FASES DO DESENVOLVIMENTO SEGUNDO PIAGET

 


FASES DO DESENVOLVIMENTO SEGUNDO PIAGET

 

 

 

 

RESUMO

Na presente pesquisa abordou-se as fases de desenvolvimento segundo Jean Piaget, voltadas a maturação biológica, as quais se remetem a quatro estágios: Jean Piaget, um dos psicólogos mais influentes do século XX, desenvolveu uma teoria abrangente sobre o desenvolvimento cognitivo das crianças. sensório motor (do nascimento até aproximadamente os 2 anos), pré-operacional (dois a sete anos), operacional concreto (sete aos 12 anos) e operações formais (a partir dos 12 anos), para a passagem de estágios e processo de aprendizagem a criança passa pela adaptação, acomodação e assimilação do conhecimento, possuindo um equilíbrio de maturação que rege este processo, o qual faz a ligação do estágio anterior para o posterior. Quando o entendimento voltado as fases de desenvolvimento é efetivo, pode-se ter maior compreensão de quais as potencialidades devem ser trabalhadas e estimuladas nas crianças, de acordo com o estágio no qual fazem parte, e assim promovendo a aquisição no processo de ensino aprendizagem. Ele identificou quatro estágios principais pelos quais as crianças passam enquanto constroem suas habilidades cognitivas: sensório-motor, pré-operacional, operatório concreto e operatório formal. Cada estágio é caracterizado por diferentes capacidades cognitivas e formas de pensar, que são essenciais para a compreensão do desenvolvimento infantil.

 

PALAVRAS-CHAVE: Desenvolvimento Humano, Estágio Sensório-Motor, Estágio Pré-Operacional, Estágio Operatório Concreto e Estágio Operatório Formal.

 

 

 

 

 

 

 

SUMÁRIO

 

RESUMO.. I

1. INTRODUÇÃO.. 1

1.1. Problemática ao tema. 2

1.1.2. Identificação do problema. 2

1.2. Objectivo Geral 2

1.3. Objectivos Específicos. 2

1.4. Hipóteses. 3

1.5. Justificativa. 3

1.6. Metodologia. 3

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA.. 4

2.1. Definição de Desenvolvimento. 4

2.1.1. Conceito de Período de Desenvolvimento. 5

2.2. FASES ESTÁGIOS DE DESENVOLVIMENTO DE PIAGET. 6

2.2.1. Estágio Sensório-Motor (0-2 anos) 6

2.2.2. Estágio Pré-Operacional (2-7 anos) 7

2.2.3. Estágio Operatório Concreto (7-11 anos) 8

2.2.4. Estágio Operatório Formal (11 anos e além) 9

2.2.5. Importância das fases do desenvolvimento. 9

2.2.6. Objectivo da criação das fases de Estágios de Desenvolvimento. 10

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS.. 13

4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.. 14

 


1. INTRODUÇÃO

Os estudos realizados pelo pesquisador Jean Piaget é de suma importância para o entendimento e análises das fases de desenvolvimento humano no que tange os aspectos biológico. Visto que o desenvolvimento da aprendizagem está intimamente ligado a maturação dos aspectos biológicos, onde pode ocorrer nesse processo a autorregulação, ou seja, a adaptação e interação do ser com um novo ambiente, sendo que parte da observação animal e posteriormente para a humana (PULASKI, 1980). 

Portanto, o desenvolvimento da aprendizagem está diretamente ligado aos estímulos que o ambiente oferece e como o organismo se adapta aos mesmos, gerando assim mudanças que acarretam em desenvolvimento e consequentemente em aprendizagens, passando por fases de maturação no decorrer da vida. 

Com o desenrolar das análises, percebe-se a real importância de cada estágio para formação humana, e a relação de ligação de cada qual, e a relevância do equilíbrio entre adaptação, assimilação e acomodação as quais regem as passagens de estágios, as quais devem receber grande atenção e atendimento, pois ocorre nesse processo a progressão do conhecimento e a construção de estrutura para as demais aprendizagens do estágio a ser atingindo (PIAGET, 2013). 

Levando em consideração a importância do conhecimento das fases de desenvolvimento humano, pode-se ter melhores compreensões do ser humano como um todo, ocorrendo um melhor discernimento das particularidades de cada estágio, e quais as melhores abordagens a serem utilizadas quando necessário auxiliar no desenvolvimento de habilidades ou estimulação do processo de aquisição de conhecimento e de novos saberes. 

Jean Piaget revolucionou o campo da psicologia com sua teoria sobre o desenvolvimento cognitivo das crianças. Ele propôs que o desenvolvimento cognitivo ocorre em quatro estágios distintos, cada um marcado por mudanças qualitativas no pensamento e na compreensão do mundo.

 

1.1. Problemática ao tema

Segundo GIL (2008, p. 35), o conceito de problema pode ser entendido como uma questão que requer uma solução ou resposta, e que se apresenta como uma situação na qual há um estado desejado que difere do estado actual. GIL (2009, p. 56) descreve problemas como questões ou situações que necessitam de uma acção ou intervenção para alcançar um resultado desejado.

O estudo das fases de desenvolvimento cognitivo delineadas por Jean Piaget é fundamental para a compreensão do aprendizado e desenvolvimento infantil. Piaget, um renomado psicólogo suíço, desenvolveu uma teoria que descreve como as crianças constroem gradualmente seu entendimento do mundo, passando por diferentes estágios de desenvolvimento cognitivo: sensório-motor, pré-operacional, operatório concreto e operatório formal.

1.1.2. Identificação do problema

Apesar da importância teórica das fases de desenvolvimento de Piaget, observa-se que muitos educadores ainda possuem dificuldades em aplicar esses conceitos na prática pedagógica diária. A falta de uma compreensão profunda dessas fases pode levar a abordagens educacionais inadequadas, que não respeitam o estágio de desenvolvimento cognitivo dos alunos, resultando em práticas que podem dificultar o aprendizado e desenvolvimento das crianças.

Sendo assim, para este trabalho elaborou-se a seguinte pergunta de partida: O que são as diferentes fases do desenvolvimento cognitivo propostas por Jean Piaget?

1.2. Objectivo Geral

·         Explorar e compreender as fases do desenvolvimento cognitivo segundo Jean Piaget, identificando as características e capacidades associadas a cada estágio.

1.3. Objectivos Específicos

·         Descrever as principais características do estágio sensório-motor.

·         Identificar as capacidades cognitivas desenvolvidas durante o estágio pré-operacional.

·         Analisar as habilidades adquiridas no estágio operatório concreto.

·         Examinar as competências cognitivas do estágio operatório formal.

1.4. Hipóteses

H1: Esta hipótese se baseia na premissa de que a adaptação das estratégias de ensino ao estágio de desenvolvimento cognitivo dos alunos pode facilitar a compreensão e a assimilação do conhecimento.

H2: Esta hipótese sugere que o conhecimento e a compreensão profunda das teorias de Piaget por parte dos educadores são cruciais para a implementação de práticas pedagógicas eficazes.

1.5. Justificativa

Este estudo é de extrema relevância para o campo educacional, pois visa não só aprofundar a compreensão teórica das fases de desenvolvimento segundo Piaget, mas também traduzir esses conceitos em práticas pedagógicas eficazes. Entender essas fases permite que educadores adaptem suas estratégias de ensino às necessidades cognitivas e psicológicas dos alunos, promovendo um ambiente de aprendizagem mais eficaz e estimulante.

Espera-se que este trabalho forneça uma base sólida para educadores sobre como aplicar os princípios de Piaget na sala de aula. As contribuições incluem o desenvolvimento de materiais e métodos de ensino que são adequados a cada fase de desenvolvimento, além de treinamentos para educadores sobre como identificar e apoiar as diferentes necessidades cognitivas de seus alunos.

1.6. Metodologia

A metodologia opcionada para a realização deste trabalho foi o método descritivo, esta opção justifica o facto do método escolhido permitir uma descrição clara e flexível em relação as ideias que foram reunidas e analisadas neste trabalho. Enquanto procedimento, o trabalho realizou-se por meio da observação directa e indirecta.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

 

Jean Piaget, um psicólogo suíço, é amplamente reconhecido como o pai da teoria dos estágios de desenvolvimento cognitivo. Ele dedicou sua carreira a estudar como as crianças constroem conhecimento e como seus processos de pensamento evoluem à medida que crescem. Piaget propôs que o desenvolvimento cognitivo ocorre em quatro estágios distintos: sensorimotor (0-2 anos), pré-operacional (2-7 anos), operacional concreto (7-11 anos) e operacional formal (a partir dos 11 anos). Cada estágio é caracterizado por formas específicas de pensar e entender o mundo, refletindo mudanças qualitativas nas capacidades cognitivas das crianças.

A contribuição de Piaget para a psicologia e educação é imensa, pois suas teorias fornecem uma estrutura clara para entender o crescimento intelectual das crianças. Seu trabalho destacou a importância do aprendizado ativo e da interação com o ambiente, mostrando que as crianças não são receptores passivos de informações, mas sim participantes ativos na construção de seu conhecimento. As descobertas de Piaget influenciaram práticas educacionais em todo o mundo, ajudando educadores a desenvolver métodos de ensino e currículos mais apropriados para os diferentes estágios de desenvolvimento cognitivo das crianças.

2.1. Definição de Desenvolvimento

O agregado de mudanças progressivas que se operam nos aspectos físico-motor, intelectual e afevctivo-emocional e social desde o nascimento até a idade adulta, é definido como Desenvolvimento. Em segunda apresenta-se o conceito de desenvolvimento segundo Piaget:

Mas antes de definir o desenvolvimento segundo Piaget, é necessário falar da Adptação, que é um dos principais pilares para a aquisição de habilidades cognitivas no indivíduo.

Entende-se por adaptação, o resultado da acção de dois mecanismos do pensamento que operam em simultâneo nomeadamente a acomodação e a assimilação:

·         A assimilação pode ser definida como sendo a aquisição de novos conhecimentos e novas experiências integrando-os ou absorvendo-os nas estruturas ou esquemas existentes do pensamento.

·         A acomodação, por sua vez, designa as modificações que as novas experiências provocam nos esquemas ou estruturas existentes de modo que haja adaptação. Para que essa adaptação seja possível é necessário que haja equilíbrio outra assimilação e acomodação.

Piaget defende que, o ponto de partida para a definição de desenvolvimento é a concepção deque o indivíduo aspira a adaptação às condições ambientais com base na capacidade inata do pensamento. O ponto de partida para esta adaptação é actividade reflexa já iniciada na vida intrauterina que o bebé desenvolve desde o nascimento.

2.1.1. Conceito de Período de Desenvolvimento

O Período de desenvolvimento refere-se a uma faixa etária em que as crianças possuem semelhanças típicas nos aspectos físico-motor, cognitivo, emocional-sentimental, volitivo, de habilidades, hábitos, aptidões, possibilidades de realização e modos de comportamento. Estas semelhanças típicas também se podem designar de particularidades de idade.

Os estágios de desenvolvimento de Piaget colocam mais em evidência o pensamento das crianças. Assim, este psicólogo distingue os seguintes estágios de desenvolvimento do pensamento: sensório-motor, pré-operatório, operações concretas, operações formais.

 

 

 

 

 

2.2. FASES DE ESTÁGIOS DE DESENVOLVIMENTO DE PIAGET

As fases dos estágios de desenvolvimento, segundo Jean Piaget, são uma teoria fundamental na psicologia infantil, descrevendo como as crianças evoluem cognitivamente através de quatro estágios distintos: sensorimotor, pré-operacional, operacional concreto e operacional formal.

Cada estágio reflete mudanças qualitativas nas capacidades de pensamento e compreensão das crianças, desde a interação sensorial básica até o pensamento abstrato e lógico.

 A teoria de Piaget não apenas revolucionou a forma como entendemos o desenvolvimento cognitivo, mas também impactou significativamente as práticas educacionais, proporcionando uma base sólida para métodos de ensino adaptados às diferentes fases do desenvolvimento infantil.

Este autor divide os períodos do desenvolvimento humano de acordo com o aparecimento de novas qualidades do pensamento, o que, por sua vez, interfere no desenvolvimento global.

2.2.1. Estágio Sensório-Motor (0-2 anos)

O estágio sensório-motor é o primeiro estágio do desenvolvimento cognitivo, ocorrendo do nascimento até aproximadamente dois anos de idade. Nesse período, as crianças exploram o mundo através dos sentidos e acções motoras.

Piaget identificou seis subestágios dentro dessa fase, onde os bebês passam de reflexos simples a comportamentos intencionais. A permanência do objecto, a capacidade de entender que os objectos continuam a existir mesmo quando não estão visíveis, é uma conquista crucial desse estágio.

Na visão de PIAGET (1952) diz que:

"Na fase sensório-motora, a inteligência é prática e baseada em percepções e acções motoras. A criança adquire a capacidade de representar objectos ausentes, o que é um passo importante para o pensamento simbólico." (PIAGET, As origens da inteligência em crianças, 1952, p. 121)

É no estágio sensório-motor, que compreende os primeiros dois anos de vida, os bebês passam por um período de rápido desenvolvimento sensorial e motor. Nesta fase, as interações da criança com o ambiente são principalmente reflexivas e baseadas em suas experiências sensoriais e motoras. O desenvolvimento da coordenação sensorial e motora é fundamental, e as crianças exploram o mundo principalmente através dos sentidos e das acções físicas.

Progressivamente, elas aprendem a coordenar os movimentos sensoriais com as respostas motoras, desenvolvendo noções de permanência do objecto, representação mental e causalidade. Este estágio é crucial para o desenvolvimento inicial da inteligência e da compreensão do mundo ao redor, preparando o caminho para estágios posteriores de desenvolvimento cognitivo.

2.2.2. Estágio Pré-Operacional (2-7 anos)

No estágio pré-operacional, as crianças começam a desenvolver a capacidade de usar símbolos, como palavras e imagens, para representar objectos e eventos. No entanto, seu pensamento ainda é egocêntrico, e elas têm dificuldade em ver as coisas das perspectivas de outras pessoas. A aquisição da linguagem é uma das principais características desse estágio, e as crianças começam a usar a imaginação e o jogo simbólico.

Segundo PIAGET, 1964):

"A criança pré-operacional está centrada em suas próprias percepções e pensamentos, e é incapaz de adotar a perspectivas de outra pessoa." (PIAGET, 1964, p.67)

Na visão de Piaget, o estágio pré-operacional, ocorre entre os 2 e 7 anos de idade, as crianças demonstram um desenvolvimento significativo das habilidades cognitivas. Este período é marcado pela emergência do pensamento simbólico, onde as crianças começam a usar símbolos para representar objectos e eventos, como evidenciado no desenvolvimento da linguagem e no brincar de faz de conta.

 

 

No entanto, elas ainda apresentam características como egocentrismo, centramento e raciocínio transdutivo, o que significa que têm dificuldade em ver o mundo a partir de perspectivas diferentes da sua própria, tendem a focar em uns aspectos único de uma situação e fazem conexões lógicas entre eventos não relacionados. Apesar dessas limitações, o estágio pré-operacional é fundamental para o desenvolvimento cognitivo, fornecendo as bases para operações mentais mais complexas que se desenvolverão nos estágios seguintes.

2.2.3. Estágio Operatório Concreto (7-11 anos)

As crianças começam a entender conceitos como conservação (a ideia de que a quantidade de uma substância não muda quando sua aparência física é alterada) e classificação (a capacidade de agrupar objectos com base em características comuns). No entanto, seu pensamento lógico ainda está limitado a objectos e situações concretas.

De acordo PIAGET, (1977):

"Durante o estágio operatório concreto, as crianças desenvolvem a capacidade de pensar de forma lógica sobre objectos concretos e realizar operações mentais que envolvem esses objectos." (PIAGET, 1977, p.45).

Durante o estágio operatório concreto, que ocorre entre os 7 e 11 anos de idade, as crianças demonstram um progresso notável em suas habilidades cognitivas, especialmente no que diz respeito à capacidade de realizar operações mentais concretas e lógicas.

Neste estágio, elas desenvolvem a capacidade de pensar de forma mais sistemática e reversível sobre situações concretas. Características-chave deste estágio incluem a capacidade de conservação, o que significa que as crianças entendem que a quantidade de uma substância permanece a mesma, independentemente das mudanças em sua forma ou aparência.

 

 

Além disso, as crianças no estágio operatório concreto também demonstram habilidades de classificação, seriação e compreensão de relações espaciais e temporais. Este estágio é crucial no desenvolvimento cognitivo, pois permite que as crianças compreendam o mundo de forma mais lógica e organizada, preparando o caminho para a transição para o estágio operatório formal.

2.2.4. Estágio Operatório Formal (11 anos e além)

O estágio operatório formal é caracterizado pela capacidade de pensar abstratamente e logicamente. Os adolescentes desenvolvem habilidades para resolver problemas complexos e hipotéticos, e podem considerar múltiplas perspectivas e hipóteses. Este estágio marca o desenvolvimento do pensamento científico e a capacidade de planeamento futuro e raciocínio dedutivo.

Para PIAGET (1958):

"No estágio operatório formal, os adolescentes desenvolvem a capacidade de pensar de forma abstrata, lógica e sistemática, permitindo a resolução de problemas complexos e a formulação de hipóteses." (PIAGET, 1958, p.100).

Deste modo, o estágio operatório formal, que ocorre a partir dos 11 anos de idade, as crianças demonstram um avanço significativo em suas habilidades cognitivas, especialmente no que se refere à capacidade de realizar operações mentais abstratas e hipotéticas.

2.2.5. Importância das fases do desenvolvimento

As fases dos estágios de desenvolvimento de Piaget são fundamentais para a educação, pois fornecem uma compreensão detalhada de como as crianças pensam e aprendem em diferentes idades. Segundo BRAINERD (1978, p. 112), as descobertas de Piaget revolucionaram a educação ao mostrar que as crianças passam por estágios sequenciais de desenvolvimento cognitivo, o que permite que educadores adaptem suas estratégias de ensino para se alinharem às capacidades cognitivas de seus alunos.

Por exemplo, no estágio pré-operacional, crianças aprendem melhor por meio de atividades lúdicas e uso de símbolos, como desenhos e jogos de faz de conta, que são adequados para o seu pensamento intuitivo e egocêntrico.

Além disso, os estágios de Piaget têm implicações significativas para o desenvolvimento curricular. Kamii e DeVries (1993, p. 67) argumentam que o conhecimento das capacidades cognitivas típicas de cada estágio permite aos desenvolvedores de currículos criar materiais e atividades apropriados para o nível de desenvolvimento das crianças.

No estágio operacional concreto, por exemplo, as crianças são capazes de entender conceitos de conservação e lógica concreta. Portanto, atividades que envolvem a manipulação de objetos físicos e a resolução de problemas práticos são mais eficazes. Já no estágio operacional formal, os adolescentes são capazes de lidar com pensamentos abstratos e hipóteses, permitindo uma abordagem mais teórica e exploratória.

Finalmente, a teoria de Piaget enfatiza a importância do aprendizado ativo e da construção do conhecimento. De acordo com WADSWORTH (2004, p. 89), Piaget mostrou que as crianças não são receptores passivos de informação, mas constroem conhecimento através de interações com o mundo ao seu redor. Isso destaca a importância de proporcionar ambientes ricos em estímulos e oportunidades para exploração e descoberta, permitindo que as crianças avancem pelos estágios de desenvolvimento de maneira natural e eficiente.

 Compreender essa progressão ajuda pais, professores e cuidadores a apoiar melhor o desenvolvimento cognitivo das crianças, respeitando seu ritmo individual e promovendo uma aprendizagem mais significativa e duradoura.

2.2.6. Objectivo da criação das fases de Estágios de Desenvolvimento

Jean Piaget, renomado psicólogo suíço, desenvolveu a teoria dos estágios de desenvolvimento cognitivo com o objetivo de compreender e descrever como as crianças constroem o conhecimento ao longo de seu crescimento. Ele identificou quatro estágios principais: sensorimotor, pré-operacional, operacional concreto e operacional formal, cada um caracterizado por formas distintas de pensamento e capacidade de compreensão. Piaget acreditava que essas fases não eram apenas marcos quantitativos, mas qualitativos no desenvolvimento intelectual das crianças, oferecendo uma visão detalhada de como a mente infantil evolui (BRAINERD, 1978, p. 45).

O principal objetivo de Piaget ao delinear esses estágios era criar uma estrutura sistemática que permitisse a observação e interpretação precisa do desenvolvimento cognitivo. Ele propôs que, ao identificar as capacidades e limitações de cada fase, educadores e psicólogos poderiam adaptar suas abordagens pedagógicas para melhor atender às necessidades das crianças em cada estágio de seu desenvolvimento. Isso não apenas facilitaria uma educação mais eficaz, mas também promoveria uma compreensão mais profunda de como as crianças interagem com seu ambiente e resolvem problemas (KAMII & DEVRIES, 1993, p. 92).

Além disso, Piaget enfatizou a importância do aprendizado ativo e da interação com o ambiente como componentes cruciais do desenvolvimento cognitivo. Ele argumentou que as crianças são agentes ativos na construção de seu conhecimento, e que ambientes ricos em estímulos e oportunidades de exploração são essenciais para o seu crescimento intelectual.

 Ao compreender e aplicar a teoria dos estágios de Piaget, pais, educadores e cuidadores podem proporcionar um suporte mais eficaz e apropriado, promovendo um desenvolvimento cognitivo saudável e equilibrado em cada fase do crescimento infantil (WADSWORTH, 2004, p. 68).

Resumindo, nestes estágios, elas desenvolvem a capacidade de pensar de forma mais lógica, sistemática e hipotética sobre conceitos e situações, não mais limitadas ao concreto. Características-chave deste estágio incluem a habilidade de raciocínio dedutivo, a capacidade de formular hipóteses e testar teorias, e o pensamento mais crítico e reflexivo.

 

 

Sendo assim, as crianças no estágio operatório formal são capazes de entender conceitos complexos, resolver problemas abstratos e compreender princípios científicos e matemáticos mais sofisticados. Este estágio é crucial no desenvolvimento cognitivo, preparando os indivíduos para enfrentar desafios intelectuais mais complexos e abstratos na vida adulta.

Resumindo, os estágios de desenvolvimento de Piaget abrangem as fases sensório-motora (0-2 anos), pré-operacional (2-7 anos), operatório concreto (7-11 anos) e operatório formal (11 anos em diante). No estágio sensório-motor, os bebês exploram o mundo por meio dos sentidos e das ações motoras, desenvolvendo noções iniciais de permanência do objecto e coordenação sensorial.

Na fase pré-operacional, as crianças começam a usar símbolos para representar objectos e eventos, mas ainda apresentam egocentrismo e pensamento intuitivo.

No estágio operatório concreto, as crianças adquirem a capacidade de realizar operações mentais concretas e lógicas, como conservação e classificação. Finalmente, no estágio operatório formal, os indivíduos desenvolvem a capacidade de raciocinar de forma abstrata, hipotética e lógica, permitindo a compreensão de conceitos complexos e o pensamento crítico. Cada estágio é crucial no desenvolvimento cognitivo, preparando o indivíduo para enfrentar desafios intelectuais mais complexos ao longo da vida.

 

 

 

 

 

 

 

 

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Ao concluir a presente pesquisa, percebe-se que ao ter conhecimento dos períodos de desenvolvimento, pode-se potencializar o aprendizado das crianças, pois as atividades e conteúdos apresentados serão adequadas para a faixa etária do público-alvo, contribuindo grandemente com a formação individual.

A teoria dos estágios de desenvolvimento de Piaget oferece uma compreensão profunda de como as crianças constroem conhecimento e desenvolvem habilidades cognitivas ao longo do tempo.

Compreender esses estágios é fundamental para educadores e psicólogos, pois fornece insights sobre como apoiar melhor o desenvolvimento infantil em cada fase específica. Embora a teoria de Piaget tenha sido amplamente estudada e aplicada, ela também tem sido alvo de críticas e revisões, sublinhando a importância de um olhar crítico e contínuo sobre o desenvolvimento cognitivo.

Quando analisamos separadamente cada período de desenvolvimento, podemos também fazer a separação de conteúdos trabalhados para cada faixa etária, evitando assim a concretização de equívocos educacionais, reduzindo assim a aplicação de actividades que entrem em desequilíbrio com as capacidades de absorção de conhecimento, assim cada assunto voltado a seu grau de dificuldade, será aplicado nas fases mais ideais, dependendo da período que o indivíduo se encontra. 

O que motivou as pesquisadoras a analisar o presente assunto, foi a disseminação das particularidades dos períodos de desenvolvimento para os professores atuantes na Educação Básica, a fim de elencar atividades que contemplem positivamente as potencialidades de seus alunos em consonância com a faixa etária, bem como para que a sociedade em geral possa identificar igualmente a questão anteriormente apresentada, pois quando a comunidade escolar e familiar trilham o mesmo caminho, a educação e o processo de ensino-aprendizagem terão ganhos, que potencializaram suas condutas no que tange os estímulos para aquisição de conhecimentos, contribuindo com a fase atual que o indivíduo esta passando, bem como com os saberes futuros, preparando assim uma ótima base cognitiva, física e psicológica. 

4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

·         GIL, A. C. (2008). Métodos e técnicas de pesquisa social (Vol. 6º ). São Paulo: Atlas.

·         GIL, A. C. (2009). Como Elaborar Projetos de Pesquisa (Vol. 4ª). São Paulo: ATLAS S.A.

·         INHELDER, B. e. (1958). O crescimento do pensamento logico desde a infância até a adolescência. Nova- York: Livros Básicos.

·         PIAGET, J. (1952). As origens da inteligência em crianças. Nova-York: Internacional Universities Press.

·         PIAGET, J. (1964). Parte I: Desenvolvimento Cognitivo em Crianças: Desenvolvimento e Aprendizagem de Piaget. Revista de Pesquisa em Ensino de Ciências.

·         PIAGET, J. (1977). O Desenvolvimento do Pensamento: Equilíbrio das Estruturas Cognitivas. Nova -York: Viking.

·          BRAINERD, C. J. (1978). A Teoria da Inteligência de Piaget. Prentice-Hall.

·         KAMII, C., & DEVRIES, R. (1993). A Teoria de Aprendizagem e Educação de Piaget. Longman.

·         WADSWORTH, B. J. (2004). A Teoria do Desenvolvimento Cognitivo e Afetivo de Piaget. Pearson Education.

 

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