O COMÉRCIO ELETRÓNICO

 


INSTITUTO SUPERIOR POLITÉCNICO INTERCONTINENTAL DE LUANDA

CURSO: PEDAGOGIA

 

 

 

 

 

 

 

O COMÉRCIO ELETRÓNICO

 

 

 

 

 

O DOCENTE

_____________________

                                                                                             Gil Campos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CACUACO – 2020/2021

INSTITUTO SUPERIOR POLITÉCNICO INTERCONTINENTAL DE LUANDA

 

 

 

O COMÉRCIO ELETRÓNICO

 

 

Trabalho de investigação científico apresentado ao Instituto Superior Politécnico Intercontinental de Luanda, como requisito de Avaliação para a cadeira de Informática.

 

Orientador: Prof. Gil Campos

 

 

 

Estudante: Josefa João Manuel

1º Ano

Sala: 25

Período:  Manhã

Disciplina: Informática

 

 

 

 

 

CACUACO – 2020/2021

 

SUMÁRIO

 

1. INTRODUÇÃO.. 1

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA.. 2

2.1. Histórico do Comércio Eletrônico. 2

2.1.2. Conceito do Comercio Eletrônico. 3

2.2. TIPOS DE COMÉRCIO ELETRÔNICO.. 3

2.2.1 Negócio-Negócio - Business to Business (B2B) 3

2.2.2. Negócio-Consumidor - Business to Consumer (B2C) 4

2.2.3. Consumidor –Consumidor 5

2.2.4. Governo Consumidor - Government to Citizen (G2C) 6

2.4.2. Internet 6

2.4.3. World Wide Web. 7

2.4.4. Sistema Eletrônico de Pagamento. 7

3. COMÉRCIO ELETRÔNICO: VANTAGENS E DESVANTAGENS. 8

3.1. Quais São as Vantagens de Desvantagens do Comércio Eletrônico. 8

3.1.1. Vantagens. 8

3.1.2. Desvantagens. 9

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS. 10

5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS. 11

 


1. INTRODUÇÃO

 

O presente trabalho tem como objectivo desenvolver o tema Comércio Eletrónico, uma vez que é de estrema importância para a cadeira de informática. Portanto, nos últimos anos, o ambiente empresarial tem sofrido grandes mudanças, tanto na visão nacional como mundial. Essas mudanças estão diretamente ligadas ao grande desenvolvimento da tecnologia da informação. Envolvendo o surgimento de novas tecnologias e da criação de aplicações utilizadas para atender as necessidades das empresas.

Actualmente as características predominantes no novo mundo empresarial são a globalização, integração interna e externa das empresas, a grande concorrência, necessidades de operações em tempo real, orientação a clientes, excesso de informação, responsabilidade social, regulamentação governamental e entre outras. Com essa nova tendência de mercado, o Comercio Eletrônico surgiu como novo modelo de negócio.

Esse novo modelo proporciona mecanismos para automatizar as vendas eletrônicas, gerenciar suprimentos e estoques, a logística e cobrança que são acompanhadas através da Internet.

O Comércio Eletrônico já é uma realidade para muitas empresas nacionais e internacionais. Grandes possibilidades de realizar compras, pesquisar preços, conhecer as características dos produtos oferecidos, realizarem serviços bancários entre outros benefícios proporcionados, realizar tudo isso sem sair de casa ou da empresa e a qualquer hora do dia, é o grande responsável pelo crescimento desse segmento.

 

 

 

 

 

 

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1. Histórico do Comércio Eletrônico

Tudo começou com desenvolvimento da Internet, épocas passadas durante a Guerra Fria a comunicação entre bases militares americanas era feita atrás de uma rede chamada ArpaNet. Desenvolvida pela empresa ARPA em 1969, com intuito de interligar os departamentos de pesquisa, tinha como principalmente objectivo diminuir a vulnerabilidade da comunicação.

Disponibilizava um Back Bone que utilizava o espaço subterrâneo, dificultando a interrupção da comunicação, conectava os militares e pesquisadores, sem ter um centro pré determinado, tornando confiável. Por volta da década de 70, as universidades e outras comunidades que faziam atividades referentes à defesa tiveram permissão para acessar à ARPANET. Em 1975, constatou-se a existência de 100 sites. A grande preocupação dos pesquisadores era como manter a comunicação entre computadores sem que houvesse interrupção.

No final da década de 70, a ARPANET tinha se expandido com tamanha proporção, que seu protocolo de comutação de pacotes originais chamados Network ControloProtocolo (NCP), tornou-se insuficiente. O Sistema de comutação de pacotes funciona dividindo os dados em pequenas partes, onde elas são identificadas da forma a mostrar de onde vem e para onde vai. Então são enviados esses pacotes de um computador para outro. Após algumas pesquisas realizadas, a ARPANET modificou NCP para novo protocolo com nome de Transfer ControloProtocolo/ Internet Protocolo (TCP/IP) criada pela Unix.

A característica do TCP/IP era de permitir crescimento ilimitado da rede, com fácil implementação em diferentes plataformas do computador. Em 1979, inventor inglês chamado Michael Aldrich inventou as compras online. A invenção foi feita utilizando uma televisão personalizada de 26 polegadas para um computador doméstico, onde possuía um real sistema de processamento de tempo de transação através da linha telefônica. Por volta dos anos de 1980, as diversas formas de Comercio Eletrônico como cartão de crédito, caixas automáticos e bancários via telefone foram bem aceitos e desenvolvidos.

Outros sistemas considerados como e-commerce foram reservas da Airlines tipificado por Savre nos Estados Unidos e a Travicom no Reino Unido. Durante essa década de 1980, a CompuServe disponibilizava os primeiros serviços a usuários domésticos de PC, oferecia ferramentas como e-mail, painéis de mensagens e sala de bate-papo, adicionando serviço chamado Eletronic Mall.

Esse novo serviço funcionava como shopping virtual, onde usuários podiam comprar produtos diretamente do formulário de 110 comerciantes online. Tratava-se de um dos primeiros exemplos de Comércio Eletrônico.

2.1.2. Conceito do Comercio Eletrônico

Comércio eletrônico trata-se de todos os processos envolvidos da cadeia de valor realizada num ambiente eletrônico, utilizando de ferramentas com grande tecnologia de informação e de comunicação, tendo como principal objectivo atender as necessidades exigidas pelos negócios. Pode-se realizar de forma completa ou parcialmente, caracterizando por transações negócio a negócio, negócio a consumidor, intra-organizacional, com fácil e livre acesso. Para Rogério de Andrade o conceito de comércio eletrônico define-se como: 

O Comércio Eletrônico é a aplicação de tecnologias de comunicação e informação compartilhadas entre as empresas, procurando atingir seus objectivos. No mundo dos negócios, quatro tipos diferentes de comércio eletrônico se combinam e interagem. (Andrade, 2001, p.13).

Já para Rob Smith o Comércio Eletrônico trata-se de:

Negócios conduzidos exclusivamente através de um formato eletrônico.  Sistemas que se comunicam eletronicamente uns com os outros são sistemas de e-commerce, e têm de ser capazes de funcionar normalmente com quaisquer aplicações da Internet que estiver planejando utilizar. Também se refere a quaisquer funções eletrônicas que auxiliam uma empresa na condução de seus negócios.” (Smith, 2000, p.74).Ou ainda pode-se definir Comércio Eletrônico como a compra e venda de produtos, informações e serviços através da rede mundial de computadores.O Comércio Eletrônico trouxe as empresa ferramentas com novas tecnologias, para realizar negócios eletronicamente com maior eficiência, rapidez e menor custo.

2.2. TIPOS DE COMÉRCIO ELETRÔNICO

2.2.1 Negócio-Negócio - Business to Business (B2B)

Comércio praticado pelos fornecedores e empresas, ou seja de empresa para empresa. Onde é feito operações de compra e venda de produtos, informações e serviços por meio da web ou utilizando redes privadas partilhadas entre as empresa. Substituindo o tradicional comercio físico nas lojas e estabelecimentos comerciais.  Podemos considerar também B2B como troca de informações estruturadas com parceiros de negócios através de redes privadas ou pela web afim de manter um relacionamento efetivo entre os parceiros de negócios.

Esse tipo de comércio necessita atingir patamares de eficiência diferenciados. Com a globalização, diversos desafios são impostos ao Comércio Eletrônico, então as empresas necessitam de um processo eficaz e eficiente que atendam as expectativas dos negócios, comprar e vender de forma econômica e eficaz.

Podem-se citar três grupos principais de portais do B2B são:

Portal para colaborador (Intranet), trata-se do portal utilizado para comunicação interna da empresa. Esse tipo de portal é exclusivo aos colaboradores da instituição e ao grupo das empresas, disponibilizando o acesso a uma variedade de recursos da rede interna. Através dessa ferramenta, podemos manter a comunicação entre os colaboradores, sem importa com local físico onde se encontram, distância não será empecilho para manter a comunicação entre os colaboradores.

Portal para parceiro (Extranet), foi criado para manter relacionamento entre as empresas B2B, trata-se de uma rede que liga a empresa aos seus parceiros de negócios, com objetivo de incentivar a colaboração e compartilhamento de informação. Portal de terceiros, define-se como uma intermediação entre várias instituições de compradores e vendedores.

Em 2005, segundo revista InfoExame, foi movimentado 67 bilhões de dólares no mercado eletrônico brasileiro. Apenas a Petrobrás foi responsável por 45 bilhões de dólares com B2B. (Mendes, 2011).

2.2.2. Negócio-Consumidor - Business to Consumer (B2C)

Comercio realizado por empresas produtora, vendedora e prestadora de serviços com consumidor por meio da Internet. As vantagens na utilização do B2C destacam-se na criação de lojas virtuais, onde poderá promover promoções de determinadas marcas, obtendo lucro por meio dos consumidores que usam frequentemente a Internet.

A cada dia surgem novas tecnologias e ferramentas, favorecendo a criação de novas formas de comercializar os produtos.  Outra vantagem seria que a loja virtual comporta tanto a pequena empresa como também os grandes negócios. Existem três tipos importantes de B2C são: leilões, lojas virtuais e serviços online.  Leilões oferecem uma licitação eletrônica, possibilidade de acompanhamento de uma apresentação da mercadoria. As vantagens sugeridas para esse tipo de modelo é a conveniência, flexibilidade, acesso global e economia para realizar tal evento.

As grandes desvantagens apresentadas por essa atividade seria a falta de inspeção da mercadoria e grandes chances de ocorre fraude durante o pagamento do produto leiloado. Lojas online é o comércio de produtos utilizando a web. Podendo ser usada com a finalidade de promover os produtos e serviços da empresa ou realmente comercializar as mercadorias usando como ambiente a loja virtual.

As vantagens apresentadas aos clientes são de preços mais baixos, maior variedade de escolha dos produtos, melhor informação e descrição do produto, conveniência em comprar sem ter que se locomover a uma loja física. Serviços online é disponibilização de serviços a clientes via web.  Um dos bons exemplos seria no setor bancário e de ações comerciais. Objectivo dos serviços online é de praticidade, facilitar a realização das tarefas pelos clientes.

 Os serviços online têm vários produtos disponíveis tais como transferência bancária, jornais, revistas e etc. A grande preocupação do B2C está voltada para o sistema logístico, pois a entrega dos produtos adquiridos via Internet em ótimas condições e no prazo determinado são um dos requisitos fundamentais no comércio eletrônico. Essa estruturação do sistema de logística é um fator determinante para o sucesso do empreendimento.

Segundo estudo realizado pela revista InfoExame, ano de 2005 foi movimentado pelas 50 maiores empresas de comércio eletrônico o equivalente de 3 bilhões. Só a empresa Gol linhas aéreas contribuiu com 1 bilhão. Bons exemplos de B2C é o site das lojas americanas e do submarino. (Mendes, 2011).

2.2.3. Consumidor –Consumidor

Comércio realizado entre usuários restritos a Internet, transação de bens e serviços apenas entre consumidores. Trata-se da comercialização entre consumidores diretamente ou através de uma empresa intermediária. Bom exemplo desse tipo de comércio é o leilão online, como Ebay e Mercado Livre. Os leiloes funcionam da seguinte maneira, o consumidor deixa disponível seu produto para venda com um valor mínimo estipulado, outros consumidores irão dar lances com valores maiores, depois que o tempo pré-determinado terminar, o maior lance até aquele momento ficará o produto.

2.2.4. Governo Consumidor - Government to Citizen (G2C)

Representa o comércio do governo ou outro órgão público com consumidor via web. Exemplo dessa atividade seria o pagamento de taxas de imposto, multas e tarifas através da Internet. Sendo um portal do governo oferecendo orientação e serviços aos cidadãos, voltado para área desde serviços, educação e empregos. Esse tipo de ferramenta proporciona ao cidadão o conhecimento, a informação e os serviços diversos disponíveis pelo governo.

2.4.1. Infovia

Trata-se de conjuntos de linhas digitais por onde são transmitidos os dados na rede eletrônica. Foi desenvolvida a partir da idéia de criar uma rede descentralizada, mudando o conceito tradicional da rede com um computador centralizado.  Baseada no formato da Internet, a infovia a cada dia está-se tornando um sistema de redes de computadores com utilização da banda larga, realizando a transmissão de um grande volume de textos, som, imagens e vídeos, internamente e externamente são feito o tráfego de dados das residências, empresas, escolas, hospitais e etc.(Albertin, 2000, p.37).

 Constata-se que a infovia será utilizada para diversos setores da comunicação, informação, negócios, educação, entretenimento e aplicações para desenvolvimento social. A infovia possui três elementos fundamentais para seu estabelecimento com relação à infra-estruturas, são eles:

Equipamentos de acesso à rede: nesse segmento podem-se destacar os vendedores de hardware e software, que disponibilizam de meios físicos como roteadores e switches e também de meios de acessos como computadores e televisão a cabo, além disso oferecem plataformas de software como software de navegação na Internet e sistemas operacionais.

Estrutura de acesso local: identifica-se como provedores de acesso a plataforma principal de comunicação ligando usuários e provedores de TI.  Redes globais de distribuição de informação: são representados pela infra-estruturas entre países e continentes. Onde a maior parte dessa estrutura está localizada na extensa rede de fibra óptica, cabos coaxiais, ondas de rádio e satélites.

2.4.2. Internet

Podemos definir como um conglomerado de redes com abrangência mundial entre milhões de computadores interligados pelo TCP/IP que possibilita o acesso a diversos tipos de informações através da transferência de dados. Disponibilizando uma variedade de recursos dentre elas estão o correio eletrônico, comunicação instantânea e o compartilhamento de arquivos.

Segundo (Albertin, 2000, p.40), a Internet é um dos principais componente da infraestrutura da rede da infovia. Nos dias de hoje, a Internet é considerada como um sistema de distribuição de informações espalhadas por diversos países.  O ambiente da web é a junção do serviço postal, sistema de telecomunicação, pesquisa bibliográfica, Comércio Eletrônico, facilitando a interação entre as pessoas. A Internet é considerada como um protótipo da infovia emergente, tornando-se um componente. 

2.4.3. World Wide Web

Trata-se de uma coleção de documentos partilhados, considerando como páginas, localizadas em computadores chamados de servidores. Onde ficam guardados arquivos em HyperTextMarkupLanguage (HTML) e respondem solicitações.  Para usar o World Wide Web é necessária uma conexão a Internet, além disso o usuário precisa de um software navegador para acessar essa página eletrônica.

Software navegador realiza a interface gráfica do usuário com a Internet, enviando comandos importantes para solicitar os dados do servidor e então formatar a tela que o usuário irá visualizar. A partir do navegador, os usuários terão a chance de localizar e visualizar os documentos armazenados nos servidores. Esses softwares permitem o acesso fácil aos arquivos guardados nos servidores e à exibição de dados de multimídia. (Albertin, 2000, p.46).

2.4.4. Sistema Eletrônico de Pagamento

Pagamento eletrônico é qualquer pagamento que não utiliza dinheiro vivo ou cheque em formato de papel. Nada mais conveniente do que realizar um pagamento eletronicamente, onde tudo o que precisa é inserir alguns dados e confirmar via web. Sistemas eletrônicos de pagamentos estão se tornando um factor importante para a evolução do processo do Comércio Eletrônico, quando as empresas procuram por soluções mais rápidas e com custo menor para oferecer aos consumidores.

Os sistemas de pagamentos eletrônicos de pagamentos estão divididos em: dinheiro eletrônico, cheque eletrônico, cartão inteligente, cartão de crédito e cartão de débito. Essas formas de pagamentos estão diretamente ligadas ao comércio eletrônico, visto que os clientes online necessitam pagar pelos produtos e serviços adquiridos.

3. COMÉRCIO ELETRÔNICO: VANTAGENS E DESVANTAGENS

Muita gente enxerga o comércio digital como uma oportunidade de ganhar uma renda extra e conquistar a tão sonhada flexibilidade na jornada de trabalho. Sem dúvidas, esse padrão de vendas é um óptimo meio para alcançar esses aspectos, mas, para isso, é preciso analisar algumas variáveis.

No estímulo de colocar os planos em prática, muitos empreendedores digitais deixam de colocar na balança as vantagens e desvantagens que esse comércio pode proporcionar. Com isso, começam a vender sem nenhum planeamento e cometem erros que poderiam ser evitados.

3.1. Quais São as Vantagens de Desvantagens do Comércio Electrónico

Antes de colocar as suas estratégias de venda em prática, é fundamental entender o nicho de mercado que está explorando e observar a configuração do mundo digital. Na maioria das vezes, os empreendedores acreditam que a determinada área oferece boas oportunidades de negócio. Mas, na verdade, esse sector já apresenta uma concorrência acirrada e que não abre espaço para outras marcas. Nesse sentido, é fundamental realizar uma análise mais complexa dos segmentos de interesse, para identificar se eles guardam boas oportunidades de negócio para os empreendedores que apostam em inovação.

Entretanto, tudo isso pode ser feito prestando um pouco mais de atenção nos pontos fracos e fortes das vendas online.

3.1.1. Vantagens

O primeiro ponto é a possibilidade de atender uma área geográfica muito grande. Imaginemos uma loja física de placas de sinalização localizada em um bairro conhecido da cidade. Seus clientes serão os moradores do próprio bairro e, talvez, pessoas de regiões próximas que já ouviram falar sobre a qualidade dos seus materiais. Contudo, no comércio digital, essa mesma loja pode atender às demandas do país e, quem sabe, outros continentes. Outro aspecto positivo desse modelo de venda é em relação aos custos fixos.

Para permanecer activa, uma loja física de tela de proteção, por exemplo, precisa contratar funcionários e custear o aluguer. No entanto, se trabalhasse na internet, poderia oferecer um serviço de qualidade sem a necessidade de alugar uma sala comercial. E, com esses cenários, esse baixo custo reflecte nos preços ofertados pelo comércio electrónico, que, na maioria das vezes, são bem menores do que as lojas físicas. Dessa forma, podemos citar todas as vantagens que esse tipo de negócio pode proporcionar:

·         Redução de custos;

·         Direcionamento das acções por todo país;

·         Amplo horário de funcionamento (24 horas por dia);

·         Comodidade;

·         Preços competitivos.

3.1.2. Desvantagens

Não podemos negar que as lojas virtuais proporcionam maior comodidade ao consumidor. No entanto, a principal desvantagem do comércio electrónico é justamente essa: a falta de contacto do cliente com o produto. Ao fazer compras pela internet, o consumidor não consegue usar nada além da visão. Ou seja, não pode tocar, sentir ou experimentar o produto que deseja comprar. E, geralmente, as lojas de roupas são as que mais sofrem com isso.

Afinal, se o cliente precisa comprar um molde de injecção plástica, por exemplo, ele não precisa experimentar ou tocar no produto. Basta a marca incluir descrições mais detalhadas para que o consumidor consiga visualizar o produto. Por isso, trabalhe com fotografias de qualidade e vídeos apresentando todos os ângulos dos produtos.

Além disso, é interessante adotar chats de atendimento online para fornecer soluções relevantes. Por isso, é fundamental analisar o nicho de mercado e buscar opções não tão competitivas:

·         Concorrência;

·         Não poder tocar ou experimentar o produto;

·         Não há contacto directo com o vendedor;

·         Entrega mais demorada.

 

 

 

 

 

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

De um modo geral, podemos concluir que, o desenvolvimento da tecnologia, em especial a fusão entre a computação e a telecomunicação e sua propagação estão evoluindo a área da comunicação no sentido de ampliação do mercado, por ser fundamental na sociedade moderna.

A internet definiu um marco na evolução dos meios de comunicação mundialmente, pois está modificando as possibilidades de realização de transacções comerciais ao redor do mundo. A rede mundial está cada vez mais se mantendo como o meio mais eficiente de comunicação entre empresas e clientes, sejam eles pessoa física ou jurídica. O avanço dessa tecnologia da comunicação trouxe a criação do Comércio Electrónico, que já existe na prática e está em grande expansão de mercado, mas a aceitação ampla do processo da compra online depende da superação de vários tipos de obstáculos como barreiras tecnológicas, culturais e organizacionais.

A respeito da barreira tecnológica pode-se destacar a necessidade da disponibilidade tecnológica e sua facilidade na sua utilização. A disponibilidade implica na expansão do acesso e no custo da tecnológica, já a facilidade está relacionada com o desenvolvimento de interfaces de comunicação com os consumidores. A grande tendência da compra electrónica é de aumentar o número de adeptos compradores virtuais devido às comodidades, conveniência, promoções, economia de tempo e dinheiro, forma mais fácil de encontrar fornecedores e produtos com menores preços em relação ao mercado físico.

A compra online apresenta-se como um grande potencial, visto que o futuro a tendência é tudo tornar-se digital. As empresas que não aderirem a Internet e ao Comércio Electrónico e outras formas de novas tecnologias não serão mais competitivas durante muito tempo e entraram em declínio.

Enfim, com certeza a Internet e o Comércio Electrónico são muito importantes para o desenvolvimento e a promoção de negócios, hoje e no futuro. 

 

 

5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

1.      ALBERTIN, Luiz Albertin. Comércio Eletrônico. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2000. 

2.      ANDRADE, Rogério de. Guia Prático de E-Commerce. 1. ed. São Paulo: Angra, 2001.

3.      BOGO, Kellen Cristina. A História da Internet Como Tudo Começou. Disponível em: http://www.viaki.com/home/internet/historia.php. Acesso em: out. 2011.

4.      KOVACS, Michelle H.; FARIAS, Salomão A. de. Dimensões de Riscos Percebidos nas Compras pela Internet.

5.      TARDIN, Vicente. Mobile Commerce é o Comércio Eletrônico no Celular.

6.      Disponível em:http://webinsider.uol.com.br/2008/10/31/mobile-commerce-e-o-comercio-eletronico-nocelular.

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