VANTAGENS
E DESVANTAGENS DAS REDES SOCIAIS
Trabalho
de caracter investigativo apresentado ao professor Bartolomeu Mendes, como requisito
parcial para avaliação na cadeira de Sistema de Informação.
ESTUDANTE: ELSA ARSÉNIO MANUEL
1º ANO
SALA: 03
PERÍODO: PÔS - LABORAL
BENGO
2021
SUMÁRIO
2.1.1- Formas de
redes sociais
3- REDES SOCIAIS
SUAS VANTAGENS E DESVANTAGENS
2.1- Relatos das
principais vantagens e desvantagens do uso de uma rede social
3.2- O impacto
negativo de uma frase ou foto inadequada
3.3- Vantagens e
Desvantagens do Facebook
3.4- Vantagens de
ter perfil no Facebook
3.5- Desvantagens
de ter perfil no Facebook
1- INTRODUÇÃO
As redes sociais são meios de se conectar a outras
pessoas na internet, ou seja, uma rede social é uma estrutura social composta
por pessoas ou organizações, conectadas por um ou vários tipos de relações, que
partilham valores e objectivos comuns. Os sites de redes sociais geralmente
funcionam tendo como base os perfis de usuário - uma colecção de fatos sobre o
que um usuário gosta, não gosta, seus interesses, hobbies, escolaridade,
profissão ou qualquer outra coisa que ele queira compartilhar. A conexão fundamental
entre as pessoas se dá através da identidade.
Ao longo deste trabalho falar-se-á de alguns assuntos
concernentes as redes sociais como por exemplo: as formas de redes sociais, mas
com principal realce nas vantagens e desvantagens das redes sociais.
1.1-
Objectivo
Este trabalho tem como objectivo ajudarmo-nos a
compreenderem melhor as como as redes sociais funcionam.
2-
ENQUADRAMENTO TEÓRICO SOBRE REDE SOCIAL
2.1. Seu Objectivo
Geralmente, as redes sociais oferecem vários níveis de
controlo de privacidade. Por exemplo, o Facebook permite que outras pessoas
encontrem o seu perfil, procurando pelo seu nome ou endereço de e-mail, mas
você pode proteger as informações particulares do seu perfil de qualquer um que
você não tenha aprovado especificamente. No Twitter, você pode definir que suas
actualizações sejam particulares, podendo ser vistas apenas pelas pessoas que
você aprovar.
O objectivo das redes sociais é juntar um grupo de pessoas
com quem você esteja interconectado por um ou mais factores. Algumas redes
sociais estão montadas especificamente ao redor de interesses especiais. Esses
sites existem para compartilhar experiências, conhecimentos e formar grupos
sobre tópicos específicos. As redes
sociais online podem operar em diferentes níveis, como, por exemplo, redes de
relacionamentos (facebook, orkut, myspace, twitter), redes profissionais
(LinkedIn), redes comunitárias (redes sociais em bairros ou cidades), redes
políticas, dentre outras, e permitem analisar a forma como as organizações
desenvolvem a sua actividade, como os indivíduos alcançam os seus objectivos ou
medir o capital social – o valor que os indivíduos obtêm da rede social.
As redes sociais têm adquirido importância crescente
na sociedade moderna. São caracterizadas primariamente pelo auto geração de seu
desenho, pela sua horizontalidade e sua descentralização. Um ponto em comum
dentre os diversos tipos de rede social é o compartilhamento de informações,
conhecimentos, interesses e esforços em busca de objectivos comuns. A
intensificação da formação das redes sociais, nesse sentido, reflecte um
processo de fortalecimento da Sociedade Civil, em um contexto de maior
participação democrática e mobilização social.
2.1.1- Formas de redes sociais
As redes sociais costumam reunir uma motivação comum,
porém podem se manifestar de diferentes formas. As principais são:
·
Redes comunitárias,
estabelecidas em bairros ou cidades, em geral tendo a finalidade de reunir os
interesses comuns dos habitantes, melhorar a situação do local ou prover outros
benefícios.
Redes profissionais, prática conhecida como
networking, tal como o linkedin, que procura fortalecer a rede de contactos de
um indivíduo, visando futuros ganhos pessoais ou profissionais. Redes sociais
online, tais como facebook, orkut, myspace, twitter, WorldPlatform (normalmente
estamos acostumados a redes sociais públicas, mas existem privadas.
Normalmente, existem estágios de tempo em cada rede social até que se torne
pública) que são um serviço online, plataforma ou site que foca em construir e
reflectir redes sociais ou relações sociais entre pessoas, que, por exemplo,
compartilham interesses e/ou actividades, bate-papo, jogar com os amigos, entre
outras funções. Como já dito acima,
existem redes sociais públicas, em que o registo está desbloqueado para todos.
As privadas podem pedir o endereço electrónico e só depois de uma resposta é
que o registo fica disponível, nesse tipo de rede nem sempre são aceites todos
os tipos de pessoas. Existem ainda as redes sociais pessoais, para família ou
amigos, pouco conhecidas na Internet.
3- REDES SOCIAIS SUAS VANTAGENS E
DESVANTAGENS
Depois de termos falado um pouco sobre objectivo das
redes sócias, e as formas de redes sociais resta nos apenas entrar naquilo que
é o nosso objectivo saber o que de bom e de mal há nas redes sociais.
Hoje em dia é impossível não reconhecer a importância
das redes sociais como meio comunicativo. Uma forma rápida e moderna, o que
torna mais atraente no contexto atual que tudo gira em torno da informática.
E-mail, twitter, orkut, bate-papo, msn, facebook. Mas afinal, quais são as
vantagens e quais as desvantagens das redes sociais?
2.1- Relatos das principais
vantagens e desvantagens do uso de uma rede social
Existe muitas vantagens em utilizar um computador,
desde coisas básicas como fazer amigos, até coisas complexas, como trabalhos,
abaixo citaremos algumas dessas vantagens:
·
As pessoas devem saber o
seu correio electrónico para te encontrar, garantindo mais privacidade;
Interação com revistas e textos publicados, como comentários que podem ser
deixados;
·
Construir páginas para a
internet ou trabalhar com código com assuntos de sua escolha, se escolher um
blog temo seu trabalho reduzido pois no blog, existem ferramentas que ajudam na
formatação, ao invés de gravar diversos códigos para interagir também com
amigos e família que moram longe por dentro da sua vida que faz com que eles se
sintam perto de você;
·
Amplia seu conhecimento
geral, ajuda em trabalhos, lições de casa, e até mesmo nas curiosidades; se
diverte com vídeos e matérias engraçadas, passa a ter um maior entretenimento;
·
A comunicação com outras
pessoas (fazer novos amigos);
·
Manter contacto com
amigos ou familiares que estão longe;
·
Ferramentas importantes
para o aumento da visibilidade de uma marca e da credibilidade das empresas;
·
Ofertas de emprego
·
Envio de currículos, e
também cargos em determinadas empresas.
Também estão presentes várias desvantagens no nosso
dia-a-dia, porem umas das piores é aquela que coloca sua vida em risco, abaixo
citaremos algumas outras também:
·
Distrai a sua atenção
quando você deve fazer coisas importantes no computador, como por exemplo ter
alguma prova ou trabalho para fazer e navegar na internet sem se
preocupar;
·
A circulação de vírus nas
redes sociais, dependendo de sites que você visita, ele pode prejudicar seu
computador trazendo vírus, podendo até estragar a máquina;
·
Você pode perder muito
tempo na Internet com as conversas, deixando de fazer outras coisas, como
estudar;
·
A linguagem utilizada faz
com que as pessoas, se confundam na hora de ter que escrever corretamente;
·
A exposição das suas
preferências e dos seus costumes;
·
A exposição das suas
fotos;
3.2- O impacto negativo de uma
frase ou foto inadequada
Esse tipo de publicação na internet pode surtir muitos
efeitos negativos para o usuário. Devemos nos prevenir ao máximo para tal
exposição ao mundo, com informações pessoais, íntimas e que se vazarem e cair
em mãos erradas, pode trazer graves consequências a vida pessoal do usuário,
como, em sua família ou no seu meio de trabalho em que devemos sempre ser ético
e profissional.
Uma foto ou frase que se publica em uma rede social
pode ser vista por qualquer pessoa que também tenha uma conta na mesma rede. Se
for visto por pessoas conhecidas e má intencionada, pode acabar por te
prejudicar principalmente no trabalho, fazer chantagem e conseguir extorqui-lo
ao máximo se possível. Então toda precaução é pouca quando nos colocamos a
mostra e nos expondo ao público de tal maneira.
3.3- Vantagens e Desvantagens do
Facebook
Algumas vantagens e desvantagens de ter um perfil no
Facebook que é a grande rede social do momento, quase toda a gente tem um
perfil no Facebook e quem não tem é provavelmente a única pessoa no seu grupo
de amigos a não ter um. Há sem dúvida vantagens em ter conta no Facebook e
muitos dos milhões de utilizadores da rede social já não conseguiriam viver sem
ela (será que não?), mas tal como existem vantagens também existem
desvantagens, tanto a nível pessoal como profissional, vamos ver algumas delas
na lista que se segue.
3.4- Vantagens de ter perfil no
Facebook
·
Você pode encontrar os
seus amigos e continuar com eles a conversa que começou no bar, estudantes
também podem usar o Facebook para trocar notas sobre os trabalhos escolares,
por exemplo.
·
Você pode reencontrar
velhos amigos e familiares que deixou de ver quando mudaram para outra cidade
ou país. A Internet é uma rede global e há centenas de milhões de utilizadores
do Face em todo o mundo.
·
Você pode fazer novas
amizades com pessoas que ainda não conhece através das redes e grupos de amigos
virtuais nas páginas de perfil dos seus amigos e partilhar interesses em comum.
·
Você pode encontrar a sua
alma gémea ou começar um namoro online com alguém que conheceu no Facebook, há
até pessoas que começaram a namorar online com alguém que conheceram na rede e
vieram depois a casar com essa pessoa e constituir família.
·
Você pode criar uma rede
de contactos para o seu negócio ou companhia através do Facebook, e aproveitar
para causar uma boa impressão através da sua página de perfil colocando uma boa
foto sua e informações selecionadas.
·
Você pode aumentar as
vendas da sua loja ou empresa anunciando o seu produto no perfil do Facebook e
criando páginas de fãs para ele; também pode ir mais longe usando a plataforma
de publicidade do Facebook e criar anúncios de forma mais profissional.
·
Você pode partilhar fotos
e imagens com seus amigos e familiares mesmo que eles estejam longe até mesmo
em outro país, desde que eles também tenham um perfil no Facebook.
·
Você pode aumentar o
tráfego para seu blogue ou site, caso tenha um, criando um perfil e atraindo
milhares de novos visitantes por dia que de outra forma nunca saberiam que o
seu blogue existe, e também criar parcerias com outros webmasters que tenham os
mesmos objectivos que você.
3.5- Desvantagens de ter perfil no
Facebook
Você perde a sua privacidade, ou parte dela pelo
menos, e ao publicar uma foto sua ou de seus filhos deve pensar que ela fica
disponível para qualquer outra pessoa ver e não apenas para aquela pessoa a
quem você quer mostrá-la.
·
Você arrisca perder suas
amizades publicando comentários, informações, ou fotos sobre seus amigos que
eles não gostarão de ver publicados.
·
Sua imagem profissional
pode ficar afectada e você pode perder oportunidades se seu perfil no Facebook
for visitado por um potencial parceiro de negócios e ele achar que o vídeo que
você partilhou mostrando sua performance na festa do fim de semana não é tão
divertido como você pensa.
·
Suas informações privadas
podem deixar de o ser e imagens que você não deseja que sejam divulgadas
publicamente poderão sê-lo se acontecerem problemas ou situações inesperadas no
Facebook (ver Imagens apagadas do Facebook continuam disponíveis).
·
Ter um perfil Facebook
pode prejudicar sua vida amanhã porque na Internet nada se esquece, um vídeo ou
foto que você publicou hoje despreocupadamente poderá regressar no futuro e
comprometer sua vida pessoal, familiar, ou carreira profissional (ou a de
alguém que você conhece a também aparece na foto), mesmo que você tenha apagado
essa foto do Facebook pois ela pode ter sido, entretanto, copiada por outras
pessoas e publicada em sites e blogs, etc.
·
Você ter sérios problemas
se publicar informações privadas de carácter sensível como o número do seu
cartão de crédito (nunca faça isso!) ou outros documentos pois eles poderão vir
a ser usados de forma fraudulenta por criminosos da rede.
Depois de todas estas vantagens e desvantagens de ter
um perfil no Facebook fica a dúvida se é melhor criar uma página ou não, a
minha sugestão é que crie um perfil (afinal é grátis e todos os seus amigos
têm) mas seja selectiva nas coisas que publicar pois nunca sabe quem irá vê-las
no futuro nem com que intenções e nunca publique informações que possam vir a
prejudicar as pessoas envolvidas, sejam adultos ou crianças.
3.6- Utilizar uma Rede Social
Participar em Redes Sociais, irá ao longo do tempo
trazer-lhe benefícios e uma compreensão instintiva sobre o funcionamento dos
sites e quais os melhores conteúdos a aplicar. Por exemplo, se você é um membro
assíduo de uma determinada comunidade, onde já participa há largos meses ou
anos, você saberá perfeitamente quais os conteúdos que geram mais votos, que
geram mais tráfego ou que geram mais comentários.
Temos
aqui alguns passos que deverás ter em conta quando se inicia numa rede social:
1.
Estude bem as notícias
– Observe e leia bem o tipo de notícias que está a obter mais votos naquele
momento. Se o tema se enquadrar consigo, poderá haver lugar para mais um. Faça
experiências, mude títulos, altere a forma como interage, teste.
2.
Determine os
Influenciadores – É importante conhecer e saber quem
são as pessoas influentes no meio. Há dois tipos de pessoas influentes nas
redes sociais, aquelas que possuem o estatuto de Power Users, porque já
escreveram e já fazem parte da comunidade há imenso tempo e como tal são membros
influentes, ou então aqueles utilizadores que apresentam um elevado número de
amigos ou fãs.
3.
Crie o seu sistema
pessoal – Participar nas redes sociais é
extremamente importante. Faça a sua planificação e defina quantas histórias irá
submeter por dia, ou quantas outras histórias irá comentar por dia. Isso fará
com que você seja parte da comunidade e as pessoas irão identificá-lo e tê-lo
em conta.
4.
Ligue-se a outros
utilizadores – Ligar-se a outros utilizadores é a
forma mais fácil de fazer amigos e ganhar reputação dentro da rede social.
Ainda que estejamos somente a utilizar as redes sociais como elementos de
marketing, criar amizades é importante e terá um factor positivo no nosso
crescimento dentro da rede e posteriormente no nosso website ou blog.
5.
A crença e a religião
– Faça da sua rede social uma religião. Dê a conhecer aos seus amigos, colegas
e aos seus leitores, a rede social em que participa e o tipo de conteúdo que
ela oferece. Escreva sobre a sua rede social e coloque botões no seu website para
que os seus utilizadores possam visitar também e votar nos seus conteúdos. A
ideia é conseguir trazer mais pessoas para a sua rede de influências no website
social.
4- CONCLUSÃO
Chegamos à conclusão que as redes sócias são nada mais
nada menos as relações entre os indivíduos na comunicação por computador o que
também pode ser considerado de interacção social, cujo objectivo é buscar
conectar pessoas e proporcionar a comunicação, utilizando laços sociais. As
redes sócias na internet são páginas da Web que facilitam a interacção entre os
membros em diversos locais. Elas existem para conferir meios diferentes e
interessantes de interacção. Actualmente, existem vários sites de rede social
que operam mundialmente, como por exemplo: Facebook, Twitter (fundado em 2006
por Jack Dorsey), etc.
Enquanto
estudante, e também utilizador de redes sociais, recomendamos vivamente a
construção de um perfil forte, baseado numa estrutura de amigos, fãs e
apoiantes.
E quanto as vantagens e desvantagens das redes sociais
já vimos, portanto que cuidados devemos ter quando estamos nas redes sociais?
Nas redes sociais devemos ter o cuidado de não fornecer informações pessoais ou
que nos possam vir a causar problemas pois existem muitas pessoas que se
aproveitam do conteúdo de informações referidas pelo utilizador exposto.
5- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
·
BLOG GUIA DAS
TECNOLOGIAS: novidades do mundo das tecnologias. Samsung Galaxy Tab:
(GT-P1000): Android 2.2, ecrã táctil de 7” e processador a 1 GHz. [S.l.s.n.],
2010.
·
TAMMARO, A. M.;
SALARELLI, A. A biblioteca digital. Brasília, DF: Briquet de Lemos, 2008.
·
TONNAC, J. P. Prefácio.
In: CARRIÈRE, J. C.; ECO, U. Não contem com o fim do livro. Rio de Janeiro; São
Paulo: Record, 2010. p. 7-14.
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