FACTORES DETERMINANTES PARA MOTIVAÇÃO DOS PROFESSORES

 



INSTITUTO SUPERIOR TÉCNICO DE ANGOLA

ISTA

POLO - CAXITO

 

 

FACTORES DETERMINANTES PARA MOTIVAÇÃO DOS PROFESSORES DA ESCOLA Nº 312 – PORTO KIPIRI

 

 

 

 AUTORA: - Santa Sebastião Morales Matos.

TUTOR:

 

Pré-projecto apresentado para o trabalho do fim de curso para o grau de Licenciatura.

 

 

                                                                                                         Caxito/2021

    

 

 

 

 

Contato: 924991512


 

1. INTRODUÇÃO

 

            Este trabalho tem por objectivo oportunizar a análise e a reflexão sobre Factores Determinantes para Motivação dos Professores da Escola Nº 312 – Porto Kipiri, analisando aspectos de satisfação, insatisfação, motivação e desmotivação relacionados aos professores de uma escola pública.

As pesquisas que envolvem educação em geral são direcionadas aos alunos, à aprendizagem, às condições de ensino, à valorização da educação e, no meio do caminho, a figura do professor é tratada apenas como o que ensina, quando a mesma importância deveria ser direcionada a ele. 

            O professor é preparado durante toda a sua graduação para uma realidade diversa da que encontrará em sua prática, os conhecimentos adquiridos terão que ser “postos” dentro de sala de aula em condições muitas vezes precárias e insuficientes. O desenvolvimento profissional torna-se um desafio constante, o professor precisa ter domínio de conteúdo, domínio de sala, de competências, habilidades e atitudes para enfrentar as adversidades da luta diária pelo aprendizado do aluno. Na vivência da profissão, o professor aprende que não é só o aluno que fará parte de sua rotina, existe também a relação com a coordenação da escola e a participação ativa ou não dos pais de seus alunos.

 É difícil, para quem olha de fora, compreender por que o professor fica tantas vezes doente, defende tanto seus direitos e reclama dos alunos. O prazer de lecionar tem sido deixado de lado diante das dificuldades da vida profissional, a desmotivação é clara quando se observa que o governo e a sociedade desvalorizam a profissão que é à base de uma pessoa depois da família. Foi na expectativa de mostrar que, para alguns professores, existe o prazer de lecionar juntamente com a expectativa de uma educação de qualidade, que a presente pesquisa foi realizada no intuito de verificar quais fatores em um mesmo contexto escolar influenciam na motivação e na desmotivação.

 

 

1.1- ANTECEDENTES HISTÓRICOS

1.2- Fundamentação do estudo

De acordo com o dicionário Aurélio (2007), professor é aquele que ensina uma ciência, arte, técnica.  O professor não é somente um facilitador da aprendizagem, mas também participante activo da formação social, afetiva e psicológica de seus alunos não é apenas um conjunto de competências, é uma pessoa em relação e em evolução. (Perrenoud, Paquay, Altet e Charlier, 2001).

 

É por meio de da figura do professor que a aprendizagem se dá na escola, ele que precisa estar consciente de seu trabalho, e possui grande influência sobre o aluno. Para que haja uma educação de qualidade, é preciso que os professores estejam capacitados a lecionar, que se dediquem e que tenham competência. A relação professor-aluno é um factor importante no contexto escolar, quando há uma boa relação entre ambos, tanto o professor quanto o aluno demonstram mais interesse para ensinar e aprender. 

Larocca (1999) acrescenta que a mediação proporcionada pela escola e pelo professor pode favorecer ou desfavorecer o desenvolvimento da criança: “a escola pode promover o desenvolvimento da criança ou atrapalhar esse desenvolvimento o professor pode ser o dinamizador, aquele que propulsiona este desenvolvimento, ou não, não é? (S. 8, s: 1)” (Larocca, 1999, p. 49).

Vygotsky descreve dois tipos de elementos de mediação: os instrumentos possuem uma direção externa e os signos uma direção interna. Vygotsky considera que a educação possibilita desenvolver modalidades específicas de pensamento, tendo um papel diferente e insubstituível, na experiência culturalmente acumulada do sujeito. (Rego, 1996, p. 104).

1.3- Factores Determinantes para Motivação dos Professores

A motivação não possui uma definição única, mas depende de como cada autor a aborda e da teoria que utiliza, por exemplo, Chiavenato (2004) salienta que motivação é um processo psicológico básico, junto com as percepções, atitude, personalidade, aprendizagem, sendo um importante processo da compreensão humana. Já Zanelli, Borges e Bastos (2004), definem motivação por um processo objectivo básico de complexidade relativa, que está associada a fatores como satisfação, desejo, recompensas extrínsecas e intrínsecas, comprometimento, entre outros.  Para Herzberg, a motivação só aconteceria por meio de factores motivadores. (Zanelli, Borges e Bastos, 2004).

Os factores higiênicos (extrínsecos) seriam definidos por salários, tipo de chefia, política e diretrizes das organizações. O trabalho teria fatores positivos e negativos apenas evitando a insatisfação e não elevando a satisfação. Os factores motivacionais (intrínsecos) seriam fatores de valorização e reconhecimento que levam à satisfação quando ótimos e bloqueiam a satisfação quando precários. (Chiavenato, 2003). Os factores que levam à motivação estariam relacionados à própria tarefa ou localizados na pessoa, enquanto os factores de insatisfação não se referem à pessoa, mas a algo externo a ela como, por exemplo, o descaso dos governantes em relação à educação para os professores. (Zanelli, Borges e Bastos, 2004).

Para Herzberg, em resumo, motivar seria oferecer níveis adequados de factores para motivação, já que os factores de caráter higiênico não promovem a satisfação, Segundo Chiavenato (2003) são apenas preventivos e evitam a insatisfação.

O trabalho de Herzberg sobre sua Teoria Bifatorial ajudou as pessoas a focalizarem a questão da importância de um trabalho significativo, enriquecendo o trabalho em várias empresas, oferecendo níveis apropriados para os factores de motivação.  A motivação muitas vezes mostra-se pela satisfação que o indivíduo tem em sua realização profissional, sendo um sentimento em relação ao trabalho, o quanto gosta de realizá-lo, o quanto se sente valorizado e recompensando por sua profissão. As duas teorias aqui descritas serão utilizadas para a análise da pesquisa, com o intuito de investigar os factores que motivam e desmotivam os professores e quais são os aspectos que diferenciam e contribuem para esses fatores. 

 Segundo Cruz (2000), citado em Mendes e Gitary (2006), o termo motivação vem do latim motio (movimento) e têm sua origem na palavra motivo, com sentido de causa ligada às acções psicológicas do homem. Tapia e Fita (1999, p. 77), citados em Oliveira e Alves (2005), consideram que “motivação é um conjunto de variáveis que ativam a conduta e a orientam em determinado sentido para alcançar um objectivo”. 

2.4- Motivação e Contexto escolar

A motivação no contexto escolar é um determinante na qualidade da aprendizagem e no desempenho, e o professor tem um grande impacto na motivação dos alunos. Essa motivação é ameaçada quando o professor apresenta ausência de motivos, frustração em não ter alcançado seu sucesso ao longo de sua carreira ou de experiência negativas, ou seja, existe a desmotivação. 

Em sua pesquisa “A Motivação e o comprometimento do professor na perspectiva do trabalho docente”, Moreira (2005) teve como objetivos analisar a relevância da satisfação no trabalho, investimentos pessoais, alternativas a carreira e o comprometimento, segundo o modelo de investimento para o trabalho de Rusbult e Farrell (1983), e identificar possíveis necessidades para a elaboração de itens de um questionário com uma amostra maior de  participantes.

1.5- Identificação do problema (pergunta de partida)

Quais são os factores Determinantes para Motivação dos Professores?

1.6- Justificativo

Para a organização deste pré- projecto, escolhi este tema de extrema importância, porque muitos que se deve estudar e analisar os professores da escola nº 312.

 

Portanto estamos numa sociedade com elevada alternância e várias mudanças e na medida em que as pessoas vão desenvolvendo vai se verificando também vários factores determinantes para a motivação dos professores.

1.7- Delimitação do tema

           O presente tema está delimitado quanto ao critério especial; “Factores Determinantes para Motivação dos Professores da Escola Nº 312 – Porto Kipiri,”. Quanto à limitação do tema, tive muitas dificuldades, pelo facto de as bibliografias serem de origem estrangeira, ou seja, brasileira, portuguesa e em segundo lugar houve uma grande dificuldade na recolha de dados.

1.8- Objectivos do estudo

1.7.1-Objectivo geral: consiste em caracterizar Factores Determinantes para Motivação dos Professores da Escola Nº 312 – Porto Kipiri,”.

1.7.2- Objectivos Específicos: apresentamos os seguintes:

1.      Definir a motivação e a sua importância;

2.      Distinguir os determinantes para motivação de um professor;

3.      Identificar as causas de desmotivação de um professor.

1.9- Importância do estudo

Falar dos “Factores Determinantes para Motivação dos Professores da Escola Nº 312 – Porto Kipiri,” é um assunto importante, porque vai permitir conhecer melhor e entender a importância da motivação e, portanto, são vários os factores determinantes para a motivação dos professores.

1.10- Hipóteses

Sendo as hipóteses elementos de grande relevo também foi ponto neste trabalho, assim formulamos as seguintes hipóteses:

Para que a actuação dos professores seja bem-feita e de modo a surgir efeito, é importante estudar as diretrizes e os factores que contribuem estes determinantes.

Saber as dificuldades que os professores enfrentam e procurar mecanismo de ajuda para melhor solução e para que as mesmas possam participar ou seja contribuir no processo de ensino adequado.

A avaliação psicológica deve ser uma actividade dirigida para atingir certo ponto ou fim, este fim que consistirá na reflexão e racionalização dos fenómenos sociais e poderá apresentar uma coerência maior e uma continuidade de avaliação dos devidos professores, de modo a satisfazer aquilo que é o papel do professor na sala de aula.

1.11- Método de pesquisa

Os métodos são caminhos que conduzem qualquer actividade da vida. Para essa análise utilizamos o seguinte método:

O método fenomenológico

O método dialético e

Descritivo.

1.12- PROPOSTA DA ESTRUTURA DA MONOGRAFIA

DEDICATÓRIA

AGRADECIMENTOS

INTRODUÇÃO

 

CAPITULO- I - FUNDAMENTAÇÃO CIENTIFICA

1.1-  EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA PSICOLOGIA EDUCACIONAL

1.2-  A PSICOLOGIA EDUCACIONAL

1.3-  O PSICÓLOGO ESCOLAR

1.4-  O PSICÓLOGO ESCOLAR E OS ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO

1.5-  A IMPORTÂNCIA DO PSICÓLOGO ESCOLAR DENTRO DE UMA ESCOLA          

CAPÍTULO- II- FACTORES DETERMINANTES PARA MOTIVAÇÃO DOS PROFESSORES DA ESCOLA Nº 312 – PORTO KIPIRI

 

2.1- ORIGENS DAS TEORIAS MOTIVACIONAIS

2.2- TEORIAS ANTIGAS SOBRE MOTIVAÇÃO

2.3- TEORIAS CONTEMPORÂNEAS SOBRE MOTIVAÇÃO

2.4- A MOTIVAÇÃO NO PROCESSO DO ENSINO E APRENDIZAGEM

2.5- MOTIVAÇÃO E APROVEITAMENTO ESCOLAR

2.6- A MOTIVAÇÃO EXTRÍNSECA E A INTRÍNSECA

2.7- MOTIVAÇÃO NA SALA DE AULA

CAPÍTULO – III – AS IMPLICAÇÕES DA MOTIVAÇÃO NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM

3.1- O CASO DO COMPLEXO ESCOLAR Nº 312 – PORTO KIPIRI

3.2- DETERMINANTES PARA MOTIVAÇÃO DOS PROFESSORES DA ESCOLA Nº 312

3.3- CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA Nº 312– PORTO KIPIRI

3.4- A RELAÇÃO DOS PROFESSORES E OS ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO

CONCLUSÃO

BIBLIOGRAFIA

1.13- CRONOGRAMA DE ACTIVIDADES

 

 

 

ANO 200/2021

        DESCRIÇÃO DAS FASES

J

F

M

A

M

J

J

A   

S

O

N

D

Escolha do tema

  

 

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Levantamento da Bibliografia

 

 

  

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Elaboração do pré-projecto

 

 

  

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Leitura da documentação

 

 

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Entrega do pré-projecto

 

 

 

 

 

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Primeiro contacto com o Tutor

 

 

 

 

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Elaboração dos questionários

 

 

 

 

  

  

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Entrega dos inquéritos

 

 

 

 

 

 

 

 

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Recolha dos inquéritos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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Contacto com o tutor

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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Redacção da Monografia

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Revisão da Monografia com Tutor

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Entrega da Monografia G.C.E.F

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Defesa da Monografia

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

1.14- RESUMO

 

O objectivo central da pesquisa foi o de observar os Factores Determinantes para Motivação dos Professores da Escola Nº 312 – Porto Kipiri, diferente de outras pesquisas relacionadas à motivação de professores, por exemplo, a pesquisa de Moreira (2005) que estudou factores de motivação, satisfação, entre outros, em de contextos escolares diferentes sendo, todas as pesquisas realizadas em escolas da rede pública. Pode-se observar claramente que na pesquisa, de Oliveira e Alves (2005) e na de Moreira (2005), os professores tanto que lecionam na mesma escola quanto em escolas diferentes, demonstra que um ou outro elemento se difere, mas em geral os factores de satisfação e insatisfação, motivação e desmotivação são descritos na fala. 

 

Palavras-chave: Factores Determinantes; Motivação; Professores; Escola.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

SUMÁRIO

 

1. INTRODUÇÃO.. 1

1.1- ANTECEDENTES HISTÓRICOS. 2

1.2- Fundamentação do estudo. 2

1.3- Factores Determinantes para Motivação dos Professores. 2

2.4- Motivação e Contexto escolar 3

1.5- Identificação do problema (pergunta de partida) 4

1.6- Justificativo. 4

1.7- Delimitação do tema. 4

1.8- Objectivos do estudo. 4

1.9- Importância do estudo. 5

1.10- Hipóteses. 5

1.11- Método de pesquisa. 5

1.12- PROPOSTA DA ESTRUTURA DA MONOGRAFIA.. 6

1.13- CRONOGRAMA DE ACTIVIDADES. 7

1.14- RESUMO.. 8

2.BIBLIOGRÁFIA.. 10

 

 

 

 

 

 

 

2.BIBLIOGRÁFIA

 

·         Chiavenato, I. (2004a). Administração nos novos tempos. 2 ed. Rio de Janeiro: Elsevier.

·         ____________ (2004b). Comportamento organizacional: A Dinâmica do Sucesso das Organizações. São Paulo: Pioneira Thomson Learning.

·         Moreira, H. (2005). A Motivação e o Comprometimento do Professor na Perspectiva do Trabalhador Docente. Série-Estudos – Periódico do Mestrado em Educação da UCDB.  n. 19, p. 209-232.

·         Oliveira, E. B. C. e Alves, B. P. (2005). Ensino Fundamental: Papel do Professor, Motivação no Contexto Escolar. 

·         Perrenoud, P.; Paquay, L.; Altet, M.; Charlier, E. (2001). Formando professores profissionais.  2 ed. Porto Alegre: Artmed.  

·         Rego, T. C. (1995). Vygotsky. Uma perspectiva histórico-cultural da educação. Rio de          Janeiro: Vozes.

·         Zanelli, C. J.; Borges, A. E. J.; Bastos, B. V. A. (2004). Psicologia, organizações e trabalho.   Porto Alegre: Artmed.

·         Vygotsky, L. S. (1987). Pensamento e linguagem. São Paulo: Martim Fontes.

 

 

1 comentário:

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