REAÇÕES ARTIFICIAS DE TRANSMOTAÇÃO REAÇÕES NUCLEAR



        

 ELABORAÇÃO JORGE ARMANDO ANTÓNIO 




 TRABALHO DE QUÍMICA  


   

         TEMA:

REAÇÕES ARTIFICIAS DE TRANSMOTAÇÃO

REAÇÕES NUCLEAR   








Ciência Físicas e Biológica


 





2017






ÍNDICE
INTRODUÇÃO-----------------------------------------------------------------------------------01
REINO PLANTAE..........................................................................................................02
CARACTERÍSTICAS...................................................................................................2. 2
CLASSIFICAÇÃO........................................................................................................2. 3
OS NOMES DOS GRUPOS DE PLANTAS.................................................................2.3
NUTRIÇÃO NAS PLANTAS.......................................................................................2. 3
CONCLUSÃO.................................................................................................................04






















INTRODUÇÃO

Neste trabalho tenho como tema o Reino Plantae que é um dos principais grupos em que se divide a vida na Terra. São, em geral, organismos autotróficos, cujas células incluem um ou mais organelos especializados na produção de material orgânico a partir de material inorgânico e da energia solar, os cloroplastos. 

No entanto, o termo planta, ou vegetal, é muito mais difícil de definir do que se poderia pensar. Uma primeira definição usada para as plantas, depois de se descobrir que nem todas eram verdes, era de todos os seres vivos sem movimentos voluntários. No entanto, nem esta definição era muito correta, uma vez que a sensitiva, por exemplo  uma Leguminosa,  fecha os seus folíolos ao mínimo toque e também por outras causas ao fim do dia solar.

A classificação biológica mais moderna procura enfatizar as relações evolutivas entre os organismos: todas as espécies incluídas nesse grupo devem ter um antepassado comum. É um grupo monofilético de organismos eucarióticos que fotossintetizam usando as clorofilas A e B, armazenam os seus produtos fotossintéticos, tal como o amido dentro de cloroplastos, que são organelos com uma membrana dupla; as células destes organismos são revestidas duma parede celular feita de celulose. Com esta definição, ficam fora do Reino Plantae as algas castanhas, as algas vermelhas e muitos seres autotróficos unicelulares ou coloniais, atualmente agrupados no Reino Protista, assim como as bactérias e os fungos, que constituem os seus próprios reinos.















REINO PLANTAE
Difinição

As plantas são seres pluricelulares e eucariontes. Nesses aspectos elas são semelhantes aos animais e a muitos tipos de fungos; entretanto, têm uma característica que as distingue desses seres - são autotróficas. Como já vimos, seres autotróficos são aqueles que produzem o próprio alimento pelo processo da fotossíntese.

Utilizando a luz, ou seja, a energia luminosa, as plantas produzem a glicose, matéria orgânica formada a partir da água e do gás carbônico que obtêm do alimento, e liberam o gás oxigênio.

As plantas, juntamente com outros seres fotossintetizantes, são produtoras de matéria orgânica que nutre a maioria dos seres vivos da Terra, atuando na base das cadeias alimentares. Ao fornecer o gás oxigênio ao ambiente, as plantas também contribuem para a manutenção da vida dos seres que, assim como elas próprias, utilizam esse gás na respiração. As plantas conquistaram quase todos os ambientes da superfície da Terra.

Segundo a hipótese mais aceita, elas evoluíram a partir de ancestrais protistas. Provavelmente, esses ancestrais  seriam  tipos de algas pertencentes ao grupo dos protistas que se desenvolveram na água. Foram observadas semelhanças entre alguns tipos de clorofila que existem tanto nas algas verdes como nas plantas.

A partir dessas e de outras semelhanças, supõe-se que as algas verdes aquáticas são ancestrais diretas das plantas. 

Há cerca de 500 milhões de anos, as plantas iniciaram a ocupação do ambiente terrestre. Este ambiente oferece às plantas vantagens como: maior facilidade na captação da luz, já que ela não chega às grandes profundidades da água, e facilidade da troca de gases, devido à maior concentração de gás carbônico e gás oxigênio na atmosfera. Esses fatores são importantes no processo da respiração e da fotossíntese.

CARACTERÍSTICAS

Podemos citar como características para os representantes deste  reino o fato de se tratar de seres pluricelulares e eucariontes, ou seja, que possuem núcleo celular definido. São autótrofos, capazes de produzir seu próprio alimento através de processos como a fotossíntese, apesar de ainda precisarem de nutrientes essenciais presentes no solo, água e luz solar. Contudo, algumas plantas são incapazes de produzir alimento para si próprias, e é a este tipo de vegetal que damos o nome de parasita, pois, elas se agregam a outras estruturas de seres vivos para que possam sobreviver com os nutrientes necessários. Os vegetais possuem celulose em sua parede celular, além de cloroplastos e ventrículos no interior das células.



CLASSIFICAÇÃO

As plantas podem ser classificadas de acordo com vários aspectos, o primeiro deles está relacionado com a presença ou ausência de flores. Aquelas que possuem  flores e uma estrutura reprodutora visível são denominadas fanerógamas, já aquelas nas quais a estrutura reprodutora não se encontra visível e não possui flores ou sementes chamamos de criptógamas. Também  podemos classificá-las de acordo com a presença ou não dos vasos condutores de água e sais minerais e de matéria orgânica, ou seiva elaborada, como vasculares e avasculares.

OS NOMES DOS GRUPOS DE PLANTAS

Criptógama: palavra composta por cripto, que significa escondido, e gama, cujo significado está relacionado a gameta estrutura reprodutiva. Esta palavra significa, portanto, planta que  tem estrutura reprodutiva escondida  seja, sem semente.

Fanerógama: palavra composta por fanero, que significa visível, e por gama, relativo a gameta. Esta palavra significa, portanto, planta que tem a estrutura reprodutiva visível. São plantas que possuem semente.

Gimnosperma: palavra composta por gimmno, que significa descoberta, e sperma, semente. Esta  palavra significa, portanto, planta com semente a descoberto ou semente nua.

Angiosperma: palavra composta por angion, que  significa vaso que neste caso é o fruto e sperma, semente. A palavra significa, planta com semente guardada no interior do fruto.

NUTRIÇÃO NAS PLANTAS

Com excepção das plantas carnívoras, a maioria das plantas verdes necessita apenas de sais minerais dissolvidos em água, de dióxido de carbono e luz solar como sua nutrição. Com esses ingredientes e sua capacidade de fotossíntese, estes seres vivos autotróficos conseguem a energia e matéria necessárias para viver.

Entre os elementos químicos essenciais para as plantas, chamados macronutrientes, encontram-se o nitrogénio, o fósforo, o magnésio (constituinte da clorofila), o cálcio, o potássio e o enxofre. Além destes elementos principais, há outros que, apesar de serem absorvidos em pequenas quantidades, são igualmente indispensáveis à saúde das plantas, como o boro e o cobalto; estes minerais são chamados micronutrientes. 





CONCLUSÃO

Em suma, as plantas são ser produtor de matéria orgânica da cadeia alimentar nos meios marinho, aquático e terrestre.  São, portanto, o primeiro elo da cadeia, que sustenta todos os elos subsequentes. Além de fornecer alimento a animais, fungos, bactérias e protistas, as plantas também fornecem abrigo a estes seres e a seus ovos e filhotes.

No entanto, a predação não é a única relação ecológica a que as plantas estão submetidas, existindo também relações benéficas, como as observadas entre plantas e polinizadores. Em algumas espécies, existem associações com certos insetos, como formigas, que recebem abrigo ou alimento da planta, protegendo-a, em troca, contra predadores.

Há mesmo plantas que dependem de outras plantas. Algumas famílias botânicas, constituídas por plantas parasitas, dependem da seiva de outras espécies para obter nutrientes. Existem também milhares de espécies epífitas que dependem de plantas maiores para se alojar, normalmente não causando qualquer dano ao hospedeiro.






 




 


Sem comentários:

Enviar um comentário