PROJECTO EDUCATIVO DE ESCOLA




I. INTRODUÇÃO

O projecto educativo de escola (P.E.E) é um plano de melhoria escolar que mostra onde a escola “quer chegar”, no período de três anos para alcançar uma maior qualidade e ser uma escola para todas as crianças da Comunidade.
           
Todas as crianças têm o direito de receber um ensino de boa qualidade.

O projecto educativo de escola (P.E.E) trata-se de um documento no qual são definidos os negativos de pontos fracos da escola, as acções que a mesma vai realizar para superar os pontos fracos, os recursos que vai usar para realizar as acções de melhoria (orçamento). O prazo para a realização das actividades e os responsáveis.

Como base o exposto, visto que as escolas têm a liberdade de conhecer o seu PE, preocupadas com a melhoria da qualidade do processo ensino aprendizagem, tendo conta o envolvimento de toda Comunidade educativa, a escola do Ensino primário nº 739, João Domingos de Carvalho, concedeu o presente projecto, que consta o conjunto de linhas de orientações e actuação, baseando-se na formação de determinados valores que concorrem na formação de uma identidade própria.















II. DESENVOLVIMENTO

2.1           Enquadramento

Durante a implementação do projecto no seu andamento será frequentemente submetido a um processo circular de execução, monitória e avaliação, a fim de garantir o alcance dos objectivos propostos inicialmente. Este processo vai permitir identificar os pontos de estrangulamentos que serão encontradas ao longo trajecto.

Elaboração do projecto achamos pertinente fazer inicialmente radiografia da nossa instituição da mesma, suas divisões, a reflexão sobre as experiências acolhidas no decorrer deste ano, serão ampliadas pelo inquérito de toda Comunidade educativa (alunos, professores, pais e encarregados de educação) sobre a vivência do quotidiano da escola e a comunidade educativa.

Também se implementaram medidas que visa um desenvolvimento de todas as estruturas educativas da escola. Os resultados serviram como parâmetro na elaboração final do presente P.E.E, portanto, importa referir que o foco do nosso projecto educativo de escola (P.E.E) singe se fundamentalmente a socialização do individuo para a construção de uma sociedade sã.

Durante o período de estudo feito, sobre a escola é necessário definirmos profundamente no tipo de escola que queremos e no tipo de alunos que pretendemos formar. Em conformidade com o projecto, é claro para alcance das metas traçadas ou desejadas, é importante o engajamento de toda Comunidade escolar, através dos objectivos propostos para o período de trabalho previsto neste projecto que é de três anos 2018-2020.

2.2– Nossa missão (da escola), visão e valor a formação.

Pesa embora a escola for um local de ensino e educação, ela considera-se também um espaço de luta e esperança.

A escola caracteriza-se por um espaço para a sociedade. Na escola cada pessoa aparentam-se cada uma com as suas necessidades materiais e espirituais, tendo como mensagem fundamental a promoção da pessoa humana no meio social. A escola singe se na necessidade de cultivar o bem e o amor ao próximo.
2.2.1- Nossa Missão

Formar o individuo capaz para resposta as exigências da sociedade. Trabalhar com a comunidade educativa no sentido de promover valores culturais, morais e cívicos.

2.2.2 – Nossa visão

Ser uma instituição escolar acolhedora, que visa proporcionar o desenvolvimento da comunidade em geral de uma maneira a atingir a excelência acadêmica.

A promoção de cultura participativa e responsável no seio da comunidade.

2.2.3    – Valores a Formar
Individuo com conduta aceitável a uma determinada sociedade, e que saiba “estar e ser”;

Formar individuo com responsabilidade, fraternidade, inovação integridade, solidariedade, amor ao próximo, socialização, transparência, etc.

2.3.- Objectivos Gerais

v  Assegurara que todas as crianças em idade escolar sejam enquadradas no sistema educativo frequente e concluam o ensino primário, sem nenhuma descriminação de raça, religião, partido ou outro outra qualquer situação.
v  Garantir que todos os alunos aprendam a ler escrever, contar e fazer cálculos, bem como actividades que promovam para aquisição de competências essências para a vida.
v  Possibilitar o acesso as condições de saúde e de regime básica na escola, bem como actividades que promovem hábitos saudáveis.

2.4– Objectivos Específicos

v  Promover as novas metodologias para a excelência acadêmica e acrescentar o nível de aproveitamento dos alunos.
v  Fazer com que os pais e encarregados de educação participem cada vez mais no processo de formação de seu educando.
v  Controlar e avaliar periodicamente o cumprimento do projecto educativo de escola (P.E.E) fazendo o ideal para a escola.

2.5           – Tarefas

v  Desenvolver actividade cívicas junto das comunidades;
v  Sensibilizar os membros da comunidade educativa na importância de agir para o bem em prol da nossa comunidade;
v  Criação de grupos de amigos para várias áreas do saber (leitura, matemática, jogos, etc).
v  Visitar os gabinetes e salas de aulas;
v  Actividades desportivas;
v  Criação de um Clube de leitura;
v  Implementar uma caixa de sugestões e críticas.

2.6           – Áreas prioritárias
v  Promover cultura de participação para o alcance dos valores morais e cívicos.
v  Criar fontes de apoio da escola.
v  Apoio pedagógico redobrado.

III – Características da escola

A escola do ensino primário nº 739, geograficamente está localizada na Aldeia do Maquembo, Comuna de Cage-Mazumbo, Município de Nambuangongo, ao sul da mesma Comuna.

A sua construção é de carácter provisória, o seu estado de conservação é razoável.

A distância da escola às casas dos alunos de acordo com a distância é de 10 a 100 metros, todas as famílias, os filhos nesta escola têm como actividade principal económica a agricultura de subsistência e vivem em casas de adobe, em condições razoáveis.

O edifício escolar, possui as seguintes compartimentos (02) duas salas de aulas, (01) um Gabinete, (02) dois Balneários.

Pessoal e Docente controla (04) quatro funcionários, dos quais: (04) quatro do sexo masculino.

Em termo de matricula a escola matriculou 121 alunos dos quais masculinos (59), femininos (62) alunos.

A escola frequentam os seguintes níveis: de iniciação até a 4ª Classe.

3.1 – Recursos Materiais

Os mobiliários que existem nas salas de aulas e no Gabinete não são suficientes. A mesma instituição não recebe verbas a nível da Administração Comunal.

3.2- Escola que temos
3.2.1 – Aspectos Positivos

a)      Aspectos humanos: A direcção.
·         Relação humana é boa;
·         Participação dos docentes e discentes é regular:

Docentes
·         O corpo docente é insuficiente;
·         As opiniões dos docentes são validas;
·         Relação professores e alunos são boa.

Discentes
·         Ambiente razoável;
·         Aproveitamento regular;
·         Ensino aprendizagem a média do ponto de vista quantitativa 5,5 valores.

Pais e encarregados de educação

·         Não têm dificuldades de aparecem na escola quando são notificados.
b)     Aspectos físicos
·         Espaço razoável;
·         Localização geográfica com facilidade próximo da via principal.

c)      Gestão e Organização
·         Espírito de camaradagem para melhoria das falhas;
·         Presença do plano anual de actividade;
·         Seminário para capacitação dos professores.

QUADRO 01: IDENTIFICAÇÃO DOS PRINCÍPAIS PROBLEMAS
PROPOSTAS DE SOLUÇÃO
ÁREA
PROBLEMA
CAUSAS
PROPOSTAS DE SOLUÇÕES A REALIZAR
Qualidade e segurança da infra-estrutura.
Escola não possui boa qualidade e nem a segurança.
Degradação de algumas partes da escola por falta de manutenção.
Construção de mais uma sala provisória.

Escola tem uma pintura antiga o seu exterior e uma inadequada com ser interior.
Falta de recursos financeiros para         adquiri-los.
Renovação de pintura do exterior e interior da escola.
As salas de aulas aquecem muito.
Falta de recursos financeiros para melhorá-lo.
Criação de condições para o mesmo fim.
A Direcção Geral da escola não possui condições adequadas
Falta de recursos financeiros para adquiri-los.
Criação de condições financeiras para os mesmos fins.  
A escola não possui energia eléctrica.
Falta de recursos financeiros para adquiri-los.
Colocação de novas fechaduras nas portas de todas as salas e janelas de aula para a segurança dos móveis.
Qualidade de ensino
Os alunos têm atrasado.
Falta de acompanhamento dos pais e encarregados de educação.
Realização de reuniões com os pais e encarregados de educação e implementação da reprovação do aluno por falta.
Alguns alunos aprendem muito pouco do que os ensinam
Falta de interesse e dedicação dos estudantes.
Realização de encontros com os pais e encarregados de educação com a presença dos educando.
Possuem os livros das disciplinas estudadas e outros materiais geométricos
Financeiras de alguns encarregados de educação para adquiri-los.
Encontros com os pais e encarregados de educação para informar a importância do Manual do aluno e outros materiais geométricos.


A escola não tem Biblioteca
Falta de apoio a criação da mesma.
Criação de condições conjunto da comunidade e parceiros para a abertura de uma Biblioteca na escola
Saúde e Higiene escolar








A escola não tem cestos, baldes para deposito de lixo das salas de aulas nos corredores, nem contentor para o lixo comum de grande volume.

Dificuldades financeiras na aquisição de tais bens.








Aquisição de contentores, cestos e baldes para deposito de lixo.







Gestão da escola
A escola não possui uma Cantina em funcionamento.
Falta de condições financeiras para o efeito.
Criação de condições parcerias para a Cantina escolar.
A escola não possui papelaria
Falta de recursos financeiros para sua criação.
Criação de condições de papelaria da escola.


IV – QUADRO 02: IDENTIFICAÇÃO DOS RECURSOS PARA RESOLVER OS PROBLEMAS E SUA FONTE DE FINANCIAMENTO.


Área
Acções principais
Responsável
Custos estimados
Total a arrecadar
Fonte de financiamento
Qualidade e segurança da infra-estrutura da escola
Construção de uma sala de aula provisória
ADM/Municipal
75.000,00
75.000,00
CPEE
Pintura da Infra-Estrutura
Direcção da escola
16.000,00
16.000,00
CPEE
Compra de fechadura e colocação das mesmas
Direcção da escola
7.000,00
7.000,00
CPEE
Subtotal
98.000,00
Qualidade de ensino



Os alunos têm atrasado
Direcção da escola

--------

--------
CPEE
Alguns alunos aprendem pouco
Pais e encarregados de educação

--------

--------
CPEE


Possuem os livros das disciplinas estudados e outros materiais geométricos.
Direcção da escola
Prever
Prever
CPEE
Realização de encontros intercalados com os pais e encarregados de educação com a presença dos educandos.
Direcção da escola
Prever
Prever
CPEE
Saúde e higiene na escola
Deposito de lixo na escola e contentor
Direcção da escola
5.000,00
5.000,00
CPEE
Realização de palestra ou encontros com os alunos sobre a higiene para a saúde
Direcção da escola

---------

---------
CPEE
Elaboração de um cronograma para realização de palestras sobre a prevenção de determinadas doenças.
Direcção da escola


---------


---------


CPEE
A realização de trabalho com os alunos de modo à consciencializá-los sobre o uso adequado das casas de banho.
Direcção da escola


---------


---------


CPEE
Gestão escola




Realização de troca de experiência com as direcções das escolas da nossa Província e não só, sobre a boa gestão.
Direcção da escola
Prever
Prever
CPEE
Conhecer um plano de reuniões com os alunos da escola.
Direcção da escola
Prever
Prever
CPEE
Participação da Comunidade
Conhecer um plano de reuniões com os alunos da escola.
Direcção da escola
Prever
Prever
CPEE
Realização de assembléia de eleição da nova direcção da associação
Direcção da escola

---------

---------

CPEE



Subtotal
58
Total Geral
58

Para a implementação do presente PEE, gostaríamos de contar com um valor monetária estimado em AOA Duzentos e Noventa e um (58) Comparticipação dos pais e encarregados de educação.


V – QUADRO: CALENDARIZAÇÃO E MONITÓRIA.

Área
Acções Principais
Responsáveis
Período
2018
2019
2020
Qualidade e segurança da infra-estrutura
Pintura da escola
Direcção da escola
X


Novas fechaduras da escola
Direcção da escola
X


Compra de baldes para o deposito de lixo e água
Direcção da escola

X

X




Qualidade de Ensino




Reestruturação de rede eléctrica e de iluminação da escola.

Direcção da escola






Realização de sessões de formação pedagógica específica por disciplina.

Direcção da escola

X

X

X
Elaboração de cronogramas de planificação quinzenal.

Direcção da escola

X

X

X
Aquisição de livros, guias, cadernos de actividade de todas as disciplinas, bem como outras matérias de Ensino.

Direcção da escola

X

X

X
Saúde e Higiene na escola
Aquisição de baldes e cestos para deposito de lixo

Direcção da escola

X

X

X
Realização de palestras ou encontros com os alunos sobre a higiene para a saúde.
Direcção da escola

X

X


Realização de trabalhos com os alunos de modo à consciencializa-los sobre o uso adequado das casas de banho.
Direcção da escola

X

X

X



Gestão escolar
Realização da troca de experiência das escolas da nossa Província sobre a boa gestão.
Direcção da escola

X

X

X
Conhecer um plano de reunião com os alunos da escola
Direcção da escola

X

X

X
Participação da Comunidade
Conhecer um plano de reunião com os pais e encarregados de educação
Direcção da escola

X

X

X

Realização da assembléia de eleição da nova direcção da associação
Direcção da escola

X



X


VI - IMPLEMENTAÇÃO

10.1. Divulgação

A divulgação do presente projecto deve recorrer aos seguintes meios:
·         Apresentação para discussão nos diversos órgãos da escola;
·         Publicação na vitrina ou boletim informativo da escola.

10.2 Período E Avaliação

O presente projecto educativo terá a sua implementação num período de três anos lectivos, isto é, de 2018 a 2020. A sua avaliação far-se-á no termino de cada ano lectivo, mediante relatórios anuais e terá a sua avaliação final definitiva realizada pelo Conselho de direcção da escola, terminada a sua Execução, isto é, no fim do ano lectivo de 2020. As avaliações parcelares anuais poderão conduzir a alteração e/ou reformulação do projecto de acordo com o contexto político e cultural.



10.3 Operacionalização

A operacionalização do projecto educativo deverá ter como base de concretização os seguintes documentos: o projecto curricular da escola, o regulamento interno e plano anual de actividades.

Na elaboração ou adaptação desses documentos deverão estar refletidos os objectivos e as linhas orientadoras do projecto educativo, sem perder de vista os resultados das sucessivas avaliações.


MAQUEMBO, AOS 10 DE JULHO DE 2018.-





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