Organigrama da Empresa Gestora

                                                                   ÍNDICE                                                                                                 
Assuntos: 

INTRODUÇÃO
1.1-VISÃO GERAL
1.2 OBJECTIVOS
1.3- META ESTRATÉGICA DO PROJETO
1.4- GERENTE DO PROJETO
1.5- ORÇAMENTO DISPONÍVEL
1.6- DESCRIÇÃO DO PROJETO
1.7- EXPECTATIVA DO CLIENTE
Padrão de Qualidade
Expectativa da empresa executora do Projecto
Imagem, Accionista e Facturamento líquido
1.8- Produto
Organigrama da Empresa Gestora
2-TERMO DE ABERTURA
3- Plano de Integração
Documentos de Referência
3.3- Responsabilidades
3.3.1 Gerente do Projecto
3.4 Resumo Dos Planos de Gestão de Projecto
Recrutamento
Selecção e Acolhimento
Este processo devera ser feito através das seguintes técnicas
Treinamento
Métodos de Treinamento
Avaliação de Desempenho
3.5.2- Determinação do Orçamento
3.5.3- Controlo do custo para evitar as falhas
3.6.1-Realização e a garantia da qualidade
Plano de Qualidade
CONCLUSÃO
BIBLIOGRAFIA







INTRODUÇÃO
A FN,Lda e uma organização vocacionada na elaboração de projecto de diversos âmbitos. Aceitamos o desafio para a realização do projecto de desenvolvimento de carreira da empresa Faustina Cafala, em virtude de inúmeros projectos já realizados com sucesso.
1.1-VISÃO GERAL
AFN,Lda é uma empresa de prestação de serviço, localizada no Município de Cacuaco, Bairro Nova Urbanização na rua 11 de Novembro.
O Desenvolvimento de Carreira e um conjunto de acções programadas que tem por objectivo permitir o desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores de modo a que consigam no médio prazo o potencial que lhes foi detectado.
A existência de um plano de carreira destacam se os seguintes benefícios:
·        O estabelecimento de orientações uniformes de carreira de todos os sectores;
·        Implementação generalizada de ferramentas para gerir esse desenvolvimento;
·        O aumento da satisfação profissional e a rotação de pessoas chaves;
1.2 OBJECTIVOS
·        O Ajudar os estudantes a elaborar um projecto desde a criação de ideias ate a fase da conclusão;
·        Desenvolver a estrutura (WBS) da empresa A FN,Lda. Divulgação, no que diz respeito ao desenvolvimento de carreira dos trabalhadores da área técnica e o objectivo especifico do nosso trabalho.
1.3-      META ESTRATÉGICA DO PROJETO
A evolução clara dos negócios nos próximos 3 a 5 anos;
·        A avaliação de impactos de nova tecnologia que se tomem disponível na necessidade de mão-de-obra grau de qualificação;
·        Criação de um modelo organizacional que servira de melhor suporte ao negócio da empresa e das oportunidades de evolução individual; Implementação de uma grande disciplina organizacional que atende os planos de desenvolvimento traçados para os colaboradores resistindo as pressões e desvios frequentes.
1.4-      GERENTE DO PROJETO
Jorge Armando António   



1.5-      ORÇAMENTO DISPONÍVEL
Kz 180.000.000,00 (Cento e Oitenta Milhões de Kwanzas)
1.6-      DESCRIÇÃO DO PROJETO
O projecto atende a construção e desenvolvimento de planos de carreira do pessoal da empresa Faustina Cafala.
1.7-      EXPECTATIVA DO CLIENTE
Prazo
Em função do que foi estabelecido no termo de abertura, o cliente espera que o projecto seja concluído dentro do prazo, ou seja, no espaço de 5 anos, de forma a se evitai constrangimentos que podem comprometer os níveis de produtividade da empresa.
Custo
Na espectativa do cliente o custo do projecto não deve exceder o valor inicialmente estimado, caso aconteça uma alteração de custo essa devera ser informada previamente ao cliente.
Padrão de Qualidade
O projecto deve ser executado dentro das suas exigências e dos padrões intemacionalmente aceites.
Expectativa da empresa executora do Projecto
Prazo
Visto que a empresa tem o prazo de 5 anos para a elaboração do projecto, ela fará de tudo para honrar com o seu compromisso.
Custo
A Empresa assegura que o projecto será concluído dentro do orçamento aprovado, se por acaso houver alguns riscos entraremos a um acordo com o cliente.
Imagem, Accionista e Facturamento líquido
Como empresa gestora do projecto, pretendemos oferecer um serviço de qualidade, para prestígio e o bom nome da nossa instituição, atraindo desta forma accionistas e um número considerável de clientes e por conseguinte termos uma estabilidade financeira. 


1.8-      Produto
A nossa empreitada, trata-se dum produto em forma de serviço. Ela consiste na elaboração do desenvolvimento de um plano de carreira e apresentamos os seguintes detalhes:
Começaremos por apresentar os subplanos que envolverão os processos de recrutamentos internos e externos, entrevistas, selecção, acolhimento, treinamento, até fase da reforma do trabalhador.
Mostraremos ao nosso cliente, através duma estrutura analítica /WBS, o que se deverá fazer para desenvolver cada uma destas fases.




















Organigrama da Empresa Gestora
 
Caixa de texto: Catarina Lobato
Gerente Geral
Caixa de texto: Mario Alvaro 
   Contabilista
Caixa de texto: Kleton Cafala 
Gestor de R.H   
Caixa de texto: Elvis dos Santos 
       Secretario
image1













                 










2-TERMO DE ABERTURA
FN, Lda 

Trabalho nº 01
Termo de abertura do projecto (Project Charter)
Docto:
                  PMO01
REVISÃO
DATA DE EMISSÃO
UNIDADE:
Projecto: Desenvolvimento de carreiras
Coordenador: Faustina N. J. Cafala
Objectivo: Permitir o desenvolvimento pessoal e profissional do colaborador, de forma que consiga a médio prazo atingir o potencial que lhe foi destetado.
Prazo: 5 anos                                                                                                                   Custo: 180.000.000,00
 
Requesitos:
·         A evolução de negocios da organização nós proximos 3 a 5 anos
·         A empresa tem que ter tecnologias que se tomam disponíveis, as necessidades de mão-de-obra, grau de qualificação.
·         Modelo Organizacional
·         Sistema de Avaliação de Desempenho
·         Disciplina Organizacional      
·         Tempo necessário para a execução e realização do Projecto: Tempo mínimo 3 anos, tempo máximo 5 anos.
·         Política de gestão de talento.

 
Benefícios: Estabelecimento de orientações uniformes para o desenvolvimento de carreira, em todos os sectores.
·         Implementação generalizada de ferramentas para gerir esse desenvolvimento
·         Assegurar a consistência interfimcional do exercício
·         Aumentar a satisfação profissional e reduzir a rotação de pessoas chaves.

 
Premissas:
·         Administração de carreira aos funcionários,
·         Produtividade e prestação de excelentes serviços,
·         Estimulo e instrumentalizar as pessoas para pensar suas carreiras e seu desenvolvimento profissional e
pessoal,
·         Oferecer a empresa os conceitos e o ferramental necessário para pensar a gestão de recursos humanos
de forma estratégica e para integrar o conjunto das políticas e práticas de administração das pessoas.
 
Âmbito: Construção de plano de carreira, desenvolvimento profissional dos funcionários no projecto.
Fora do Âmbito: Paradigma que no faturo não sejam mais plausíveis.
 




















Restrições:
·         Falta de financiamento
·         Falta de gestor de projectos
·         Falta de cumprimento dos princípios estrutural do desenvolvimento de carreira
 
Estrutura da Organização do Projecto:
Patrocinador (Sponsor)-» Faustina Cafala
 Gerências do Projecto Jorge Armando António 
Coordenadores do projectorJorge Armando António, Catarina Lobato, Kleton Cafala, Elvis dos Santos, Mario Alvaro
Comité de Validação: Kleton Cafala, Mario Alvaro.
 
Pontes Fortes:
·         Investir no desenvolvimento humano
·         As organizações passarão adoptar nova forma de trabalho
·         No qual o conhecimento se toma o factor chave para o desenvolvimento de carreiras.
Pontos Fracos:
·         Paradigma que no futuro não sejam mais plausíveis ou seja, como as mudanças no sistema dos projectos.
Oportunidades:
·         Pessoa que representam um valor muito grande para o projecto.
Ameaças:
·         O plano se for executado as pressas ou para além da data estipulada pode acontecer as seguintes coisas: A empresa não conseguira atingir o objectivo que é o desenvolvimento de carreira dos trabalhadores e se levar muito tempo haverá mais custos, quanto mais tempo for será mais caro para a empresa.
·         Para a empresa o gestor do projecto também será prejudicado no sentido do tempo desperdiçado
·         deveria ser aproveitado para atender outros projectos.
 
 










                                                                                           



Planeamento Estratégico/Metas do Presidente (Negócio)

Valor do projecto: 180.000.000,00

·         Visão: O Desenvolvimento de Carreira e um conjunto de acções programadas que tem por objectivo permitir o desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores de modo a que consigam no médio prazo o potencial que lhes foi detectado.
A existência de um plano de carreira destacam se os seguintes benefícios:
·         O estabelecimento de orientações uniformes de carreira de todos os sectores;
·         Implementação generalizada de ferramentas para gerir esse desenvolvimento;
·         O aumento da satisfação profissional e a rotação de pessoas chaves.

 
 















Aprovação

Sponsor do projecto

Faustina Cafala

Data:


Gestor do projecto

Jorge Armando António  

Data:

Coordenadores do projecto
Jorge Armando António, Catarina Lobato, Kleton Cafala, Elvis dos Santos, Mario Alvaro


Data:


Clientes (Internos Ou Externo)






























3- Plano de Integração
3.1       Objectivo
Este plano visa garantir que todas as áreas do projectos, estejam plenamente envolvida na para atender o referido projecto.
3.2       Documentos de Referência
ü  Plano de Charter
ü  Plano de Gestão de Escopo
ü  Plano de Gestão de Prazo
ü  Plano de Gestão de Custo
ü  Plano de Gestão de Comunicações
ü  Plano de Gestão de Risco
ü  Plano de Gestão de RH
ü  Plano de Gestão de Aquisição
ü  Plano de Gestão de Qualidade
3.3- Responsabilidades
3.3.1 Gerente do Projecto
O Gerente tem como objectivo gerenciar o projecto, negociar o projecto junto a empresa do cliente e escolher pessoas competentes para a realização do projecto.
3.4 Resumo Dos Planos de Gestão de Projecto
3.4.1 Plano de Gestão do RH: Para a constituição do staff temos nomeadamente os senhores:
ü  Jorge Armando António, como gestor do projecto,
ü  Catarina Lobato que terá a responsabilidade de ser Gerente geral,
ü  Kleton Cafala, Directora para o RH,
ü  Quanto a questão relacionada com a contabilidade e Finanças ficara a cargo do Mario Alvaro,
ü  E finalmente temos os serviços de secretariado sob a responsabilidade da senhora Elvis dos Santos.
3.4.2 Plano de Gestão de Escopo: Sendo que o Âmbito, é a base para a sustentabilidade do projecto, devera concebido de forma tão eficaz, em que nela serão descritos todos os detalhes necessários.
E especificamente para este trabalho vamos apresentar as seguintes especificações e normas:


Recrutamento
Defendemos o recrutamento, porque a criação de qualquer projecto envolve força de trabalho, e para tal é necessário o processo de recrutamento que poderá ser feito traveis de duas fontes:
ü  Interno - No recrutamento interno a organização busca preencher a vaga através dos funcionários já existentes
ü  Externo - Buscam-se profissionais somente no mercado de trabalho, através dos centros de formação, escolas e Universidades.
Selecção e Acolhimento
Após a fase do recrutamento, seguir-se-á, o processo de selecção, onde dos vários candidatos a organização escolherá os mais adequados aos cargos ou que possuem as competências necessárias para o preenchimento da vaga, visando sempre aumentar a eficiência e o desempenho humano.
Este processo devera ser feito através das seguintes técnicas
·         Entrevista - É a interacção entre duas ou mais pessoas, onde uma das partes está interessada em conhecer melhor a outra (CHIAVENATO, 2007, p.144). Ela pode ser feita de forma não-estruturada ou formal, onde o entrevistador fará perguntas de forma aberta ao entrevistado, criando uma interacção maior com o entrevistado, parecendo mais uma conversa.
·         Testes psicológicos - Spector (2007, p.156) será formado por uma série padronizada de problemas ou questões que avaliam uma característica individual específica. Os testes psicológicos poderão ser realizados em grupos, onde o entrevistado interagirá com várias pessoas de uma vez, tomando-o mais prático.
·         Teste de Aptidão - vai se medir a capacidade que o candidato possui para desempenhar ou aprender determinada tarefa.
·         A aptidão cognitiva, como a inteligência, é relevante para tarefas que envolvem o processo de informações e o aprendizado. A aptidão psicomotora, como a destreza manual, envolve movimentos corporais e a manipulação de objectos. A importância de cada aptidão depende da natureza das tarefas de interesse. (SPECTOR, 2008, p.158)
·         Teste de Personalidade — “ esta técnica ajudara na revelação revelação de certos aspectos das características superficiais das pessoas, como aqueles determinados pelo carácter e aqueles determinados pelo temperamento”. (CHIAVENATO. 2008, p.156)



Treinamento
Métodos de Treinamento
Existem vários métodos de aplicação de treinamento é não há nenhuma regra específica para sua aplicação. Porém é necessário adequar o método aos indivíduos, podendo até utilizar enfoques diferentes, pois as pessoas aprendem de formas distintas. Dentre alguns métodos temos:
ü  Instrução audiovisual - Utiliza recursos de imagem e som para apresentar o material proposto.
ü  Palestra - Apresentação feita por um instrutor a um grupo de pessoas.
ü  Treinamento no trabalho — Utilizado para demonstrar ao funcionário a forma de realizar um trabalho, enquanto os mesmos estiverem no ambiente.
Treinamento electrónico — Conhecido também como e-learming, utiliza ferramentas electrónicas para o treinamento.
Avaliação de Desempenho
Essa avaliação levantará dados importantes para as tomadas de decisões de cunho administrativo.
Visando melhorar e manter o desempenho, será necessário que o superior imediato forneça informações sobre o desempenho do funcionário. Deixar claro suas expectativas e expor elogios fará com que o funcionário se sinta reconhecido.
E de extrema importância que o funcionário tenha o conhecimento do seu desempenho. Sendo pontuado nas áreas que necessitam de uma melhora, e elogiado quando realiza o trabalho de forma eficiente. Esse retomo ao funcionário acontece por meio do feeadback. Os funcionários precisam saber quando estão apresentando bom desempenho, de modo que possam mantê-los e, quando não mostram desempenho satisfatório, para que modifiquem seu procedimento”. (SPECTOR, 2008, p.l 13
Motivação
A motivação influenciará directamente o comportamento das pessoas. O indivíduo possui necessidades, e para chegar aos seus objectivos é necessário supri-las. Para Robbins (2008, p.l52), é necessário identificar o nível de satisfação que o individuo se encontra no momento e procurar satisfazer este nível. Com seu nível de satisfação concluído o indivíduo passará a visualizar novos objectivos, e consequentemente passará para outro nível da pirâmide.
3.4.3-Plano de Gestão de Tempo: o plano será concluído no período de médio prazo ou seja, nos próximos 5 anos, que envolvera as seguintes etapas:
5 de Janeiro de 2017 a 31 de Dezembro de2017- Recrutamento
10 Fevereiro de 2018 a 30 de Novembro de 2018- Selecção
5 de Dezembro 2017 a 18 de Fevereiro de 2018 - Acolhimento e definição de alocação do pessoal.
De 17 de Março de 2017 a 31 de Dezembro de 2017- Tremamento/Formação
De 18 de Abril de 2018 a 15 de Setembro de 2018- Avaliação de Desempenho
3.4.4    Plano de Gestão de Aquisições: Compra de materiais de escritório, elaboracao de brochuras e boletins informativos, capas para constituição de processos individuais, computadores, soítwares de gestão de projectos e outros.
3.4.5    Plano de Gestão de Custo:
3.4.5.1 Estimativa do custo
·        Recrutamento e calendarização, 5.000.000,00;
·        Selecção e formação,7.500.000,00;
·        Avaliação de desempenho e reconversão, 3.500.000,00;
·        Construção de plano de desenvolvimento individual, 4.000.000,00;
·        Avaliação do impacto de novas tecnologias no volume e na produtividade de mão- de-obra 50.000.000,00;
·        Estimativas do impacto da introdução de formas diferentes de organização do
·        trabalho na empresa, designadamente, a polivalência e o trabalho em equipa,
·        20.000.000,00;
·        Avaliação das futuras necessidades de espaço de escritórios/armazéns,80.000.000,00.
3.5.2    Determinação do Orçamento
3.5.3    Controlo do custo para evitar as falhas
·         Interpretação correta do trabalho a ser realizado;
·         A transparência na definição de Âmbito;
·         Um Cronograma bem definido sem excessivo optimismo;
·         Avaliação correta e a qualificação dos riscos;
·         Definição correta da WBS;
·         Os parâmetros de qualidades bem estabelecidos;
·         Estimativa cuidadosa dos custos indirectos e administrativos do projecto.
3.6- Plano de Qualidade: Para garantir a qualidade dos serviços, o processo será feito com base nos métodos mais actualizados e moderno, com rigor, eficácia e eficiência adequando- se aos objectivos da empresa cliente.
·        Temos a mencionar por exemplo o método de treinamento electrónico- Conhecido também como e-learming. Análise da mão-de-obra que, para ser útil e permitir a tomada de medidas de optimização.

3.6.1-Realização e a garantia da qualidade
·         Análise da mão-de-obra que, para ser útil e permitir a tomada de medidas de optimização;
·         O perfil de aptidões: técnicas e comportamentais;
·         O perfil etário: distribuição do pessoal pelos diferentes escalões etários, tendo em conta a idade normal de reforma;
·         Antiguidade na empresa;
·         A experiencia na actual função;
·         A distribuição por departamento/Funções;
·         O nível hierárquico.
3.7-           Plano de Gestão das Comunicações: As informações e troca de ideias são partilhadas através de elaboração de atas, relatórios, ordens de serviços.
A mensagem poderá ser transmitida por meio de uma linguagem clara simples e objectiva para que todos na equipe saibam o que realmente devem fazer e como fazer de forma exacta.
3.8-           Plano de Gestão de Risco: Se o plano for executado as pressas ou para além do período definido a empresa não atingirá o objectivo específico do projecto. Se levar muito tempo haverá mais custos, quanto mais tempo for, mais caro será para empresa cliente.
Para a empresa gestora também será afectada no sentido de perder tempo que deveria muito bem ser aproveitado para atender outros projectos.
É normal em qualquer projecto ou actividade houver desvios, pois nada exactamente como o planeado. Mas para que a margem de erros não seja elevado, é fundamental que se obedeçam rigorosamente as etapas de acordo com o plano previamente definido.










Plano de Qualidade

Grupo
Desempenho de Trabalhadores
Requisitos
-Capacidade de integração ao grupo de trabalho -Capacidade de desenvolver as actividades individuais -Gosto pelo trabalho Esforço individual
Critérios de Aceitação
-Avaliação através da análise dos resultados obtidos por cada um ou por Equipa de acordo com o esperado -Teste psicológico, projecção de promoções
Método De Verificação
-Relações das qualificações das pessoas necessárias -Avaliação e controlo dos resultados
Desempenho da Formação
Os funcionários devem absolverem as informações a respeito das oportunidades internas
-Palestras
-Seminários
-Cursos
-Treinamento
-Audio Visual -Verbal -Por Escrito -Instrução
Desempenho do Projecto
-Evolução de negócios da organização nos próximos 5 anos
-Permitir o desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores e da empresa
-Diversos
















image1WBS



1.1  Objectivo do projecto:
permitir o desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores.
1.1.1   Âmbito: construção
de plano de carreira, desenvolvimento profissional               dos
funcionários nos projectos.
1.1.2               Matriz de Responsabilidade: Forte.
1.1.3Cronograma
1.1.4Orçamento
 
2.1  Recrutamento:
2.2.1         Pesquisa das
necessidades:     pesquisa
interna
2.2.2        Definição das técnicas de recrutamento a utilizar
2.1.3      Planeamento do pessoal
2.1.4    Modelos baseados na procura estimada do produto ou serviço, segmento de cargos, substituição de postos - Chave, Fluxo de pessoal e Planeamento Integrado
 
3.1 Palestras Treinamento no trabalho.
 
5.1 Anos de Serviço -35 anos
5.2 Por idade-60 5.3lncapacidade Física ou doença
 
4.1 Corpo directivo 4.2Equipa
4.3. Capacidade do indivíduo;
4.4. Esforço individual;
4.5. Valor das Recompensas;
 
 



                                              





2.2 Meios de

Recrutamento

2.2.1 Transferências
de
pessoal.

2.2.2 Promoções
de
pessoal.

2.2.3Transferências
com
promoções de pessoal.
2.2.4programa
de
desenvolvimento
de
pessoal.

2.2.5 Plano de Carreira de
Pessoal.

6.Incerramnto do projecto
 
3.2 Introdução de novas tecnologias
3.2.1Computadores; 3.2.2Softweres
3.2.3 Máquinas
3.2.4 Materiais de produção 3.2.5Instrucão Áudio Visual
 
image2
                                          






 
 


1.3 Selecção

1.3.1 Descrição e análise do
cargo: Actividades
a
executar;

Responsabilidades.

1.3.2padrÕes
de
desempenho desejado
para
cada actividade.

1.3.3Especificações
das
pessoas: Relações
das
qualificações pessoais
necessária.

1.3.4Avalação e controle
dos Resultados.


 

 

 






CONCLUSÃO
           As organizações não querem apenas preencher vagas, e sim contratar pessoas que agreguem valor à organização, pessoas com um espírito empreendedor e que possuem uma visão de negócio. Tendo em vista esse novo cenário, o departamento de Recursos Humanos passa a ocupar uma nova função na organização, sendo essencial para o planeamento estratégico da organização.
            E para que sua função estratégica funcione correctamente, seus métodos devem ser inovados. Recrutar, seleccionar, treinar e reter seus colaboradores de forma eficiente, esse é o grande desafio do R H. Contratar a pessoa certa, para a vaga apropriada e investir no crescimento desse profissional.
            O objectivo desse estudo foi levantar os meios pelos quais o R H deve utilizar-se para proporcionar um gerenciamento de carreira eficiente aos seus colaboradores. Com base nesse levantamento e observação nos meios de contratação atuais, percebe-se que nem todas as organizações utilizam os mais variados recursos disponíveis, causando assim um grande número de contratações erradas, colaboradores estagnados e desmotivados com suas funções.














BIBLIOGRAFIA

• Manual de Apoio de Gestão de Projectos
• Manual de Gestão de Recursos Humanos
• Livro de Idalberto ,CHIAVENAT05 3aedição,2008,p.l44. «Fontes Orais




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