer
parte da vida e da normalidade das acções diárias das pessoas, gerando conhecimento e condições de integração social,
não criar abismos entre parcelas sociais distintas, segundo Martins, Malaggi e
Silva (2009, p. 76).
Relata Rodrigues (2009),
a importância da utilização da tecnologia no ambiente escolar é indiscutível, tanto no
sentido pedagógico como no social. É uma
realidade da qual não se pode fugir e que tende a aumentar cada vez mais com a
criação e diversificação dos software s bem como a ampliação das áreas em que podem ser aplicados dentro da
educação. Hoje em dia existem inúmeros tipos de
software e direccionados para diversas áreas, dentro da educação não é diferente, há uma série de opções
e cabe ao corpo docente, por meio de um estudo prévio, elaborar um panejamento com base nos objectivos que se pretendem
alcançar, buscando os programas que mais contribuirão para tal finalidade.
Entretanto, o que
precisamos é de uma integração mais efectiva
entre a educação e a comunicação e isso só se dará se estes novos meios estiverem
presentes nas práticas educacionais como
fundamento desta nova educação. Aí sim, estes
novos valores, ainda em construção, serão presentes e integrantes desta nova
escola, agora com futuro, Marcon (2009, p. 257).
Segundo Lima (2008) a Internet
tornou-se mundialmente popular, em termos pedagógicos não existe uma forma única da
utilização da informática educativa, cada instituição
traça suas metas e mesmo com as tecnologias o professor não deve abrir mão dos
outros recursos didácticos já usados
como: livros, aulas expositivas, quadro-negro, estes recursos estão se
misturando cada vez mais com computadores.
Para Cunha (2008) a
adaptação é uma fase intermediária, onde os professores já possuem conhecimento da aplicabilidade da informática na sala de aula e a partir daí buscam meios
de optimizar a compreensão de conteúdos por meio
da interacção com a informática. Um
exemplo pode ser quando uma professora de arte solicita um desenho e deixa
livre para que o aluno escolha a ferramenta, ou as tradicionais: papel, lápis, tinta ou o computador.
Para Souza e Azevedo
(2008) o uso de tecnologia, no caso a informática, contribui para a renovação, pode ser para os estudantes a
oportunidade de aperfeiçoar a conexão de informações e ampliar o leque de conhecimentos.
Ainda para Souza e Azevedo (2008), há estudos que
afirmam que as tecnologias influenciam as pessoas, a educação e
consequentemente a sociedade, a escola quando diversifica as opções de
aprendizagem ajuda a sociedade a desenvolver um ambiente cultural e científico. Porém para Gatti
(1993) só tem sentido as inovações tecnológicas se contribuir para a melhoria da qualidade
do ensino, apenas a presença de novas tecnologias nas escolas não garante maior
qualidade na educação, pois a modernidade pode mascarar o ensino tradicional
baseado na memorização de informações.
2.1.2 Os Softwares
Nos dias actuais, existe
uma vasta utilização de software para educação neste trabalho serão citados
alguns exemplos de tipos de softwares educacionais como os Tutoriais,
Exercitação, investigação, Simulação e Jogos, suas utilizações e exemplos que
existem no mercado.
Para Jucá (2006), softwares tutorias são programas que
apresentam conceitos e instruções para realização de tarefas específicas, normalmente possuem baixa interactividade.
Actualmente esse tipo de software ensina a utilizar programas de computador. Já Valente (1999) descreve os tutoriais como softwares
nos quais a informação é organizada
seguindo uma sequência pedagógica específica e repassadas aos alunos seguindo tal ordem ou escolhendo a informação
que desejar. De acordo com Valente (1999) na primeira situação o software tem o
controlo da dinâmica, cabendo ao estudante mudar os tópicos apresentados apenas teclando ENTER, ou próprio software o direcciona a próxima sequência com base nas respostas dadas pelos alunos. Já na segunda situação o estudante tem a autonomia
de escolher, conforme sua vontade, o que deseja ver. Um exemplo de Tutorial é o Soft Ciências ele é uma base de dados muito
pormenorizada que contém informações sobre os elementos
químicos.
O software Investigação,
de acordo com Valente (1998) pode ser definido como todos os software s que
permitem a localização de diversas informações a respeito de diversos assuntos,
um exemplo popular desse tipo de software são as enciclopédias, pois nelas é possível localizar informações
adequadas e confiáveis a respeito de diversos
assuntos. Um exemplo de Investigação é a Enciclopédia Digital on-line é enciclopédia com amplo leque de assuntos
disponíveis, alguns interactivos, ela é actualizada todo ano.
O software Simulação para
Brito (1998) permite a simulações de situações reais, um exemplo são os
simuladores de voo e os gerenciadores de cidades, muito conhecidos pelo mundo
jovem nos jogos, hoje eles são bastante usados em situações de treinamentos de
pessoas. Devido ao fato de simular eventos reais esse software s são
considerados recursos significativos para o aprendizado e atractivos, tanto
para os alunos, quanto para os professores, pois ajudam a comunicação entre a
teoria e a prática.
Ainda para Brito (1998),
jogos são normalmente associados a entretenimento por proporcionar lazer e
diversão, esse tipo de software possui muitos recursos interactivos e existem vários tipos, desde estratégias até simulações reais, por
apresentarem grande interactividade. Se apresentarem de forma lúdica e recursos de programação sofisticados pode
ser usado para ministrar aulas já que são
dinâmicos e muito atraentes para crianças e jovens, tornando-se assim muito
eficazes. Hoje, existe uma grande variedade de jogos matemáticos, de raciocínio lógico, leitura e escrita. Um
exemplo de jogos de aprendizagem para Teixeira (2009) é o Pingus, jogo de estratégia, raciocínio e criatividade, nesse jogo de acção é preciso usar os recursos existentes para levar os
pinguins para a casinha.
Existem vários softwares educacionais e dentro disso existe
o software fechado ou também chamado de
software proprietário, e os software s abertos
também chamados de livres, para Tigre (2006), software
fechado é um produto criado por uma
empresa que detém os direitos sobre o produto, a
sua distribuição ou modificação são proibidos pelo seu criador ou distribuidor.
Software abertos, segundo conceito de Brito (1998), permitem que o usuário produza com liberdade e criatividade, oferecem
várias ferramentas para serem utilizadas conforme
objectivo do usuário, normalmente são software s
de apresentações, bancos de dados, planilhas electrónicas e os software s gráficos. São
ferramentas atraentes na educação justamente por proporcionarem liberdade ao
usuário.
Nos dias actuais é constantemente o uso de editores de textos, para
Bandeira (2009), com os editores de texto é possível criar redacções, relatórios, cartas, poesias, entrevistas, cartazes,
cartões e vários outros tipos de texto de
forma personalizada, é possível o uso de dicionários para
revisão, correcção ortográfica e
gramatical de textos, nesse aspecto cita-se o Open Office Writer , não
esquecendo que é software livre.
Brien e Marakas (2010),
com as planilhas electrónicas é possível a
realização de cálculos de forma rápida, a partir dos dados informados. Com esse tipo
de ferramenta o professor pode propor aos alunos a simulação de ganhos ou
entradas de dinheiro e de gastos ou despesas, para ensinar controlo e análises de finanças, as planinhas electrónicas são usadas tanto para o ensino quanto para
empresas, nesse aspecto cita-se o Excel e Calc.
Softwares de
apresentação, para Brito (1998), são muito utilizados para elaborar
apresentações de palestras e aulas, o mais conhecido no meio educacional é o Power Point da
Microsoft, tais programas
possuem recursos de visualização de telas e permitem produções de slides e
transparências. Podem ser usados tanto
por professores como por alunos de ensino fundamental até ao superior, a apresentação de conteúdo com esse tipo de ferramenta torna-se mais
atraente ao público o que favorece a
assimilação dos mesmos.
Software de programação é para Morais (2003), programas que permitem a
criação de outros programas, contudo por exigirem maior tempo, conhecimento de
seus comandos e uma visão sistemática das
rotinas de programação são menos comuns na sala de aula eles são usados por
alunos de ensino superior especificamente do curso de tecnologias. Um software
usado na programação é o Java que para Mattos (2005)
trata-se de software de programação avançada, possui vários mecanismos de construtores de programação de alto nível melhores que os de outras linguagens, ele têm se tornado o mais popular no meio académico.
Como foi exposto há vários tipos de
softwares disponíveis para utilização como recurso pedagógico, contudo é preciso que cada instituição elabore uma análise prévia das necessidades reais e dos
programas que mais se adaptam as necessidades de cada um. Só assim serão alcançados resultados satisfatórios.
Actualmente as escolas
precisam exercer o papel de inclusão, trazendo para o ensino regular alunos
especiais, contudo para que isso aconteça de forma satisfatória para ambos os lados (professor e aluno) a
escola precisa contar com materiais, equipamentos e professores preparados.
Assim, o uso da tecnologia muitas vezes torna-se essencial nesses casos, há um leque grande de opções que podem ser usadas,
as escolas precisam se adaptar caso desejem serem inclusivas.
2.2 CONCLUSÃO
Com o uso da informática na educação se verifica nos dias de hoje uma
constante mudança na educação, seus meios e métodos, como foi exposto a informática é um dos meios revolucionários que chegaram à sala de aula, a chamada era
digital é uma realidade.
Diante da nova realidade,
a informática está presente na sala de aula de forma definitiva e em constante evolução,
nesse contexto o papel do professor deve ser mais do que nunca o de
facilitador, coordenador, organizador estando sempre atendo as diferenças e
necessidades de cada aluno. Para Peixoto (1984) o professor precisa continuar
exercendo seu papel de mediador do conhecimento, continuar ensinando seus
alunos e incentivar os mesmos, sempre buscar melhorias na qualidade de ensino,
mesmo quando usado qualquer tipo de programa na sala de aula.
Se a informática for utilizada de maneira correcta na
educação, serve como ferramenta na detecção e desenvolvimento das inteligências múltiplas, pois
a informática estimula a comunicação
escrita, a dedução lógica e indutiva, dá liberdade para criação, estimula o uso da visão e
audição além de possibilitar que as
informações adquiridas sejam transformadas em conhecimentos.
A inserção da informática na educação necessita de um trabalho prévio de pesquisa, posteriormente a elaboração de um
plano de acção, capacitação dos profissionais, escolha dos software s
adequados, bem como o nível de
conhecimento e o projecto pedagógicos em que
estarão inseridos, considerando que esse processo precisa estar em constante
actualização, já que há sempre novos software s mantendo-se actualizados com ferramentas mais
aprimoradas. O sucesso vai depender do grau de eficiência que tais etapas serão executadas.
Conclui-se por meio dessa
pesquisa que a informática na educação seja ela para
ensino médio, superior ou ensino especial
é indispensável no mundo actual, por meio desse trabalho foram adquiridos conhecimento
e experiências necessárias para a finalização desse trabalho de
conclusão de curso. Enfim, pode-se dizer que a eficiência da informática na educação, como recurso
pedagógico, depende da forma como é planejada e utilizada.
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