Arquitetura, Escultura e suas Funções


Escola Missionária Santa Ana nº 307




        Trabalho de Educação Visual e Plástico




Arquitetura, Escultura e suas Funções





9ª Classe
           
                 Docente

________________________
                                                                                                                                                   


Ano Lectivo/2017















Introdução

O presente trabalho visa abordar sobre Arquitetura e Escultura e suas funções, cujo objectivos é conceituar o que é a Arquitetura e Escultura e por fim Descrever as suas funções. Portanto, Arquitetura é antes de tudo construção, mas, construção concebida com o propósito primordial de ordenar e organizar o espaço para determinada finalidade e visando a determinada intenção.

Já a Escultura é a técnica de representar objetos e seres através da reprodução de formas. Utiliza-se de materiais como gesso, pedra, madeira, resinas sintéticas, aço, ferro, mármore e das seguintes técnicas: cinzelação, fundição, moldagem ou a aglomeração de partículas. Sua origem baseia-se na imitação da natureza, com o intuito maior de representar o corpo humano.

























Arquitetura, Escultura e suas Funções

Escultura e Suas Funções

Definição

Escultura é uma arte que representa ou ilustra imagens plásticas em relevo total ou parcial. Existem várias técnicas de trabalhar os materiais, como a cinzelação, a fundição, a moldagem ou a aglomeração de partículas para a criação de um objeto.

Vários materiais se prestam a esta arte, uns mais perenes como o bronze ou o mármore, outros mais fáceis de trabalhar, como a argila, a cera ou a madeira. Embora possam ser utilizadas para representar qualquer coisa, ou até coisa nenhuma, tradicionalmente o objetivo maior foi sempre representar o corpo humano, ou a divindade numa forma antropomórfica. É considerada a quarta das artes clássicas.

Suas Funções

Renascimento: A escultura renascentista distingue-se da gótica essencialmente por deixar de ter a função de elemento ornamental, valendo por si mesma.

Antigo egito: Uma nova função para a escultura: abrigar a alma do Faraó, pois as estátuas produzidas nessa época serviam para substituir o corpo decomposto. A escultura Rupestre: prender o animal ou o objeto na figura e conseguiriam cumprir seu objetivo.

Escultura Grega: Outras características gerais da escultura grega A escultura grega tinha funções religiosas, políticas, honoríficas, funerárias e ornamentais.

Arquitetura e Suas funções

Definição

A arquitetura é uma ciência, surgindo de muitas outras, e adornada com muitos e variados ensinamentos: pela ajuda dos quais um julgamento é formado daqueles trabalhos que são o resultado das outras artes.

Refere-se tanto ao processo quanto ao produto de projetar e edificar o ambiente habitado pelo ser humano.
Suas Funções

Neste sentido, a arquitetura trata destacadamente da organização do espaço e de seus elementos: em última instância, a arquitetura lidaria com qualquer problema de agenciamento, organização, estética e ordenamento de componentes em qualquer situação de arranjo espacial. No entanto, normalmente a arquitetura associa-se diretamente ao problema da organização do homem no espaço (e principalmente no espaço urbano).
Conclusão

Em suma, compreende-se que Arquitectura constituía um meio de formação da polis e era baseada em templos, teatros, estádios, praças, ou seja edifícios públicos. Encontramos a escultura, principalmente em todas as obras escultóricas, quer representem deuses, jovens atletas ou personalidades insignes da política ou da cultura.

Já a escultura é uma das mais importantes expressões artísticas da cultura grega. Exerceu decisiva influência sobre a arte romana, inseminou uma grande variedade de culturas do norte da África, do Oriente Próximo e Oriente Médio, penetrou até a Índia durante a época de Alexandre, o Grande, definiu muitos dos principais parâmetros da arte da Renascença e do Neoclassicismo.


Sem comentários:

Enviar um comentário