INSTITUTO SUPERIOR TÉCNICO DE ANGOLA
ISTA
POLO - CAXITO
FACTORES DETERMINANTES PARA MOTIVAÇÃO DOS PROFESSORES
DA ESCOLA Nº 312 – PORTO KIPIRI
AUTORA: - Santa Sebastião Morales Matos.
TUTOR:
Pré-projecto apresentado para o trabalho do fim de curso para o grau de Licenciatura.
Caxito/2021
Contato: 924991512
1. INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por objectivo
oportunizar a análise e a reflexão sobre Factores
Determinantes para Motivação dos Professores da Escola Nº 312 – Porto Kipiri, analisando
aspectos de satisfação, insatisfação, motivação e desmotivação relacionados aos
professores de uma escola pública.
As pesquisas que
envolvem educação em geral são direcionadas aos alunos, à aprendizagem, às
condições de ensino, à valorização da educação e, no meio do caminho, a figura
do professor é tratada apenas como o que ensina, quando a mesma importância
deveria ser direcionada a ele.
O professor é preparado durante toda
a sua graduação para uma realidade diversa da que encontrará em sua prática, os
conhecimentos adquiridos terão que ser “postos” dentro de sala de aula em
condições muitas vezes precárias e insuficientes. O desenvolvimento
profissional torna-se um desafio constante, o professor precisa ter domínio de
conteúdo, domínio de sala, de competências, habilidades e atitudes para
enfrentar as adversidades da luta diária pelo aprendizado do aluno. Na vivência
da profissão, o professor aprende que não é só o aluno que fará parte de sua rotina,
existe também a relação com a coordenação da escola e a participação ativa ou
não dos pais de seus alunos.
É difícil, para quem olha de fora, compreender
por que o professor fica tantas vezes doente, defende tanto seus direitos e
reclama dos alunos. O prazer de lecionar tem sido deixado de lado diante das
dificuldades da vida profissional, a desmotivação é clara quando se observa que
o governo e a sociedade desvalorizam a profissão que é à base de uma pessoa
depois da família. Foi na expectativa de mostrar que, para alguns professores,
existe o prazer de lecionar juntamente com a expectativa de uma educação de
qualidade, que a presente pesquisa foi realizada no intuito de verificar quais
fatores em um mesmo contexto escolar influenciam na motivação e na
desmotivação.
1.1- ANTECEDENTES
HISTÓRICOS
1.2- Fundamentação
do estudo
De acordo com o
dicionário Aurélio (2007), professor é aquele que ensina uma ciência, arte,
técnica. O professor não é somente um
facilitador da aprendizagem, mas também participante activo da formação social,
afetiva e psicológica de seus alunos não é apenas um conjunto de competências,
é uma pessoa em relação e em evolução. (Perrenoud, Paquay, Altet e Charlier,
2001).
É por meio de da figura do professor que a
aprendizagem se dá na escola, ele que precisa estar consciente de seu trabalho,
e possui grande influência sobre o aluno. Para que haja uma educação de
qualidade, é preciso que os professores estejam capacitados a lecionar, que se
dediquem e que tenham competência. A relação professor-aluno é um factor importante
no contexto escolar, quando há uma boa relação entre ambos, tanto o professor
quanto o aluno demonstram mais interesse para ensinar e aprender.
Larocca (1999) acrescenta que a mediação
proporcionada pela escola e pelo professor pode favorecer ou desfavorecer o
desenvolvimento da criança: “a escola pode promover o desenvolvimento da
criança ou atrapalhar esse desenvolvimento o professor pode ser o dinamizador,
aquele que propulsiona este desenvolvimento, ou não, não é? (S. 8, s: 1)”
(Larocca, 1999, p. 49).
Vygotsky descreve dois tipos de elementos de
mediação: os instrumentos possuem uma direção externa e os signos uma direção
interna. Vygotsky considera que a educação possibilita desenvolver modalidades
específicas de pensamento, tendo um papel diferente e insubstituível, na
experiência culturalmente acumulada do sujeito. (Rego,
1996, p. 104).
1.3- Factores
Determinantes para Motivação dos Professores
A motivação não possui uma definição única, mas
depende de como cada autor a aborda e da teoria que utiliza, por exemplo,
Chiavenato (2004) salienta que motivação é um processo psicológico básico,
junto com as percepções, atitude, personalidade, aprendizagem, sendo um
importante processo da compreensão humana. Já Zanelli, Borges e Bastos (2004), definem
motivação por um processo objectivo básico de complexidade relativa, que está
associada a fatores como satisfação, desejo, recompensas extrínsecas e
intrínsecas, comprometimento, entre outros.
Para Herzberg, a motivação só aconteceria por meio de factores
motivadores. (Zanelli, Borges e Bastos, 2004).
Os factores higiênicos (extrínsecos) seriam
definidos por salários, tipo de chefia, política e diretrizes das organizações.
O trabalho teria fatores positivos e negativos apenas evitando a insatisfação e
não elevando a satisfação. Os factores motivacionais (intrínsecos) seriam
fatores de valorização e reconhecimento que levam à satisfação quando ótimos e
bloqueiam a satisfação quando precários. (Chiavenato, 2003). Os factores que
levam à motivação estariam relacionados à própria tarefa ou localizados na
pessoa, enquanto os factores de insatisfação não se referem à pessoa, mas a
algo externo a ela como, por exemplo, o descaso dos governantes em relação à
educação para os professores. (Zanelli, Borges e Bastos, 2004).
Para Herzberg, em resumo, motivar seria oferecer
níveis adequados de factores para motivação, já que os factores de caráter
higiênico não promovem a satisfação, Segundo Chiavenato (2003) são apenas
preventivos e evitam a insatisfação.
O trabalho de Herzberg sobre sua Teoria Bifatorial
ajudou as pessoas a focalizarem a questão da importância de um trabalho
significativo, enriquecendo o trabalho em várias empresas, oferecendo níveis
apropriados para os factores de motivação.
A motivação muitas vezes mostra-se pela satisfação que o indivíduo tem
em sua realização profissional, sendo um sentimento em relação ao trabalho, o
quanto gosta de realizá-lo, o quanto se sente valorizado e recompensando por
sua profissão. As duas teorias aqui descritas serão utilizadas para a análise
da pesquisa, com o intuito de investigar os factores que motivam e desmotivam
os professores e quais são os aspectos que diferenciam e contribuem para esses
fatores.
Segundo Cruz
(2000), citado em Mendes e Gitary (2006), o termo motivação vem do latim motio
(movimento) e têm sua origem na palavra motivo, com sentido de causa ligada às
acções psicológicas do homem. Tapia e Fita (1999, p. 77), citados em Oliveira e
Alves (2005), consideram que “motivação é um conjunto de variáveis que ativam a
conduta e a orientam em determinado sentido para alcançar um objectivo”.
2.4- Motivação
e Contexto escolar
A motivação no contexto escolar é um determinante na
qualidade da aprendizagem e no desempenho, e o professor tem um grande impacto
na motivação dos alunos. Essa motivação é ameaçada quando o professor apresenta
ausência de motivos, frustração em não ter alcançado seu sucesso ao longo de
sua carreira ou de experiência negativas, ou seja, existe a desmotivação.
Em sua pesquisa “A Motivação e o comprometimento do
professor na perspectiva do trabalho docente”, Moreira (2005) teve como
objetivos analisar a relevância da satisfação no trabalho, investimentos
pessoais, alternativas a carreira e o comprometimento, segundo o modelo de
investimento para o trabalho de Rusbult e Farrell (1983), e identificar
possíveis necessidades para a elaboração de itens de um questionário com uma
amostra maior de participantes.
1.5- Identificação
do problema (pergunta de partida)
Quais são os factores
Determinantes para Motivação dos Professores?
1.6- Justificativo
Para a
organização deste pré- projecto, escolhi este tema de extrema importância, porque
muitos que se deve estudar e analisar os professores da escola nº 312.
Portanto estamos
numa sociedade com elevada alternância e várias mudanças e na medida em que as
pessoas vão desenvolvendo vai se verificando também vários factores
determinantes para a motivação dos professores.
1.7- Delimitação
do tema
O presente tema está delimitado
quanto ao critério especial; “Factores
Determinantes para Motivação dos Professores da Escola Nº 312 – Porto Kipiri,”.
Quanto à limitação do tema, tive muitas dificuldades, pelo facto de as
bibliografias serem de origem estrangeira, ou seja, brasileira, portuguesa e em
segundo lugar houve uma grande dificuldade na recolha de dados.
1.8- Objectivos
do estudo
1.7.1-Objectivo geral: consiste em
caracterizar “Factores Determinantes para Motivação dos Professores da Escola
Nº 312 – Porto Kipiri,”.
1.7.2- Objectivos Específicos:
apresentamos os seguintes:
1. Definir a
motivação e a sua importância;
2. Distinguir
os determinantes para motivação de um professor;
3. Identificar
as causas de desmotivação de um professor.
1.9- Importância
do estudo
1.10- Hipóteses
Sendo as
hipóteses elementos de grande relevo também foi ponto neste trabalho, assim
formulamos as seguintes hipóteses:
Para que a
actuação dos professores seja bem-feita e de modo a surgir efeito, é importante
estudar as diretrizes e os factores que contribuem estes determinantes.
Saber as
dificuldades que os professores enfrentam e procurar mecanismo de ajuda para
melhor solução e para que as mesmas possam participar ou seja contribuir no
processo de ensino adequado.
A avaliação
psicológica deve ser uma actividade dirigida para atingir certo ponto ou fim,
este fim que consistirá na reflexão e racionalização dos fenómenos sociais e
poderá apresentar uma coerência maior e uma continuidade de avaliação dos
devidos professores, de modo a satisfazer aquilo que é o papel do professor na
sala de aula.
1.11- Método
de pesquisa
Os métodos são
caminhos que conduzem qualquer actividade da vida. Para essa análise utilizamos
o seguinte método:
O método fenomenológico
O método dialético e
Descritivo.
1.12- PROPOSTA
DA ESTRUTURA DA MONOGRAFIA
DEDICATÓRIA
AGRADECIMENTOS
INTRODUÇÃO
CAPITULO- I - FUNDAMENTAÇÃO CIENTIFICA
1.1- EVOLUÇÃO
HISTÓRICA DA PSICOLOGIA EDUCACIONAL
1.2- A
PSICOLOGIA EDUCACIONAL
1.3- O
PSICÓLOGO ESCOLAR
1.4- O
PSICÓLOGO ESCOLAR E OS ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO
1.5- A
IMPORTÂNCIA DO PSICÓLOGO ESCOLAR DENTRO DE UMA ESCOLA
CAPÍTULO- II- FACTORES
DETERMINANTES PARA MOTIVAÇÃO DOS PROFESSORES DA ESCOLA Nº 312 – PORTO KIPIRI
2.1- ORIGENS
DAS TEORIAS MOTIVACIONAIS
2.2- TEORIAS
ANTIGAS SOBRE MOTIVAÇÃO
2.3- TEORIAS
CONTEMPORÂNEAS SOBRE MOTIVAÇÃO
2.4- A
MOTIVAÇÃO NO PROCESSO DO ENSINO E APRENDIZAGEM
2.5- MOTIVAÇÃO
E APROVEITAMENTO ESCOLAR
2.6- A
MOTIVAÇÃO EXTRÍNSECA E A INTRÍNSECA
2.7- MOTIVAÇÃO
NA SALA DE AULA
CAPÍTULO – III – AS
IMPLICAÇÕES DA MOTIVAÇÃO NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM
3.1- O
CASO DO COMPLEXO ESCOLAR Nº 312 – PORTO KIPIRI
3.2- DETERMINANTES
PARA MOTIVAÇÃO DOS PROFESSORES DA ESCOLA Nº 312
3.3-
CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA Nº 312– PORTO KIPIRI
3.4- A
RELAÇÃO DOS PROFESSORES E OS ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO
CONCLUSÃO
BIBLIOGRAFIA
1.13- CRONOGRAMA
DE ACTIVIDADES
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ANO 200/2021 |
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DESCRIÇÃO DAS FASES |
J |
F |
M |
A |
M |
J |
J |
A |
S |
O |
N |
D |
Escolha
do tema |
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Levantamento
da Bibliografia |
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Elaboração
do pré-projecto |
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Leitura
da documentação |
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Entrega
do pré-projecto |
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Primeiro
contacto com o Tutor |
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Elaboração
dos questionários |
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Entrega
dos inquéritos |
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Recolha
dos inquéritos |
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Contacto
com o tutor |
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Redacção
da Monografia |
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Revisão
da Monografia com Tutor |
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Entrega
da Monografia G.C.E.F |
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Defesa
da Monografia |
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1.14- RESUMO
O
objectivo central da pesquisa foi o de observar os Factores Determinantes para
Motivação dos Professores da Escola Nº 312 – Porto Kipiri, diferente de outras
pesquisas relacionadas à motivação de professores, por exemplo, a pesquisa de
Moreira (2005) que estudou factores de motivação, satisfação, entre outros, em
de contextos escolares diferentes sendo, todas as pesquisas realizadas em
escolas da rede pública. Pode-se observar claramente que na pesquisa, de
Oliveira e Alves (2005) e na de Moreira (2005), os professores tanto que
lecionam na mesma escola quanto em escolas diferentes, demonstra que um ou
outro elemento se difere, mas em geral os factores de satisfação e
insatisfação, motivação e desmotivação são descritos na fala.
Palavras-chave: Factores Determinantes;
Motivação; Professores; Escola.
SUMÁRIO
1.3- Factores
Determinantes para Motivação dos Professores
2.4- Motivação e
Contexto escolar
1.5-
Identificação do problema (pergunta de partida)
1.12-
PROPOSTA DA ESTRUTURA DA MONOGRAFIA
1.13-
CRONOGRAMA DE ACTIVIDADES
2.BIBLIOGRÁFIA
·
Chiavenato,
I. (2004a). Administração nos novos tempos. 2 ed. Rio de Janeiro: Elsevier.
·
____________
(2004b). Comportamento organizacional: A Dinâmica do Sucesso das Organizações.
São Paulo: Pioneira Thomson Learning.
·
Moreira,
H. (2005). A Motivação e o Comprometimento do Professor na Perspectiva do
Trabalhador Docente. Série-Estudos – Periódico do Mestrado em Educação da
UCDB. n. 19, p. 209-232.
·
Oliveira,
E. B. C. e Alves, B. P. (2005). Ensino Fundamental: Papel do Professor,
Motivação no Contexto Escolar.
·
Perrenoud,
P.; Paquay, L.; Altet, M.; Charlier, E. (2001). Formando professores
profissionais. 2 ed. Porto Alegre:
Artmed.
·
Rego,
T. C. (1995). Vygotsky. Uma perspectiva histórico-cultural da educação. Rio
de Janeiro: Vozes.
·
Zanelli,
C. J.; Borges, A. E. J.; Bastos, B. V. A. (2004). Psicologia, organizações e
trabalho. Porto Alegre: Artmed.
·
Vygotsky,
L. S. (1987). Pensamento e linguagem. São Paulo: Martim Fontes.
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