DEDICATÓRIA
Este trabalho primeiramente dedicamos aos nossos
familiares, por toda a ajuda, competência e dedicação, que mesmo com todos os
imprevistos que passou, nunca deixaram de estar conosco até nos momentos de
angustia.
Dedicamos, além destes a todos os professores que
lutam diariamente pela educação e que na maioria das vezes não vêem seu esforço
reconhecido
AGRADECIMENTOS
Chegar até aqui não foi um percurso fácil.
Deparamo-nos com vários obstáculos e enfrentamos muitos desafios. Mas, não o
conseguimos sem ajuda de outros, tivemos o apoio de amigos, familiares e
colegas outras pessoas importantes nas nossas vidas.
A todos os que, de alguma forma, contribuíram,
encorajaram e ajudaram-nos durante a investigação, os nossos reconhecidos e
francos agradecimentos.
A todos que contribuíram direta e indiretamente com as
suas palavras e acções.
RESUMO
Um teste psicológico é considerado pelos pesquisadores
como um instrumento de medida, um procedimento por meio do qual se busca medir
um fenômeno psicológico que se deseja observar e investigar. Portanto, o teste
psicológico é visto como uma medida padronizada e objetiva de uma amostra
comportamental. Nota-se com o estudo que a utilização de testes é um importante
e marcante factor de caracterização na história da Psicologia. O conhecimento
adquirido com base em testes, uma vez que estes sejam válidos e precisos, é confiável,
pois baseia-se em evidências empíricas e não apenas em meras especulações, o
que justifica salientar a necessidade de ampliar e aprimorar ainda mais o
debate a respeito do uso desses instrumentos.
Palavras-Chave:
Testes psicológicos, avaliação psicológica, formação profissional
SUMÁRIO
2.1-
Definição de Teste Psicológico
2.2-
TIPOS DE TESTES PSICOLÓGICOS
1.
INTRODUÇÃO
Há mais de uma década têm-se observado o interesse de
gestores e pesquisadores na questão da formação de profissionais qualificados
na área da avaliação psicológica.
Este trabalho com tema testes psicológicos, tem como
objectivo primordial desenvolver sobre questões com relação ao assunto, sua
definição, benefício e sua importância.
Assim, os Testes Psicológicos são instrumentos de
avaliação ou mensuração de características psicológicas, constituindo-se um
método ou técnica de uso privativo do psicólogo, Segundo Anastasi e Urbina
(2000) alguns pesquisadores relatam que desde 3.000 A.C. na China utilizavam
testes para selecionar funcionários civis, entre os gregos a testagem era
realizada principalmente nos processos educacionais; na Idade Média as universidades
europeias também utilizavam exames para conceder títulos e honrarias.
Portanto, com o passar do tempo os métodos utilizados
para avaliar aspectos psicológicos foram se modificando e aperfeiçoando, sua
importância evoluiu assim como sua abrangência. Atualmente a avaliação
psicológica é utilizada em diferentes contextos, seja no âmbito,
organizacional, clínico, educacional, orientação profissional, jurídico,
neuropsicológico, entre outros.
Assim, o teste psicológico é a administração de testes
psicológicos. Os testes psicológicos são administrados por avaliadores
treinados. As respostas de uma pessoa são avaliadas de acordo com diretrizes
cuidadosamente prescritas. As pontuações são pensadas para refletir diferenças
individuais ou de grupo na construção que o teste pretende medir. A ciência por
trás dos testes psicológicos é a psicométrica.
1.1
OBJECTIVOS
1.1.1 Geral:
·
Conhecer a importância da
aplicação dos testes psicológicos no ensino.
1.1.2 Específico:
·
Entender as formas de
testes psicológicos e a características da personalidade;
·
Descrever tipos de
técnicas usadas nãos testes psicológicos;
·
Conhecer os mecanismos de
testagem psicológica como um processo técnico e científico realizado com
pessoas ou grupos de pessoas.
2. TESTES PSICOLÓGICOS
2.1- Definição de Teste Psicológico
Define-se teste
psicológico como método de avaliação privativo do psicólogo e regulamenta sua
elaboração, comercialização e uso. Para ser considerado um teste psicológico, o
instrumento deve ser construído de acordo com os princípios reconhecidos pela
comunidade científica, especialmente os desenvolvidos pela psicométrica.
É um instrumento que
avalia (mede ou faz uma estimativa) construtos (também chamados de variáveis
latentes) que não podem ser observados diretamente. Exemplos desses construtos
seriam altruísmo, inteligência, extroversão, otimismo, ansiedade, entre muitos
outros. Se conhecemos bem uma pessoa, ou se observarmos o comportamento dela
por um longo período, podemos afirmar que, na nossa opinião, ela é (ou não)
altruísta, ansiosa, otimista, e assim por diante. O psicólogo, contudo, não tem
essa informação da convivência pessoal e, na verdade, precisa de dados mais
precisos do que os gerados pela convivência. Em seguida, veremos como os testes
fazem isso.
Urbina (2014, p.2) produz
uma definição mais precisa de teste psicológico. Ela diz que o teste
psicológico é um “procedimento sistemático para coletar amostras de
comportamento relevantes para o funcionamento cognitivo, afetivo ou
interpessoal e para pontuar e avaliar essas amostras de acordo com normas”.
Vemos, aqui, a introdução de um novo conceito: normas. Um teste psicológico
deve permitir que o resultado obtido por uma pessoa possa ser, de alguma forma,
contextualizado. Por exemplo, um indivíduo faz um teste de inteligência (QI) e
recebe um escore de 108.
Um teste psicológico é um instrumento desenhado para
medir construtos não-observáveis, conhecidos também como variáveis latentes. Os
testes psicológicos são tipicamente (embora não necessariamente) uma série de
tarefas ou problemas que o indivíduo que responde tem que resolver. Os testes psicológicos podem-se assemelhar
fortemente a questionários, que também são desenhados para medir construtos
não-observáveis, mas que diferem na medida em que um teste psicológico pede ao
indivíduo o seu desempenho máximo enquanto um questionário pede ao indivíduo um
desempenho típico.
Um teste psicológico útil tem que ser ao mesmo tempo
válido (ex. existem evidências para apoiar a interpretação especificada dos
resultados do teste) e fidedigno (ex. consistente internamente ou que apresenta
resultados consistentes ao longo do tempo, em diferentes avaliadores, etc.).
2.1.1- Avaliação Psicológica
A avaliação psicológica é semelhante à testagem
psicológica, mas implica geralmente uma avaliação mais abrangente do indivíduo.
A avaliação psicológica é um processo que implica a integração de informações
de várias fontes, tais como testes de personalidade normal e anormal, testes de
aptidão ou inteligência, testes de interesses e atitudes, bem como informações
a partir de entrevistas pessoais. Também são recolhidas informações colaterais
sobre a história pessoal, profissional ou médica, como de registos ou a partir
de entrevistas com os pais, cônjuges, professores ou terapeutas anteriores ou
médicos.
Um teste psicológico é uma das fontes de dados
utilizada no processo de avaliação; geralmente mais do que um ensaio é
utilizado. Muitos psicólogos fazer algum nível de avaliação na prestação de
serviços a clientes ou pacientes, e podem usar, por exemplo, listas de
verificação simples para avaliar algumas características ou sintomas, mas a
avaliação psicológica é um processo mais complexo, detalhado e em profundidade.
Os tipos habituais de enfoque para a avaliação
psicológica são fornecer um diagnóstico para as condições de tratamento,
avaliar uma determinada área de funcionamento ou deficiência muitas vezes para
ambientes escolares, para ajudar a seleccionar um tipo de tratamento ou para
avaliar os resultados do tratamento, para ajudar os tribunais a decidir
questões como a custódia de crianças ou a competência para comparecer a
julgamento, ou para ajudar a avaliar os candidatos a um emprego ou empregados e
fornecer aconselhamento de desenvolvimento de carreira ou treino.
2.2- TIPOS DE TESTES PSICOLÓGICOS
Existem várias categorias amplas de testes
psicológicos:
2.2.1- Testes de
QI/aptidão
Os Testes de QI pretendem ser medidas de inteligência,
enquanto os testes de aptidão são medidas do uso e nível de desenvolvimento da
utilização da capacidade. Os testes de QI (ou testes cognitivos) e os testes de
aptidão são testes comuns de interpretação referente à norma.
Neste tipo de
testes, é apresentada à pessoa uma série de tarefas a serem avaliadas, e as
respostas da pessoa são classificadas de acordo com orientações prescritas
cuidadosamente.
Após o teste estar concluído, os resultados são compilados
e comparados com as respostas de um grupo de norma, geralmente composto de
pessoas da mesma idade ou nível de ensino que a pessoa a ser avaliada. Os
testes de QI que contêm uma série de tarefas dividem as tarefas tipicamente em
verbais (que se apoiam no uso da linguagem) e de desempenho, ou não-verbais
(que se apoiam em tarefas do tipo olho-mão, ou no uso de símbolos e objectos).
2.2.2- Testes de atitude
Os testes de atitude avaliam os sentimentos do
indivíduo acerca de um acontecimento, pessoa ou objecto. As escalas de atitude
são usadas geralmente em marketing para determinar a preferência do indivíduo
(ou do grupo) por marcas ou itens. Os testes de atitudes usam geralmente ou uma
Escala de Thurston ou uma Escala de Likert para medir os itens específicos.
2.2.3- Testes
neuropsicológicos
Estes testes consistem em tarefas desenhadas
especificamente para medir a função psicológica que se sabe estar ligada a um
determinado circuito ou estrutura cerebral.
Os testes neuropsicológicos podem ser usados em contexto
clínico para avaliar o dano causado por uma lesão cerebral ou uma doença que se
sabe afectar o funcionamento neurocognitivo. Quando usado em pesquisa, estes
testes podem ser usados para contrastar capacidades neuropsicológicos entre
diferentes grupos experimentais.
2.2.4- Avaliação infantil
e pré-escolar
Devido ao facto de os bebés e as crianças em idade
pré-escolar apresentarem capacidades limitadas de comunicação, os psicólogos
não podem usar os testes tradicionais para os avaliar. Assim, foram desenhados
alguns testes apenas para crianças com idades compreendidas desde o nascimento
até aos seis anos de idade. Estes testes variam geralmente com a idade,
respectivamente, de avaliações de reflexões e metas desenvolvimentais, a
capacidades motores e sensoriais, capacidades linguísticas e simples
capacidades cognitivas.
2.2.5- Testes de Personalidade
As medidas psicológicas da personalidade podem ser
descritas como testes objectivos ou projectivos. Os termos "teste
objectivo" e "teste projectivo" têm sido alvo de críticas
recentemente no Journal of Personality Assessment. São sugeridos os termos mais
descritivos "Escala de avaliação de medidas auto-relato" e
"medidas de resposta livre" em vez dos termos "testes
objectivos" e "testes projectivos", respectivamente.
2.2.6- Testes objectivos
(Escala de avaliação de medidas auto-relato)
Os testes objectivos apresentam um formato de resposta
restrito, tal como respostas de verdadeiro ou falso ou uma avaliação de acordo
com uma escala ordinal.
2.2.7- Testes projectivos
(Medidas de resposta livre)
Os testes projectivos permitem um tipo de resposta
mais livre. Um exemplo disto seria o Teste de Rorschach, no qual uma pessoa
refere o que cada uma das dez manchas de tinta pode ser. Os testes projectivos
tornaram-se uma indústria em crescimento na primeira metade do século XX,
surgindo dúvidas acerca das suposições teóricas por detrás dos testes
projectivos na segunda metade do século XX. Alguns testes projectivos são menos
usados hoje em dia porque consomem mais tempo a administrar e porque a sua
validade e fidedignidade são controversas.
Uma vez que se desenvolveram os métodos estatísticos e
de amostragem, levantou-se uma grande controvérsia sobre a validade e utilidade
dos testes projectivos.
2.2.8- Testes de
observação directa
Embora a maioria dos testes psicológicos sejam medidas
de "escala de avaliação" ou de "resposta livre", a
avaliação psicológica também pode envolver a observação das pessoas enquanto
elas realizam actividades. Este tipo de avaliação é geralmente conduzida com
famílias, seja em laboratório, em casa, ou com crianças numa sala de aula.
O propósito da observação pode ser clínico, como
estabelecer uma linha prévia de intervenção de uma criança hiperactiva ou
observar a natureza da interacção pais-filhos de forma a compreender
perturbações relacionais. Os procedimentos de observação directa são também
usados em pesquisa, por exemplo no estudo da relação entre variáveis
intrapsíquicas e comportamentos alvo específico, ou na exploração de sequências
de interacção comportamental.
3- CONCLUSÃO
Conclui que a importância dos testes psicológicos no
ensino, visam a confirmação da personalidade do aluno nas diferentes etapas do
seu desenvolvimento, nomeadamente infância, adolescência e juventude.
De acordo com Anastasi e Urbina, os testes psicológicos
envolvem observações feitas em uma " amostra cuidadosamente escolhida
[autores enfatizados] do comportamento de um indivíduo". Um teste
psicológico é frequentemente projetado para medir construções não observadas,
também conhecidas como variáveis latentes.
Os testes psicológicos podem incluir uma série de
tarefas ou problemas que o respondente deve resolver. Os testes psicológicos
podem incluir questionários e entrevistas, que também são projetados para medir
construtos não observados. As escalas baseadas em questionários e entrevistas
geralmente diferem dos testes psicoeducacionais, que pedem o desempenho máximo
do respondente. As escalas baseadas em questionários e entrevistas, por outro
lado, perguntam sobre o comportamento típico do entrevistado.
Enfim, os testes de sintomas e atitude são mais
frequentemente chamados de escalas. Um teste / escala psicológico útil deve ser
válido (ou seja, há evidências para apoiar a ideia de que o teste ou escala
mede o que é suposto medir e "quão bem ele o faz" e confiável ( ou
seja, internamente consistente ou fornecer resultados consistentes ao longo do
tempo, entre avaliadores, etc.).
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