COMPARAÇÃO ENTRE OS PRINCÍPIOS DE GESTÃO DE TAYLOR E DE FAYOL




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INSTITUTO SUPERIOR TÉCNICO DE ANGOLA
ISTA
POLO - CAXITO
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS




GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS







COMPARAÇÃO ENTRE OS PRINCÍPIOS DE GESTÃO DE TAYLOR E DE FAYOL








MAIO – 2019






INSTITUTO SUPERIOR TÉCNICO DE ANGOLA







COMPARAÇÃO ENTRE OS PRINCÍPIOS DE GESTÃO DE TAYLOR E DE FAYOL




Trabalho do Curso de Psicologia apresentado ao ISTA, como parte de requisito para a avaliação na disciplina de Gestão de Recursos Humanos, orientado pelo Professor Kassesse.




Grupo nº 4
Ano
Período: Tarde
Curso: Psicologia
Disciplina: Gestão de Recursos Humanos




           O DOCENTE
_______________________________
                                                                                                      Drº Kassesse





MAIO -2019






INTEGRANTES DO GRUPO

1.      Catarina Matoso Pedro de Andrade
2.      Darucha Francisco da Fonseca
3.      Maria Sebastião de Gouveia Leite
4.      Santa Sebastião Moralis Matos

















SUMÁRIO








1- INTRODUÇÃO


Este artigo tem como objectivo analisar ou fazer uma comparação entre os princípios de Gestão de Taylor e de Fayol.
Enquanto Fayol  (Teoria Clássica Administrativa)  tinha uma visão mais gerencial com resultados finais na produção, a visão de Taylor  (Administração Científica) era na produção e no operário para resultados na quantidade produtiva.

















2- COMPARAÇÃO ENTRE OS PRINCÍPIOS DE GESTÃO DE TAYLOR E DE FAYOL.

Para Fayol os princípios de administração eram mais flexíveis, ele prezava o factor humano, sempre presente nas organizações e, apesar de ter considerado a teoria de Taylor um tanto rígida, concordou que sua obra complementou a teoria de Taylor. Fayol defendia a harmonia entre os empregados, os incentivos materiais e salariais.
Para alguns, Fayol é considerado, hoje, o pai da administração moderna. Taylor trabalhou a produtividade do trabalho industrial, pela eliminação do desperdício e ociosidade, Racionalização. Idéia de que a eficiência aumenta com a especialização; ignorava os efeitos da fadiga, aspectos psicológicos e fisiológicos FAYOL, adopta a denominação princípio, afastando a idéia de rigidez. Tudo em administração é questão de medida, ponderação e bom senso. Veja os períodos e conclusões sobre cada um:

2.1- Frederick Taylor - Primeiro Período

Taylor iniciou suas experiências e estudos pelo trabalho do operário e, mais tarde, generalizou as suas conclusões para a Administração geral: sua teoria seguiu um caminho de baixo para cima e das partes para o todo.
O primeiro período de Taylor corresponde à época da publicação do seu livro Shop Management (Administração de Oficinas) (1903) onde se preocupa exclusivamente com as técnicas de racionalização do trabalho do operário, através do Estudo de Tempos e Movimentos (Motion-Time Study). Claude S. Geoge Jr., salienta em essência, o que procurou dizer em Shop Management foi que:
1.      O objectivo de uma boa Administração era pagar salários altos e ter custos unitários de produção.
2.      Para realizar esse objectivo, a Administração tinha de aplicar métodos científicos de pesquisa e experimento para o seu problema global, a fim de formular princípios e estabelecer processos padronizados que permitissem o controle das operações fabris.
3.      Os empregados tinham de ser cientificamente colocados em serviços ou postos em que os materiais e as condições de trabalho fossem cientificamente seleccionados, para que as normas pudessem ser cumpridas.
4.      Os empregados deviam ser cientificamente adestrados para aperfeiçoar suas aptidões e, portanto, executar um serviço ou tarefa de modo que a produção normal fosse cumprida.
5.      Uma atmosfera de íntima e cordial cooperação teria de ser cultivada entre a Administração e os trabalhadores, para garantir a continuidade desse ambiente psicológico que possibilite a aplicação dos outros princípios por ele mencionados.

2.1.2- Segundo Período

O segundo período de Taylor corresponde à época da publicação de seu livro Princípios da Administração Científica (1911), quando concluiu que a racionalização do trabalho operário deveria ser logicamente acompanhada de uma estruturação geral da empresa e que tornasse coerente a aplicação dos seus princípios. Nesse segundo período, desenvolveu os seus estudos sobre a Administração geral, a qual denominou Administração Científica, sem deixar contudo sua preocupação com relação à tarefa do operário. Taylor assegurava que as indústrias de sua época padeciam de males que poderiam ser agrupados em três factores:
1.      Vadiagem sistemática por parte dos operários, que reduziam propositadamente a produção a cerca de um terço da que seria normal, para evitar a redução das tarifas de salários pela gerência. Há três causas determinantes da vadiagem no trabalho, que são:
1.      O erro que vem de época imemorial  e quase universalmente disseminado entre os trabalhadores, de que o maior rendimento do homem e da máquina terá como resultante o desemprego de grande número de operários;
2.      O sistema defeituoso da Administração, comummente em uso, que força os operários à ociosidade no trabalho, a fim de melhor proteger os seus interesses;
3.      Os métodos empíricos ineficientes, geralmente utilizados em todas as empresas, com os quais o operário desperdiça grande parte do seu esforço e do seu tempo.
2.      Desconhecimento, pela gerência, das rotinas de trabalho e do tempo necessário para sua realização.
3.      Falta de uniformidade das técnicas ou métodos de trabalho.
De acordo com Taylor, a implantação da Administração Científica deve ser gradual e obedecer a um certo período de tempo, para evitar alterações bruscas que causem descontentamento por parte dos empregados e prejuízos aos patrões. Essa implantação requer um período de quatro a cinco anos para um progresso efectivo.

2.1.3- Administração como Ciência

Para Taylor. Os elementos da Administração Científica são:
1.      Estudo de tempo e padrões de produção;
2.      Supervisão funcional;
3.      Padronização de ferramentas e instrumentos;
4.      Planejamento das tarefas;
5.      O princípio da excepção;
6.      A utilização da régua de cálculo e instrumentos para economizar tempo;
7.      Fichas de instruções de serviço;
8.      A ideia de tarefa, associada a prémios de produção pela sua execução eficiente;
9.      Sistemas para classificação dos produtos e do material utilizado na manufactura;
10.  Sistema de delineamento da rotina de trabalho.

2.1.4- Organização Racional do Trabalho

A tentativa de substituir métodos empíricos e rudimentares pelos métodos científicos em todos os ofícios recebeu o nome de Organização Racional do Trabalho (ORT).
Para Taylor, o operário não tem capacidade, nem formação, nem meios para analisar cientificamente o seu trabalho e estabelecer racionalmente qual o método ou processo mais eficiente. Geralmente, o supervisor comum deixava ao arbítrio de cada operário a escolha do método ou processo para executar o seu trabalho, para encorajar sua iniciativa. Porém, com a Administração Cientifica ocorre uma repartição de responsabilidades: a administração (gerência) fica com o planejamento (estudo minucioso do trabalho do operário e o estabelecimento do método de trabalho) e a supervisão (assistência contínua ao trabalhador durante a produção), e o trabalhador fica com a execução do trabalho, pura e simplesmente.

2.2- PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA DE TAYLOR

Para Taylor, a gerência adquiriu novas atribuições e responsabilidades descritas pelos quatro princípios a seguir:
1. Princípio de Planejamento:  substitui no trabalho o critério individual do operário, a improvisação e a actuação empírica-prática, pelos métodos baseados em procedimentos científicos. Substituir a improvisação pela ciência, através do planejamento.
2. Princípio do preparo:  seleccionar cientificamente os trabalhadores de acordo com suas aptidões e prepará-los e treiná-los para produzirem mais e melhor, de acordo com o método planejado. Além do preparo da mão-de-obra, preparar também as máquinas e equipamentos de produção, bem como o arranjo físico e a disposição racional das ferramentas e materiais.
3. Princípio do Controle:  controlar o trabalho para se certificar de que o mesmo está sendo executado de acordo com as normas estabelecidas e segundo o plano previsto. A gerência deve cooperar com os trabalhadores, para que a execução seja a melhor possível.
4. Princípio da Execução:  distribuir distintamente as atribuições e as responsabilidades, para que a execução do trabalho seja bem mais disciplinada.


2.2.1- Conclusão Sobre Taylor

No início sua preocupação era tentar eliminar o desperdício e das perdas sofridas pelas indústrias americanas e elevar os níveis de produtividade através de métodos e técnicas de engenharia. Ele utilizava técnicas que eram centradas do operário para a direção, através do estudo de tempos e movimentos, da fragmentação das tarefas e na especialização do trabalhador reestruturava a fabricação e com os conceitos de gratificações por produção incentivava o operário a produzir mais. Só que não adiantava racionalizar o trabalho do operário se o supervisor, o chefe, o gerente, o director continuavam a trabalhar dentro do mesmo empirismo anterior.
Contudo a Administração Científica tinha diversos defeitos dentre eles: o mecanicismo de sua abordagem (teoria da máquina), a superescalização que robotiza o operário, a visão microscópica do homem tomando isoladamente e como parte da maquinaria industrial, a ausência de qualquer comprovação científica de suas afirmações e princípios, a abordagem incompleta envolvendo apenas a organização formal, a limitação do campo de aplicação à fábrica, omitindo o restante da vida de uma empresa, a abordagem eminentemente prescritiva e normativa e tipicamente de sistema fechado.

2.2.2- Henri Fayol (Teoria Clássica Administrativa) as 6 Funções Básicas da Empresa

Fayol parte da proposição de que toda empresa pode ser dividida em seis grupos:
1.      Funções Técnicas, relacionadas com a produção de bens ou de serviços da empresa;
2.      Funções Comerciais, relacionadas com a compra, venda e permutação.
3.      Funções Financeiras, relacionadas com a procura e gerência de capitais.
4.      Funções de Segurança, relacionadas com a protecção e preservação de bens.
5.      Funções Contáveis, relacionadas com os inventários, registros, balanços, custos e estatísticas.
6.      Funções Administrativas, relacionadas com a integração da cúpula das outras cinco funções. As funções administrativas coordenam e sincronizam as demais funções da empresa, pairando sempre acima delas.

2.2.3- Conceito de Administração

A Administração não é senão uma das seis funções, cujo ritmo é assegurado pela direção. Mas ocupa tamanho lugar nas funções dos altos chefes que, as vezes, pode parecer que as funções administrativas estejam concentradas exclusivamente no topo da organização, o que não é verdade.

2.2.4- Funções Universais da Administração

1.      Previsão:  envolve avaliação do futuro e aprovisionamento em função dele. Unidade, continuidade, flexibilidade e previsão são os aspectos principais de um bom plano de acção.
2.      Organização:  proporciona todas as coisas úteis ao funcionamento da empresa.
3.      Comando:  leva a organização a funcionar. Seu objectivo e alcançar o máximo retorno de todas os empregados no interesse dos aspectos globais.
4.      Coordenação:  harmoniza todas as atividades do negócio, facilitando seu negócio e seu sucesso. Ela sincroniza coisas e acções em suas proporções certas e adapta os meios aos fins.
5.      Controle:  Consiste na verificação para certificar se todas as coisas acorrem em conformidade com o plano adoptado, as instruções transmitidas e os princípios estabelecidos. O objectivo é localizar as fraquezas e erros no sentido de rectificá-los e prevenir a ocorrência.

2.2.5-Princípios Gerais de Administração Para Fayol

1.      Divisão do trabalho:  consiste na especialização das tarefas e das pessoas para aumentar a eficiência.
2.      Autoridade e responsabilidade:  autoridade é o direito de dar ordens e o poder de esperar obediência, responsabilidade é uma consequência natural da autoridade. Ambas devem estar equilibradas entre si.
4.      Disciplina:  depende da obediência, aplicação, energia, comportamento e respeito aos acordos estabelecidos.
5.      Unidade de comando:  cada empregado deve receber ordens de apenas um superior. É o princípio da autoridade única.
6.      Unidade de direção:  uma cabeça é um plano para cada grupo de atividades que tenham o mesmo objectivo.
7.      Subordinação de interesses individuais aos interesses gerais: os interesses gerais devem sobrepor-se aos interesses particulares.
8.      Remuneração do pessoal:  deve haver justa e garantida satisfação para os empregados e para a organização em termos de retribuição.
9.      Centralização:  refere-se a concentração da autoridade no topo da hierarquia da organização.
10.  Ordem:  um lugar para cada coisa e cada coisa em seu lugar. É a ordem material e humana.
11.  Equidade:  amabilidade e justiça para alcançar a lealdade do pessoal.
12.  Estabilidade e duração (num cargo) do pessoal: a rotação tem um impacto negativo sobre a eficiência da organização. Quanto mais tempo uma pessoa permanecer num cargo tanto melhor.
13.  Iniciativa:  a capacidade de visualizar um plano e assegurar seu sucesso.
14.  Espírito de equipe:  harmonia e união entre as pessoas são grandes forças para a organização.
A teoria Clássica concebe a organização em termos de estrutura, forma e disposição das partes que a constituem, além do inter-relacionamento entre as partes. Restringe-se apenas apenas aos aspectos da organização formal. Para a Teoria Clássica, os aspectos organizacionais são analisadas de cima para baixo (da direção para execução) e do todo para as partes (da síntese para análise), exatamente ao contrário da abordagem da Administração Científica.

2.2.6- Elementos da Administração Para Urwick

1.      Investigação
2.      Previsão
3.      Planejamento
4.      Organização
5.      Coordenação
6.      Comando
7.      Controle

2.2.7- Elementos da Administração para Gulick

Nos elementos da Administração (POSDCORD), Gulick aumentara o planejamento, organização, comando e coordenação mencionados por Fayol. Porém, os elementos staffing, reporting e budgeting são aparentemente novos. Na realidade, a organização para Fayol implica a constituição de duplo organismo material e social da empresa, o que contém o staffing de Gulick.

2.2.8- Conclusão Sobre Fayol

As funções da empresa são repartidas em seis nas quais a Administrativas engloba as funções universais da Administração que são: prever, organizar, comandar, coordenar e controlar. Essas funções também se estendem nas outras cinco esferas como uma técnica para estruturar a empresa. Para Fayol a empresa é analisada em uma estrutura de cima para baixo. Sua visão é mais gerencial com resultados finais na produção enquanto a visão de Taylor é na produção e no operário para resultados na quantidade produtiva. Fayol complementa a Administração Científica com a Teoria Clássica. Nessa mesma linha de complementação estão Urwick e Gulick.






3- CONCLUSÃO










4- BIBLIOGRAFIA


INTRODUÇÃO À TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO – Idalberto Chiavento – Makron Books – 4a. ed.

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