I. INTRODUÇÃO
O projecto
educativo de escola (P.E.E) é um plano de melhoria escolar que mostra onde a
escola “quer chegar”, no período de três anos para alcançar uma maior qualidade
e ser uma escola para todas as crianças da Comunidade.
Todas as
crianças têm o direito de receber um ensino de boa qualidade.
O projecto
educativo de escola (P.E.E) trata-se de um documento no qual são definidos os
negativos de pontos fracos da escola, as acções que a mesma vai realizar para
superar os pontos fracos, os recursos que vai usar para realizar as acções de
melhoria (orçamento). O prazo para a realização das actividades e os
responsáveis.
Como base o
exposto, visto que as escolas têm a liberdade de conhecer o seu PE, preocupadas
com a melhoria da qualidade do processo ensino aprendizagem, tendo conta o
envolvimento de toda Comunidade educativa, a escola do Ensino primário nº 739, João
Domingos de Carvalho, concedeu o presente projecto, que consta o conjunto de
linhas de orientações e actuação, baseando-se na formação de determinados
valores que concorrem na formação de uma identidade própria.
II. DESENVOLVIMENTO
2.1
Enquadramento
Durante a
implementação do projecto no seu andamento será frequentemente submetido a um
processo circular de execução, monitória e avaliação, a fim de garantir o
alcance dos objectivos propostos inicialmente. Este processo vai permitir
identificar os pontos de estrangulamentos que serão encontradas ao longo
trajecto.
Elaboração do
projecto achamos pertinente fazer inicialmente radiografia da nossa instituição
da mesma, suas divisões, a reflexão sobre as experiências acolhidas no decorrer
deste ano, serão ampliadas pelo inquérito de toda Comunidade educativa (alunos,
professores, pais e encarregados de educação) sobre a vivência do quotidiano da
escola e a comunidade educativa.
Também se
implementaram medidas que visa um desenvolvimento de todas as estruturas
educativas da escola. Os resultados serviram como parâmetro na elaboração final
do presente P.E.E, portanto, importa referir que o foco do nosso projecto
educativo de escola (P.E.E) singe se fundamentalmente a socialização do
individuo para a construção de uma sociedade sã.
Durante o
período de estudo feito, sobre a escola é necessário definirmos profundamente
no tipo de escola que queremos e no tipo de alunos que pretendemos formar. Em
conformidade com o projecto, é claro para alcance das metas traçadas ou
desejadas, é importante o engajamento de toda Comunidade escolar, através dos
objectivos propostos para o período de trabalho previsto neste projecto que é
de três anos 2018-2020.
2.2– Nossa missão (da escola), visão e valor a formação.
Pesa embora a
escola for um local de ensino e educação, ela considera-se também um espaço de
luta e esperança.
A escola
caracteriza-se por um espaço para a sociedade. Na escola cada pessoa
aparentam-se cada uma com as suas necessidades materiais e espirituais, tendo
como mensagem fundamental a promoção da pessoa humana no meio social. A escola
singe se na necessidade de cultivar o bem e o amor ao próximo.
2.2.1- Nossa Missão
Formar o individuo
capaz para resposta as exigências da sociedade. Trabalhar com a comunidade
educativa no sentido de promover valores culturais, morais e cívicos.
2.2.2 – Nossa visão
Ser uma
instituição escolar acolhedora, que visa proporcionar o desenvolvimento da
comunidade em geral de uma maneira a atingir a excelência acadêmica.
A promoção de
cultura participativa e responsável no seio da comunidade.
2.2.3 – Valores a Formar
Individuo com
conduta aceitável a uma determinada sociedade, e que saiba “estar e ser”;
Formar individuo
com responsabilidade, fraternidade, inovação integridade, solidariedade, amor
ao próximo, socialização, transparência, etc.
2.3.- Objectivos Gerais
v
Assegurara que todas as crianças em idade escolar sejam enquadradas no
sistema educativo frequente e concluam o ensino primário, sem nenhuma
descriminação de raça, religião, partido ou outro outra qualquer situação.
v
Garantir que todos os alunos aprendam a ler escrever, contar e fazer
cálculos, bem como actividades que promovam para aquisição de competências
essências para a vida.
v
Possibilitar o acesso as condições de saúde e de regime básica na
escola, bem como actividades que promovem hábitos saudáveis.
2.4– Objectivos Específicos
v
Promover as novas metodologias para a excelência acadêmica e acrescentar
o nível de aproveitamento dos alunos.
v
Fazer com que os pais e encarregados de educação participem cada vez
mais no processo de formação de seu educando.
v
Controlar e avaliar periodicamente o cumprimento do projecto educativo
de escola (P.E.E) fazendo o ideal para a escola.
2.5
– Tarefas
v
Desenvolver actividade cívicas junto das comunidades;
v
Sensibilizar os membros da comunidade educativa na importância de agir
para o bem em prol da nossa comunidade;
v
Criação de grupos de amigos para várias áreas do saber (leitura,
matemática, jogos, etc).
v
Visitar os gabinetes e salas de aulas;
v
Actividades desportivas;
v
Criação de um Clube de leitura;
v
Implementar uma caixa de sugestões e críticas.
2.6
– Áreas prioritárias
v
Promover cultura de participação para o alcance dos valores morais e
cívicos.
v
Criar fontes de apoio da escola.
v
Apoio pedagógico redobrado.
III – Características da escola
A escola do
ensino primário nº 739, geograficamente está localizada na Aldeia do Maquembo,
Comuna de Cage-Mazumbo, Município de Nambuangongo, ao sul da mesma Comuna.
A sua construção
é de carácter provisória, o seu estado de conservação é razoável.
A distância da
escola às casas dos alunos de acordo com a distância é de 10 a 100 metros,
todas as famílias, os filhos nesta escola têm como actividade principal
económica a agricultura de subsistência e vivem em casas de adobe, em condições
razoáveis.
O edifício
escolar, possui as seguintes compartimentos (02) duas salas de aulas, (01) um
Gabinete, (02) dois Balneários.
Pessoal e Docente
controla (04) quatro funcionários, dos quais: (04) quatro do sexo masculino.
Em termo de matricula
a escola matriculou 121 alunos dos quais masculinos (59), femininos (62)
alunos.
A escola
frequentam os seguintes níveis: de iniciação até a 4ª Classe.
3.1 – Recursos Materiais
Os mobiliários
que existem nas salas de aulas e no Gabinete não são suficientes. A mesma
instituição não recebe verbas a nível da Administração Comunal.
3.2- Escola que temos
3.2.1 – Aspectos Positivos
a) Aspectos humanos: A direcção.
·
Relação humana é boa;
·
Participação dos docentes e discentes é regular:
Docentes
·
O corpo docente é insuficiente;
·
As opiniões dos docentes são validas;
·
Relação professores e alunos são boa.
Discentes
·
Ambiente razoável;
·
Aproveitamento regular;
·
Ensino aprendizagem a média do ponto de vista quantitativa 5,5 valores.
Pais e encarregados de
educação
·
Não têm dificuldades de aparecem na escola quando são notificados.
b) Aspectos físicos
·
Espaço razoável;
·
Localização geográfica com facilidade próximo da via principal.
c) Gestão e Organização
·
Espírito de camaradagem para melhoria das falhas;
·
Presença do plano anual de actividade;
·
Seminário para capacitação dos professores.
QUADRO 01: IDENTIFICAÇÃO DOS PRINCÍPAIS PROBLEMAS
PROPOSTAS DE SOLUÇÃO
ÁREA
|
PROBLEMA
|
CAUSAS
|
PROPOSTAS DE SOLUÇÕES A REALIZAR
|
Qualidade e segurança da
infra-estrutura.
|
Escola não possui boa qualidade e nem a segurança.
|
Degradação de algumas partes da escola por falta de
manutenção.
|
Construção de mais uma sala provisória.
|
|
Escola tem uma pintura antiga o seu exterior e uma
inadequada com ser interior.
|
Falta de recursos financeiros para adquiri-los.
|
Renovação de pintura do exterior e interior da
escola.
|
As salas de
aulas aquecem muito.
|
Falta de
recursos financeiros para melhorá-lo.
|
Criação de condições para o mesmo fim.
|
|
A Direcção
Geral da escola não possui condições adequadas
|
Falta de
recursos financeiros para adquiri-los.
|
Criação de
condições financeiras para os mesmos fins.
|
|
A escola não
possui energia eléctrica.
|
Falta de recursos
financeiros para adquiri-los.
|
Colocação de
novas fechaduras nas portas de todas as salas e janelas de aula para a
segurança dos móveis.
|
|
Qualidade de ensino
|
Os alunos têm
atrasado.
|
Falta de
acompanhamento dos pais e encarregados de educação.
|
Realização de
reuniões com os pais e encarregados de educação e implementação da reprovação
do aluno por falta.
|
Alguns alunos
aprendem muito pouco do que os ensinam
|
Falta de
interesse e dedicação dos estudantes.
|
Realização de
encontros com os pais e encarregados de educação com a presença dos educando.
|
|
Possuem os
livros das disciplinas estudadas e outros materiais geométricos
|
Financeiras de
alguns encarregados de educação para adquiri-los.
|
Encontros com
os pais e encarregados de educação para informar a importância do Manual do
aluno e outros materiais geométricos.
|
|
|
A escola não
tem Biblioteca
|
Falta de apoio
a criação da mesma.
|
Criação de
condições conjunto da comunidade e parceiros para a abertura de uma
Biblioteca na escola
|
Saúde e Higiene escolar
|
A escola não
tem cestos, baldes para deposito de lixo das salas de aulas nos corredores,
nem contentor para o lixo comum de grande volume.
|
Dificuldades
financeiras na aquisição de tais bens.
|
Aquisição de contentores,
cestos e baldes para deposito de lixo.
|
Gestão da escola
|
A escola não
possui uma Cantina em funcionamento.
|
Falta de condições financeiras para o efeito.
|
Criação de condições parcerias para a Cantina escolar.
|
A escola não
possui papelaria
|
Falta de recursos financeiros para sua criação.
|
Criação de condições de papelaria da escola.
|
IV – QUADRO 02: IDENTIFICAÇÃO DOS
RECURSOS PARA RESOLVER OS PROBLEMAS E SUA FONTE DE FINANCIAMENTO.
Área
|
Acções principais
|
Responsável
|
Custos estimados
|
Total a arrecadar
|
Fonte de financiamento
|
Qualidade e segurança da infra-estrutura da escola
|
Construção de
uma sala de aula provisória
|
ADM/Municipal
|
75.000,00
|
75.000,00
|
CPEE
|
Pintura da Infra-Estrutura
|
Direcção da
escola
|
16.000,00
|
16.000,00
|
CPEE
|
|
Compra de
fechadura e colocação das mesmas
|
Direcção da
escola
|
7.000,00
|
7.000,00
|
CPEE
|
|
Subtotal
|
98.000,00
|
||||
Qualidade de ensino
|
Os alunos têm atrasado
|
Direcção da escola
|
--------
|
--------
|
CPEE
|
Alguns alunos aprendem pouco
|
Pais e encarregados de educação
|
--------
|
--------
|
CPEE
|
|
Possuem os livros das disciplinas estudados e outros materiais
geométricos.
|
Direcção da escola
|
Prever
|
Prever
|
CPEE
|
|
Realização de encontros intercalados com os pais e encarregados de
educação com a presença dos educandos.
|
Direcção da escola
|
Prever
|
Prever
|
CPEE
|
|
Saúde e higiene na escola
|
Deposito de lixo na escola e contentor
|
Direcção da escola
|
5.000,00
|
5.000,00
|
CPEE
|
Realização de palestra ou encontros com os alunos sobre a higiene para
a saúde
|
Direcção da escola
|
---------
|
---------
|
CPEE
|
|
Elaboração de um cronograma para realização de palestras sobre a
prevenção de determinadas doenças.
|
Direcção da escola
|
---------
|
---------
|
CPEE
|
|
A realização de trabalho com os alunos de modo à consciencializá-los
sobre o uso adequado das casas de banho.
|
Direcção da escola
|
---------
|
---------
|
CPEE
|
|
Gestão escola
|
Realização de troca de experiência com as direcções das escolas da
nossa Província e não só, sobre a boa gestão.
|
Direcção da escola
|
Prever
|
Prever
|
CPEE
|
Conhecer um plano de reuniões com os alunos da escola.
|
Direcção da escola
|
Prever
|
Prever
|
CPEE
|
|
Participação da Comunidade
|
Conhecer um plano de reuniões com os alunos da escola.
|
Direcção da escola
|
Prever
|
Prever
|
CPEE
|
Realização de assembléia de eleição da nova direcção da associação
|
Direcção da escola
|
---------
|
---------
|
CPEE
|
|
|
|
|
Subtotal
|
58
|
|
Total
Geral
|
58
|
Para a implementação do presente PEE, gostaríamos de
contar com um valor monetária estimado em AOA Duzentos e Noventa e um (58)
Comparticipação dos pais e encarregados de educação.
V –
QUADRO: CALENDARIZAÇÃO E MONITÓRIA.
Área
|
Acções
Principais
|
Responsáveis
|
Período
|
||
2018
|
2019
|
2020
|
|||
Qualidade e segurança da infra-estrutura
|
Pintura da escola
|
Direcção da
escola
|
X
|
|
|
Novas fechaduras da escola
|
Direcção da
escola
|
X
|
|
|
|
Compra de baldes para o deposito de lixo e água
|
Direcção da
escola
|
X
|
X
|
|
|
Qualidade de
Ensino
|
Reestruturação de rede eléctrica e de iluminação da escola.
|
Direcção da escola
|
|
|
|
Realização de
sessões de formação pedagógica específica por disciplina.
|
Direcção da escola
|
X
|
X
|
X
|
|
Elaboração de cronogramas de planificação quinzenal.
|
Direcção da escola
|
X
|
X
|
X
|
|
Aquisição de livros, guias, cadernos de actividade de todas as
disciplinas, bem como outras matérias de Ensino.
|
Direcção da escola
|
X
|
X
|
X
|
|
Saúde e Higiene na escola
|
Aquisição de baldes e cestos para deposito de lixo
|
Direcção da escola
|
X
|
X
|
X
|
Realização de palestras ou encontros com os alunos sobre a higiene
para a saúde.
|
Direcção da escola
|
X
|
X
|
|
|
Realização de trabalhos com os alunos de modo à consciencializa-los
sobre o uso adequado das casas de banho.
|
Direcção da escola
|
X
|
X
|
X
|
|
Gestão escolar
|
Realização da troca de experiência das escolas da nossa Província
sobre a boa gestão.
|
Direcção da escola
|
X
|
X
|
X
|
Conhecer um plano de reunião com os alunos da escola
|
Direcção da escola
|
X
|
X
|
X
|
|
Participação da Comunidade
|
Conhecer um plano de reunião com os pais e encarregados de educação
|
Direcção da escola
|
X
|
X
|
X
|
|
Realização da assembléia de eleição da nova direcção da associação
|
Direcção da escola
|
X
|
|
X
|
VI - IMPLEMENTAÇÃO
10.1. Divulgação
A divulgação do presente
projecto deve recorrer aos seguintes meios:
·
Apresentação para discussão nos diversos órgãos da escola;
·
Publicação na vitrina ou boletim informativo da escola.
10.2 Período E Avaliação
O presente
projecto educativo terá a sua implementação num período de três anos lectivos,
isto é, de 2018 a 2020. A sua avaliação far-se-á no termino de cada ano
lectivo, mediante relatórios anuais e terá a sua avaliação final definitiva
realizada pelo Conselho de direcção da escola, terminada a sua Execução, isto é,
no fim do ano lectivo de 2020. As avaliações parcelares anuais poderão conduzir
a alteração e/ou reformulação do projecto de acordo com o contexto político e
cultural.
10.3 Operacionalização
A
operacionalização do projecto educativo deverá ter como base de concretização
os seguintes documentos: o projecto curricular da escola, o regulamento interno
e plano anual de actividades.
Na elaboração ou
adaptação desses documentos deverão estar refletidos os objectivos e as linhas
orientadoras do projecto educativo, sem perder de vista os resultados das
sucessivas avaliações.
MAQUEMBO, AOS 10 DE JULHO DE 2018.-
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