INSTITUTO SUPERIOR
TÉCNICO DE ANGOLA
ISTA
TRABALHO DE MIC
CLASSIFICAÇÃO DE UM TRABALHO
CIENTÍFICO
·
FALAR SOBRE A PESQUISA
·
PESQUISA HISTÓRICA
·
PESQUISA DESCRITIVA
·
PESQUISA CORRELACIONAL
·
PESQUISA EX-PÓS-FACTO
·
PESQUISA LITERÁRIO
ESTUDANTE:
LOURDES
PAULO MATEUS
GRUPO
Nº 05
1º
ANO
TURMA:
A
SALA:
01
CURSO:
PSICOLOGIA GERAL
O DOCENTE
___________________________
Nanikutonda
dos Santos
BENGO/2018
INSTITUTO SUPERIOR
TÉCNICO DE ANGOLA
ISTA
ERGONOMIA NO TRABALHO
Grupo
nº 05
Turma:
Única
Sala:
04
4º
Ano:
Período:
Tarde
Curso:
Psicologia do Trabalho
Trabalho realizado e apresentado
no
Instituto Superior Técnico de Angola
Bengo, para avaliação na cadeira de
Ergonomia, orientado pelo Dr. Lino
Gonçalves.
Docente
__________________
Lino
Gonçalves
Bengo/2018
SUMÁRIO
O
principal objectivo de um trabalho científico é comunicar uma observação ou uma
idéia a um grupo de indivíduos potencialmente interessados. Esses indivíduos
podem então fazer uso da observação, ou fazer avançar a idéia mediante as suas
próprias observações.
O
trabalho científico consiste de informação científica organizada segundo
padrões específicos, com o objetivo de facilitar a sua compreensão. Podemos
comparar um trabalho científico à um filme ou uma história, em que devem
coexistir 3 partes harmônicas, princípio, meio e fim. Deve existir também, uma
nítida ligação entre essas três partes, como o "enredo" do filme.
As
revistas científicas, na sua totalidade, tem um conjunto de normas de redação,
destinadas a orientar os autores no preparo dos trabalhos para publicação.
Embora cada revista tenha as suas próprias normas, em geral, elas seguem
determinados padrões universalmente aceitos.
Um trabalho científico, é fruto de um
trabalho realizado pelo pesquisador, devendo obedecer padrões previamente
estabelecidos, sobretudo seguindo formas específicas de composição.Tendo em
vista uma das necessidades inerentes ao ser humano, ora representada pela busca
constante de informações rumo ao seu crescimento pessoal, temos que a pesquisa
constitui um significativo recurso cuja finalidade é obter informações acerca
de um determinado assunto. Como actividade regular, ela se define por um
conjunto de actividades orientadas e planejadas na busca pelo conhecimento.Contudo,
a pesquisa científica difere-se de uma simples pesquisa rotineira, seja no
âmbito escolar ou em qualquer outra esfera da sociedade.
É a realização concreta de uma investigação
planejada, desenvolvida e redigida de acordo com as normas da metodologia
consagradas pela ciência. Nesse sentido, podemos afirmar que tal modalidade se
concebe como algo complexo, uma vez que compreende um conjunto de actividades,
tais como: investigar o assunto e compreendê-lo, buscar informações em fontes
distintas, comparar ideias de diferentes autores, selecionando-as sob uma
postura crítica e, finalmente, partir para a redação do próprio texto, a qual
deve contar com o apoio de um referencial teórico que sustente os posicionamentos
assumidos pelo autor.
Como fruto de um processo rigorosamente
planejado, a pesquisa se estrutura por meio de várias etapas. Assim um trabalho
científico é classificado da seguinte maneira:
a) (Quanto à Natureza): Procedimentos Básicos não apresentam
finalidades imediatas e produz conhecimento a ser utilizado em outras pesquisas
Aplicada com finalidades imediatas, gera produtos e/ou processos. Documental
Baseia-se em materiais que não receberam ainda um tratamento analítico. Define como
primários os dados que não receberam qualquer tratamento analítico, como:
documentos oficiais, reportagens, cartas, contractos, diários, filmes,
fotografias, gravações etc.
b) Os secundários são os que, de alguma forma, já foram
analisados, tais como: relatórios de pesquisa, relatórios de empresas, tabelas
estatísticas, entre outros.
c) Bibliográfica Coloca o pesquisador em contacto com as
publicações existentes (livros, revistas, periódicos e artigos científicos,
jornais, boletins, monografias, dissertações, teses, material cartográfico,
internet).
d) Na pesquisa bibliográfica, destaque fundamental deve ser
dado à veracidade fontes e dados, observando possíveis incoerências.
Experimental Estabelece um objeto de estudo e observa as variáveis que influem
nos fenômenos.
e) Pesquisa experimental é mais frequente nas ciências
tecnológicas e nas ciências biológicas. Tem como objectivo demonstrar como e
por que determinado fato é produzido. Levantamento (survey) Envolve a
interrogação direta (através de questionário) a um grupo de pessoas cujo
comportamento está sendo pesquisado. As entrevistas podem ser: não estruturadas
ou feita através de questionários e estes se classificam como estruturados e
semiestruturados.
f) Estudo de Caso O estudo de caso consiste em coletar e
analisar informações sobre determinado indivíduo, um grupo ou comunidade, a fim
de estudar aspectos variados que sejam objecto da pesquisa. É um tipo de
pesquisa qualitativa e/ou quantitativa. São requisitos para sua realização:
Severidade, objectivação, originalidade e coerência.
g) Pesquisa Participante Desenvolvida com a participação de
grupos de pesquisa e/ou pesquisadores individuais em situações investigadas
similares e caracteriza-se pela interação entre os membros. Nessa pesquisa,
buscamos saber quais os possíveis relacionamentos entre as variáveis. Pesquisa
de campo. É a observação de factos e fenômenos espontâneos (geralmente in
loco). Objectivos Exploratória Fase preliminar de pesquisa, com a finalidade de
obter mais informações (delimitação do tema) sobre um assunto (com pouco ou
nenhum conhecimento).
h) Descreve as características de determinada população ou fenômeno;
estabelece relações entre variáveis. Envolve o uso de técnicas padrões de
coleta de dados: questionário e observação sistemática.
Triangulação de
pesquisadores – avaliadores distintos
colocam suas posições sobre os achados do estudo;
Triangulação de
teorias – leitura dos dados pelas
lentes de diferentes teorias;
Triangulação
metodológica – abordagens metodológicas
diferentes para condução de uma mesma pesquisa. “O conhecimento científico vai além do
empírico, procurando conhecer, além do fenômeno, suas causas e leis”.A
elaboração do pré-projecto deve se projectar sobre a definição dopróprio projecto.
Para tanto, é necessário levar em conta as seguintes etapas.
a) Escolha do Tema:
podem ser utilizados alguns critérios para ajudar na escolha do tema, como
originalidade (mesmo que o trabalho não seja original deve apresentar alguma
novidade, novo enfoque, novos argumentos ou pontos de vista).
b) Revisão de Literatura:
embora ao se escolher um dado tema já seja conhecido algo sobre o mesmo, a
releitura exploratória tem o mérito de aumentar a extensão e a profundidade dos
conhecimentos conhecidos, ajudando a distinguir o secundário do essencial e
facilitando a delimitação do conteúdo dos temas a investigar;
c) Problematização: transformação de uma
necessidade humana em problema. O pesquisador deve ter idéia clara do problema
que pretende resolver, da dúvida a ser
superada, caso contrário sua pesquisa correrá o risco da prolixidade, da falta
de direção, da ausência de algo para se resolver. Se o problema é estabelecido
de forma clara, ele desencadeará a formulação da hipótese geral, que será
comprovada no desenvolvimento do texto;
d) Seleção/delimitação do assunto: deve-se
delimitar o problema que se quer ou se precisa estudar para analisa-lo em
profundidade. Mesmo que todos os aspectos sejam considerados importantes, devem
ser tratados um por vez e, ao escolher um deles, abandonam-se os outros. Esta é
uma prerrogativa do método;
O
que será pesquisado? Por que a pesquisa é necessária? Como será pesquisado? Que
recursos humanos, intelectuais, bibliográficos, técnicos, instrumentais e
financeiros serão mobilizados? Em que período? Vamos por partes:
Estudos Preliminares - Qualquer
projecto deve ser antecipado por estudos preliminares sobre o tema e envolvem
desde leituras bibliográficas, observações a locais específicos, quando o tema
exigir, até consultas a especialistas ou pessoas que têm relação com a
temática.
É
o passo inicial importante na hierarquia dos itens do projecto. O problema é um
recorte dentro de um fundo temático e deve ter a forma de uma indagação, uma
interrogação, uma pergunta para a qual, no seu percurso, a pesquisa buscará
resposta.
A
justificativa é uma argumentação sobre a relevância do trabalho, não apenas
enfatizando que ele ainda não foi feito por outro pesquisador, mas principalmente
por que ele deve ser realizado, qual sua importância ou relevância.
Determinar
um objetivo, no contexto de uma pesquisa, é estabelecer um alvo a ser alcançado
ou fim que se pretende atingir, uma meta movida por um propósito. Os objectivos
da pesquisa são como flechas apontadas para um alvo:
·
O que a pesquisa visa alcançar? Essa é a
questão principal a ser apontada.
Também
chamado de Fundamentação teórica, o quadro teórico de referência é algo
que surge diretamente do levantamento bibliográfico para a elaboração do estado
da questão de um problema de pesquisa.
As
obras de apoio referencial utilizadas desde o princípio devem constar na lista
de uma bibliografia preliminar, pois a bibliografia definitiva constará das referências
finais.
Pesquisa
é toda ação que tem como objetivo a aquisição de conhecimentos e que pode
partir tanto da busca para solucionar algum problema, de uma pergunta dada, de
um mistério ou ser motivada simplesmente pela curiosidade da pessoa e o prazer
de aprender. Graças a internet e aos sites de busca a pesquisa tornou-se uma
atividade muito comum no século XXI. Assim, a pesquisa pode ser só uma
atividade corriqueira, um hobby ou uma necessidade por uma questão de trabalho
ou de escola, como também pode ser algo muito sério, tratada com rigor e método
como é o caso da pesquisa científica ou acadêmica.
A
pesquisa, por exemplo, é uma das premissas que norteiam o trabalho nas
universidades. Ela é tanto incentivada como requerida, sendo que um dos
critérios de avaliação no meio acadêmico é o julgamento dos resultados das
pesquisas efetuadas pelos alunos, especialmente apresentadas em forma de
Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), Dissertações de Mestrado e Teses de Doutorado.
Entre os vários tipos de pesquisa podemos citar a pesquisa de mercado, pesquisa
de campo, pesquisa descritiva, quantitativa, qualitativa, bibliográfica,
explicativa, experimental, exploratória, científica e etc.
Assim,
só é aceito como conhecimento cientifico aquele que provem de uma pesquisa que
respeitou a determinados métodos estabelecidos e consolidados pela ciência ao
longo dos séculos e que é possível de ser repetido para que qualquer um possa
comprovar a validade dos resultados alcançados.
Argumenta-se
sobre possibilidades e adequação da metodologia de Análise de Conteúdo à
pesquisa histórica. Para tanto, analisam-se aspectos teórico-metodológicos da
História; aborda-se a diferença entre Análise de Conteúdo e Análise de
Discurso; comentam-se as etapas para o desenvolvimento de AC, assim como as
principais técnicas ao seu desenvolvimento. Conclui-se que é uma metodologia
com amplas possibilidades de escolha, capaz de auxiliar no desenvolvimento das
capacidades de inferir e de intuir, fundamentais à pesquisa histórica.
As
pesquisas descritivas são, juntamente com as pesquisas exploratórias, as que
habitualmente realizam os pesquisadores sociais devido a preocupação com a actuação
de grupos de indivíduos. As pesquisas
descritivas aproximam-se das exploratórias, ao proporcionar nova visão do
problema. Quando procuram estabelecer a natureza de relações entre variáveis de
influência, aproximam-se das pesquisas explicativas.
Pesquisa descritiva é uma das classificações da
pesquisa científica, na qual seu objectivo é descrever as características de
uma população, um fenômeno ou experiência para o estudo realizado. Ela é
realizada levando em conta os aspectos da formulação das perguntas que norteiam
a pesquisa, além de estabelecer também uma relação entre as variáveis propostas
no objeto de estudo em análise.
Na pesquisa descritiva, cabe ao pesquisador fazer o
estudo, a análise, o registro e a interpretação dos fatos do mundo físico, sem
a manipulação ou interferência dele. Ele deve apenas descobrir a frequência com
que o fenômeno ocorre ou como se estrutura dentro de um determinado sistema,
método, processo ou realidade operacional. Normalmente, a pesquisa descritiva
utiliza técnicas padronizadas de colheita de dados para apresentar as variáveis
propostas. Ela pode aparecer sob diversos tipos de pesquisas, como documental,
estudos de campo, levantamentos, entre outras.Como dito, na pesquisa descritiva
é realizado um estudo detalhado, com colheita de dados, análise e interpretação
dos mesmos. Não há a interação ou envolvimento do pesquisador no assunto
analisado. Diferentemente da descritiva, para além de observar e analisar os factos,
na pesquisa explicativa visa teorizar o assunto, explicando os motivos e
processos por trás da temática, por exemplo.
Pesquisa exploratória
- A pesquisa exploratória, diferente das demais, é a que
visa, através dos métodos e dos critérios, oferecer informações e orientar a
formulação das hipóteses do estudo.A proposta é descobrir ou elucidar algo,
principalmente através de experimentos. A área científica, por exemplo, é uma
das que mais exploram esse método de pesquisa.
.
|
Pesquisa descritiva
|
Pesquisa exploratória
|
Pesquisa explicativa
|
Objectivo
|
reunir e analisar dados.
|
descobrir fenômenos ou novas explicações.
|
explicar fenômenos, causas e efeitos.
|
Metodologia
|
levantamento de dados quantitativos.
|
pesquisa teórica + experimentações práticas.
|
métodos experimentais.
|
Exemplos
|
estudos de caso e pesquisas de opinião.
|
descobertas científicas.
|
aprofundamento da pesquisa descritiva.
|
A pesquisa exploratória e a descritiva são as mais
utilizadas pelos pesquisadores, assim como as mais requisitadas por
organizações educacionais, comerciais e entidades políticas.
Exemplo de pesquisa
descritiva - As pesquisas
mercadológicas e de opinião pública são dois exemplos que se enquadram no
modelo descritivo. A proposta, nesses
casos, é apenas observar, registrar e analisar as informações coletadas, sem o
envolvimento ou interferência do pesquisador.
O
objectivo principal da pesquisa correlativa é determinar a relação entre duas
variáveis observadas, calculando através de métodos estatísticos o quanto essas
variáveis variam juntas.
São
investigadas as relações que existem entre variáveis, lidando com o que já
existe nelas, ou seja, os indivíduos que participam do método já possuem
atributos a serem pesquisados (ex: estresse, ansiedade, entre outros).
A
Pesquisa Ex-Post-Facto (a partir de
factos passados) Podemos definir pesquisa ex-post-facto “como uma investigação
sistemática e empírica na qual o pesquisador não tem controle directo sobre as
variáveis independentes, porque já ocorreram suas manifestações ou porque são
intrinsecamente não manipuláveis.”.
A pesquisa acadêmica ou literaria, possui características e normas específicas e
se requer que o trabalho revele boa organização, conteúdo relevante, clareza de
argumentação e interação com os principais estudiosos sobre o assunto
discorrido. Esse conjunto de propriedades evidencia a diferença entre o escrito
acadêmico e a produção informal.
A produção acadêmica revela o esforço do
autor em prol do estudo sistemático, informação adequada, conhecimento ob-
jetivo e apresentação apropriada daquilo que foi coletado, organizado, avaliado
e elaborado durante o processo de redação sobre um tópico específico. Por sua
vez, um escrito teológico ainda necessita demonstrar embasamento bíblico,
relevância eclesiástica e coerência doutrinária. Por todas essas razões, John
Frame corretamente lembra que “todo trabalho teológico acabará desenvol- vendo
algum tipo de pesquisa acadêmica”.
O objectivo deste artigo é focalizar um
aspecto da investigação acadêmica que nem sempre é compreendido e desenvolvido
a contento por estudantes de teologia: a revisão da literatura relevante sobre
o assunto pesquisado. A importância de
uma boa revisão de literatura tem sido continuamente enfatizada por aqueles
acostumados à lida acadêmica. Mouton, por exemplo, defende que “é essencial que
cada projeto de pesquisa comece com a revisão da literatura existente sobre o
assunto”.
A avaliação de um trabalho acadêmico
considera se o autor foi bem- sucedido em identificar um tópico de pesquisa a
partir de um contexto de de- bates ou de interesse por parte de outros
estudiosos. Na verdade, o pesquisador desejará investigar assuntos que ainda
não tenham sido respondidos ou, em sua perspectiva, não foram respondidos
adequadamente. Em outras palavras, ele deseja que o seu trabalho final
realmente resulte em alguma contribuição e benefício a outros.
Ninguém deveria se lançar a um projeto de
pesquisa por capricho pessoal ou mera curiosidade individual sem relevância
acadêmica nem benefício para outras pessoas. Nesse sentido, uma boa revisão de
literatura ajuda a canalizar as energias do pesquisador a fim de direcioná-lo
ao enfoque necessário acerca de um tema específico.
A intenção na proposta deste trabalho foi
fornecer subsídios suficientes para garantir
o maior nível de qualidade nos trabalhos científicos a serem apresentados pelos estudantes universitários durante a sua
vida acadêmica.
Como conclusão, este artigo apresentou de maneira sintetizada
a estruturação e os pontos mais relevantes para elaboração de um trabalho científico.
No entanto, seu uso não dispensa outras bibliografias sobre o assunto
em questão.
ANDRADE, Maria Margarida. Introdução à metodologia do
trabalho científico: elaboração de
trabalhos de graduação. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2001.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 14724:
informação e documentação: trabalhos
acadêmicos: apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2005
BAILLY, Anatole. Dictionaire: Grec-Français. Rédiger avec
le concour de E. Egger. Paris: Hachette, 1950.
BONIN J. A. Nos Bastidores da Pesquisa: a instância
metodológica experenciada nos fazeres e
nas processualidades de construção de um projeto. In: Metodologias de pesquisa
em comunicação: olhares, trilhas e processos. Porto Alegre: Editora Sulina, 2006.
CIRIBELLI, Marilda Corrêa. Como elaborar uma dissertação
de Mestrado através da pesquisa científica. Marilda Ciribelli Corrêa, Rio de
Janeiro: 7 Letras, 2003.
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