República de Angola
Ministério da Educação
Governo da Província do Bengo
Escola
do I Ciclo do Ensino Secundário nº 301/Dande
Trabalho
de Empreendedorismo
·
Como aplicar
um plano de negócio?
·
Gestão de
negócio e suas funções
·
Importância do
Planeamento, Orçamento, Poupança e Liderança nos negócios
Nome: Guilhermina Sacaioia
Turma: C
Classe: 7ª
Turno: Tarde
DOCENTE
________________________
ADELAIDE
BENGO/2018
Introdução
O presente trabalho visa
descrever tudo sobre aplicação de um plano de negócio, conhecer a gestão de
negócio e as suas funções e por fim descrever a importância do planeamento,
orçamento, poupança e liderança nos negócios.
Uma pesquisa científica
feita com base nas referências bibliográficas encontradas em alguns fascículos
de empreendedorismo e na internet, constituído apenas por um capítulo e este
com vários subtemas.
CAPÍTULO
I - FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
2.1 Como explicar um
plano de negócio
2.1.1
Conceito
Plano de negócio é uma
obra de planejamento dinâmico que descreve um empreendimento, projeta
estratégias operacionais e de inserção no mercado e prevê os resultados
financeiros.
Por outro, pode-se
definir o plano de negócio como melhor instrumento para traçar um retrato fiel
do mercado, do produto e das atitudes do empreendedor.O plano de negócios
também é utilizado para comunicar o conteúdo a investidores de risco, que podem
se decidir a aplicar recursos no empreendimento.
2.1.2 Estrutura de um
plano de negócios
O plano de negócios é
composto por várias secções que se relacionam e permitem um entendimento global
do negócio. Elas são organizadas de forma a manter uma sequência lógica que
permita a qualquer leitor do plano de negócios entender como funciona o empreendimento
e o que se planeja.
2.1.3 Importância
do plano de negócio
·
Definir
claramente o conceito do negócio, seus principais diferenciais e objetivos
financeiros e estratégicos.
·
O
plano de negócio orienta o empreendedor a iniciar sua atividade econômica ou expandir
o seu negócio
·
Permite
estruturar as principais visões e alternativas para uma análise correta de
viabilidade do negócio pretendido e minimiza os riscos já identificados.
·
Serve
como instrumento de solicitação de empréstimos e financiamentos junto a
instituições financeiras, novos sócios e investidores.
·
Contribui
para o estabelecimento de uma vantagem competitiva, que pode representar a
sobrevivência da empresa.
2.2 Gestão
de Negócio e suas funções
2.2.1
Conceito de Gestão
O termo gestão prove do
latim gestĭo, refere-se à acção e ao efeito de gerir ou de administrar. Gerir
consiste em realizar diligências que conduzem à realização de um negócio ou de
um desejo qualquer. Administrar, por outro lado, consiste em governar, dirigir,
ordenar ou organizar.
A gestão, como tal,
envolve todo um conjunto de trâmites que são levados a cabo para resolver um
assunto ou concretizar um projecto. Por gestão entende-se também a direcção ou
administração de uma empresa ou de um negócio.
2.2.2 Conceito
de Negócio
Negócio é referido como
um comércio ou empresa que é administrado por pessoa(s) para captar recursos
financeiros a fim de gerar bens e serviços e, por consequência, proporciona a
circulação de capital de giro entre os diversos setores. Em apertada síntese,
podemos dizer que se entende por negócio toda e qualquer atividade econômica
com o objetivo de gerar lucro.
2.2.3
Gestão de Negócio
Gestão de negócios é o
conjunto de princípios, normas e funções que têm por fim ordenar os factores de
produção e controlar sua produtividade e eficiência, para se obter determinado
resultado.
2.2.4As
funções de Gestão de Negócio
Há muitas funções que
os gestores de negócios têm que desempenhar para serem eficazes e eficientes.
Se selecionarmos as mais importantes, temos o planeamento, a organização, a
liderança e o controlo. Estas quatro funções representam um ciclo contínuo.
A fase do planeamento
envolve a definição de objectivos para a organização e a forma como estes
objectivos devem ser atingidos. Grande parte da informação necessária para
completar esta etapa provém do exterior, onde se procuram oportunidades e
ameaças.
A organização e a liderança
ocupam a maior parte do tempo das funções de gestão. Nestas, os gestores
decidem a melhor forma para afectar os recursos. Sejam recursos humanos,
recursos financeiros ou mesmo recursos intangíveis. Estas funções garantem a
execução eficaz das operações da organização.
O controlo é a função que
assegura que os objectivos estão a ser cumpridos. Para tal, mede os resultados
e compara-os com as metas propostas. Também faz parte das funções do controlo a
análise de desvios e a introdução de medidas correctivas.
2.3
Importância do Planeamento no Negócio
O planeamento no
negócio é essencial para a eficácia de uma boa administração. Planejar
significa traçar objetivos, escolher qual caminho será seguido para o melhor
funcionamento de um negócio. Não adianta querer abrir nosso próprio negócio se
nosso objetivo não está claro, pois não será possível fazer planos para
alcançá-lo, ou se sabemos apenas por onde começar, mas nem imaginamos os
próximos passos da empresa.
2.3.1
Importância do Orçamento no Negócio
O orçamento tem uma
missão muito importante no negócio, pois é um plano onde está contida as
quantidades de recursos (materiais, horas trabalhadas ou recursos financeiros)
capazes de conduzir a empresa aos seus objetivos, conforme Padoveze (2004, p
128).
Esta importante
ferramenta de gestão deve acompanhar a estratégia da empresa, o seu
acompanhamento e controle devem ser constantes para que se possam atingir os
objetivos planejados para o período assim com um barco a vela de aportar em seu
porto de chegada.
2.3.2
Importância de Poupança no Negócio
2.3.3
Importância de Liderança no Negócio
Liderança é o espírito
de chefia; forma de dominação baseada no prestígio pessoal e aceita pelos
dirigidos. Função, posição, caráter de líder; espírito de chefia; autoridade,
ascendência.Portanto, a liderança não é apenas o cargo do líder mas também
requer esforços de cooperação por parte de outras pessoas para que haja um
maior desenvolvimento nos negócios da organização.
As organizações
precisam de liderança forte e administração forte para atingir sua eficácia
ótima nos negócios. No mundo dinâmico de hoje, os empreendedores precisam de
líderes que desafiem o status “quo”, criem visões de futuro e sejam capazes de
inspirar os membros da organização a querer realizar essas visões, tanto como
no campo de negócios.
Conclusão
Em suma, concluí que, para
organizar as ideias num negócio é necessário usar o plano de negócio. Nesta
viagem ao mundo dos empreendedores, ele será o mapa de percurso. O plano de
negócio irá orientá-lo na busca de informações detalhadas sobre o ramo, os
produtos e os serviços a serem oferecidos, bem como possíveis clientes,
concorrentes, fornecedores e, principalmente, sobre os pontos fortes e fracos
do negócio, contribuindo assim para a identificação da viabilidade da ideia e
na gestão da empresa.A preparação de um plano de negócio é um grande desafio,
pois exige persistência, comprometimento, pesquisa, trabalho duro e muita
criatividade.
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