INSTITUTO SUPERIOR
TÉCNICO DE ANGOLA
ISTA
TRABALHO DE MIC
ELEMENTOS CONSTITUITIVOS DAS HIPOTESES
NO CONTEXTO ACTUAL NUM TRABALHO DE
ESTUDO DE CASOS
Estudante:
Donana
Baptista Meneuanga
Grupo
Nº 01
1º
Ano
Sala:
01
Curso:
PSICOLOGIA
O DOCENTE
___________________________
Nanikutonda
dos Santos
BENGO/2018
SUMÁRIO
2.2.1- Os elementos
essenciais para a elaboração de um trabalho de estudo de casos são
os seguintes:
1.INTRODUÇÃO
O presente trabalho
visa Elementos Constituitivos Das Hipoteses No Contexto
Actual Num Trabalho De Estudo De Casos. Conforme
orientação de Robert Yin, o estudo de caso é “uma investigação empírica que
investiga um fenômeno contemporâneo dentro de seu contexto da vida real,
especialmente quando os limites entre o fenômeno e o contexto não estão
claramente definidos” (YIN, 2001, p. 32).
Você poderá utilizar
o estudo de caso quando quiser lidar com condições em que acredite que elas
possam ser altamente pertinentes para compreender um determinado fenômeno de
estudo.
O estudo de caso é um
dos métodos de estudo se revela altamente significativo quando o seu objeto de
estudo apresenta condições únicas ou especiais que lhe permite investigar a
fundo para que, depois, possa servir de base para outros estudos e
investigações sobre a mesma temática. Assim, quando você pensa em como fazer um
estudo de caso, deverá pensar nos aspectos positivos e negativos para este
estudo.
Basicamente, o estudo
de caso tem se mostrado muito útil às pesquisas que compreende fenômenos
sociais. Nas ciências humanas temos utilizado muito este método de estudo para
compreender uma fração do grupo social. Sendo assim, é importante ter claro que
seu estudo de caso propriamente não significa uma regra a ser seguida. Ou seja,
você deverá tomar cuidado para não fazer generalizações a partir das suas
singularidades pesquisadas. A Metodologia científica é o estudo dos métodos ou
dos instrumentos necessários para a elaboração de um trabalho científico. É o
conjunto de técnicas e processos empregados para a pesquisa e a formulação de
uma produção científica.
A metodologia é o
estudo dos métodos, especialmente dos métodos das ciências. É um processo
utilizado para dirigir uma investigação da verdade, no estudo de uma ciência ou
para alcançar um fim determinado.
A Metodologia
científica aborda as principais regras para uma produção científica, fornecendo
as técnicas, os instrumentos e os objetivos para um melhor desempenho e
qualidade de um trabalho científico.
A pesquisa é uma das
atividades primordiais para a elaboração dos trabalhos realizados com base na
metodologia científica. É a fase da investigação e da coleta de dados sobre o
tema a ser estudado.
Um trabalho
científico é formado principalmente por uma questão norteadora, que é sustentada
teoricamente, e defendida a partir de uma argumentação ou experimentação.
Primeiramente vamos
aprender em que consiste um trabalho científico. Faz-se necessário saber o que
é o “conhecimento científico”, este é um tipo de conhecimento que tem toda uma
fundamentação e metodologia a serem seguidas, além de ter suas bases em
informações classificadas, submetidas à verificação e, que ofertam explicações
plausíveis a respeito do objetivo ou evento em questão.
O objectivo principal
de um resumo é apresentar de forma rápida e sucinta, a dúvida investigada, o
referencial teórico utilizado, a metodologia empregada, os resultados obtidos e
as principais dificuldades alcançadas durante o processo de pesquisa.
Pradanov e Freitas (2013)¹ sugerem a seguinte
estrutura:
- Identificação:
- Nome do evento;
- Título do trabalho;
- Nome do autor ou autores e suas
qualificações;
- Nome da instituição a qual tem
vínculo.
- Corpo:
- Introdução – Introduza o
assunto e a informação necessária para o leitor entender o resto do artigo;
- Objetivos – Defina o objetivo e
o escopo do trabalho;
- Metodologia – Descreva os
métodos, hipóteses e procedimentos usados, tal como fontes de pesquisa e
equipamentos;
- Resultados e discussões –
Apresente as descobertas do estudo, apresente a acurácia dos resultados e
sua significância;
- Conclusões – Interprete os
resultados e discuta suas implicações, escreva essa seção de forma a poder
ser lida independentemente.
- Referências:
- É de suma importância que seu
resumo contenha também as referências pertinentes de todas as citações
feitas, de acordo com as normas atuais da ABNT.
O principal objectivo de um trabalho científico é
comunicar uma observação ou uma idéia a um grupo de indivíduos potencialmente
interessados. Esses indivíduos podem então fazer uso da observação, ou fazer
avançar a idéia mediante as suas próprias observações.
O trabalho científico consiste de informação
científica organizada segundo padrões específicos, com o objetivo de facilitar
a sua compreensão. Podemos comparar um trabalho científico à um filme ou uma
história, em que devem coexistir 3 partes harmônicas, princípio, meio e fim.
Deve existir também, uma nítida ligação entre essas três partes, como o
"enredo" do filme.
As revistas científicas, na sua totalidade, tem um
conjunto de normas de redação, destinadas a orientar os autores no preparo dos
trabalhos para publicação. Embora cada revista tenha as suas próprias normas,
em geral, elas seguem determinados padrões universalmente aceitos.
2.2.1- Os
elementos essenciais para a elaboração de um trabalho de estudo de casos são os
seguintes.
Título (o que pesquisar?): apresenta
a área de interesse a ser pesquisada, já delimitada em alguns aspectos:
assunto, população, instituição, período, etc. Pode ter uma conotação criativa
e singular. Aparece na capa e folha de rosto sem constar a palavra “título”.
Justificativa (por que pesquisar?): É o
momento do/a pesquisador/a convencer de que o projeto é importante, que possui
relevância científica, que vai trazer contribuições. É o convencimento de que o
trabalho de pesquisa é fundamental e deve ser efetivado, de que o tema/título
escolhido é de suma importância, para a sociedade ou para algum grupo
específico de indivíduos. Devemos tomar cuidado, na elaboração da
justificativa, de não justificar a hipótese levantada, ou seja: tentar
responder ou concluir o que vai ser buscado no trabalho de pesquisa. Definição do problema (quais as
perguntas/dúvidas que quero responder com essa pesquisa?): Recorte na
realidade, delimitação do tema. Nos primeiros projetos é mais fácil formular de
forma interrogativa, pois facilita a redação e compreensão. Se não há problema,
se não há dívida, não há motivo para realizar a pesquisa.
Objectivo(s) (para que pesquisar?): “Uma vez
estipulado o que será estudado no trabalho, deve-se ainda esclarecer no projeto
o objetivo do trabalho, ou seja, o que se pretende com a proposta apresentada”
(BARRAL, 2003, p.73). Quais as metas que pretendemos alcançar ao final da
pesquisa? A definição do(s) objetivo(s) determina o que o/a pesquisador/a quer
atingir com a realização do trabalho de pesquisa. Objetivo é sinônimo de meta,
fim. Iniciamos a formulação de um objetivo com um verbo no infinitivo.
Os verbos, no infinitivo, mais utilizados na
formulação de objetivos são:
Demonstrar, avaliar, caracterizar, comparar,
correlacionar, descrever, diagnosticar, diferenciar, identificar, classificar,
conceituar, categorizar, desenvolver, dimensionar, enumerar, formular, listar,
organizar, operacionalizar, propor, relacionar, selecionar, verificar. Podemos
ter vários objetivos estipulando diversas metas com o trabalho científico, ou
optarmos por definir objetivo geral (O quê? Para quê?) e outros objetivos
específicos (detalhamento do objetivo geral em ações mais imediatas e menos
amplas que, efetivadas, leva ao alcance do objetivo geral).
Exemplo:
Objectivo Geral:
demonstrar, por meio da análise das legislações pertinentes e decisões
jurisprudenciais os reflexos jurídicos do trabalho escravo após a Constituição
Federal de 1988, tanto para o empregador quanto para o empregado.
a) Dimensionar
as principais características do trabalho escravo no Brasil, pós-promulgação da
Constituição Cidadã.
b) Identificar
os direitos e deveres dos empregadores e empregados na relação configuradora do
trabalho escravo. (PIORSCKI, 2009).
É importante observar que os objetivos devem ser
frases curtas e diretas, indicando as metas a serem alcançadas com o trabalho
acadêmico-científico.
Formulação de hipótese(s) (quais
suposições?): A palavra hipótese vem de hipo=antes, anterior +
tese = afirmação, verdade. Logo, hipótese é uma afirmação (mesmo que na
expressão negativa) tida provisoriamente como verdade, ou seja, é algo que
precisa ser confirmado ou refutado pela pesquisa.
Diz-se pedagógica e didaticamente que a hipótese é
uma resposta ao problema formulado, e como tal deve ser redigida (MARQUES et
al. 2009, p.96). Deve estar fundamentada em uma teoria, observação, resultados
de outras pesquisas, ou mesmo intuição, A hipótese é sinônimo de suposição.
Neste sentido, hipótese é uma afirmação categórica (uma suposição), que tenta
responder ao problema levantado no tema escolhido para a pesquisa. O trabalho
de pesquisa, então, irá confirmar ou negar a hipótese (ou suposição) levantada.
É preciso não confundir hipótese com pressuposto,
com evidência prévia. Hipótese é o que se pretende demonstrar e não o que já se
tem demonstrado evidente, desde o ponto de partida. Muitas vezes, ocorre esta
confusão, ao se tomar como hipóteses proposições já evidentes no âmbito do
referencial teórico ou da metodologia adotados. E, nesses casos, não há mais
nada a demonstrar, e não se chegará a nenhuma conquista e o conhecimento não
avança (SEVERINO, 1996, p. 129).
As hipóteses podem ser utilizadas em qualquer área
do conhecimento, no entanto, são mais apropriadas ao universo das ciências
exatas e da natureza. As hipóteses ao serem formuladas devem ser consistentes,
compreensíveis, explicativas, ligadas ao problema formulado, tentando criar uma
suposição plausível de solução àquele problema (MARQUES et al. 2009, p.96-98).
Referencial teórico (quais os
pressupostos teóricos?): Um passo sempre exigido num projeto de pesquisa.
Este item não deve ser uma lista de autores e livros que abordaram o tema, mas
sim a descrição preliminar do “estado-da-arte”, ou seja, do conhecimento atual
sobre o problema. O autor do projeto demonstrará de forma sintética, no
referencial teórico, o que sabe antes de começar a pesquisa. A descrição dos
conceitos fundamentais relacionados ao tema proposto.
Para um TCC, é preciso fazer uma explicitação dos
principais conceitos e categorias que serão utilizados na pesquisa buscando,
num percurso teórico rápido, compreender como três ou quatro autores,
reconhecidos na área da pesquisa, conceituam a questão. Devemos ser sintéticos
e objetivos, estabelecendo um diálogo entre a teoria e o problema a ser
investigado. É a etapa em que o/a pesquisador/a demonstra em quais pressupostos
está fundamentado/a para realizar a pesquisa.
Metodologia (como pesquisar?): A
Metodologia é a explicação minuciosa, detalhada, rigorosa e exata de toda ação
desenvolvida no método (caminho) do trabalho de pesquisa. É a explicação do
tipo de pesquisa (uma ou a combinação de duas ou mais formas de pesquisa: bibliográfica,
de campo, experimental, quantitativa, qualitativa, documental, de observação,
etc.), do instrumental utilizado (questionário, entrevista, observação, diário
de campo, filmagem, fotos, pré-testes, pós-testes, etc.), do tempo previsto, da
equipe de pesquisadores e da divisão do trabalho, das formas de tabulação e
tratamento dos dados, enfim, de tudo aquilo que se utilizará no trabalho de
pesquisa.
Num projecto de pesquisa é função da metodologia,
descrever o universo a ser pesquisado, delimitando-o; o tipo de amostragem a
ser utilizada (como serão selecionados os indivíduos), dependendo se a pesquisa
será qualitativa ou quantitativa (amostragem representativa). Organização e
análise dos dados coletados em relação à teoria escolhida.
Cronograma de execução (quando
pesquisar?): Traçar o tempo que será necessário para a
realização de cada etapa, sendo que muitas podem acontecer concomitantemente. A
elaboração do Cronograma de Execução visa apresentar um mapeamento operacional
e cronológico. Tal procedimento corresponde à necessidade de estabelecer prazos
para as distintas fases da pesquisa. No entanto, o Cronograma não deve
funcionar como uma “camisa de força”, mas tão somente um referencial temporal,
para que ele saiba coordenar o tempo disponível e cumprir as atividades sem
maiores traumas (MARQUES et al. 2009, p.103).
Orçamento (com que recursos): Planilha de custos. É
muito importante quando se trata de pesquisas ligadas a instituições ou órgãos
de apoio. Quando será custeada pelo/a próprio/a autor/a do trabalho, o
orçamento inicial possibilita planejar os gastos e decidir sobre a extensão da
pesquisa e a utilização ou não, da coleta de dados de questionários,
entrevistas, fotos, filmagens, etc.
Referências: Relacionar
as referências básicas que foram utilizadas, textos fundamentais onde se aborda
a problemática em questão. Estas referências serão enriquecidas no decorrer da
execução da pesquisa Todas as citações feitas no projeto devem constar como
referências bibliográficas no final. Observar as Normas da ABNT.
Redigir de forma breve e clara um texto que sintetiza o nível de profundidade da npesquisa, a idéia principal, detalhes importantes como o objetivo, o
resultado e as conclusões, em um único parágrafo, espaço simples
e em página distinta;
·
Se for necessário indicar novas teorias, técnicas,
diretrizes e métodos.
·
Suas frases são completas, na voz ativa do verbo na
terceira pessoa do singular, sem seqüência de títulos;
·
Até 250 palavras para monografias;
·
Palavra(s)-chave ou descritor ou unitermo, para
indicar o conteúdo da pesquisa, precedendo o texto do resumo, separados por
(;) e espaço.
10.
ABSTRACT OU SUMMARY (é o resumo feito em
língua inglesa)
a)
Notas
De Rodapé
• Utilizados para:
- Complementar alguma informação no texto;
- Indicar fontes bibliográficas;
- Definir conceitos ou expressões;
- Quando sua inclusão no texto interrompem a seqüência lógica da
leitura.
• Colocadas na margem
inferior da página em que foram
mencionadas, separadas do texto por uma linha
contínua de 4 cm à partir da margem esquerda;
• Datilografadas em espaço
simples, fonte número 10;
• Entre 2 notas de rodapé
deixa-se um espaço duplo;
Ex:
Texto: num
primeiro momento, reafirma a versão oficial de que o exército naquela ocasião, como de costume, apenas patrulhou a cidade.
• + de 3 autores:
b)
Figuras
:
• Desenhos, fluxogramas,
fotografias, organogramas, gráficos, quadros,
diagramas,
mapas e ilustrações em geral.
·
Quando colocadas no corpo de texto devem caber toda
na mesma página e não ultrapassar as margens estabelecidas, mesmo
que tenha que se reduzir seu tamanho,
devem estar centradas, separadas do texto antes e depois por 2
·
espaços duplos;
·
A numeração e a identificação da figura deve
localizar-se na parte inferior da
·
ilustração: FIGURA 4.1 (número de ordem de
ocorrência em algarismos arábicos) Título e/ou legenda;
c)
Tabelas
·
As mesmas normas valem para as tabelas, com a
exceção de que seu título deve figurar na parte superior das mesmas, e não inferior como nas figuras.
O título deve ser auto-explicativo indicando onde e
quando o fato foi estudado:
TABELA 1 –
Distribuição da Área Irrigada na Região Nordeste – 1998. As fontes bibliográficas são indicadas no rodapé da tabela quando de
outro autor
3.ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS
·
ANEXOS – documentos ou qualquer informação
complementar não produzida
·
pelo
autor do trabalho: tabelas, gravuras, gráficos, etc;
·
APÊNDICES - material elaborado pelo próprio
autor: questionários, formulários, etc;
·
Numerá-las;
·
Apresentá-los
em anexo somente se forem numerosos o suficiente para
·
interromper
a seqüência lógica da exposição textual;
·
Fazer
menção da existência dos mesmos no sumário e no desenvolvimento do texto.
·
Quando
houver necessidade de definir alguns termos que constam no trabalho;
·
Devem
ser listadas em ordem alfabética e destacadas tipograficamente, seguidas das
suas definições.
- Escreva
um texto claro e conciso. Não alongue excessivamente o texto;
- Evite o
emprego de gírias e jargões; use linguagem corrente;
- Siga o
formato habitual do trabalho científico;
- Use a
primeira pessoa quando for o único autor do trabalho;
- Mantenha
o mesmo tempo verbal em cada seção do trabalho;
- Evite
opiniões pessoais, não avalizadas pelos resultados do trabalho;
O trabalho preparado
para a apresentação oral, não difere substancialmente do trabalho
preparado para apresentação escrita (publicação), exceto talvez pela existência
do resumo e das referências bibliográficas, dispensados na apresentação oral
(mas não no contexto do trabalho). Um Tema Livre pode ter a
sequência semelhante de seções:
- Introdução,
- Material
e Métodos,
- Resultados,
- Discussão
e,
- Conclusões
A criteriosa
preparação de um trabalho para apresentação oral é o fator mais importante para
uma apresentação "politicamente correta". Mesmo quando o autor
(apresentador) tem muita experiência com o tema do trabalho.
A elaboraçãode um
trabalho de estudo de casos, é uma
modadlidade de trabalho científico baseado em um tema e que é muito utilizado
nos cursos de graduação e especialização. É um trabalho que segue inúmeras
regras de padronização.
É comumente chamado
de TCC (trabalho de conclusão de curso) em função de ser tida como elemento
obrigatório para conclusão de cursos de graduação. A monografia ou seja trabalho científico, segue normas
padronizadas.
Para desenvolver uma monografia ou dissertaçãoo, o trabalho
acadêmico/escolar exige pesquisa de obras de terceiros como: livros, revistas, internet,
vídeos, etc. Essas obras consultadas são as referências utilizadas pelo
pesquisador. Para cada tipo de obra citada/referenciada ao longo do trabalho
têm-se regras específicas para registro no trabalho, é o que prever as normas.
REFERÊNCIAS BIBLOGRAFICAS
PRODANOV, C. C.;
FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho cientifico: Métodos e
técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2 ed. Novo Hamburgo: Feevale,
2013. E-Book. ISBN 978-85-7717-158-3. Disponível em: <http://www.faatensino.com.br/wp-content/uploads/2014/11/2.1-E-book-Metodologia-do-Trabalho-Cientifico-2.pdf>.
Acesso em: 29 de ago. 2016.
Prof. Dr. Ivan Claudio Guedes, Geógrafo e Pedagogo. Professor de Geografia na educação básica e Docente
do curso de Pedagogia da Faculdade Progresso. Coloca todo o seu conhecimento a
disposição de alunos acadêmicos, pesquisadores, concursantes, professores,
profissionais da educação e demais estudantes que necessitam ampliar seus
conhecimentos escolares ou acadêmicos.
BAILLY,
Anatole. Dictionaire: Grec-Français. Rédiger
avec le concour de E. Egger. Paris: Hachette, 1950.
BONIN J. A. Nos Bastidores da Pesquisa: a instância metodológica experenciada nos fazeres e nas processualidades de
construção de um projeto. In: Metodologias de pesquisa em comunicação: olhares,
trilhas e processos. Porto Alegre: Editora
Sulina, 2006.
CIRIBELLI, Marilda Corrêa. Como elaborar uma dissertação de Mestrado através da
pesquisa científica. Marilda Ciribelli Corrêa, Rio de Janeiro: 7 Letras, 2003.
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