INSTITUTO SUPERIOR TÉCNICO DE ANGOLA
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS
HUMANAS
LICENCIATURA EM
PSICOLOGIA
SISTEMA DE INFORMAÇÃO E
A INDEPENDÊNCIA DAS ORGANIZAÇÕES
CAXITO
2023
INSTITUTO SUPERIOR
TÉCNICO DE ANGOLA (ISTA)
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS
HUMANAS
LICENCIATURA EM GESTÃO
PSICOLOGIA
SISTEMA DE INFORMAÇÃO E
A INDEPENDÊNCIA DAS ORGANIZAÇÕES
Pré-projecto apresentado ao Curso de Ciências de Gestão e Administração
como requisito parcial ao desenvolvimento da Monografia.
Orientador: Prof. André Gomes Ebo
CAXITO
2023
AGRADECIMENTOS
Agradecemos inicialmente a
Deus por nos tornar capazes de seguir em frente nesse projeto, superando o
emocional.
Também não poderíamos deixar de dirigir algumas palavras
de agradecimentos a todos aqueles que nos incentivaram a lutar por aquilo que
sempre acreditamos e que nos apoiaram ao longo desta nossa caminhada como os
nossos amorosos país, esposas e maridos assim como também os nossos colegas.
A todos que contribuíram direta ou indiretamente, para
que esse objetivo torna-se realidade, o nosso mais sincero muito obrigado!
RESUMO
O uso dos sistemas de informação hoje em dia tem-se
tornado cada vez mais presente no seio das organizações, que estão cada vez
mais a apostar na eficiência, para poderem atingir os seus objectivos,
acompanhar o mercado que está cada vez mais competitivo, e dar respostas em
tempo real e num curto espaço de tempo. Por isso, é extremamente importante o
uso dos sistemas de informação dentro do processo organizacional.
No actual contexto é natural que as organizações recorram
os sistemas de informação como forma de terem os seus negócios bem-sucedidos no
mercado, tirando e trazendo vantagem também para a comunicação interna como
externa.
Os sistemas de informação não são meros instrumentos que
circulam no local do trabalho, mas sim novos suportes tecnológicos que tornam
mais fácil o acesso à comunicação e à informação, nomeadamente pela velocidade
e rapidez e encurtando as distâncias.
O estudo pretende ainda demonstrar a importância dos
sistemas de informação na comunicação de negócios e no seio de uma organização.
Tratando-se, portando, de um estudo qualitativo, os métodos utilizados foram
pesquisas bibliográficas. O trabalho divide-se em apenas uma parte, sendo usado
o enquadramento teórico onde se abordam os assuntos com mais profundidade.
PALAVRAS-CHAVES: Tecnologia; Comunicação; Organização.
ÍNDICE
2.1.
A SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO E AS ORGANIZAÇÕES
2.2. O PAPEL E A IMPORTÂNCIA DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NA COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL
2.3. AS TECNOLOGIAS DE
INFORMAÇÃO NO MUNDO DOS NEGÓCIOS
2.4. AS VANTAGENS DA UTILIZAÇÃO DAS TIC
2.5. OS EFEITOS DAS
NOVAS TECNOLOGIAS NOS NEGÓCIOS
2.6. OS PROCESSOS ORGANIZACIONAIS E AS TIC
2.7.COMO MELHORAR O SISTEMA DE
INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
2.8. NOVA REALIDADE NAS COMUNICAÇÕES GLOBAIS
2.9. COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL
1. INTRODUÇÃO
Este trabalho postula-se
como uma mais-valia para o estudo académico e surge da necessidade de atender
às exigências do curso e do interesse em trabalhar este tema. “Os sistemas de informação,
enquanto instrumentos da comunicação organizacional” têm como objectivo
analisar o seu papel dentro do processo organizacional.
Segundo SOUSA (2009), ao
longo dos últimos anos foi sendo (correctamente) sustentada a ideia
generalizada de que a informação é um dos principais recursos que uma
organização possui para fazer face às contínuas exigências do mercado e, em
última análise, ao seu próprio sucesso.
Na perspectiva de LAURINDO
(2002) “A sociedade vive hoje rodeada de aparatos tecnológicos. As ferramentas
e canais de comunicação multiplicam-se na mesma velocidade do mundo digital.
Essa realidade não é diferente para as organizações. As tecnologias de
informação e comunicação estão presentes nas organizações contemporâneas, e
suas implicações nos relacionamentos já são notórias. Elas removeram obstáculos
e disponibilizaram alternativas para problemas de informações nas organizações.”
(LAURINDO, 2002, p.22).
Ainda segundo o mesmo
autor, diz que a tecnologia de informação é mais abrangente do que o processo
de dados ou o conjunto de hardware e software, porque envolve aspectos humanos,
administrativos e organizacionais, ou seja o uso de sistemas de informação
evolui para além de um suporte administrativo, para um papel estratégico dentro
da organização. Ao mesmo tempo em que ela traz alternativas à comunicação, traz
também desafios à gestão, principalmente no que se refere aos impactos das
novas tecnologias nas pessoas por elas envolvidas.
A metodologia
fundamenta-se na reflexão teórica e prática, a fim de analisar vários
bibliografias pertinentes ao assunto baseando num estudo de caso.
1.1. JUSTIFICATIVA
O novo paradigma da comunicação organizacional obriga as
empresas/instituições a reformular a sua forma de comunicar dentro e fora da
organização, tendo em conta que a comunicação, hoje, no seio da mesma propaga
através dos sistemas de informação, devido à globalização e também para
acompanhar as transformações que estão a acontecer no mundo.
Com este tema pretende-se
dar um contributo às empresas nacionais no sentido dos gestores terem uma maior
preocupação com o uso destas ferramentas que são muito importantes para o
funcionamento de qualquer organização.
Tendo em conta que a bibliografia desta temática nas
nossas bibliotecas, é escassa, cremos que o nosso trabalho monográfico poderá
vir a constituir-se como um documento de pesquisa no qual os próximos
orientandos/alunos colherão referências para os seus trabalhos de pesquisa, ou
mesmo de outros possíveis interessados.
O rápido evoluir dos mercados, a forte pressão da
concorrência e as crescentes exigências dos consumidores, trazem consigo a
necessidade de se desenvolverem constantemente novos processos para maximizar a
capacidade da informação em contribuir para uma maior qualidade, produtividade,
rapidez e rentabilidade na empresa, sendo neste contexto que SOUSA (2009)
afirmou que surgem as chamadas Tecnologias de Informação.
Na perspectiva de RAMOS (2008), Tecnologias de Informação
e Comunicação (TIC), surgiram no contexto da revolução informática, revolução
telemática ou terceira revolução industrial, desenvolvidos desde a segunda
metade da década de 1970, e que são um conjunto de equipamentos que servem para
comunicar e processar informação.
1.2. OBJECTIVOS
1.2.1.Gerais
·
Analisar o papel e a importância dos sistemas de informação e a
independência das organizações dentro do processo organizacional quanto à
comunicação de negócios.
1.2.2. Específicos
·
Compreender os efeitos que o sistema de informação podem produzir nos
negócios e a relação que existente entre negócio e sistema de informação;
·
Explicar porque motivos hoje é essencial que o sistema de informação esteja
ligado aos negócios;
·
Definir e descobrir o sistema de informação tecnológica, organizacional e
os comportamentos administrativos;
·
Demonstrar a necessidade de incorporação dos sistemas de informação nas
organizações por forma a facilitar o processo de interacção entre os
colaboradores;
1.3. PROBLEMA
Como sabemos, hoje as organizações dependem muito dos
sistemas de informação para poderem efectuar as suas comunicações de forma cada
vez mais eficaz. Perante um mundo globalizado as organizações precisam desse
valioso instrumento para atingir os objectivos preconizados.
Neste caso – natural se torna – que recorram os sistemas
de informação como forma de efectivar a comunicação no sentido de atingir
diversos públicos, tanto interno como externo. A comunicação interna entre os
colaboradores é igualmente feita através dos sistemas de informação que
facilitam o funcionamento da organização entre os mesmos. Por isso, o nosso
problema de pesquisa é: De que forma os
sistemas de informação podem influenciar a comunicação interpessoal entre os
colaboradores?
1.4.
HIPÓTESE
H1- Os sistemas
de informação influenciam a comunicação interpessoal e, consequentemente, a
comunicação organizacional.
H2- Os sistemas
de informação são fundamentais para a planificação da comunicação estratégica
em qualquer organização moderna não descurando, no entanto, os contactos
interpessoais.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
2.1. A SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO E AS ORGANIZAÇÕES
Conforme
definido por Foucault (1986) a modernidade é entendida como o período entre o
final do século XVIII e início do século XIX, na modernidade teve um avanço
significativo na Revolução Industrial no qual transformou as relações sociais
económicas, e uma das causas do distanciamento entre os dois mundos
contemporâneo e a modernidade é divido ao acelerado desenvolvimento de
tecnologias inovadoras, o homem contemporâneo é resultado das experiências
vividas pelo homem moderno, assim como a sociedade informal é resultado das
vivências da sociedade industrial, as máquinas passaram a substituir uma grande
parte das tarefas rotineiras feitas pelos homens e a natureza do trabalho e da
sociedade transformaram-se.
Actualmente,
as mudanças nas formas económicas de outras formas institucionais, que se
inter-relacionam constantemente, são mais rápidas e melhor percebidas pela
alteração de inúmeras actividades no quotidiano dos cidadãos, isto porque
presencia-se na contemporaneidade a revolução da informação, que vem alterando
significativamente em muitos aspectos.
Segundo
LENSKI (1995) apud Turner (2000) consideram que às tecnologias moldaram a
estrutura da economia e, consequentemente, a cultura da sociedade, independente
da e época, também consideram-nas nos diferentes momentos da sociedade como
sendo a fonte da mudança social nos aspectos humanas.
No
âmbito organizacional, as tecnologias da informação e comunicação (TIC) provocaram
uma mudança na produção e, agora, estão a provocar uma mudança nos outros
sectores como gestão das pessoas, consideradas como factores-chave para a
qualidade e produtividade em mercados competitivos.
Na
perspectiva de NEVES (2005), as tecnologias de informação, têm sido utilizadas
em empreendimentos onde os recursos de conhecimento e de informação são de
grande utilidade por serem responsáveis pela captação, armazenamento,
disseminação da informação e tratamento, podemos ver nas organizações e nas
áreas administrativas e produtivas, ou áreas dentro das organizações cujo
negócio está ligado a pesquisa e desenvolvimento.
2.2. O
PAPEL E A IMPORTÂNCIA DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NA COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL
As
Tecnologias de Informação representam actualmente, segundo Sousa (2009) um
elemento preponderante para a gestão de uma empresa. Das operações à
contabilidade, da logística aos recursos humanos, em todas as áreas encontramos
a presença, maior ou menor, de equipamentos e soluções informáticas. Momentos
na vida de uma empresa em que as decisões relacionadas com a aquisição de um
sistema informático se revelam de extrema importância:
·
Sempre que
exista necessidade de reestruturação, de equipamento e/ou programas, seja a
nível de uma área funcional ou global.
·
Na alteração ou
concepção de um sistema de informação ligado a processos críticos da
organização;
·
Na concepção do
primeiro sistema de informação;
2.3. AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO NO MUNDO DOS NEGÓCIOS
Para
CASTELLS (1999), as tecnologias de informação esta a promover uma linguagem
digital única, integração global, interactividade, e novas formas de
comunicação. As Tecnologias de Informação são conceituadas como um mundo
interligado, que esta a estreitar relações, diminuindo distâncias entre as pessoas,
culturas e nações existentes entre diferentes sectores tanto, económicas,
políticas e sociais. Para qualquer negócio bem-sucedido as tecnologias de
informação é um factor chave e ela têm produzido métodos de comunicação mais
rápidos e eficientes.
As
empresas começaram a aplicar os avanços nas tecnologias de informação anos
atrás, criando sites, aumentando em todo o mundo a consciência da sua
existência e a atrair novos clientes. Hoje, muitas empresas também estão a
aproveitar o poder das ferramentas de redes sociais como LinkedIn, Facebook e
Twitter, que os ajuda a compartilhar as notícias mais recentes e chegar aos
seus clientes directamente.
2.4. AS
VANTAGENS DA UTILIZAÇÃO DAS TIC
Num
contexto pessoal ou profissional, de uma forma directa ou indirecta, poderemos
encontrar a utilização dos meios informáticos nas mais variadas actividades e
situações. Segundo SOUSA (2009) actualmente, as tecnologias de informação estão
presentes em praticamente todas as actividades do nosso dia-a-dia, num contexto
pessoal ou profissional, de uma forma directa ou indirecta, poderemos encontrar
a utilização dos meios informáticos nas mais variadas actividades e situações.
A sua
utilização já é vista como instrumento de aprendizagem e a sua acção no meio
social vem aumentando de forma rápida entre as pessoas. Cresce o número de
famílias que possuem nas suas residências um computador. A cada dia que passa,
a informática vem adquirindo cada vez mais relevância na vida das pessoas e nas
empresas.
Segundo
ABREU e RESENDE (2001), as organizações têm informatizado os seus
departamentos, adquirindo determinadas ferramentas acreditando ser suficiente
para organizá-las como computadores, impressoras, instalando softwares e
ligando-os em rede. para se manterem no mercado todas as empresas necessitam de
ser informatizadas e o computador veio para facilitar e inovar a vida das
empresas e actualmente nenhuma empresa pode ficar sem o auxílio da mesma,
porque é através dela, que tudo é resolvido.
2.5. OS EFEITOS DAS NOVAS TECNOLOGIAS NOS NEGÓCIOS
Segundo
RODRIGUES (1999) somos levados a uma nova percepção do espaço à medida que se
for desenrolando o processo de informatização generalizada das nossas
sociedades, assistindo-se à implementação de uma nova modalidade de território,
que já não dependente da delimitação geográfica, por isso se tem generalizado o
uso do termo ciberespaço para designar esta nova modalidade de território e
isso esteve nos últimos três séculos, na origem da constituição dos estados
nacionais, mas transversal aos espaços em que nos habituámos a situar a nossa
experiência individual e colectiva.
De
acordo com RODRIGUES (1999) é hoje praticamente ilimitado a capacidade que os
equipamentos têm como telefones, computadores, fibra óptica, com a transmissão
instantaneamente, em todos os sentidos e em tempo real, de sinais gráficos,
sonoros e imagéticos.
Segundo
SANTOS (2001) nesse cenário, qualquer organização que optar pela tecnologia,
que esta em constante mudança e para as vantagens competitivas, usando como estratégia
para melhor se posicionar, elas entram em contacto com denominado de processo
de dependência que se reverte em 4 factores:
·
Maturidade da
empresa com o uso da TI, relacionada com factores culturais e com os resultados
já obtidos com as tecnologias;
·
Imposição do
mercado levando ao investimento em TI para competir;
·
Acções
gerenciais, tais como o envolvimento da alta administração com a TI para o
sucesso dos negócios e o comportamento dos gerentes com relação às inovações;
A
natureza dos produtos e serviços uma vez que alguns produtos ou serviços
necessitam de informação para serem produzidos, o que pressupõe um maior
investimento em TI para apoiar a produção (FERNANDES; ALVES; 1992; FREITAS;
Rech, 2003).
2.6. OS
PROCESSOS ORGANIZACIONAIS E AS TIC
As
tecnologias de informação com a sua evolução passaram a ser aplicadas a um
número crescente tanto para uso interno como externo na organização. E é neste
contexto que segundo GRAEML (2000) identificou como as organizações estão a
utilizar as tecnologias. Trás eficácias organizacionais, porque neste nível são
usadas para redefinir os processos, produtos e serviços.
·
Eficiência organizacional - são utilizadas para melhorar os processos
existentes na obtenção dos produtos e/ou serviços.
·
Ajuda no relacionamento com os fornecedores – por isso são usadas para melhorar a coordenação
entre as empesas e reduzir os custos transacionais.
·
Relacionamento com clientes - é usado para aumentar a capacidade de resposta e a
flexibilidade, o conhecimento sobre o cliente, ou seja a fidelização dos
clientes.
·
Dinâmica competitiva: neste nível, as tecnologias são usadas para fazer
face a concorrência no sentido da concorrência não consiga copiar rapidamente
os seus produtos ou serviços oferecidos, construir barreiras, agregar valor aos
produtos e serviços, capturar canais de distribuição e contribuir para a
evolução da participação da empresa no mercado.
·
Apoio a marketing: neste nível, é utilizada para ajudar a identificar tendências de mercado,
ajudar na prospecção de novos mercados e aumentar a eficácia das pesquisas,
etc.
·
Melhoria de produtos e serviços: são usadas para reduzir o tempo de desenvolvimento de
novos produtos, melhorando o Time to Market. Permite também um melhor nível de
customização. Através das TI, busca-se a customização em massa.
·
Economia na produção: o uso das TI faz com que a variabilidade da qualidade
inexista e a produtividade aumente.
·
Inovação nos negócios: a TI pode ser utilizada para mudar, efectivamente, o
negócio, destruindo-o e criando novas oportunidades.
2.7.COMO MELHORAR O SISTEMA DE INFORMAÇÃO E
COMUNICAÇÃO
As
Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) referem-se a toda a tecnologia
utilizada para lidar com as comunicações, incluindo sistemas de telefonia, Web
sites, e áudio e transmissões de vídeo e dentro do contexto de negócio, teve um
grande impacto no que tange as comunicações internas e externas de transformação,
comercialização e dados. Para aumentar a eficiência e eficácia na organização e
mais concretamente em todos os departamentos significa melhorar a forma de utilizar
os sistemas
de informação na sua organização.
Na perspectiva de GRUNING (2005),
“É
importante destacar ainda, que não basta apenas proporcionar uma relação com os
públicos se as estratégias não são adequadas. É necessário que estas permitam a
utilização da linguagem correcta, do canal mais adequado e do momento ideal,
culminando numa comunicação dirigida eficiente, para que a possibilidade das
redes de relacionamentos estabelecida permita a passagem da passividade para a
gestão activa do processo comunicacional. (GRUNING, 2005, p.58).
2.8. NOVA
REALIDADE NAS COMUNICAÇÕES GLOBAIS
Os avanços
das tecnologias criaram oportunidades disponíveis no mercado para qualquer
organização seja ela grande ou pequena, porque agora o negócio não tem de estar
concentrada numa área pequena, a qualquer hora ou lugar podem ocorrer, e a sua
ampliação na adopção das tecnologias de informação se torne tanto instantânea e
global com a comunicação empresarial. Segundo SOUSA (2009), as redes sociais
trazem novas oportunidades de divulgação e publicidade seja ela directa ou
indirectamente mas também valoriza as organizações, por isso é fundamental
investirem nela, para poderem obter um melhor resultado e de uma forma
eficiente.
2.9. COMUNICAÇÃO
ORGANIZACIONAL
A
comunicação organizacional, de acordo com DAMANTE (1999), pode ser melhor
compreendido se analisado do ponto de vista comunicacional porque permite a sua
coordenação e conduz a um comportamento mais organizado e é definida como o
factor central de interligação entre os trabalhadores. A comunicação
organizacional pode ir além, porque não é só um conjunto de técnicas de
comunicação.
Foi
também definido por COHEN (1990), sob perspectiva de imagem organizacional que
entende a comunicação organizacional, como uma actividade de carácter
estratégico que têm como objectivo de criar, manter ou ainda mudar a imagem da
organização de uma forma positiva junto dos seus públicos.
Segundo
esses autores GOLDHABER (1991) apud KUNSCH (1997: 68), considera a comunicação
organizacional como uma rede de relacionamentos, pode ser vista como um fluxo
de mensagens dentro de uma rede de relações, permitindo as pessoas da
organização conectando entre si, permitindo que as organizações se relacionam
com o meio ambiente, um processo dinâmico.
De
acordo com ANGELONI (2002) a comunicação organizacional é um factor estratégico
para as organizações porque busca de flexibilidade de produtos, serviços e
processos e ela está na base dos processos de criação, a disseminação e a
utilização do conhecimento no âmbito das organizações.
“Que
a transmissão informal de informação, conhecimento tácito da companhia,
dinâmica de grupo e economias de escala para equipamento avançado de
telecomunicações parecem estar entre os elementos-chave subjacentes ao
crescimento dessas ‘fábricas de comunicação electrónica’ que se tornam uma nova
forma de local de trabalho na economia da Internet” (CASTELLS, 2003, p.191).
2.9.1. COMUNICAÇÃO INTERNA
Para
TORQUATO (2002) a comunicação interna é fundamental para todas as organizações
e têm como missão básica contribuir para o desenvolvimento de um clima
positiva, propício para que uma organização consiga atingir as metas e
estratégias que é a continuidade dos seus serviços e actividades e também a sua
expansão, porque quanto maior for a organização maior é o papel da comunicação,
sendo assim mais informação deverá fluir.
Conforme
a dimensão das organizações ou quanto mais distantes estiveram todos os
envolvidos a organização mais fundamental se torna a comunicação e a sua
eficácia vai depender do bom uso de todos os recursos disponíveis.
De
acordo com KUNSH (1997) a comunicação interna será fruto de um bom trabalho, ou
seja um trabalho organizado e avaliado constantemente não estando somente de
uma forma ao acaso na vida de uma organização, sobretudo deve manter uma
interacção efectiva entre a organização e os seus colaboradores usando assim
ferramentas de comunicação organizacional ou mercadológica.
Hoje
as organizações sejam elas grandes ou pequenas, para falarem com outras pessoas
ao redor do mundo e realizar as coisas em fracção de segundos podem comunicar e
ganhar clientes internacionalmente, utilizando diferentes ferramentas para
poderem atingir os seus objectivos de uma forma eficiente e eficaz. OLIVEIRA
(2001).
Segundo
TAPSCOTT (1997) as organizações estão a sobreviver por causa da capacidade de
responder às demandas dos seus consumidores e a sua disponibilidade de
informações crescem de forma globalizada. Hoje diferentes ramos de actividades
que não utilizavam as tecnologias estão adoptando para poderem expandir os seus
negócios e aumentar margens de lucro, por isso o seu impacto é notável
independentemente da sua actividade que exerce ou da sua dimensão.
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS
Em termos conclusivos no que concerne ao cômputo geral
proposto no início do trabalho podemos ver que nos dias actuais com a evolução
das TIC, as empresas têm de acompanhar de modo a atingir os objectivos
preconizados, porque elas têm vindo a mudar drasticamente o modo de comunicação
dentro das organizações, de forma segura gerando assim uma vantagem competitiva
para as empresas e melhorando o desempenho das organizações.
Elas são extremamente importantes para o bom
funcionamento e sucesso das organizações e têm sido utilizadas como ferramentas
para, melhorar os negócios da empresa e aumentar a eficácia das organizações.
As organizações estão mudando e precisam dos sistemas de
informação para acompanhar essas mudanças, mas para isso é necessário um leque de
coisas a ser feito. É de realçar também que somente a implementação dos
sistemas de informação não é suficiente para alcançar essas melhorias, há que
ter o envolvimento de todas as pessoas da organização, no sentido de capacitar
o pessoal para poder acompanhar a evolução e apostar no sucesso da organização.
Com base nas nossas inquietações postas inicialmente e as
hipóteses lançadas na pesquisa, podemos ver que os sistemas de informação influenciam
a comunicação interpessoal entre os colaboradores mas de uma forma positiva
visto que enquanto ferramenta de comunicação ajudam no relacionamento entre os
colaboradores porque facilita e dinamiza a troca de informações em curto espaço
de tempo.
4. REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
·
ABREU, A. F.; REZENDE, D. A. (2001). Tecnologia da informação aplicada a
sistemas de informação empresariais. 2. ed. São Paulo: Atlas.
·
ALBERTIN, A. L. (2001). Valor estratégico dos projectos de tecnologia de
informação, Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 41, n.3, p. 42-50.
·
CASTELLS, MANUEL (1999). A Sociedade em Rede. 6ª Edição. São Paulo: Paz e
Terra.
·
DAMANTE, NARA (1999). Boa comunicação interna é vantagem competitiva.
Comunicação Empresarial, São Paulo, n. 32, p. 25-28, terceiro trimestre.
·
DRUCKER, PETER (2000). The coming of the new organization. Harvard Business
Review, Jan. – Fev., pp. 4-12.
·
FREITAS, H.; RECH I. (2003). Problemas e acções na adopção de novas
tecnologias de informação, Revista de Administração Contemporânea - RAC, v. 7,
p. 125-150.
·
HATCH, M. J. (1997). Organization Theory: Modern, Symbolic, and Postmodern
Perspectives. New York: Oxford University Press.
·
LOCK, G. E. (2003). Living, valuing and sharing – a case study of retaining
It professionals in the British Columbia public service, Career Development
International, Vol. 8 No. 3, pp. 152-8.
·
LUCAS, H. C. (2000). Information technology for management. 7 ed. New York:
McGraw-Hill.
·
OLIVEIRA, D. P. R. (2001). Sistemas de informações gerenciais. 7. ed. São
Paulo: Atlas.
·
SÉRGIO, SOUSA (2009). Tecnologias de Informação. 6ª Edição Actualizada.
Lisboa.
Enviar um comentário