COMO APLICAR UM PLANO DE NEGÓCIO





República de Angola
Ministério da Educação
Governo da Província do Bengo
Escola do I Ciclo do Ensino Secundário nº 301/Dande




Trabalho de Empreendedorismo



·        Como aplicar um plano de negócio?
·        Gestão de negócio e suas funções
·        Importância do Planeamento, Orçamento, Poupança e Liderança nos negócios





Nome: Guilhermina Sacaioia
Turma: C
Sala: 08
Classe: 7ª
Turno: Tarde

                  DOCENTE

      ________________________
ADELAIDE







BENGO/2018





Introdução

O presente trabalho visa descrever tudo sobre aplicação de um plano de negócio, conhecer a gestão de negócio e as suas funções e por fim descrever a importância do planeamento, orçamento, poupança e liderança nos negócios.

Uma pesquisa científica feita com base nas referências bibliográficas encontradas em alguns fascículos de empreendedorismo e na internet, constituído apenas por um capítulo e este com vários subtemas.































CAPÍTULO I - FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1 Como explicar um plano de negócio

2.1.1 Conceito

Plano de negócio é uma obra de planejamento dinâmico que descreve um empreendimento, projeta estratégias operacionais e de inserção no mercado e prevê os resultados financeiros.

Por outro, pode-se definir o plano de negócio como melhor instrumento para traçar um retrato fiel do mercado, do produto e das atitudes do empreendedor.O plano de negócios também é utilizado para comunicar o conteúdo a investidores de risco, que podem se decidir a aplicar recursos no empreendimento.

2.1.2 Estrutura de um plano de negócios

O plano de negócios é composto por várias secções que se relacionam e permitem um entendimento global do negócio. Elas são organizadas de forma a manter uma sequência lógica que permita a qualquer leitor do plano de negócios entender como funciona o empreendimento e o que se planeja.

2.1.3 Importância do plano de negócio

·         Definir claramente o conceito do negócio, seus principais diferenciais e objetivos financeiros e estratégicos.
·         O plano de negócio orienta o empreendedor a iniciar sua atividade econômica ou expandir o seu negócio
·         Permite estruturar as principais visões e alternativas para uma análise correta de viabilidade do negócio pretendido e minimiza os riscos já identificados.
·         Serve como instrumento de solicitação de empréstimos e financiamentos junto a instituições financeiras, novos sócios e investidores.
·         Contribui para o estabelecimento de uma vantagem competitiva, que pode representar a sobrevivência da empresa.


2.2 Gestão de Negócio e suas funções

2.2.1 Conceito de Gestão

O termo gestão prove do latim gestĭo, refere-se à acção e ao efeito de gerir ou de administrar. Gerir consiste em realizar diligências que conduzem à realização de um negócio ou de um desejo qualquer. Administrar, por outro lado, consiste em governar, dirigir, ordenar ou organizar.
A gestão, como tal, envolve todo um conjunto de trâmites que são levados a cabo para resolver um assunto ou concretizar um projecto. Por gestão entende-se também a direcção ou administração de uma empresa ou de um negócio.

2.2.2    Conceito de Negócio

Negócio é referido como um comércio ou empresa que é administrado por pessoa(s) para captar recursos financeiros a fim de gerar bens e serviços e, por consequência, proporciona a circulação de capital de giro entre os diversos setores. Em apertada síntese, podemos dizer que se entende por negócio toda e qualquer atividade econômica com o objetivo de gerar lucro.

2.2.3 Gestão de Negócio

Gestão de negócios é o conjunto de princípios, normas e funções que têm por fim ordenar os factores de produção e controlar sua produtividade e eficiência, para se obter determinado resultado.

2.2.4As funções de Gestão de Negócio

Há muitas funções que os gestores de negócios têm que desempenhar para serem eficazes e eficientes. Se selecionarmos as mais importantes, temos o planeamento, a organização, a liderança e o controlo. Estas quatro funções representam um ciclo contínuo.

A fase do planeamento envolve a definição de objectivos para a organização e a forma como estes objectivos devem ser atingidos. Grande parte da informação necessária para completar esta etapa provém do exterior, onde se procuram oportunidades e ameaças.
A organização e a liderança ocupam a maior parte do tempo das funções de gestão. Nestas, os gestores decidem a melhor forma para afectar os recursos. Sejam recursos humanos, recursos financeiros ou mesmo recursos intangíveis. Estas funções garantem a execução eficaz das operações da organização.
O controlo é a função que assegura que os objectivos estão a ser cumpridos. Para tal, mede os resultados e compara-os com as metas propostas. Também faz parte das funções do controlo a análise de desvios e a introdução de medidas correctivas.
2.3 Importância do Planeamento no Negócio
O planeamento no negócio é essencial para a eficácia de uma boa administração. Planejar significa traçar objetivos, escolher qual caminho será seguido para o melhor funcionamento de um negócio. Não adianta querer abrir nosso próprio negócio se nosso objetivo não está claro, pois não será possível fazer planos para alcançá-lo, ou se sabemos apenas por onde começar, mas nem imaginamos os próximos passos da empresa.
2.3.1 Importância do Orçamento no Negócio

O orçamento tem uma missão muito importante no negócio, pois é um plano onde está contida as quantidades de recursos (materiais, horas trabalhadas ou recursos financeiros) capazes de conduzir a empresa aos seus objetivos, conforme Padoveze (2004, p 128).

Esta importante ferramenta de gestão deve acompanhar a estratégia da empresa, o seu acompanhamento e controle devem ser constantes para que se possam atingir os objetivos planejados para o período assim com um barco a vela de aportar em seu porto de chegada.

2.3.2 Importância de Poupança no Negócio



2.3.3 Importância de Liderança no Negócio

Liderança é o espírito de chefia; forma de dominação baseada no prestígio pessoal e aceita pelos dirigidos. Função, posição, caráter de líder; espírito de chefia; autoridade, ascendência.Portanto, a liderança não é apenas o cargo do líder mas também requer esforços de cooperação por parte de outras pessoas para que haja um maior desenvolvimento nos negócios da organização.

As organizações precisam de liderança forte e administração forte para atingir sua eficácia ótima nos negócios. No mundo dinâmico de hoje, os empreendedores precisam de líderes que desafiem o status “quo”, criem visões de futuro e sejam capazes de inspirar os membros da organização a querer realizar essas visões, tanto como no campo de negócios.









Conclusão

Em suma, concluí que, para organizar as ideias num negócio é necessário usar o plano de negócio. Nesta viagem ao mundo dos empreendedores, ele será o mapa de percurso. O plano de negócio irá orientá-lo na busca de informações detalhadas sobre o ramo, os produtos e os serviços a serem oferecidos, bem como possíveis clientes, concorrentes, fornecedores e, principalmente, sobre os pontos fortes e fracos do negócio, contribuindo assim para a identificação da viabilidade da ideia e na gestão da empresa.A preparação de um plano de negócio é um grande desafio, pois exige persistência, comprometimento, pesquisa, trabalho duro e muita criatividade.



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